Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVIDIA Kepler - GTX 680, 6xx


Posts recomendados

Bom galera, GT 520 saiu este mês, portanto acredito que a série Fermi está quase completa. Antes da Kepler, que deve chegar somente depois de outubro, devemos ver uma 650 ou 660 ainda baseada nas Fermi, algo parecido como ocorreu com a série 9xxxx e GTS 250 que ainda eram baseadas no G92.

Aposto que será baseada na GTX 570 com clock menor e talvez mais alguma restrição de desempenho.

Isso porque ainda falta pelo menos 6 meses pra Kepler chegar, então a Nvidia deve inaugurar a série 6xx pelo entry level antes disso, talvez em julho/agosto.

Também é muito provável que apareça novos "sabores" de GTX 560 e 550 para ajustar a competição no mercado de placas médias e mais baratas, onde a AMD domina as recomendações do Tom's Hardware atualmente.

E sobre Ray Tracing, eu brinquei com o demo Design Garage nas minhas GTX 460 em SLI e achei impressionante. Porém ainda vai levar uns 5 anos ou mais para vermos este recurso usado em larga escala nos jogos. Mas teremos alguma implementação pontual a partir da Maxwell no final de 2013 ou início de 2014.

Abração.

Allan

Live Gamertag AllanGamer

Steam allan_hm

-> Eu acho que não vamos ter fermi não... pelo jeito agora é kepler!

-> Eu acho que as keplers devam sair agora em julho/agosto... quem sabe a NVIDIA não as anuncia na E3? :)

->O Design Garage realmente é impressionante, as imagens chegam com certeza ao fotorealismo. Raytracing por CUDA fica realmente muito bom. Mas Raytracing em jogos, concordo com você, só em ~2014, pois Raytracing por CUDA serve só para renderização offline, ou pelo menos em tempo real mas... "em pequena escala", digamos assim. Precisa mesmo é de um "RPU", um "Raytracing Processing Unit" para poder suportar o Rt em jogos.

salgado não é o preço e sim o imposto, o preço que paguei na minha GTX570 nos EUA daria pra comprar uma GTX590 e sobraria grana pra um i5 2500.

e não é so a nVIDIA que tá salgando não...

resumindo, você compra uma placa pra você e outra pro governo, não haverá solução para os preços de informatica no brasil enquanto não houver redução da carga tributaria(quem sabe extinção :D).

Realmente o Brasil tá fu****. Os preços da área de informática são realmente MUITO altos. Os preços da NVIDIA tem sido um pouco mais baixos ultimamente, provavelmente pela alta concorrência (e talvez liderança) que a AMD está "oferecendo", mas ainda assim, acho que a NVIDIA ainda deveria abaixar os preços, para oferecer mais concorrência, mas né... NVIDIA sempre teve essa fama de preço alto, monopólio e cia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/graphics/item/23247-kepler-28nm-taped-out

Kepler deu Tape Out !

28 nm, parece estar funcionando bem, fala-se em final do Q4 mas provavelmente só ano que vem ele será lançado, e não ficou claro pra mim se o TDP cavalo dos Fermi será mantido ou reduzido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, sem criar briga, só pra colocar os agendamentos previstos juntos... Os R1000, Middle Islands, estão pra quando?
O tape out deles já foi a uns 2 meses atrás e parece que dia 16 a AMD vai falar mais sobre eles ou até mostrá-los.

Lançamento mesmo, nada confirmado além de "final do ano".

O leak foi de tape-out no início do ano, em fevereiro (http://semiaccurate.com/2011/03/29/amds-southern-islands-tapes-out/), ou seja, supondo que precisou de um re-spin para aprumar as arestas, com uma duração mais ou menos de 3 meses, já deveria estar começando a volume ramping production, com o volume no Q4.

Mas eu acredito que não tenha havido necessidade de um re-spin, nesse caso já devem estar saindo do forno os chips.

Ainda com respin, a gente está falando em pelo menos um trimestre de vantagem para a AMD nessa nova geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se estão saindo do forno, como não tem nenhum boatinho mínimo por aí ?

A gente só começou a ouvir do VLIW4 umas 48-24h antes do lançamento. xD Essas empresas tão com bico mais fechado que a CIA. (E a nVIDIA tá PIOR, nem gente da sala ao lado deve estar sabendo do kepler)

E não é como se a gente não tivesse ouvido nada, é que só o Charlie falou. A gente tb ouviu o eric demers (bem, foi de segunda mão, mas "garantem que foi ele") dizendo que até o fim do ano sai produto com a nova arquitetura, ou seja, ou está fazendo o volume (para já lançar no Q3 ou inundar o mercado no Q4) ou ramping (para lançar no Q4). Eu que tô otimista e acredito que não tenha havido necessidade de um re-spin.

