Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Radeon HD 6970 - Reviews e questões técnicas


Posts recomendados

Estou com uma VGA ATI6970 aqui que desmontei para limpeza, agora surgiu uma dúvida

nas partes onde marquei em vermelho tinha aquela pasta termica tipo chiclete,e na GPU tinha

pasta térmica normal, eu removi tudo, so que agora não sei se posso aplicar pasta térmica em tudo

sendo que a parte onde esta em vermelho é plástico,e a parte da GPU é cobre.

33lnfuu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@lowagite, use pasta térmica somente na GPU, na parte das memorias e VRM, você vai ter que usar somente thermal pad.

Recomendo que leia todo esse tópico, tem varias e varias dicas aqui http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1065499-usar-ou-n%C3%A3o-pasta-t%C3%A9rmicavrmmem%C3%B3riagpu/

 

Marquei para você a onde que tem que ficar os thermal pad's na HD 6970, elas devem fica a onde esta marcado em vermelho nessa imagem (exceto na GPU), e depois de cortados e colocados devem ficar assim.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, Bom dia a todos.

Bom vou espor um problema que tive a algum tempo e por fim ficou parado aqui em casa por esquecimento, eu tenho uma Radeon XFX HD 6970 que morreu do nada.

 

Vamos a história:

Tudo tranquilinho, pc a mil e então fiz um upgrade na máquina (AMD 8350, Asrock 990 Extreme 9, OCZ 750, 8GB Corsair  Vengeance, Gabinete thermaltake, cooler corsair 80i), bom na verdade troquei quase tudo com exceção aos HDs e placa de video.

Montei a belezura, "um sonho" ali a mil rodando redondo.

Por fim uma bela manha foi ligar a belezinha e nada, testes e mais testes, cheguei ao problema era minha criança "XFX 6970" que estava morta.

Na época procurei igual a loco por alguma solução e nada, por fim tive que comprar uma nova placa pois precisava trabalhar e estava ficando tudo acumulado.

 

Detalhes da sitação:

A placa quando instalada na máquina( já testei em outra máquina). o computador inicia le a Bios e fica por ai, não avança, a tela fica parada com tudo rodando, inclusive o cooler da placa de video,é gerado um numero no leitor da placa-mãe,(não me lembro agora), e fica ai, tudo rodando mas sem video.

La procurei internet a fora, a unica coisa que encontrei foi algumas pessoas reportando o mesmo problema com a mesma placa /:.

 

 

Bom não reportei anteriormente aqui no forum por ter realmente esquecido, pois é algo que realmente chateia a gente, e placa de video aqui no Brasa não é barato e é preciso suar a camisa pra comprar uma placa realmente boa.

 

Se alguem souber de uma solução, por favor me diga, ficarei eternamente grato, paguei uma boa grana nela e acredito que não poderei comprar outra relativa ao valor hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá @redbraz

 

Passe uma borracha branca escolar nos contatos PCI-E da VGA e teste.

 

Remova o cooler da VGA e com o auxílio de um pincel macio ou escova de dentes dê um bom banho nela, utilizando álcool isopropílico. Deixe secar um pouco. Após seca, aplique pasta térmica de qualidade e volte a montar. Teste pra ver se houve melhora.

 

Se nada resolver, você pode enviar pra uma daquelas assistências especializadas em reparos desse tipo de componente ou tentar métodos mais Hardcores, como ESSE e ESSE. Ambos já me foram úteis em algum momento.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Placa de video com possivel mau contato

 

Apos vasculhar vários tópicos não encontrei a solução, possuo uma Asus 6970 com problemas.

Ela até então não dava vídeo, a principio pensei que estava morta, mas após algumas tentativas tentei ligar ela e dar uma leve "empurrada" como as imagens abaixo, surgiu então uma possível salvação para a placa, o pc com esta "adapitação" ligou e funcionou normalmente até eu soltar e ele travar em seguida.
Com ela "torta" funciona perfeitamente, da para fazer alguma gambiarra e deixar ela funcionando(não sei por quanto tempo), mas queria  uma solução definitiva. 
Alguem já viu este problema antes, ou sabe de alguma solução definitiva?

 

dyek.jpg

4p21.jpg

btvtv.jpg

Alguem já viu este problema antes, ou sabe de alguma solução definitiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Mauricio Garcia

 

Ela funcionava perfeitamente antes ou você já comprou ela com esse defeito?

 

Isso pode ser algum mal contato entre a VGA e o slot PCI-E da placa-mãe. Verifique a fixação da VGA.

 

Remova a mesma do PC e passe uma borracha branca escola nos seus contatos PCI-E, afim de remover possíveis impurezas. Limpe também o slot PCI-E da placa-mãe. Um pincel novo ou escova de dentes ajudam aqui.

 

Outra possibilidade, é a VGA estar com alguma trilha ou contato de componente trincado, e ao pressionar a VGA, o contato é refeito devido a pressão exercida. Nesse caso, teria que enviar para reparo ou utilizar a boa e velha Técnica do Forno, mas isso apenas em último caso.

