Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença de router que tem 3 antenas 1 e 2


faio

Posts recomendados

Bom pessoal estou com uma baita duvida que eu ja ate cancei de caçar e nao acho a resposta.

Estou a procura de um roteador novo mais tem esse negocio de router com uma antena duas e tres qual e o melhor deles qual a diferença e pra que serve esse tanto de antena a funçao das antenas e tal quero um resumo completo se possivel de todas as vantagens e desvangens de possuir um router de uma duas ou tres antenas

Deis de já agradeço as respostas:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 2 duas antenas: 802.11A/B/G

3 4 e 5 antenas : 802.11N

A duvida principal e no que ajuda esse tanto de antenas tipo supondo um que tem 3 antenas um recebe sinal de perto outro de um pouco mais longe outro de mais longe ainda ou nao tem nada a ver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As 3 antenas significam que enquanto uma está recebendo sinal (Rx), outras duas podem estar transmitindo (Tx) pra devices diferentes, melhorando o tráfego da rede. Em tese, elas não deveriam melhorar o alcance, mas em redes 11N (procure roteador N e não G, já está ficando obsoleto), onde o firmware permite configurar o Antena Chains (como dd-wrt, que é um open source de linux), há comprovado ganhono Tx Power (no meu eu aumentei de 19 pra 23 Dbm) mudando o antena chains padrão pra 3T3R.

Enfim, o que vale a pena é procurar por router 802.11 N, de 300mbps (que tem canais de 40 MHZ). Um que eu recomendo e é barato ($100 no mercado livre) é o TP-Link wr941ND (é o de 3 antenas).

É compativel com o dd-wrt. O ruim é que o flash dele é só 4MB, mas isso não chega a estragar a troca de firmware, a nao ser que você seja um open-wrt addicted e esteja querendo realmente usar customs sources do open-wrt para fins especificos.

Ah, esqueci de mencionar, normalmente esses roteadores novos vem com proteção de interferência de sinal, que é bastante importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As 3 antenas significam que enquanto uma está recebendo sinal (Rx), outras duas podem estar transmitindo (Tx) pra devices diferentes, melhorando o tráfego da rede. Em tese, elas não deveriam melhorar o alcance, mas em redes 11N (procure roteador N e não G, já está ficando obsoleto), onde o firmware permite configurar o Antena Chains (como dd-wrt, que é um open source de linux), há comprovado ganhono Tx Power (no meu eu aumentei de 19 pra 23 Dbm) mudando o antena chains padrão pra 3T3R.

Enfim, o que vale a pena é procurar por router 802.11 N, de 300mbps (que tem canais de 40 MHZ). Um que eu recomendo e é barato ($100 no mercado livre) é o TP-Link wr941ND (é o de 3 antenas).

É compativel com o dd-wrt. O ruim é que o flash dele é só 4MB, mas isso não chega a estragar a troca de firmware, a nao ser que você seja um open-wrt addicted e esteja querendo realmente usar customs sources do open-wrt para fins especificos.

Ah, esqueci de mencionar, normalmente esses roteadores novos vem com proteção de interferência de sinal, que é bastante importante.

valeu fui na sua ideia e comprei um desses paguei R$150,00 aqui na minha cidade gostei do router consegui fazer o que eu queria e gostei ainda mais da instabilidade que ele deu pra minha rede e so mais uma pergunta tem como eu saber qts megas que foi trafegado na minha rede. Tipo o mac X trafego tantos mb o mac Y tants mb porque aqui so mostra os pacotes enviados da pra min fazer alguma conta usando esses pacotes para saber qts mb que foram transferidos na minha rede?

E mais um coisa o que esse trem de dd-wrt como faço para muda-lo e mais uma coisa to com uma antena de 12dbi aqui em casa em qual das 3 antenas que eu colocar ela vai aumentar mais o alcance do meu sinal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu fui na sua ideia e comprei um desses paguei R$150,00 aqui na minha cidade gostei do router consegui fazer o que eu queria e gostei ainda mais da instabilidade que ele deu pra minha rede e so mais uma pergunta tem como eu saber qts megas que foi trafegado na minha rede. Tipo o mac X trafego tantos mb o mac Y tants mb porque aqui so mostra os pacotes enviados da pra min fazer alguma conta usando esses pacotes para saber qts mb que foram transferidos na minha rede?

