Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carcaças "energizadas" em notes em aço


pvpqd

Posts recomendados

Olá,

Adquiri um Lenovo Z460 e recebi o mesmo ontem.

A carcaça do mesmo, tanto a da tampa, que não é em aço escovado como onde tem o touchpad, como na parte metalica em aço escovado interna, estão energizadas, ou seja, dando a sensação de corrente elétrica em nossas mãos aos deslisa-la sobre ele.

Não é choque, mas á a mesma sensação, creio que muitos lembram, de passar a mão na tela da televisão de tubo.

Já tive alguns notes, um inclusive, de minha esposa, em aço, da Sony, e não tinha esta sensação. O único que, as vezes, tenho esta sensação é no HP dv6750br, porém mesmo assim não é todo sempre como no Lenovo e nem com tanta intensidade.

Li diversos comentários e não consegui chegar a qualquer conclusão.

Gostaria que fosse normal, já que é sempre um transtorno devolver uma compra e esperar, mas não posso fechar meus olhos para isso caso seja um problema.

Li comentário dizendo que em notes em aço escovado é normal esta sensação, porém também vejo pessoas, muitas até, falando que em seus notes, de outras marcas, não tem esse "problema", mesmo em tomadas que não há aterramento.

Na minha residencia não há aterramento, mas nenhum outro computador faz isso, somente este novo Lenovo.

Como só existem, ou pelo menos que eu achei, dois tópicos, e mesmo assim não exclusivos, que já houve citação deste problemas, achei por bem criar um para discutirmos e chegarmos a uma conclusão, ao menos uma noção do que pode ser e o que fazer, já que muitos usuários percebem isso, e creio que não tenha como perceber, pois, pelo menos o meu, é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei meu lenovo z460 e nos primeiros dias de uso percebi tb q a carcaça estava energizada, mas só quando está ligado ao carregador. quando está só na bateria não ocorre a sensação de microchoques.

Também não tenho tomadas aterradas mas na minha opnião isso não devia acontecer de maneira alguma, pois , se está dando choque é porque está havendo " fuga de corrente" do conector do carregador para a carcaça de alguma forma (eu vi nas minhas pesquisas pelos foruns da net que parece que a fonte de alimentação dos notes ficam abertas, não é como nos desktops q existe uma caixa envolvendo-a. Acho q isso seja possível, eu trabalhei em uma empresa q fazia computadores personalizados para dentistas em q as fontes ficavam abertas dentro do gabinete, era uma gambiarra animal, dava umas intereferências eletromagnéticas no leitor de disquete e a gente tinha q ficar "remendando" o gabinete com fita isolante. Mas não tenho certeza quanto a isso, nunca abri um note, mas isso deve ocorrer por questões de economia de espaço, de verba ou algo do gênero).

