Ir ao conteúdo

Sony Vaio Y 11.6" AMD Fusion ou Macbook Air 11.6"?

Falko83

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou em dúvida entre estes notebooks.

Sony Vaio Y 11.6"

Macbook Air 11.6"

Preciso de uma máquina para uso em sala de aula, com autonomia de bateria de no mínimo 5 horas, com no máximo 11.6".

Fazendo uma pesquisa, achava que o Macbook Air era a melhor opção. O único com Windows que eu consideraria era o Acer 1410 (minha namorada tem um com o Celeron 723), mas achava o processador dele fraco pra durar mais 3 anos.

Hoje vi essa nova série Y da Sony, que trabalha com o AMD E-350.

Pelo CPU benchmark, vi que o processador do Macbook ainda é bastante superior ao da Sony, mas este já é BEM melhor que o Celeron 723.

Não tenho problemas em pagar o valor do Macbook, mas certamente gostaria de fazer a melhor escolha possível.

Gostaria de saber o que vocês pensam sobre as duas máquinas.

Um abraço.

Postado

Não dá pra comparar, plataformas de programas diferentes.

Mac > Mac OS.

PC > Windows/Linux.

Também nem preciso dizer que não tem sentido comprar Mac pra usar Windows via bootcamp na maior parte do tempo.

Postado

Anderson22, eu sei que são plataformas diferentes.

Não teria problema algum em ir para o Mac, até porque existe um Office para Mac. Em relação aos demais programas, um Mac faz as mesmas coisas que o Windows...

O ponto é: tendo em vista a minha necessidade, qual o paralelo que poderia ser feito entre as duas máquinas? (o fato de ter SO diferentes é somente um desses fatores)

Postado

Amigo, uma comparação entre os dois vai ser muito complicada.

Você vai usar em sala de aula, então acredito que o melhor para você é a praticidade, a autonomia e a compatibilidade. Ambos são leves, tem tela razoável (ao menos a primeira vista) e autonomia da comparável.

Uma coisa que vejo no Mac é que a saida de video dele é displayport, e você precisaria comprar um adaptador para usar com projetor ou coisa parecida em uma aula, o Vaio tem VGA e hdmi. Também tem leitor para cartão (o Vaio) e 1 porta USB a mais. É pouca coisa, mas já é ponto pro Vaio.

O Mac é melhor em performance e com certeza vai ser muito bem montado. Mas ele está 1200 reais acima do produto da Sony (isso se não contarmos os ~40 reais de descontos por ae ou o mousezinho de brinde). Comparar produtos assim é impossível.

Na verdade eu esperava que o E-350 viesse um tanto mais barato para o Brasil. O Macbook air fica lá pelas 1.600,00 doletas, enquanto o da Sony custa 500 washingtonzinhos. Enquanto o mac fica ~90% acima no Brasil (praticamente a conversão do dólar para real) o da Sony está ~250% acima (depois da conversão de moeda colocaram um sobrepreço grande).

Se você não faz questão do valor, de comprar adaptador se necessário e de outros detalhes como, vai de Mac. Especialmente levando em conta que, com o sobrepreço, o custo/benefício do Vaio cai por terra (não vi no sony corporativo, parece que fica mais barato e pode valer a pena).

Postado

Somente corrigindo: essa versão base do Macbook Air sai por 1.000 dólares (antes dos impostos) lá, enquanto aqui, se convertido, fica por cerca de U$1.750.

Ou seja: o Air aqui custa aproximadamente 75% a mais que lá, o que é 'justo', levando-se em conta a carga tributária e o ágio que as outras marcas impõem aqui.

O display port não é problema, visto que a 'aula' é curso preparatório para concursos. Ou seja: sem apresentações ou necessidade de uso da saída de vídeo.

O ponto fundamental que considero é realmente o Hardware e o custo/benefício do mesmo, tendo em vista que esse bichinho vai ter que pássar uns 3 aninhos na minha mão... Nesse sentido, o Air sai de fábrica mais parrudo, mas não me dá nenhuma opção de upgrade futuro. Já o Sony tem processador mais modesto, mas posso fazer upgrades futuros.

