Ir ao conteúdo

Win98se "empaca" O Athlon Xp?

Marcos Rodrigues

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é o seguinte:

possuo um AthlonXP 1.4ghz, com 256mb/266mhz RAM, HD de 40gb 7200rpm, GeforceFX5200 (250mhz) e placa-mãe MSI KT4V. O meu sistema operacional é o Windows 98 SE. Ok, eu sei que se o nome do processador é Athlon "XP", deduz-se que ele é otimizado para este OS. Só que por relutância minha, ainda estou usando o Win98SE.

Eu sei que com essa configuração, posso jogar mais de 90% dos jogos do mercado sem encontrar problemas. E normalmente é isso que acontece. Mas às vezes noto que a máquina não está atingindo todo seu potencial. Digo isso pelo desempenho de alguns jogos. Imagino eu que poderia jogar Need For Speed Underground a 1024x768px / 32bits, com todas as opções gráficas pesadas ativadas (motion blur, light trails, world detail máximo) sem travadinhas ou frame rates baixos. Mas às vezes, tenho que reduzir a resolução de tela para 800x600px a fim de conseguir uma velocidade fluente. Digo o mesmo para sufocadores de CPU como No One Lives Forever 2 e Max Payne 2.

Mas onde quero chegar com isso é: se eu trocasse o Win98SE pelo Windows XP, haveria algum ganho de performance geral? Quero dizer, o Athlon XP só vai atingir seu desempenho máximo se estiver sendo utilizado o WinXP como sistema operacional? Há algum recurso da CPU do AthlonXP que o win98 não interpreta, fazendo-o trabalhar com menos rendimento?

Obrigado.

Marcos Rodrigues

Postado

Eu acho que você deveria mudar pra ...

WIN XP ou Pela minha preferência o WIN 2000(Acho mais leve e mais profissional)

Com certeza , deve aumentar o desempenho da sua maquina ... ate porque não é nem questão de processador, mas sim de memoria, você utilizando o Win 2000 ou XP você vai conseguir uma performasse de Gerenciamente de memoria, bem melhor do que o Win98.

falou!

Espero ter ajudado!

• 3 meses depois...
Postado

Peraí, vamos com calma...

Você não vai rodar esse NFSU como todos os recursos habilitados e uma Geforce FX 5200 de 64 bits... colocar a culpa no SO não tem cabimento...

Outra coisa, 256Mb de memória RAM para jogos recentes, que usam Dx9, têm se mostrado insuficientes para tal... essas travadinhas devem ser swap de HD, e não têm nada a ver com o Sistema Operacional utilizado. Com 512 isso provavelmente não ocorreria.

Você ativou o DMA do seu HD? Vai em sistema, procure o disco rígido e dê propriedades. Provavelmente ele suporta esse recurso, então você marca a caixa de diálogo e reinicia o sistema, isso torna as operações do HD mais suaves pois utilizam menos o processador.

A mudança pra Windows XP só te trará estabilidade, a custo de desempenho. É errônea a ideia de que você ganha desempenho indo para um sistema mais moderno, a não ser q suas configurações sejam beeeemm robustas, 512 ou mais de RAM, e assim por diante.

Postado
Você não vai rodar esse NFSU como todos os recursos habilitados e uma Geforce FX 5200 de 64 bits... colocar a culpa no SO não tem cabimento...

Concordo 110%

Outra coisa, 256Mb de memória RAM para jogos recentes, que usam Dx9, têm se mostrado insuficientes para tal... essas travadinhas devem ser swap de HD, e não têm nada a ver com o Sistema Operacional utilizado. Com 512 isso provavelmente não ocorreria

Ou seja, com o XP isso só iria PIORAR.

Quer melhor desempenho?

Compre uma placa de vídeo 128BITS e use 512 MB de ram, de preferÊncia em Dual Channel (Use uma placa mãe que dê suporte pra isso)

Pense bem...

possuo um AthlonXP 1.4ghz, com 256mb/266mhz RAM, HD de 40gb 7200rpm, GeforceFX5200 (250mhz) e placa-mãe MSI KT4V.
Eu sei que com essa configuração, posso jogar mais de 90% dos jogos do mercado sem encontrar problemas.

VocÊ não acha que esta config está UM POUCO defasada?

(256mb de ram 266..o ideal seria 512MB, ddr 400)

XP 1.6 (assumindo que ele RODE a 1.4ghz) tá um pouco ABAIXO do que seria adequado pra rodar 90% dos jogos, não acha? (Eu iria sugerir 2.2+ como base pra isso)

E pelo amor de Deus.. uma FX5200 por si só já é fraca...acompanhada então de memórias lentas em 64bit...aí fica MUITO ruim.

Definitivamente, não é o S.O. o culpado, não acha?

Postado

Leve em conta que a maioria dos jogos que rodam em Win98se como auxílio do CD,no xp é feita uma imagem do conteúdo deste para o HD,tomando assim precioso espaço.Não é uma regra,mas acontece em boa parte de games,sei por experiência própia.

Atenciosamente

Luciano

Postado
:aranha: poderiamos dizer que apesar de não trazer benefícios nesse caso, se tivermos uma configuração proxima da top de mercado um upgrade de so só traz benefícios, os SO'smais modernos gerenciam memória de uma ótima forma, além de trazer suporte a várias instruções inclusas nesses processadores modernos como: 3D-NOW+ (ou 3D-NOWPro), sse, dentre outras que aceleram muitos processos relacionados à ponto flutuante (muito importante para jogos). :devil:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!