O mais interessante é q eu fui na loja em q eu comprei, LOJA CEM, e o gerente disse pra eu levar note lá q o vendedor ia testar e se fosse coisa simples ele já trocava na hora daí então o vendedor percebeu o problema, pegou outro lenovo z460 novinho e testou e aconteceu o mesmo problema de carcaça energizada, então eu resolvi ficar com o meu mesmo, acho q deve acontecer com todos os z460, porém não é tão normal assim não, conversei com um primo meu q é técnico em eletrônica e está se formando em engenharia elétrica e ele disse q é um problema sim, ele disse q isso pode ser um agravante para quem usa marcapassos e coisas do gênero. E eu acho q isso deve diminuir a eficiência da recarga da bateria também, já q a corrente da fonte não está indo totalmente para a bateria e para os componentes do note. A corrente está sendo dividia entre o necessário e o desnecessário (carcaça). E mais eu contactei a assistência técnica Lenovo (muito burocrática por sinal e me deram um endereço de uma autorizada de uma cidade vizinha a da minha q não tinha telefone para eu conversar com algum técnico, eles só atendia no balcão segundo o telemarketing q me atendeu no 0800) e me disseram pra levar para eles verem lá, mas eu queria mesmo é trocar por um note novo q não ocorrece isso afinal o meu tem menos de 15 dias de uso. É complicado ter q mandar um produto novo para garantia, você saber q vão abrir e provavelmente vai rolar gambiarra. Meu amigo q tb é técnico em informática disse q se for prá garantia eles vão ficar abrindo, tentando acabar com os choques e fechando até resolverem o problema ou seja vai ser um "abre-e-fecha", fora q tem o risco de eles resolverem o problema e o note voltar com outros, rs. Também vi na net q é normal acontecer isso com notes de carcaça de aço, parece q acontece com os sony vaio tb. Pelo jeito esse negócio de aço escovado acaba sedo uma desvantagem, só é vantajoso na estética e tem outra o apoio de punho do lado esquerdo esquenta pracaramba tb. Também não curti muito o touch pad ele tem uns furinhos q seguram o deslizar dos dedos, prefiro os lisos, mas eu pretendo usar só com o mouse então de boa. Outro problema é eles não manda cd nenhum na caixa (nem do windows, nem da placa mãe, nem de restauração), no 0800 eles disseram q não manda mesmo q você tem q criar atráves do programa one key recovery inclusive uma cópia do win 7. A placa de rede tb podia chegar aos 1000mb, ela é só 10/100.

Agora eu não sei o q fazer, acho q eu vou deixar do jeito q está. se mais pra frente piorar eu levo na garantia. Apesar dos contras eu estou satisfeito com a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei meu lenovo z460 e nos primeiros dias de uso percebi tb q a carcaça estava energizada, mas só quando está ligado ao carregador. quando está só na bateria não ocorre a sensação de microchoques.

Também não tenho tomadas aterradas mas na minha opnião isso não devia acontecer de maneira alguma, pois , se está dando choque é porque está havendo " fuga de corrente" do conector do carregador para a carcaça de alguma forma (eu vi nas minhas pesquisas pelos foruns da net que parece que a fonte de alimentação dos notes ficam abertas, não é como nos desktops q existe uma caixa envolvendo-a. Acho q isso seja possível, eu trabalhei em uma empresa q fazia computadores personalizados para dentistas em q as fontes ficavam abertas dentro do gabinete, era uma gambiarra animal, dava umas intereferências eletromagnéticas no leitor de disquete e a gente tinha q ficar "remendando" o gabinete com fita isolante. Mas não tenho certeza quanto a isso, nunca abri um note, mas isso deve ocorrer por questões de economia de espaço, de verba ou algo do gênero).

O mais interessante é q eu fui na loja em q eu comprei, LOJA CEM, e o gerente disse pra eu levar note lá q o vendedor ia testar e se fosse coisa simples ele já trocava na hora daí então o vendedor percebeu o problema, pegou outro lenovo z460 novinho e testou e aconteceu o mesmo problema de carcaça energizada, então eu resolvi ficar com o meu mesmo, acho q deve acontecer com todos os z460, porém não é tão normal assim não, conversei com um primo meu q é técnico em eletrônica e está se formando em engenharia elétrica e ele disse q é um problema sim, ele disse q isso pode ser um agravante para quem usa marcapassos e coisas do gênero. E eu acho q isso deve diminuir a eficiência da recarga da bateria também, já q a corrente da fonte não está indo totalmente para a bateria e para os componentes do note. A corrente está sendo dividia entre o necessário e o desnecessário (carcaça). E mais eu contactei a assistência técnica Lenovo (muito burocrática por sinal e me deram um endereço de uma autorizada de uma cidade vizinha a da minha q não tinha telefone para eu conversar com algum técnico, eles só atendia no balcão segundo o telemarketing q me atendeu no 0800) e me disseram pra levar para eles verem lá, mas eu queria mesmo é trocar por um note novo q não ocorrece isso afinal o meu tem menos de 15 dias de uso. É complicado ter q mandar um produto novo para garantia, você saber q vão abrir e provavelmente vai rolar gambiarra. Meu amigo q tb é técnico em informática disse q se for prá garantia eles vão ficar abrindo, tentando acabar com os choques e fechando até resolverem o problema ou seja vai ser um "abre-e-fecha", fora q tem o risco de eles resolverem o problema e o note voltar com outros, rs. Também vi na net q é normal acontecer isso com notes de carcaça de aço, parece q acontece com os sony vaio tb. Pelo jeito esse negócio de aço escovado acaba sedo uma desvantagem, só é vantajoso na estética e tem outra o apoio de punho do lado esquerdo esquenta pracaramba tb. Também não curti muito o touch pad ele tem uns furinhos q seguram o deslizar dos dedos, prefiro os lisos, mas eu pretendo usar só com o mouse então de boa. Outro problema é eles não manda cd nenhum na caixa (nem do windows, nem da placa mãe, nem de restauração), no 0800 eles disseram q não manda mesmo q você tem q criar atráves do programa one key recovery inclusive uma cópia do win 7. A placa de rede tb podia chegar aos 1000mb, ela é só 10/100.

