Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatar Hd Com Xp


wmcastro

Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

Estou com uma dúvida bem básica mas pesquisei pelo fórum e não encontrei resposta.

Estou tentando formatar meu HD 40 GB NFTS, mas não consigo porque o mesmo está sendo utilizado pelo Windows XP e logicamente o XP não vai formatar o disco no qual está instalado.

Estou usando o XP a pouco tempo e não encontrei aquela opção de reinicar só o prompt do MS-DOS.

O que fazer então para formatar esse HD? Até tenho outro HD de 2 GB sem SO instalado, que uso somente pra armazentar backups, caso possa ajudar em algo.

Agradeço qualquer ajuda...

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve primeiramente entrar no Setup da Bios da sua máquina.

Logo quando você ligar o PC e aparecer o tipo de processador, o teste de memória, etc tecle DEL (geralmente é essa tecla, mas pode variar de Bios para Bios).

Após entrar no Setup, procure no mesmo as opções de boot e, quando encontrar, na opção de escolher o primeiro dispositivo a ser iniciado (tem o nome de 1st boot mas varia de Bios para Bios), escolha seu drive de CD-ROM, caso você possua em mãos o CD do Windows XP ou então coloque a opção de iniciar pelo drive de disquete, caso possua algum disco de boot das versões anteriores do windows (w98/ME).

Feito o procedimento, sai do Setup e salve as alterações efetuadas.

Após isso, você tem 2 passos a seguir:

1º: Usando o CD do Windows XP

Insira o CD do Windows XP no drive e reinicie a máquina. Quando aparecer a mensagem "Pressione qualquer tecla para continuar" na tela, tecle enter ou outra tecla qualquer. Daí, depois que tiver terminado de carregar os dispositivos todos, siga as informações contidas na tela. Lá para frente, vai existir uma opção para formatar seu HD. Execute-a. Após o término da mesma, o Windows será automaticamente instalado no seu HD recém formatado ^_^

2º: Usando o Disco de Boot do W98/ME

Insira o disco no drive de disquete e reinicie a máquina. Depois escolha a opção que mais convém a você (caso você possua algum sistema operacional, seja o W98/ME em CD, use a opção que contenha suporte a CD-ROM). Depois de ter terminado de carregar tudo e aparecer o prompt de comando (A:\), digite format c: /q. Fazendo isso, você formatará seu HD usando a formatação rápida (apenas "apaga" o conteúdo do disco). Terminado o processo, acesse através do prompt a letra do drive onde se encontra o CD-ROM e, depois, digite o comando correspondente para iniciar a instalação do OS.

Espero ter ajudado ^_^

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, no 1º ítem acima, utilize da formatação rápida, ou em NTFS ou em FAT, para que a mesma não demore muito.

Como seu HD já foi anteriormente formatado, não é necessário fazer todo aquele processo que ocorre na primeira formatação de um disco zerado (e que, dependendo do tamanho, demora muiiiiiiito... Veja meu caso, tenho um HD de 120GB. Daí você percebe do que realmente estou falando...). Por isso é recomendável fazer uso da formatação rápida que apenas "apaga" os arquivos contidos no HD e que, por isso, é bem mais rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

por favor como faço para criar um disket de boot?

Você deve primeiramente entrar no Setup da Bios da sua máquina.

Logo quando você ligar o PC e aparecer o tipo de processador, o teste de memória, etc tecle DEL (geralmente é essa tecla, mas pode variar de Bios para Bios).

Após entrar no Setup, procure no mesmo as opções de boot e, quando encontrar, na opção de escolher o primeiro dispositivo a ser iniciado (tem o nome de 1st boot mas varia de Bios para Bios), escolha seu drive de CD-ROM, caso você possua em mãos o CD do Windows XP ou então coloque a opção de iniciar pelo drive de disquete, caso possua algum disco de boot das versões anteriores do windows (w98/ME).

Feito o procedimento, sai do Setup e salve as alterações efetuadas.

Após isso, você tem 2 passos a seguir:

1º: Usando o CD do Windows XP

Insira o CD do Windows XP no drive e reinicie a máquina. Quando aparecer a mensagem "Pressione qualquer tecla para continuar" na tela, tecle enter ou outra tecla qualquer. Daí, depois que tiver terminado de carregar os dispositivos todos, siga as informações contidas na tela. Lá para frente, vai existir uma opção para formatar seu HD. Execute-a. Após o término da mesma, o Windows será automaticamente instalado no seu HD recém formatado ^_^

2º: Usando o Disco de Boot do W98/ME

Insira o disco no drive de disquete e reinicie a máquina. Depois escolha a opção que mais convém a você (caso você possua algum sistema operacional, seja o W98/ME em CD, use a opção que contenha suporte a CD-ROM). Depois de ter terminado de carregar tudo e aparecer o prompt de comando (A:\), digite format c: /q. Fazendo isso, você formatará seu HD usando a formatação rápida (apenas "apaga" o conteúdo do disco). Terminado o processo, acesse através do prompt a letra do drive onde se encontra o CD-ROM e, depois, digite o comando correspondente para iniciar a instalação do OS.

Espero ter ajudado ^_^

falou :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara com o xp o disquete de boot ficou complicado. Se antes com o 98 tinhamos 1 disquete magico que fazia muita coisa no xp são 6 ao que parece. Eu pessoalmente nunca precisei usar os disquetes no xp, me viro so com o cd. Abaixo vai o link aqui do clube

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/742

No site da microsoft tem a opção de fazer o download. Mas sinceramente desde que o xp saiu nunca vi ninguem usar o disquete. Quanto ao erro na formatação esta meio estranho. Verifique se o cd esta beleza (sem arranhoes), não sera algum problema no Hd? Tente usar o scandisk.

Tente excluir as partiçoes e criar novamente (mas não se esqueça que voce perdera os dados faça copias de segurança).

Caso nao resolva digite erros formatar xp no google tem varias dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!