Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com o Proteus


José Bento itj

Posts recomendados

Olá pessoal, estou estudando eletrônica e estava procurando um programa com simulador, achei o Proteus, mas o problema é que ja testei ele simulando dois esquemas de multivibradores astáveis e nenhum funcionou, um deles é estehttp://www2.eletronica.org/forum-de-discussoes/geral/32120949/308810613/astavel-com-transistor.pdf.

Gostaria de saber o problema é do Proteus , do esquema ou eu que estou fazendo alguma coisa errada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bento..

achei esses res. muito altos.. e oe cap. tambem.. faz assim..

res=1M >> res=2k2

res=4M7>>res=220k

cap=10n>>cap eletrolitico=10uF

eu testei aqui no isis e funcionou..

espero ter ajudado..

Troquei os valores e o circuito começou a ocilar, mas o led ainda não pisca, que tensão você usou em vcc?

Olá Bento..

achei esses res. muito altos.. e oe cap. tambem.. faz assim..

res=1M >> res=2k2

res=4M7>>res=220k

cap=10n>>cap eletrolitico=10uF

eu testei aqui no isis e funcionou..

espero ter ajudado..

Consegui, precisei colocar 15vcc para o led começar a piscar, será que diminuindo um pouco mais o valor dos resistores eu consigo que o led pisque em 6vcc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to usando 12vcc, tenta com cap eletrolitico de 4u7 que fica um pouco mais rápido

imagembxh.th.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Cara , só tem uma coisa diferente do meu, a bateria, a minha tem dezenho diferente, eu seleciono ela em active e depois batery, qual é o nome dessa redonda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só você digitar vsource no search q ela aparece, acho q ela ta em primitive simulators alguma coisa assim... vai estar com 1v, ai você altera pra 12v

mas eu acho q isso não influencia não, os capacitores estão corretos os + no coletor de transistor e o - na base do outro transistor, isso pode confundir..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só você digitar vsource no search q ela aparece, acho q ela ta em primitive simulators alguma coisa assim... vai estar com 1v, ai você altera pra 12v

mas eu acho q isso não influencia não, os capacitores estão corretos os + no coletor de transistor e o - na base do outro transistor, isso pode confundir..

Aqui funcionou legal , só tive que diminuir um pouco a resistencia dos quatro resistores. Aproveitando, eu dei uma estudada nesse circuito e me veio a seguinte dúvida: se o transistor tem um ganho de 100 e eu usar a mesma tensão na base e no coletor, o resistor da base tem que ser necessáriamente 100 vezes maior que o resistor do coletor , ou isso não é regra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!