Agora eu não sei o q fazer, acho q eu vou deixar do jeito q está. se mais pra frente piorar eu levo na garantia. Apesar dos contras eu estou satisfeito com a compra.

Confesso que isso me perturba um pouco, pois não é normal, ou não deveria ser, um note passar esta sensação, porém a maioria fala que é normal.

E digo mais, se fosse o computador de minha esposa, que tem horror a choques, ela teria perdido dinheiro, pois tem medo até de escostar no meu computador.

Sinceramente? Eu acho que isso é um problema da Lenovo e por isso que surgem essas promoções imperdíveis nas lojas.

Não é possível que façam um notebook que deixa esta sensação para os usuários, sendo assim, diminui e muito o nicho de pessoas que gostaria de ter este tipo de computador, por exemplo, as que tem medo de choque, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que isso me perturba um pouco, pois não é normal, ou não deveria ser, um note passar esta sensação, porém a maioria fala que é normal.

E digo mais, se fosse o computador de minha esposa, que tem horror a choques, ela teria perdido dinheiro, pois tem medo até de escostar no meu computador.

Sinceramente? Eu acho que isso é um problema da Lenovo e por isso que surgem essas promoções imperdíveis nas lojas.

Não é possível que façam um notebook que deixa esta sensação para os usuários, sendo assim, diminui e muito o nicho de pessoas que gostaria de ter este tipo de computador, por exemplo, as que tem medo de choque, etc..

Mas eae o q você acha q podemos fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que isso me perturba um pouco, pois não é normal, ou não deveria ser, um note passar esta sensação, porém a maioria fala que é normal.

E digo mais, se fosse o computador de minha esposa, que tem horror a choques, ela teria perdido dinheiro, pois tem medo até de escostar no meu computador.

Sinceramente? Eu acho que isso é um problema da Lenovo e por isso que surgem essas promoções imperdíveis nas lojas.

Não é possível que façam um notebook que deixa esta sensação para os usuários, sendo assim, diminui e muito o nicho de pessoas que gostaria de ter este tipo de computador, por exemplo, as que tem medo de choque, etc..

