Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discos SSDs são realmente mais poderosos?


jeffren

Posts recomendados

Gente,

Sou leigo nessa. Dá um help aqui, por favor! ^_^

Eu estou pensando em adquirir um disco SSD. Seria meu primeiro contato com um disco desse tipo e por isso tenho as seguintes dúvidas:

1 - Velocidade de acesso e escrita são realmente significativas?

2 - Posso instalar sistema operacional neles?

3 - Se eu tiver o sistema num HD Sata comum e instalar games num SSD terei ganho em desempenho (ao menos no loading)?

4 - Dá pra fazer raid com 2 SSDs :confused:

5 - quais os "contras" ao se usar um SSD?

Agradeço a colaboração de todos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- As velocidas de escrita e leitura sao mais altas sim, nao sei ao certo, mas chegam a ser 2x ou mais mais rapidos que HDD normais bons.

2- Sim e deve, para o windows carregar mais rápido.

3- Sim, mas nao pense que os jogos carregaram instantaneamente nao.

4- Raid é delimitado pela placa-mãe, logo se sua placa-mãe aceita Raid você pode sim, pode usar 2, 3, 4... nao sei o limite.

5- Pouco espaço comparado a um HDD normal e o GB/Real é muito maior, ou seja é muito mais caro.

6- Minha sugestao: Eu esperaria mais alguns anos para se pensar em adquirir SSD's sao muito caros ainda e tem muito pouco espaço, se você baixa muitos filmes, jogos, vai ficar sem espaço logo logo, mesmo que você use o SSD so para o sistema operacional, e jogos em outro HDD nada vai mudar, apenas o tempo que demorar para o windows carregar, vai ganhar o que 20 secs? Nao acho que valha a pena.

então com isso sugiro que você compre com o dinheiro que gastaria com um SSD, 2 ate 3 HDD de 7200rpm, e faça um raid0, você ganha mais perfomance, com 2 HDD nao sera igual a um SSD, mas com 3HDD pode ate passar a velocidade de um HDD.

Assim você tera mais perfomance e ao mesmo tempo mais espaço. Acredito que a particao do windows nao pode ter mais de 2 TB de espaço, acho que esse é o limite.

Sou fan dos SSD porque sao pequenos e leves, porém nao comprarei ate os preço baixarem muito, estão muito caros, estou feliz com meu raid0 de WD cavier green 1TBx2 :D

Abraços qualquer coisa manda um PM para eu responder o topico se tiver mais duvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- As velocidas de escrita e leitura sao mais altas sim, nao sei ao certo, mas chegam a ser 2x ou mais mais rapidos que HDD normais bons.

2- Sim e deve, para o windows carregar mais rápido.

3- Sim, mas nao pense que os jogos carregaram instantaneamente nao.

4- Raid é delimitado pela placa-mãe, logo se sua placa-mãe aceita Raid você pode sim, pode usar 2, 3, 4... nao sei o limite.

5- Pouco espaço comparado a um HDD normal e o GB/Real é muito maior, ou seja é muito mais caro.

6- Minha sugestao: Eu esperaria mais alguns anos para se pensar em adquirir SSD's sao muito caros ainda e tem muito pouco espaço, se você baixa muitos filmes, jogos, vai ficar sem espaço logo logo, mesmo que você use o SSD so para o sistema operacional, e jogos em outro HDD nada vai mudar, apenas o tempo que demorar para o windows carregar, vai ganhar o que 20 secs? Nao acho que valha a pena.

então com isso sugiro que você compre com o dinheiro que gastaria com um SSD, 2 ate 3 HDD de 7200rpm, e faça um raid0, você ganha mais perfomance, com 2 HDD nao sera igual a um SSD, mas com 3HDD pode ate passar a velocidade de um HDD.

Assim você tera mais perfomance e ao mesmo tempo mais espaço. Acredito que a particao do windows nao pode ter mais de 2 TB de espaço, acho que esse é o limite.

Sou fan dos SSD porque sao pequenos e leves, porém nao comprarei ate os preço baixarem muito, estão muito caros, estou feliz com meu raid0 de WD cavier green 1TBx2 :D

Abraços qualquer coisa manda um PM para eu responder o topico se tiver mais duvidas.

Valeu peals informações, eriquee!

Vou ver... se os moderadores não moverem o típico, postarei mais algumas coisas .

Até logo!

Moderador, por gentileza encerre o tópico.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Bom primeiramente não podemos generalizar.

Apenas RAID 0 de 4 HDs chega perto das velociades de SSDs Sata II top (285/275 Mb/s, leitura/escrita, respectivamente).

SSD Sata III tem taxas em torno de 500 Mb/s, SSD pci-e 4x, mais rápidos ainda (não sei o certo a velocidade).

Hoje se for investir em SSD, só compensa um de 60/64GB para SO e um ou outro jogo (ara agilizar o carregamento de ambos), acima dessa capacidade os precos vão para a estratosfera.

1 - Velocidade de acesso e escrita são realmente significativas?

Depende da aplicação, no geral dá uma grande acelerada nos programas/jogos que fazem grandes leituras (o loadin).

2 - Posso instalar sistema operacional neles?
Sim e é o que recomendo a se fazer.
3 - Se eu tiver o sistema num HD Sata comum e instalar games num SSD terei ganho em desempenho (ao menos no loading)?
Não haverá grandes ganhos devido ao SO ainda estar a baixas velocidades, podendo assim ainda haver alguma perda, o ideal e instalar o SO no SSD e se possível algum jogo que jogue com frequencia.
4 - Dá pra fazer raid com 2 SSDs
Sim desde, que a controladora Sata permita, mas vale lembrar que as limitações do RAID ainda permanecem.
5 - quais os "contras" ao se usar um SSD?
Dos contras o maior é a perda de desempenho por apagar erroneamente arquivos deletados (minimizado hoje através da ferramenta TRIM, presente neles e no win 7), mas que volta ao normal após uma formatação de baixo nível, e também temos o contra do preço da criança, que apesar de ter despencado, ainda está caro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!