E mais um coisa o que esse trem de dd-wrt como faço para muda-lo e mais uma coisa to com uma antena de 12dbi aqui em casa em qual das 3 antenas que eu colocar ela vai aumentar mais o alcance do meu sinal?

Bom, $150 saiu um pouco salgado, dava pra ter pego por $100, mas se você está satisfeito e gosta de retirar o produto em mãos, é o que conta.

Pelo firmware de fabrica, eu nao sei te responder se dá pra fazer mensuração do trafego pra cada IP da rede, eu precisaria dar uma fuçada. Mas honestamente, eu não sei porque você precisaria disso, ah nao ser que você use algum vivo ou tim 3G da vida e esteja usando o roteador como adhoc...

Se for pra medir a velocidade da rede, você pode checar pelo status da rede sem fio, no vista e/ou win7, lá mostra a conexao em mpbs. Do lado do roteador, como é rede N, caso seu laptop seja N tb (os mais antigos ainda sao G), vai pegar no maximo 54 mpbs. Caso seja N, chega a 300mps, mais rápido que cabo de rede.

Testa lá e dps dah um toque. Se nao pegar essa velocidade, eu te passo algumas alteracoes simples de config wireless pra você testar ai.

Sobre o dd-wrt, é um firmware linux (e hj, o q nao é?) livre, que funciona numa gama imensa de roteadores. é muito bom e customizavel, mas pro tipo de roteamente que você parece estar usando (domestico, simples), acho que nao tem necessidade de trocar, já que você relatou que o sinal ta bom.

Até porque, se fizer troca de firmware e fizer errado (tem alguns procedimentos, como hard reset pra limpar nvram, etc), você bricka o equipamento e ai só vai servir pra peso de papel.

Sobre as antenas, todas sao "iguais", então, qq uma que você trocar, serviria. só que como ele usa mais de 1 pra receber e enviar pacotes, pode ser que a de 12 fique ociosa eqto ele use a de 3 (ou 5, acho que é 3) original. O ideal seria trocar todas as 3 pra ter um ganho real.

Update: Ah, na verdade as antenas nao sao iguais, porque no firmware você teoricamente controla quais sao R e quais sao T. Como no fw original nao da pra fazer isso, em teoria nao sei precisar qual é qual. Pelo dd-wrt dah pra configurar legal, mas honestamente, nao é algo que compense. Use o firmware de fabrica, eu to usando o meu assim e está melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, $150 saiu um pouco salgado, dava pra ter pego por $100, mas se você está satisfeito e gosta de retirar o produto em mãos, é o que conta.

Pelo firmware de fabrica, eu nao sei te responder se dá pra fazer mensuração do trafego pra cada IP da rede, eu precisaria dar uma fuçada. Mas honestamente, eu não sei porque você precisaria disso, ah nao ser que você use algum vivo ou tim 3G da vida e esteja usando o roteador como adhoc...

Se for pra medir a velocidade da rede, você pode checar pelo status da rede sem fio, no vista e/ou win7, lá mostra a conexao em mpbs. Do lado do roteador, como é rede N, caso seu laptop seja N tb (os mais antigos ainda sao G), vai pegar no maximo 54 mpbs. Caso seja N, chega a 300mps, mais rápido que cabo de rede.

Testa lá e dps dah um toque. Se nao pegar essa velocidade, eu te passo algumas alteracoes simples de config wireless pra você testar ai.

Sobre o dd-wrt, é um firmware linux (e hj, o q nao é?) livre, que funciona numa gama imensa de roteadores. é muito bom e customizavel, mas pro tipo de roteamente que você parece estar usando (domestico, simples), acho que nao tem necessidade de trocar, já que você relatou que o sinal ta bom.

Até porque, se fizer troca de firmware e fizer errado (tem alguns procedimentos, como hard reset pra limpar nvram, etc), você bricka o equipamento e ai só vai servir pra peso de papel.

Sobre as antenas, todas sao "iguais", então, qq uma que você trocar, serviria. só que como ele usa mais de 1 pra receber e enviar pacotes, pode ser que a de 12 fique ociosa eqto ele use a de 3 (ou 5, acho que é 3) original. O ideal seria trocar todas as 3 pra ter um ganho real.

Update: Ah, na verdade as antenas nao sao iguais, porque no firmware você teoricamente controla quais sao R e quais sao T. Como no fw original nao da pra fazer isso, em teoria nao sei precisar qual é qual. Pelo dd-wrt dah pra configurar legal, mas honestamente, nao é algo que compense. Use o firmware de fabrica, eu to usando o meu assim e está melhor.