olá colega eu mesmo tinha aberto um topico explicando esse fenômeno das carcaças metálicas e descobri conversando com um pessoal especializado que é absolutamente normal essa sensação e só corrigido a sensação não é de corrente em si é só uma estática eu tive a oportunidade de ver diversos notebooks de marcas diferentes inclusive o meu que também tem carcaça metalica que é um Dell vostro 3500 e também sinto a estática , tive a oportunidade de ver o notebook da sony , da HP a linha Envy, gateway e o lenovo todos eles passam estática essa sensação de corrente eletrica portanto não se preocupe que isso é normal e você não vai tomar choque com seu note beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá colega eu mesmo tinha aberto um topico explicando esse fenômeno das carcaças metálicas e descobri conversando com um pessoal especializado que é absolutamente normal essa sensação e só corrigido a sensação não é de corrente em si é só uma estática eu tive a oportunidade de ver diversos notebooks de marcas diferentes inclusive o meu que também tem carcaça metalica que é um Dell vostro 3500 e também sinto a estática , tive a oportunidade de ver o notebook da sony , da HP a linha Envy, gateway e o lenovo todos eles passam estática essa sensação de corrente eletrica portanto não se preocupe que isso é normal e você não vai tomar choque com seu note beleza

Pode até ser estática, mas eu acredito q não seja não, porque se fosse estática ia ocorrer tanto na bateria quanto no carregador e no meu caso só ocorre quando está ligado no carregador o q aponta para algum contato do conector do carregador com a carcaça do teclado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maneira mais fácil de comprovar seria colocando um multímetro com uma ponta no notebook e outra em uma parte aterrada da sua casa. O aço escovado tem uma textura diferente mesmo, mas se tem diferença quando coloca o carregador, pode estar com fuga mesmo para a carcaça do note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso deve ocorrer pela falta do fio terra.

Na falta de onde escoar a energia, você acaba servindo de fio terra quando encosta na carcaça, por isso o choquinho.

A principio isso não é danoso ao notebook.

Uma solução meia boca seria comprar um módulo isolador (sem ser estabilizador ou estabilizado, famoso MIE, pelo amor de deus) para eliminar a sensação de choque.

OBS: este equipamento não simula um fio terra, se ouvir qualquer coisa neste sentido é marketing ou lenda urbana (assim como bombrill na antena de tv e garrafa de água em cima do medidor de energia)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso deve ocorrer pela falta do fio terra.

Na falta de onde escoar a energia, você acaba servindo de fio terra quando encosta na carcaça, por isso o choquinho.

A principio isso não é danoso ao notebook.

Uma solução meia boca seria comprar um módulo isolador (sem ser estabilizador ou estabilizado, famoso MIE, pelo amor de deus) para eliminar a sensação de choque.

OBS: este equipamento não simula um fio terra, se ouvir qualquer coisa neste sentido é marketing ou lenda urbana (assim como bombrill na antena de tv e garrafa de água em cima do medidor de energia)

Provavelmente em uma tomada aterrada não existirá a sensação de choque, mas mesmo assim continurá ocorrendo fuga de corrente, só q ao invés de ela ir para carcaça e te dar um choque ela irá para o terra. Eu confesso q já estou desencanado disso, eu queria trocar por um q não ocorresse isso mas não estou nem pensando em levar o note para a garantia e trocar pelo jeito não vai resolver, pois isso deve acontecer com todos os z460, eu mesmo vi acontecendo com dois novinhos, um inclusive sendo testado na loja pelo vendedor em uma tomada não aterrada com adaptador para tirar o terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dois amigos que compraram esse note na Lojas Cem. Um deles comentou da leve sensação de choque elétrico, mas "nada que atrapalhe" ele disse.

Na minha opinião deve ser algum erro que projeto do fabricante. Por usar fonte chaveada, e essas não são isoladas da rede elétrica como as fontes lineares, que usam o transformador logo na sua entrada para abaixar a tensão da rede, pode ser que a carcaça do note seja "aterrada" no negativo da fonte, mas essa por sua vez não está aterrada, o que causa o pequeno choque.

Aos usuários, tentem fazer um teste de inverter o plugue da tomada e também ver a possibilidade de ligar o note em uma tomada com pino terra devidamente aterrado e ver se o problema continua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dois amigos que compraram esse note na Lojas Cem. Um deles comentou da leve sensação de choque elétrico, mas "nada que atrapalhe" ele disse.