Pelo que vi lá fora, esse Y ainda não está no mercado, mas o preço estimado dele é o mesmo do air (1.000 dólares, porém na versão com um i3 e 4GB Ram). Não achei absolutamente nada sobre essa versão com o AMD.

p.s.: é possível no futuro colocar um SSD nesse Sony?????

Postado
Somente corrigindo: essa versão base do Macbook Air sai por 1.000 dólares (antes dos impostos) lá, enquanto aqui, se convertido, fica por cerca de U$1.750.

Ou seja: o Air aqui custa aproximadamente 75% a mais que lá, o que é 'justo', levando-se em conta a carga tributária e o ágio que as outras marcas impõem aqui.

O display port não é problema, visto que a 'aula' é curso preparatório para concursos. Ou seja: sem apresentações ou necessidade de uso da saída de vídeo.

O ponto fundamental que considero é realmente o Hardware e o custo/benefício do mesmo, tendo em vista que esse bichinho vai ter que pássar uns 3 aninhos na minha mão... Nesse sentido, o Air sai de fábrica mais parrudo, mas não me dá nenhuma opção de upgrade futuro. Já o Sony tem processador mais modesto, mas posso fazer upgrades futuros.

Pelo que vi lá fora, esse Y ainda não está no mercado, mas o preço estimado dele é o mesmo do air (1.000 dólares, porém na versão com um i3 e 4GB Ram). Não achei absolutamente nada sobre essa versão com o AMD.

p.s.: é possível no futuro colocar um SSD nesse Sony?????

Certíssimo, eu só pus na busca da amazon e nem vi que era de um modelo mais parrudo.

E eu deveria inclusive corrigir o preço do note da Sony, o preço dele é $599.

Tá aqui a notícia de fora: http://www.fudzilla.com/notebooks/item/21774-amd-fusion-sony-vaio-yb-goes-on-sale

No Brasil parece ter uma diferença ou outra, como 2gb de memória ao invés de 4gb, mas essa é a notícia sobre os Vaio Fusion gringos que encontrei.

E, sim, eu não tinha feito um cálculo com as cotações de moeda e tal, serve mais para ter uma noção de como, querendo ou não o valor do note da sony está acima do que seria o ideal.

E eu não tinha levado em conta que você tinha o interesse de fazer upgrade depois (se você comentou isso, desculpa, passou batido, pouca gente faz upgrade em laptop), nesse caso seria outro ponto para o da Sony. Mas o upgrade de memória e de HD só pode te levar até um certo ponto, depois disso só outro novo.

Olha, o E-350 será suficiente para as suas necessidades, mas se fosse eu, esperaria um tempo para que saiam mais lançamentos do Fusion mais em conta.

Postado

Pesquisando pouco mais a fundo, descobri que esse 'combo' da AMD é o Zacate.

Como existem já notebooks com esse combo lançados lá fora (HP Pavillion dm1z), fui atrás de reviews desse carinha.

Segue abaixo link para comparativo de benchmarks com o HP dm1z (que é praticament eidêntico a esse Sony Série Y), ao Sony Série Y (Ali não especifica se é a versão de 11 ou 13 polegadas, nem se é o AMD ou o i3), o Acer 1410 com o SU2300 e o Macbook Air 11.6".

http://www.laptopmag.com/review/laptops/hp-pavilion-dm1.aspx?mode=benchmarks&cids=1983,2392,2334,2098,pa

A conclusão dos benchs é: o Macbook Air é bastante superior em tudo. Creio que isso se deve principalmente ao SSD, pois o processador dele não é tão mais forte assim que os outros.

Highlights:

PCMark Vantage (qto mais pts, melhor)

dm1z: 2.198

Acer 1410: 2.475

Mcbook Air: 4.553

Duração de Bateria (navegação com wi-fi):

dm1z: 6:37

Acer 1410: 6:33

Macbook Air: 5:13

3DMark 06

dm1z: 2.217

Acer 1410: 595

Macbook Air: 4.290

O MacBook Air é o que mais esquenta entre todas as opções, mas indiscutivelmente é o melhor disparado em todas as categorias. Certamente isso se deve também ao SSD. Pelo que pude ver, um SSD 64GB custa hoje cerca de R$600,00. Isso traria o preço do Vaio para cerca de 2.400, o que o aproxima bastante do MacBook.