 

P.S.: Sou formado pela Fatec aí de Ourinhos. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faço Fatec também, a placa  era de um colega.

Eu tenho outra 6970 idêntica que funciona sem nenhum problema no meu pc.
Já fiz este procedimento de limpar tanto o slot PCI da placa mãe com pincel e da VGA com borracha.

 

O problema realmente fica com relação a placa, que ao forçar, ela liga.

Eu estava querendo saber de uma solução até mais profissional em relação a isso antes de condena-la ou não ao forno.

Uma que um clipes solucionou o problema kkk, mas não bem a solução que eu queria. 

 

Olá @Mauricio Garcia

 

Ela funcionava perfeitamente antes ou você já comprou ela com esse defeito?

 

Isso pode ser algum mal contato entre a VGA e o slot PCI-E da placa-mãe. Verifique a fixação da VGA.

 

Remova a mesma do PC e passe uma borracha branca escola nos seus contatos PCI-E, afim de remover possíveis impurezas. Limpe também o slot PCI-E da placa-mãe. Um pincel novo ou escova de dentes ajudam aqui.

 

Outra possibilidade, é a VGA estar com alguma trilha ou contato de componente trincado, e ao pressionar a VGA, o contato é refeito devido a pressão exercida. Nesse caso, teria que enviar para reparo ou utilizar a boa e velha Técnica do Forno, mas isso apenas em último caso.

 

P.S.: Sou formado pela Fatec aí de Ourinhos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, devido a essa ser uma VGA bastatne forte, eu tentaria enviar para empresas especializadas nesse tipo de reparo, como a PC Technics ou Mobo Fix. É bastante provável que consigam consertar, porém, dependendo do procedimento a ser realizado, o custo torna-se alto, então quem avalia se vale a pena ou não é você. Se não me engano, eles fazem orçamento sem custo, porém, você arca com o frete de ida e volta.


Se ela já estava com defeito com seu colega, você pode tentar rachar os custos com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá Galera. 

 

Venho aqui para pedir a ajuda de vocês pois estou com um (ou mais) problema (s) com a minha Asus HD 6970.

 

Eu deixei ela 5 meses guardada, funcionava perfeitamente, ai quando coloquei ela no pc ontem começo os problemas, mesmo instalando o driver atualizado dela. Os clocks dela estão normais, bios e tudo, então não sei o que pode ser isso..

 

Eu coloquei ela no PC e ele iniciou normalmente, instalei o driver dela e quando reiniciei o PC deu tela azul, agora só inicia pelo modo de segurança. Ao iniciar pelo modo normal o Windows carrega normalmente e quando chega na área de trabalho o monitor da umas distorcidas e em seguida tela azul e reinicia.

 

Pelo que notei parece que a placa de vídeo não esta "lendo" o driver dela a resolução do Windows fica apenas em 800x600.

 

O PC inicia normalmente com outra placa que tenho aqui (R6850).

 

Já coloquei a Asus HD 6970 em outro PC o problema persiste.

 

Usando outro HD no mesmo PC ao tentar instalar o driver da placa tive o seguinte erro (Falha ao carregar o driver de Detecção).

 

(No momento estou usando o PC pelo modo de Segurança com rede).

 

Espero que alguém me ajude, desde já Obrigado.


Irei formatar o PC para ver se resolve. UP  ;)

post-741938-0-47073600-1414458393_thumb.

post-741938-0-50503700-1414458396_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@lowagite, use pasta térmica somente na GPU, na parte das memorias e VRM, você vai ter que usar somente thermal pad.

Recomendo que leia todo esse tópico, tem varias e varias dicas aqui http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1065499-usar-ou-não-pasta-térmicavrmmemóriagpu/

 

Marquei para você a onde que tem que ficar os thermal pad's na HD 6970, elas devem fica a onde esta marcado em vermelho nessa imagem (exceto na GPU), e depois de cortados e colocados devem ficar assim.

 

 

Abraços.

 

 

eu mandei trocar a pasta térmica em um técnico da minha cidade, porém ao ver que precisava de thermal pad ele me chamou, comprei no ml junto com ele,(essas aqui adquiri também outra pasta termica- arctic silver 5. 

sabia que ele também não havia mexido com isso antes,os thermal,mas acabei não pesquisando aqui no forum nem em lugar algum.deixei por conta dele. acontece que a vga continua esquentando muito, então agora lendo aqui acho q talvez tenhamos errado no tamanho dos adesivos, colocamos em td essa q citei de 1mm. vou levar lá pra tentarmos novamente, você acha q pode ser isso ou como ele acha q é o chipset q já ta estragando? ou outra coisa

 

agradeço a todos..valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@skull10001, Depende dos sintomas dela... 

 

Se vocês erraram na altura do thermal pad das memórias, é provável que a GPU não esteja tendo um bom contato com a base do cooler.

Você deveria ter comprado o thermal pad em "folha", igual a esse aqui, assim vocês cortariam do tamanho que precisasse. Esses já pré cortados são ruim de mais pra usar no VRM.