Eu quero controlar o trafego pelo seguinte eu divido a internet com o meu irmão que fica a mais ou menos 250mt de casa tem umas arvores no caminho e uma casa o sinal la chega a 82% fica nessa base e to com o plano da oi mais tem limite de trafego eu quero so ter uma base pra nao esgotar o trafego ( a queda de velocidade e grande a minha net de 10mb vai cai pra 300k) isso e ruim e eu nao quero que aconteça meu notebook a placa de rede e G so fica em 54mb mais ta firmando nessa velocidade ta bom e outra coisa eu tenho outro router um di524 atualizei a firmaware dele errada sem quere ( bom tava mal explicado e na epoca eu nao entendia muito disso) tem como da tipo um resetao nele e voltar pra firmaware original?

O suporte da dlink nao quis me fala falo que eu ja tinha perdido a minha garantia por atualiza a firmaware e aquelas lenga lenga e o meu router di524 nao ta conseguindo envia o meu sinal corretamente por isso eu o troquei pelo tp-link a minha conexao e de 10mb e ele so consegue envia no maximo 7mb ja configurei tudo e mais um pouco e nada resolve tanto faz se eu usar ele como cabo ou na rede sem fio da a mesma coisa a dlink falo que e por causa da firmaware que esta errada você sabe arrumar esse Problema causado por noobagem, burrisse, mexer no que nao e da conta e outras coisas mais mais eu atualizei a firmaware por um bom motivo ele nao tava mais funcionando direito ai quando atualizei volto a funciona mais depois que eu aumentei a minha velocidade de 2mb para 10mb começo o Problema e o engraçado e que so da isso quando ta na linha da oi quando ta na linha da gvt ele fica bala envia o sinal normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, usa ponto e virgula, é muito difícil ler o que você escreve. ;)

Tenta fazer um revert-to-factory usando alguma firmware propria pra isso (ve se acha na net). Se você consegue acessar a web GUI do roteador, tanto melhor. Senao, vai precisar gambiarrar com um cabo RS232. Ou tentar via tftp. Tenta esse primeiro.

Sobre o trrafego de dados, senao me engano fica guardado um historico do que já foi. Controlar maximo de frafego eu nao sei se dah (ao menos pelo fw original). Mas tem como configurar a largura de banda. Segue o link: http://www.tp-link.com/en/support/viewArticle.aspx?id=194

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, usa ponto e virgula, é muito difícil ler o que você escreve. ;)

Tenta fazer um revert-to-factory usando alguma firmware propria pra isso (ve se acha na net). Se você consegue acessar a web GUI do roteador, tanto melhor. Senao, vai precisar gambiarrar com um cabo RS232. Ou tentar via tftp. Tenta esse primeiro.

Sobre o trrafego de dados, senao me engano fica guardado um historico do que já foi. Controlar maximo de frafego eu nao sei se dah (ao menos pelo fw original). Mas tem como configurar a largura de banda. Segue o link: http://www.tp-link.com/en/support/viewArticle.aspx?id=194

Cara eu tenho preguiça te usar ponto e virgula, demora demais pra você escrever usando isso xD

O router que eu atualizei a firmaware errado ela o di524 da dlink e nao o tplink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, se você tem preguiça de usar ponto e vírgula, as pessoas podem ficar com "preguiça" de te responder... rsrsrsrsrs

Seguindo as dicas deste tópico, comprei esse roteador TPLink no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161203013-roteador-wireless-n-tp-link-tl-wr941nd-80211n-300mbps-mimo-_JM

Aproveitando, é necessária alguma configuração ou só plugar? Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, se você tem preguiça de usar ponto e vírgula, as pessoas podem ficar com "preguiça" de te responder... rsrsrsrsrs

Seguindo as dicas deste tópico, comprei esse roteador TPLink no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161203013-roteador-wireless-n-tp-link-tl-wr941nd-80211n-300mbps-mimo-_JM

Aproveitando, é necessária alguma configuração ou só plugar? Grato!

Depende da sua net (ADSL ou Cable) e de como ela ta configurada no modem. Se é pppoe (login e senha) / DHCP no modem, basta espetar um cabo rj45 do modem pra uma das portas ethernet que ele distribui o sinal (eu nao recomendo assim).