Isso deixa uma pedra no caminho: a impossibilidade de upgrade de memória RAM no Air, enquanto no Sony posso fazer o up posterior, subindo para 4GB. O custo disso? No Air, R$350,00 hoje, saindo de fábrica. No Sony, creio que ele deve vir com dois pentes de 1GB, consequentemente para atingir 4GB precisaria de dois pentes de 2Gb 'zero bala', o que custaria R$200,00.

Ainda, para tarefas básicas, precisarei destes 2GB extra num futuro não tão distante assim???

Maldita Apple... hehehehe. E agora, José???

Postado

velho acho que eu iria de mac pois sony na minha opiniao eles cobra 90% pelo nome da empresa e o mac pode ser caro mais a qualidade dele é sem comparaçao mesmo

Postado

sirroman,

No caso do Air eu não faria upgrades. No máximo um HD externo, para ter pouco mais de memória (mas nem isso acho que faria, visto que é pra ser um note secundário).

No Vaio, muito me chamaria a atenção a performance de um SSD....

A questão é: e os 4GB de Ram? Compensam? Ou para uso básico não faz diferença?

• Membro VIP
Postado
velho acho que eu iria de mac pois sony na minha opiniao eles cobra 90% pelo nome da empresa e o mac pode ser caro mais a qualidade dele é sem comparaçao mesmo

Rapaz, ai que tu cai do cavalo, pois a "maça" também é 90% de nome o preço, ficando pau a pau com a sony no quesito de inflação de preço pelo nome da marca (no caso a aple pode até ser maior um pouco.

Cara um agilit 2 de 60 GB da OCZ não ta tão caro assim (saindo em torno de 450,00~500,00 "dilmas" com 270Mbs de taxa de gravação).

Postado

doidãofox,

Aí eu discordo de ti.

A Apple, nos EUA, tem preço premium. No Brasil, quando comparados os ágios colocados em cima do produto em relação a outras marcas, tendo como referência o preço dos EUA, é uma das mais justas.

Dificilmente um produto da Apple custa aqui mais do que 100% do que nos EUA. Já em relação à Sony/Dell/HP, aqui as diferenças chegam, em alguns produtos, a absurdos 300%. Existe inclusive uma matéria do segundo semestre doa no passado no Gizmodo falando exatamente sobre isso, e mostrando que a Apple não custa tão caro assim aqui no Brasil.

Fora isso, pelo que leio nos sites lá fora, que calculam as margens aproximadas das companhias, a Apple tem margem próxima de 20% em todos os produtos. Pode ser um pouco a mais que a concorrência? Claro. Mas não é tanto assim não...

p.s.: assim parece que sou 'macboy', mas longe disso, tanto que se o fosse, nem cogitaria o Sony.

Postado

A bateria de um mac só chega a 12h com o display desligado, tocando música, mas se for para esse propósito é melhor comprar um mp3. A duração de um macbook PRO de 13" com Wifi ligado, msn, ouvindo música, fica na faixa de umas 6 horas, um pouco mais ou menos.

Quanto a qualidade, a Sony fica pau a pau com a Apple sim, aliás, numa pesquisa da SquareTrade (empresa que se não me engano vende seguros para notebooks) a sony se deu melhor:

37053-03.jpg

Na minha opinião, o ponto mais fraco desse MB Air é a impossibilidade de upgrades. O SSD na realidade é uma flash memory soldada na placa mãe, assim como memória RAM e isso reflete também se der problema fora da garantia.

Se você não precisar do Windows, sendo que tudo que você tenha necessidade possa ser achado no Mac OS X, acho que até vale a pena ir de Mac, mas pense se 60GB de SSD são suficientes pra você, pois depois não tem volta. Também pense nos 4GB de RAM, se serão suficientes depois. Se não forem, vai de Sony e mais pra frente bota um SSD quando os preços abaixarem.