 

Abaixo vai algumas fotos do thermal pad que troquei esses dias da P67A-UD5-B3. Comprei uma "folha" dele e cortei do tamanho certinho que precisava.

 

ydRrW0Z.jpg

SdIzYgC.jpg

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tecnico cortou, mas comprei de 1 mm, e n de 0,5 mm.como você sugeriu..ela esta.esquentando demais, tinha perdido desempenho por isso fui trocar pasta termica,porém depois da troca so ligar o jogo e ela vai a 85, isso c o fan a 95%, .. Acha q pode ser isso?

Obrigadx pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O tecnico cortou, mas comprei de 1 mm, e n de 0,5 mm.como você sugeriu..ela esta.esquentando demais, tinha perdido desempenho por isso fui trocar pasta termica,porém depois da troca so ligar o jogo e ela vai a 85, isso c o fan a 95%, .. Acha q pode ser isso?

Obrigadx pela ajuda

Pode ser sim... como também pode ser outras coisas.

 

Vocês chagaram a desmontar todo o sistema de refrigeração dela pra limpeza?

Verifica se o contato da GPU com o dissipador está bem uniforme e se a pasta térmica está bem distribuída, exemplos: 1 2 3.

Não se esqueça de verificar se o cooler está girando normalmente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom ele me disse q desmontou,q até levou pra passar ar na borracharia...segundo ele tava td certo , eu não passei a pasta e sim ele, falamos sobre e disse q só colocava um pingo no centro- o q fez -, enquanto eu sugeri uma cruz sem as intersecções. o cooler ta girando normal também, essa de 1 mm pode cortar no meio pra virar de 0,5mm ? eu ja até comprei mas é q se pudesse seria mais rápido. obrigado pela ajuda..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom ele me disse q desmontou,q até levou pra passar ar na borracharia...segundo ele tava td certo , eu não passei a pasta e sim ele, falamos sobre e disse q só colocava um pingo no centro- o q fez -, enquanto eu sugeri uma cruz sem as intersecções. o cooler ta girando normal também, essa de 1 mm pode cortar no meio pra virar de 0,5mm ? eu ja até comprei mas é q se pudesse seria mais rápido. obrigado pela ajuda..

É impossível cortar o thermal pad de 1mm pra 0,5mm, ele é muito mole e flexível.

 

Tem como você tirar uma foto do contato entre a GPU e o cooler assim que abrir ela novamente? (igual nos exemplos do meu post acima)

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom pedi pra trocar td hj,infelizmente não deu pra tirar a foto,levei pro tecnico porque não tenho a pasta térmica. ainda não testei mas agradeço a prestatividade.volto assim q der pra editar o post com o resultado. valeu @Jonny Henrique

 

 

voltando: testei aqui com os jogos que ela estava até desligando e maravilha! não passou dos 70º, configurado com o afterburner do mesmo jeito que tava antes e que ia aos 95 fácil.. Jonny muito obrigado cara, me fez economizar pra caramba!! valeu mesmo!! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 28/02/2015 às 20:38, Jonny Henrique disse:

@skull10001, Fico feliz que tenha conseguido resolver o problema da "esquentadinha".

A solução foi aquilo que falei alguns posts atrás mesmo? (usar o thermal pad de 0,5mm nos chips de memória)

 

Abraços.

 

Olá galera, desculpa reviver o tópico.

 

Minha 6970 está com mesmo problema do que os usuarios @skull10001 e @lowagite, seguindo a dica do @Jonny Henrique, comprei uns thermal pads de 10x10x0.5mm, a principio achei eles muito pequeno, será que vai dar certo na minha placa? valeu até breve.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@sombrakey 10x10mm na VRAM é muito pequeno, o ideal é 15x12x0,5mm

No VRM se não me engano vai o thermal pad 75x7x1mm
E la em cima perto do conector da ponte crossfirex vai um de 7x7x1mm

 

E não se esqueça de desmontar a "capa" para limpar, junta muita poeira ali dentro e tampa a passagem de AR.

 

DSC00342.jpg

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonny Henrique eu fiz a limpeza completa mesmo, como so comprei esses de 10x10x0.5mm coloquei em todos os lugares (pode me mostrar em uma imagem onde fica os VRM, VRAM e esse 7x7x1mm ), estou testando e a principio se mantem em 68ºC ate 72ºC jogando em full hd no ultra, as vezes em algumas cenas chega ate em 80ºC, mas depois normaliza, eu nunca medi a temperatura dessa placa, você acha que está bom?, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Gente, eu to com uma placa dessa, a lightning e ta me dando muita dor de cabeça. não ta rodando nada com essa placa.. ja fiz de tudo, instalei drivers de novo, fiz de tudo, e sempre os jogos travam, ou ta uma tela cinza listrada ou o pc todo desliga e liga na hr e volta a pega um pouco mas dps o jogo trava.. pc e novo tem 1 mes e meio de uso só. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...