Na minha opinião deve ser algum erro que projeto do fabricante. Por usar fonte chaveada, e essas não são isoladas da rede elétrica como as fontes lineares, que usam o transformador logo na sua entrada para abaixar a tensão da rede, pode ser que a carcaça do note seja "aterrada" no negativo da fonte, mas essa por sua vez não está aterrada, o que causa o pequeno choque.

Aos usuários, tentem fazer um teste de inverter o plugue da tomada e também ver a possibilidade de ligar o note em uma tomada com pino terra devidamente aterrado e ver se o problema continua.

mas é complicado um erro de projeto em todos os notebooks com carcaça metálica de todas as marcas eu acho que não por isso que eu concordo com o cara que me falou essa coisa da própria caracteristica desses notes com carcaça metálica passar essa sensação beleza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas é complicado um erro de projeto em todos os notebooks com carcaça metálica de todas as marcas eu acho que não por isso que eu concordo com o cara que me falou essa coisa da própria caracteristica desses notes com carcaça metálica passar essa sensação beleza

Não estou convencido que é normal, até porque tive um Macbook Pro, que parece ser do mesmo material, e não tive esta sensação de forma alguma.

Fazer o que?

Eu tenho quase certeza que isso é um erro de projeto, seja da Lenovo, seja de outras marcas, até porque alguns computadores notebooks com o mesmo material não fazem isso, creio ser o caso do Macbook Pro, que creio eu sei do mesmo material, "pior", é por completo e não só a base do teclado e touchpad.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu HP tem a carcaça de plástico, mas eu já levei choque quando encostei na parte do Center HingeCover (aquela parte onde ficam os alto falantes, que é de metal). Me assustei na hora (não esperava). No dia seguinte, encostei de novo e não deu a mesma sensação.

Mas no final das contas são novidades que os fabricantes vão inventando pra modernizar os equipamentos, mas que possuem essas falhas (talvez não foram testados da forma como deveriam ter sido).

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Também passei por essa experiência nada agradável!

Adquiri um Vostro 3300 e o mesmo ficava todo energizado ao ligar na tomada.

Não tive dúvida e devolvi o equipamento, pois, tive outro note e nunca apresentou esse problema. E também não sei até onde um "choque" como este constantemente pode afetar a saúde!

Quero um note para usar e não levar choque!!!!!!!!

Considero isso uma falha de todos os equipamentos q apresentam esse tipo de problema!

Sei que é um transtorno muito grande ter que devolver um equipamento assim, por isso, verifiquem bem um equipamento antes de comprá-lo!!!!!!!!!!!

Abraço a todos

o.d.o.u.g

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também passei por essa experiência nada agradável!

Adquiri um Vostro 3300 e o mesmo ficava todo energizado ao ligar na tomada.

Não tive dúvida e devolvi o equipamento, pois, tive outro note e nunca apresentou esse problema. E também não sei até onde um "choque" como este constantemente pode afetar a saúde!

Quero um note para usar e não levar choque!!!!!!!!

Considero isso uma falha de todos os equipamentos q apresentam esse tipo de problema!

Sei que é um transtorno muito grande ter que devolver um equipamento assim, por isso, verifiquem bem um equipamento antes de comprá-lo!!!!!!!!!!!

Abraço a todos

o.d.o.u.g

então amigo você todas as outras pessoas que tão falando sobre isso não podem comprar notebooks com carcaça metalica vocês só podem comprar os de plastico mesmo por que como eu já disse todos os notebooks com carcaça metalica de todas as marcas com exceção apenas do macbook apresentam essa caracteristica de energização

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro franktwe,

Acho que nem os Macbooks estão fora dessa:

. http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/31602-macbook-pro-dando-choque/

. http://macmagazine.com.br/forum/index.php?/topic/21875-macbook-pro-dando-choque/

Pelo menos esse dois usuários já tiveram problemas como este.

