Ir ao conteúdo

VU Meter - Não acende todos leds!

p4blu

Posts recomendados

Postado

Se não está acendendo todos os LEDs, provavelmente, a tensão do sinal não está atingindo a tensão de referência do LM3915.

Diminua o valor de R2 para que a tensão de referência diminua.

No lugar de R2, você poderia colocar um trimpot de 10K, ajustado para o máximo (10K) e ir diminuindo o valor até que todos os LEDs acendam.

Postado
Se não está acendendo todos os LEDs, provavelmente, a tensão do sinal não está atingindo a tensão de referência do LM3915.

Diminua o valor de R2 para que a tensão de referência diminua.

No lugar de R2, você poderia colocar um trimpot de 10K, ajustado para o máximo (10K) e ir diminuindo o valor até que todos os LEDs acendam.

no R2 é um potenciômetro de 10k mesmo, eu "zero" ele, dai o "sinal" fica mais forte (mais leds vão acendendo), mesmo assim os 2 últimos não acendem

• Coordenador
Postado

Colega p4blu, verifique se estes dois LEDs estão realmente bons! ou a outra possibilidade é o CI esta ruim...

Postado
Colega p4blu, verifique se estes dois LEDs estão realmente bons! ou a outra possibilidade é o CI esta ruim...

acabei de testar os 2 leds no multímetro, estão normais, já o CI é novo comprei deve fazer 1 semana e só usei ontem :S

Postado
E não estavam ligados invertidos?

nao nao eu liguei esse circuito ontem

e remontei hoje

nao da mesmo =\

E não estavam ligados invertidos?

cara, agora eu remontei e ta ligando todos! Só que surgiu outro problema, quando eu zero o potenciômetro, acende até a última, mas as primeiras ficam meio fracas :S

Postado
Qual a alimentação do LM3915. ha algum capacitor em paralelo para "ajudar" no circuito?

15 volts

sim, 10uF/25V

Postado

15V acho que é bem elevado. Eu usava um desses e alimentava com 5V, ele funcionava bem certinho. Só não acendia a ultima quando eu colocava um filtro pb, dai diminuia o sinal e nao acendia, mas quando tocava direto dava bem certinho.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...