Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

!!! Probleminhas bem estranhos... !!!


NEOTom

Posts recomendados

Bem, vou tentar ser resumido sobre o problema, ou os problemas, sei la... Creio que tudo se resuma a um só hardware...

Vamos ao inicio de tudo...

A algum tempo, o meu PC vem apresentando reinicio depois de todo o carregamento, ou até em alguns casos, durante o mesmo, já no desktop, ou até na tela de loading do windows (XP - SP3).

Devido alguns estresses meus, coisa que eu não tinha a algum tempo, depois de um "sem querer" chute na lateral do gabinete, percebi que ele não dava mais o problema ... por um certo período de tempo. Mas um dia decidi (após mais alguns tapas e chutes) abrir e dar uma olhada mais "pericial" do problema e tentar uma solução. A intenção da olhadela foi mais para verificar se os tapas e chutes não teriam causado mais danos do que soluções temporárias para meu problema...

Então percebi que o plugue de energia da placa mãe (aquele ATX) apresentava um certo aspecto um pouco oxidado, aparentemente com aquele inicio de ferrugem, quando o plástico começa a apresentar uma coloração amarronzada, mais especificamente nos pinos dos cabos que ficam nas extremidades, os de 3.3V e os de 12V e 5V. Ando então, não mais vezes do que antes, retirando o cabo quando acontece o reinicio do PC subtamente, e aguardando alguns minutos, quando mais pressa, coisa de 1 minuto aproximadamente, senão acabo desligando e deixando para mexer depois. Então ele volta ao normal, até o momento em que ele sisma de reiniciar de novo. Andei pensando em sobrecarga de requerimento das peças do PC para a fonte, mas não creio que seja, não por causa do valor dela ser de 400W Max, modelo ADVANCED - ATX-400. MAs creio que seja algo na parte de potência mesmo, ainda mais nesses casos de fontes nominais e reais de potência...

Mas uma coisa me intriga, ja a algum tempo percebi, até sem querer, que ao retirar o cabo e energia do drive de cd, um LG modelo gravador de CD e leitor de DVD, o PC desliga-se abruptamente, não totalmente, mas como se tivesse sofrido uma queda ou corte parcial de energia, ficando piscando o LED de força do gabinete.

Alguém tem alguma experiência com esse fato ???

Sugestões, fora jogar no lixo da sua casa, serão bem aceitas.. rss..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Pelo que você disse a melhor maneira de fazer teste é usar outra fonte de alimentação e retirar qualquer fuligem dos pinos do conector ATX da placa mãe.

--Não pode retirar o cabo Molex do seu Combo com o PC em funcionamento, isso pode causar vários danos.

Danos maiores que um belo chute naquele momento de stress hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Pessoal, desculpem a demora....

O fato foi parcialmente resolvido...

Porque... O problema não é da fonte, apesar de tê-la trocado, o problema está no encaixe do processador...

Percebi sem querer que ao empurrar o cooler em direção a placa, ele bipor e iniciou normalmente. Então, quando acontece, desligo e empurro o cooler. Roda normal... Estranho pois mandei antes num técnico de eletronica que mexe com soldas de MB e eleme disse que tá td perfeito, então penso que seja nos pinos do processador mesmo, ou na própria trava do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!