Se o modem ta em bridge, você liga um cabo rj45 de algum computador numa das entradas ethernet, entra na webgui (192.168.1.1 no browser), vai em Network > WAN e seleciona pppoe. Poe o login e senha do seu provedor e pluga um rj45 da porta WAN pro modem.

Tem um passo a passo no site da tp-link. Se você nao le inglês, segue as fotos que sao autoexplicativas. Vem com manual de instrucao e um cd pra configurar pelo pc via um software deles (nunca usei, nao sei como é)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brother, se você tem preguiça de usar ponto e vírgula, as pessoas podem ficar com "preguiça" de te responder... rsrsrsrsrs

Seguindo as dicas deste tópico, comprei esse roteador TPLink no Mercado Livre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161203013-roteador-wireless-n-tp-link-tl-wr941nd-80211n-300mbps-mimo-_JM

Aproveitando, é necessária alguma configuração ou só plugar? Grato!

Cara gostei dessa xD

O router ja vem pre configurado, da pra você acessa a internet normal.

Agora se voce quiser coloca senha no router, mudar o ip de acesso, controla a banda e coisas do tipo ai você tem que configura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho preguiça te usar ponto e virgula, demora demais pra você escrever usando isso xD

O router que eu atualizei a firmaware errado ela o di524 da dlink e nao o tplink

Nao posso te ajudar se você nao responder as perguntas que te fiz.

você acessa o webgui do roteador? Se sim, tenta re-atualizar o firmware

Senao, tenta via tftp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que é bom entrar de qq forma no webgui do roteador e ativar a segurança, porque com 11n, o sinal vai bem longe, e o seu vizinho malandrops pode usar sua net pra puxar filme de sacanagem, ehehe. Ou pior, entrar na sua rede e ter acesso às suas coisas.

O manual de instruções explica como encriptar a rede. Eu usaria WPA/WPA2-PSK, pois WEP ta caindo em desuso e é bem fraquinho. Encriptação pode usar AES+TKIP.

A senha precisa ter uns 8 caracteres pelo menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao posso te ajudar se você nao responder as perguntas que te fiz.

você acessa o webgui do roteador? Se sim, tenta re-atualizar o firmware

Senao, tenta via tftp.

Eu acesso tudo normal so a velocidade que nao alcance o maximo

E só mais uma coisa o que e esse webgui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz um hard reset 30/30/30 nele. Assim ó: Segura o reset por 30 segundos. Segurando, puxa o cabo de energia e mantem segurando por + 30 seg. Ainda segurando, liga o cabo de energia de novo nele e mantém por outros 30. Ai solta, ele volta ao padrão de fábrica e zera toda a porcaria acumulada na nvram.

Daí vai la no site da d-link (tem em portugues), puxa o firmware adequado pro modelo e versao do roteador (DI-524 tem 3 versões, olha na tarja branca embaixo dele qual é, vem normalmente assim: H/W v: x.x, onde x.x é a versao). Isso é muito importante, porque senao você zica o hardware.

Tem 3 arquivos lá no site disponivel, e tem uns tutoriais em portugues, em pdf de como fazer update de firmware.

Não tem desculpa. Se permanecer o problema, é outra coisa.

Edit: webGUI é quando você entra nas configuracoes do roteador pelo browser, e aparece aquele sisteminha, como se fosse um site. No caso do d-link, o ip padrão é 192.168.0.1. No tp-link, 192.168.1.1. Pede login e senha, normalmente é admin/admin ou só admin e senha sem nada.

Se fizer o hard reset, ele reseta a senha tb, caso tenha perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Oi, comprei hoje um notebook da Samsung!

http://www.americanas.com.br/produto/7359565/informatica/notebooks/samsung/notebook-samsung-shark-sf410-c/-intel%C2%AE-core-i3-370m-24ghz-4gb-500gb-dvdrw-webcam-1.3mp-led-14_-windows-7-premium-samsung

Queria um roteador que não perdesse sinal! A minha internet é cabo da mastercabo, e não é muito boa, é 1Mega mas oscila muito, vou usar no pc cabo azul direto e no notebook a sem fio, por isso preciso de um roteador que não perca sinal

este é bom?

http://www.carrefour.com.br/informatica/rede-internet/roteadores---adaptadores-wireless/roteador-wireless-mimo-3t3r-300mbps---tp-link_17192#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!