Bem, quanto à carcaça metálica, acho q se deve à falta de isolamento de alguma espécie.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também passei por essa experiência nada agradável!

Adquiri um Vostro 3300 e o mesmo ficava todo energizado ao ligar na tomada.

Não tive dúvida e devolvi o equipamento, pois, tive outro note e nunca apresentou esse problema. E também não sei até onde um "choque" como este constantemente pode afetar a saúde!

Quero um note para usar e não levar choque!!!!!!!!

Considero isso uma falha de todos os equipamentos q apresentam esse tipo de problema!

Sei que é um transtorno muito grande ter que devolver um equipamento assim, por isso, verifiquem bem um equipamento antes de comprá-lo!!!!!!!!!!!

Abraço a todos

o.d.o.u.g

O Vostro 3500 que foi devolvido por mim não dava choques, mas em compensação na carregava a bateria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou inverter o plug da tomada?

Pode ser uma micro corrente (µA) de fuga, o que já é perceptível ao toque.

Se você estiver suado e de pés no chão, no piso cerâmico, por exemplo, pode ser que a sensação seja pior.

Mas não há o que temer, a Tensão (V) é baixíssima (19V nos notes modernos) e, portanto, não é capaz de dar choques ou causar danos.

É quase certeza de que se utilizar a polaridade correta na tomada e aterrar, o problema deixe de existir.

Desistam da Assistência Técnica, afinal no MANUAL está escrito que o note deve ser instalado corretamente em uma tomada aterrada, do contrário nem a garantia cobre.

Só comunmique a AT se você estiver com o note instalado corretamente em uma tomada aterrada e a sensação de choque estático continuar.

-----------------

Há um outro porém.

A ionização e polarização de diversos componentes eletrônicos e mecanismos do notebook (o próprio giro do motor do DVD-ROM) podem causar eletricidade estática que, por uma questão eletromagnética, vai parar na carcaça de metal. Também é totalmente inofensiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Isso ocorre devido a um lamentável erro no projeto nas fontes de alimentação de equipamentos eletrônicos, o qual faz com que uma parte da energia elétrica que alimenta o equipamento seja desviada para a carcaça, nos casos em que não existe aterramento na tomada onde o equipamento está ligado. A resposta do colega skaterboi, portanto, está correta.

 

Este erro vem sendo perpetuado HÁ ANOS, pelos engenheiros eletrônicos que projetam as fontes de alimentação dos computadores, e é uma das tolices mais duradouras de toda história da indústria informática.

 

O erro consiste no seguinte:

  • todas as fonte de alimentação de computador possuem, em sua entrada, um conjunto de componentes conhecido como "filtro de linha" (figura 1)
  • esta filtragem de linha, em essência, se constitue em uma filtragem de ruídos e picos de tensão entre os fios fase e neutro, através do uso de indutores (L1 e L2) e capacitores (C1 e C2) de alto valor.
  • ocorre que, em algum momento da história do "design" de filtros de linha, alguém teve a infeliz ideia de adicionar uma fltragem de ruídos adicional, com capacitores de baixo valor, entre os fio neutro e terra (capacitor C4) e os fios fase e terra (capacitor C3). Pois bem: é esta filtragem adicional para o terra, a responsável pelos usuário tomarem choque ao encostar na carcaça do equipamento!

 

 

Typical-power-line-filter-500x236.jpg.a98d911d2213f884747dfc3080c1e017.jpg

 

figura 1 - filtro de linha típico de fontes de computadores (inseguro)

 

EXPLICAÇÃO

Quando o equipamento se encontra devidamente aterrado, a carcaça apresenta o mesmo potencial da terra: 0 V. Porém, quando o equipamento não está aterrado, os capacitores C3 e C4 atuam como um divisor da tensão de entrada. Se esta tensão for de 127 Volts, cerca de 63,5 Volts irão aparecer na carcaça do equipamento. Essa tensão, embora mais baixa que a da tomada, é grande o suficiente para que os usuários tomem um choque, ao encostar nas partes metálicas dos seus equipamentos.