Postado
sirroman,

No caso do Air eu não faria upgrades. No máximo um HD externo, para ter pouco mais de memória (mas nem isso acho que faria, visto que é pra ser um note secundário).

No Vaio, muito me chamaria a atenção a performance de um SSD....

A questão é: e os 4GB de Ram? Compensam? Ou para uso básico não faz diferença?

Pra uso básico, atualmente não faz diferença.

4GB de ram é pra quem precisa de uma performance melhor em determinados programas e em jogos. Se tu só vai usar Office e internet, dificilmente vai fazer diferença ter 4gb de ram.

Postado
Pesquisando pouco mais a fundo, descobri que esse 'combo' da AMD é o Zacate.

Como existem já notebooks com esse combo lançados lá fora (HP Pavillion dm1z), fui atrás de reviews desse carinha.

Segue abaixo link para comparativo de benchmarks com o HP dm1z (que é praticament eidêntico a esse Sony Série Y), ao Sony Série Y (Ali não especifica se é a versão de 11 ou 13 polegadas, nem se é o AMD ou o i3), o Acer 1410 com o SU2300 e o Macbook Air 11.6".

http://www.laptopmag.com/review/laptops/hp-pavilion-dm1.aspx?mode=benchmarks&cids=1983,2392,2334,2098,pa

A conclusão dos benchs é: o Macbook Air é bastante superior em tudo. Creio que isso se deve principalmente ao SSD, pois o processador dele não é tão mais forte assim que os outros.

Highlights:

PCMark Vantage (qto mais pts, melhor)

dm1z: 2.198

Acer 1410: 2.475

Mcbook Air: 4.553

Duração de Bateria (navegação com wi-fi):

dm1z: 6:37

Acer 1410: 6:33

Macbook Air: 5:13

3DMark 06

dm1z: 2.217

Acer 1410: 595

Macbook Air: 4.290

O MacBook Air é o que mais esquenta entre todas as opções, mas indiscutivelmente é o melhor disparado em todas as categorias. Certamente isso se deve também ao SSD. Pelo que pude ver, um SSD 64GB custa hoje cerca de R$600,00. Isso traria o preço do Vaio para cerca de 2.400, o que o aproxima bastante do MacBook.

Isso deixa uma pedra no caminho: a impossibilidade de upgrade de memória RAM no Air, enquanto no Sony posso fazer o up posterior, subindo para 4GB. O custo disso? No Air, R$350,00 hoje, saindo de fábrica. No Sony, creio que ele deve vir com dois pentes de 1GB, consequentemente para atingir 4GB precisaria de dois pentes de 2Gb 'zero bala', o que custaria R$200,00.

Ainda, para tarefas básicas, precisarei destes 2GB extra num futuro não tão distante assim???

Maldita Apple... hehehehe. E agora, José???

2GB é o mínimo para usar Win7 de forma decente. E mesmo que não seja necessário mais que isso para uso leve, tem o porém do video do E-350 dividir a memória com o CPU (se bem que o gf320m também compartilha memória), então acho que você vai sim sentir uma melhora na performance. 3GB dá demais acho (se vier com 2 pentes de 1GB, só troca um deles, se quiser, depois troca o outro).

Tipo, no preço que está (que por sinal é de lançamento), se você for levar em conta o upgrade de memória e de SSD, o custo/benefício do Vaio cai de novo. Como o Vaio está o mac tá até bacana.

E eu não posso comentar sobre SSD porque nunca tive o prazer de usar um (só agora os preços baixaram), no máximo eu tô aqui com um RAID 0 :) (que não é a mesma coisa). Mas tem uns colegas no tópico de sugestão de compra de produtos (no subfórum de sugestão de compra de computador para jogos) que jura de pés juntos que um SSD mudou a vida deles

Postado

Eu iria de sony Vaio. Não gosto muito do OS da apple, mas isso é gosto meu. Também acho o vaio com mais conexões o que traz mais facilidade de uso.

E uma dica, de preço promocional, caso ajude na decisão. Tem esse sony vaio + um mouse sony por R$1606 no site da sony corporativo (www.sonystyle.com.br/corporativo/) é só por no campo código promocional Microsoft e depois o cpf.

Boa sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...