Estranho.. achei aquilo do Charlie dizer que a Apple vai fazer algo em 28 nm mais palpável, ela deve consumir boa parte das linhas de produção neste começo do processo..

Isso da Apple usar boa parte da linha pode ser verdade... E se for, a política da disputa entre Apple x nVIDIA x AMD por espaço na linha de produção da TSMC vai acabar ferrando com a AMD... =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.fudzilla.com/graphics/item/23282-kepler-28nm-to-launch-in-q1-2012

Kepler para Q1 2012, motivo ?

de novo os baixos Yields da TSMC.

Se o leak do período do tape-out for correto, então simplesmente não tinha como ela lançar antes mesmo, oras! N tem milagre, o tape-out foi 1 trimestre depois do da AMD. Os yields só podem ter complicado um pouco mais.

Maaaas... eita que a TSMC tá f*d* ein?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei, to achando este período tape-out -> produção um pouco grande, e ali eles falaram de atraso pro R700 e também em baixa disponibilidade inicial pra ATI também.

É, a TSMC anda complicada, se a GF chegar logo com suas fábricas e chegar bem, a TSMC vai perder clientela.

Se a GF também se enrolar com os processos, aí é algum problema da miniaturização "excessiva".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que é culpa da TSMC?

Ou será que nós vamos ouvir um CEO louco, dizendo que a culpa é toda TSMC que não tem capacidade de fabricar um mero chip com 10cm de lado com tudo funcionando com rendimentos de meros 80%? E consumo? Que que é isso, o chip foi pensado pra funcionar com 1000W e aquecer até 800°C, logo pra humilhar a AMD ele vai ter um chip passivo de aço, porque cobre começa a amolecer nessa temperatura... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

HKMG até onde eu me lembro, nem sei se tem Bulk em 28 nm.

O Charlie fala porque a ATI parece estar bem com ele..

E Sim, foi isso mesmo que eu quis dizer, se a TSMC continuar fazendo cagada com seus clientes e se a GF conseguir um bom processo e fábricas a contento, não duvido nada que a ATI migre totalmente para GF, e se der, até a NVIDIA pode ir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E Sim, foi isso mesmo que eu quis dizer, se a TSMC continuar fazendo cagada com seus clientes e se a GF conseguir um bom processo e fábricas a contento, não duvido nada que a ATI migre totalmente para GF, e se der, até a NVIDIA pode ir.

Então corrige lá, tá dizendo que a GF vai perder clientela. =P

E a nvidia ir para a GF eu acho muuuito improvável se a TSMC manter o mínimo de paridade tecnológica. A nvidia deve ter acordos muito bons com a TSMC e, com a saida da AMD da TSMC para a GF, a nvidia pode até conseguir acordos melhores.

Sem contar que a TSMC fez uma divisão só para testar designs, isso é algo que a nvidia vai querer (aliás, qualquer empresa, acredito) e ela não teria isso com a GF.

Mas da AMD migrar para a GF. Alguém duvida?:lol:

Como assim??:confused: Não entendi:wacko:

A AMD e a nVIDIA fabricam os chips dos GPUs na TSMC, uma foundry. Com a cisão entre AMD e Globalfoundries (a AMD criou uma nova empresa junto com a ATIC, que ficou com as fábricas. Agora a AMD não tem fábricas próprias) agora os CPUs da AMD são fabricados na GF (ou seja, são as mesmas fábricas e a mesma equipe, acredito, mas em outra empresa). A AMD possui uma fração pequenininha das ações da GF.

O povo acredita que assim que der a AMD vai deixar de fabricar GPU na TSMC para fabricar na sua "irmã GF".

ATIC é um grupo de investimento do governo de Abu Dhabi que tem tanto dinheiro com petróleo que eles não sabiam mais o que fazer, então resolveram entrar no mercado foundry comprando umas empresinhas mundiais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://www.fudzilla.com/graphics/item/23323-some-nvidia-notebook-28nm-chips-are-finished

Fonte diz que NVIDIA já tem chips em 28 nm para notebooks quase prontos.

Sem nem boato de tape out e com os chips de geração anterior recém lançados, isso é um pouco estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Na verdade, não necessariamente. A AMD ainda deve lançar suas novas GPUs esse ano. A última notícia é que ela vai fabricar tanto na TSMC quanto na GF (mas não tem confirmação).

Ah, mas eu não quero ATI... tipo, eu sou meio fan de GeForce, então se eu comprar as HD7xxx, provavelmente vou ficar pensando "droga agora não tenho PhysX, nem CUDA..." e tal... ...como eu queria ter dinheiro para comprar tanto as novas HD7xxx quanto as novas GTX6xx :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!