 

Pode ocorrer também da tomada possuir um terra, porém o usuário ao utilizar um adaptador de "três pinos para dois pinos" está, sem saber, deixando seu equipamento desaterrado.

Também pode ocorrer (embora seja mais raro) de existir um mau contato entre o pino de terra do cabo do computador e o terra da tomada.

 

ERRO NO PROJETO? COMO ASSIM

Mesmo em modernos lares europeus ou americanos, onde a maioria das residências possuem tomadas com pino terra, esta estratégia de projeto dos filtros de linha é um engano lamentável: isso porque, em caso de mau contato com o pino terra da tomada, o usuário irá levar um choque, mesmo possuindo uma instalação elétrica aparentemente perfeita.

Ora, não se pode chamar de inteligente um projeto eletrônico que transforma o equipamento em uma fonte de choques elétricos, sempre que ocorre um mau contato com o terra da tomada na parede.

Aliás, dentro da filsofia de proteção contra choques elétricos, isso é uma inversão de valores. Explico: o aterramento da carcaça metálica de equipamentos foi inventado para proteger as pessoas de tomarem choques elétricos, nos casos em que fios desencapados encostassem nas partes metálicas dos equipamento. Entretanto, por obra e graça desta engenharia eletrônica ingênua, o aterramento de carcaças (que deveria nos proteger contra choques) acabou se transformando numa fonte de choques.

As chance de você tomar um choque num equipamento aterrado se tornaram milhares de vezes maior do que a de tomar um choque num equipamento não aterrado. Paradoxalmente, ter um computador "aterrado" se tornou mais perigoso do que ter um computador que não é aterrado.

 

E AGORA?

A solução mais indicada para o problema dos notebooks que dão choque é, obviamente, utilizar uma tomada com o pino de terra ligado ao fio terra da instalação. Porém, se a sua residência não possui fiação de terra (situação esta que constitui a realidade na maioria dos lares brasileiros), uma forma alternativa de aterrar os equipamentos é ligar o pino terra da tomada de três pinos ao neutro do quadro de luz da sua residência (o fio neutro é aterrado no poste que alimenta a sua residência, portanto o potencial do mesmo é praticamente o mesmo do terra).

Este aterramento improvisado (que é melhor que aterramento nenhum) era muito usado no passado, na época da tomada de três pinos com padrão americano. Àquela época, praticamente nenhum lar brasileiro possuía instalação de terra (na verdade, isso não mudou muito) e, não fosse esse procedimento, praticamente todos o usuários de computadores daquela época seriam vítimas de choque elétrico, quando do uso do equipamento.

 

E NO FUTURO?

Num mundo em que as pessoas somente copiam as coisas umas das outras, sem nada questionar ou modificar para melhor, é provável que tenhamos ainda este projeto equivocado por longos anos.

 

Porém, a solução definitiva para o problema, seria a indústria eletrônica eliminar esta filtragem adicional nos seus projetos de filtro de linha (a qual faz muito pouca falta, em razão do baixo valor dos capacitores usados), e passarem a utilizar uma filtragem mais conservadora e menos perigosa para o usuário, conforme abaixo:

 

modified-power-line-filter-500x236.jpg.e3220779bf7e71ebc0054d3544cda3cc.jpg

 

figura 2 - filtro de linha básico (seguro)

 

A propósito: este esquema de filtro de linha, sem filtragem para o terra, já foi utilizado pela indústria em épocas passada, em fontes de alimentação de netbooks/notebooks projetadas para uso com tomadas de dois pinos (o meu netbook, por exemplo, utiliza uma fonte deste tipo).

Um retorno a este tipo de implementação traria benefícios não somente aos usuários, mas também à própria indústria de informática que, no momento, está com a sua imagem arranhada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!