Ir ao conteúdo

20n60c3 MOSFET

Luiz Loureiro

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Minha fonte ZALMAN queimou, com isto o meu irmão que é do ramo, encontrou alguns componentes que queimaram, e um deles é o MOSFET

20n60c3.

Sendo que não estou achando ele...

Sera que alguem pode me ajudar me dizendo aonde eu posso achar 2 deles,

ou equivalente ?

Obrigado e conto com a ajuda de vocês...

Postado

Felipe...desculpe mas eu errei em colocar o modelo, o certo é 20N60C3

Nao tem nenhuma outra descricao no corpo do componente, a não ser 20N60C3.

A fonte é uma ZALMAN de 460 W reais

Por favor, ajudem a achar 2 mofest deste.

Obrigado

• Coordenador
Postado

Luiz Loureiro, não é por nada não!, o defeito desta fonte não estará só neste mosfet!, se ele já está difícil de encontrar, imagine encontrar o CI que faz o controle PWM dele!!!..., ou você acha que ele queimou de bobeira?!?!, ele queimou por uma queda de raio, ou o CI deu problemas!..., não tem outros motivos!...

Postado

Agradeco tambem a sua ajuda Bcpetronzio.

Sendo que dentre os outros componentes que queimaram ( resistor, um tipo de bobina que sinceramente nao sei o nome, mas ele sabe ), o que esta faltando para nos e justamente 2 unidades deste mosfet.

Felipe, pelo modelo da fonte que passei, da para voce saber qual é o mosfet certo ?

Felipe e Bcpetronzio, se puderem me ajudar, por favor nao meçam esforços para isto.

Obrigado.

Luiz

Postado

Bom dia, para complementar a informacao do MOSFET,,,

Consegui emprestada uma boa LUPA.kkkk

O que tem escrito no mosfet é:

20N60C3 ( parte de cima )

GAL 726 ( Em vertical na parte direita )

B11 ( Este foi o pior de ler, mesmo com a lupa, pois fica no centro dentro de um circulo )

E me parece uma logomarca no lado esquerdo como se fosse uma letra D ao contrario com um traco em diagonal acompanhando a parte reta desta letra D ao contrario.

É isso, espero que melhore ainda mais as minhas chances.

Postado
No link desta foto, o D invertido esta parecendo com o que eu vi...

http://www.ixbt.com/video2/images/g73-1/infineon25-mem.jpg

Amanha eu vou tentar tirar uma foto do meu 20N60C3 para postar aqui.

Sera que sabendo que o MOSFET e da Infineon, ja ajudara ?

claro que ajuda

se for esse o simbolo e mesmo um dos que indiquei antes

SPA20N60C3 ,SPB20N60C3, SPI20N60C3 ou SPP20N60C3 e so diferem na package

pode ver o datasheet aqui

http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/S/P/A/2/SPA20N60C3.shtml

Postado

baixe o datasheet

olhe para o tipo de package ( formato do transistor ) e compare com o do datasheet

deve ser o SPP20N60C3 que usa o formato TO-220

mas tem de confirmar

Postado

Pessoal, ta feio a coisa para mim...

Hoje eu liguei para varias lojas aqui no rio, nas ruas mem de sa e republica do libano, que sao ruas famosas, aonde se acham varios componentes...Nenhuma delas tem.

Teve uma, que o atendente me ofereceu o P20N60 20A 600V Canal N, mas o meu irmão me disse que o mesmo nao serve, devido a fonte ser de 45 A.

então gostaria, de pedir a vocês, se conhecem aonde posso comprar 2 SPP20N60C3.

Obrigado

Postado

é complicado achar ele mesmo. o motivo é porque ele tem um diodo zener e não diodo comum

tem o STW45NM60 ele é de 45a e o encapsulamento é igual ao da sua imagem.

http://www.st.com/stonline/books/pdf/docs/8293.pdf

se não encontrar acho que a alternativa seria voce pegar um mosfet com caracteristicas iguais sem zener e soldar um zener por fora no seus devidos terminais(ja vi isso em algumas fontes genericas...)

aguarde outras dicas

Postado

Obrigado felipe...

Fico no aguardo de outras dicas...

Mas sinceramente, fiquei frustado por nao ter aqui no rj o mosfet...

Vou tentar este STW45NM60 para ver se acho ele.

Obrigado e vou tentar ligar para outros estados ! você tem alguma dica de algum lugar para mim procurar ? Mesmo quando você me afirma que ele e difícil de ser achado.

• Coordenador
Postado

Luiz Loureiro, é chato a gente falar isso!..., mas se você não encontrar este Fet na FARNEL, eu sugiro comprar outra fonte e parar de perder tempo com esta queimada!...

Boa sorte ai!...

Postado
Pessoal, ta feio a coisa para mim...

Hoje eu liguei para varias lojas aqui no rio, nas ruas mem de sa e republica do libano, que sao ruas famosas, aonde se acham varios componentes...Nenhuma delas tem.

Teve uma, que o atendente me ofereceu o P20N60 20A 600V Canal N, mas o meu irmão me disse que o mesmo nao serve, devido a fonte ser de 45 A.

então gostaria, de pedir a vocês, se conhecem aonde posso comprar 2 SPP20N60C3.

Obrigado

que confusao estamos a ter

esse transistor que lhe ofereceram e o que precisa

esta a fazet confusao entre a corrente que a fonte pode fornacer nas saidas de baixa tensão com a corrente comutada em alta tensão

se olhar para as caracteristicas do que tem , o SPP20N60C3, sao as mesmas do que lhe indicaram "P20N60 20A 600V Canal N"

se olhar para o datasheet as caracteristicas sao exactamente essas e esse e o transistor que precisa , isto se o problema for apenas esse

veja imagem abaixo tirada do datasheet

como pode ver a corrente do SPP20N60C3 e 20,7A e nao 45A, certo ?

,

Postado

Foi isso que eu achei entranho! mas acabei indo de 45a porque segundo o "ele" tinha que ser de 45a mas esse 20N60C3 é de 20a mesmo.

tem tantos mosfet com nome 20N60C3 que mau consigo reconhecer qual datashet certo!

se for o mesmo indicado no datashet teriamos o problema resolvido...

Edit:

Agora que vi direito uma coisa!!!

Na imagem do trasistor tem 20N60 colocao o 'p' e fica P20N60!...que confusão :muro:

kkkkk

Postado

O P refere o tipo de pacjate do transistor , e como tal a resistencia termica e diferente dai ter indicado que usasse o SPP20N60C3

se vir a figura anterior vai ver as diferenças fisicas

SPP20N60C3

SPI20N60C3

SPA20N60C3

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!