Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TDP do phenom ii x4 b55 em 170W !?


Geovanni

Posts recomendados

Galera, destranquei dois núcleos do x2 555 para x4 b55 e até ai tudo bem. Estou tendo problemas com temperatura a um bom tempo e algumas vezes parace estar solucionado. Ja usei pasta termica comum, akasa, as5; ja troquei o gabinete e agora ele tem 6 fans de 12cm sendo 3 delas com cfm de 100.

Algumas vezes eu faço um teste no prime95 por 30 minutos mais ou menos e não passava de 54 graus e atualmente chegou a 67 graus. Ja vi ele chegar a 73 graus e desligar, outras vezes desligou em 70, 68, 65, enfim ta tudo doido aqui.

Andei lendo algumas coisas sobre tdp e vi no site da asus que minha placa M4A785TD-V EVO aceita processadores de até 140w:

http://br.asus.com/product.aspx?P_ID=fcsXWSxnhzZE9rnR&templete=2

Só que é o seguinte o meu processador depois de destrancado está com 167.00 oO, isso ta normal? (Tem uma screen no fim deste post)

cpuidhardware.png?t=1291848912

Galera, se for o caso de trocar o cooler peço que susgestoes de alguns que se encaixe na minha necessidade (até R$200)

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E você tá indo por leitura estimada de TDP feita por um software?

Pra medir TDP e consumo, só com múltimetro e equipamentos adequados, ou por estimativas, tirando por base, o TDP geral do processador.

nenhum software vai fazer a leitura correta disso, até porque o fator determinante não é somente o Vcore e o Clock, e sim arquitetura, remessa em que ele foi fabricado, qualidade dos chips, dentre outros imensos fatores.

Provavelmente seu processador mal chega a metade do TDP indicado pelo programa.

E quanto aos bugs de temperaturas, tente atualizar a bios.

Bugs nos sensores são comuns, dependendo da marca dos mesmos, utilizados na placa mãe.

Normalmente, uma atualização da bios corrige os bugs e ajeita os problemas com leitura errônea. Caso contrário, o jeito seria a troca da mobo por um modelo de remessa diferente, sem tais sensores, ou a troca dos mesmos(o que em 70% dos casos é inviável)

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entenda também que você tá "adicionando" mais 2 núcleos ao processador.......O que fará ele trabalhar fora de seus padroes. O aumento de temperatura e instabilidade do sistema são só algumas consequencias......

Cá entre nós.......Um processador X2, você libera mais dois núcleos dele e quer que ele fique tranquilo ?? Não é à toa que esses dois núcleos estão bloqueados amigo.

abraçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá tenho esse processador o X2 555 be, quando desbloqueio 1 ou 2 núcleos nem entra no windows... você poderia me dizer como conseguiu?? ja abaixei clocks, nada so funciona com 2 cores mesmo, será que é sorte?

meu SO é WIN 7 Pro 32bits, o pc é o da assinatura.

EDIT:

consegui destravar somente 1 núcleo, teoricamente o 4º na bios se destravo o 3º nao boota, ja aumentei vcore e nada creio que o 3 core seja defeituoso, mas mesmo assim poste o que você fez para liberar os 4cores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá tenho esse processador o X2 555 be, quando desbloqueio 1 ou 2 núcleos nem entra no windows... você poderia me dizer como conseguiu?? ja abaixei clocks, nada so funciona com 2 cores mesmo, será que é sorte?

meu SO é WIN 7 Pro 32bits, o pc é o da assinatura.

EDIT:

consegui destravar somente 1 núcleo, teoricamente o 4º na bios se destravo o 3º nao boota, ja aumentei vcore e nada creio que o 3 core seja defeituoso, mas mesmo assim poste o que você fez para liberar os 4cores

Cara, esquece aumentar vcore e esquece esse negocio de mandar pc fazer sozinho (na ASUS apertando o "4" quando o pc inicia, e outra coisa, tente desbloquer pelo programa AMD OVERDRIVE. E quanto ao problema do tdp foi resolvido. De fato ele produz mais calor mas o meu problema aqui era apenas pasta termica... To rodando aqui o phenom ii x4 b55 3.60@ sem mexer no vcore e no prime95 durante uma hora não passou de 54 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o mesmo processador e desbloquei os 4 núcleos.

No HW monitor diz que ta usando 170.60w de energia hahah

Mas como o amigo disse ali em cima disse, deve ser problema do software, porque minha placa tambem so aguenta processadores de 140w.

Exatamente. Creio eu que nós dois pelo menos pegamos um dos lotes mais recentes. Se ng sabe o porque desse negocio de acc é o seguinte:

A amd produziu muitos (no nosso caso phenom ii x4 955) só que a demanda de x2 555 não tava dando conta, então a amd pegou o 955 e bloqueou 2 núcleos para vender como 555 e assim atender a demanda do mercado. Vou procurar a fonte de onde eu li isso e depois posto aqui tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o mesmo processador e desbloquei os 4 núcleos.

No HW monitor diz que ta usando 170.60w de energia hahah

Mas como o amigo disse ali em cima disse, deve ser problema do software, porque minha placa tambem so aguenta processadores de 140w.

Isso não é o consumo e sim o TDP do processador, o que são coisas bem diferentes.

Não existe nenhuma possibilidade de um software medir o TDP atual do processador( Só seria possível com sensores especiais, coisa que não é utilizada).

Isso é só uma estimativa, diga-se de passagem, bem errônea, do software.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Essa TDP estimada por software é furada.. não tem como um programa medir esse tipo de parametro e muito menos dar uma estimativa razoavel

A TDP é a dissipação termica maxima estimado para o processador. Um Phenom II de 125W de TPD normalmente não passa nem dos 80W de dissipação real.

E ativar núcleos "adormecidos" não aumentam tanto o consumo, porque o que mais consome energia são os caches e a maior parte do circuitos são usadas independente dos núcleos desativados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Tudo depende da placa mãe.

Tenho uma Asus M4A77TD e com um clique aciono os outros dois núcleos do processador Phenom II X2 555 BE, e transformo ele num Phenom II X4 B55

Não trava não aquece e fica mais rápido.

Instalei o AIDA64 extreme edition pra monitorar o pc e por enquanto tudo mil maravilhas.

Tendo uma placa mãe boa um cooler bom, não há problema algum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Depende da pessoa.

Nesse caso, acho que não.

Hoje em dia quase todo mundo monta configurações com mobos razoáveis, e relativamente boas pra over. E essas mesmas mobos, já usam, em alguns casos, chipsets compatíveis com o desbloqueio de núcleos.

Portando se o usuário não for gastar fortunas em uma mobo APENAS pra o desbloqueio de núcleo, acaba valendo a pena economizar no processador e tentar o unlock.

Caso não funcione, mesmo assim, ele terá uma mobo com capacitores sólidos, boa capacidade de expansão, e que terá uma vida útil bem mais longa do que mobos de baixo custo.

Concordo.

Meu caso foi esse, a diferença que sobrou por optar em pegar o Phenom 555 deu pra adquirir uma placa mãe melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!