Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over em Asus M4N68T-M LE + AthlonII X4 640


mafinotti

Posts recomendados

Boooooooa tarde a todos.

Ja fiz alguns overs, mas acabo de pegar esse computador descrito acima(Over MB Asus M4N68T-M LE + AthlonII X4 640 + 4 GB DDR3 9-9-9-24 + GTS 250) e gostaria de ver até onde consigo chegar.

Cooler do processador é o bufallo, e mantem legal a temperatura do processador (em full n passa dos 41º).

Ja tentei subir o processador de 200 mhz para 220 mhz, mas ta dando erro na hora de iniciar quase sempre.. quando ele liga, vi que ele aumentou automaticamente o barramento da memória, do HT e da NB, proporcionalmente ao aumento do core do processador(10%) e acredito que isso que está fazendo o comp travar...

Algumas imagens pra ajudar:

TEMPERATURAS:

sensores.jpg

placa-mãe:

61627042.jpg

SB:

southbridgen.jpg

NB:

northbridge.jpg

Foto da BIOS:

sam1603l.jpg

Opções:

CPU Overclock: de 200 até 300 mhz, de 1 em 1 mhz

PCIE Over: de 100 a 150 mhz de 1 em 1 mhz

GPU Over de 300 a 1000 mhz de 1 em 1 mhz

Processor frequency Multiplier: de 4x a 15x (meu processador usa 15x em default)

Cpu/NB Frequency: de 4x a 10x (default é 10x)

HT Over voltage: de 1.20 até 1.38 (padrão é de 1.20) incrementos de 0.01

CPU Over voltage: 1.40 é o padrão do meu processador. incrementos de 0.00625

VDDDNB Over voltage: Incrementos de 0.00625

Loadline: de 0 a 100% incrementos de 2,5%

Chipset overvoltage: de 1.20 até 1.60, incrementos de 0.01

Temperatura e voltagens do processador, placa-mãe, gpu e HD em full load a 40 minutos:

stabilitytest2j.png

ja tentei aumentar a tensão do processador, da NB, do HT e nada feito.... nao consigo algo estável.... ele até liga a primeira vez, mas quando vai reiniciar ele trava. Aí depois tem q voltar tudo pro default.

Alguem pode me ajudar???

Valeu, galera!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ribeiro! Tentei com 400mhz de barramento da memoria e mesmo assim os travamentos continuam...

----------------------------------------------------

Eu achei q essa placa fosse fraquinha pra over, mas vi o over do ribeirocross no ranking FCH e ele conseguiu chegar a 42% com um sempron!!!! Logico que as memórias dele são muito superiores que as minhas, mas mesmo assim acho esquisito eu nao conseguir chegar a 10% aqui... ele seria de grande ajuda, mas nao achei-o na lista de usuários pra mandar uma MP.

-----------------------------------------------------

Fiz dois testes agora.

Primeiro:

CPU Frequency: 220MHZ

CPU Overvoltage: Auto

Memory clock: 400 mhz

O resto ta tudo em auto.

Resultado: O Pc nao deu boot.

Imagem:

sam1614t.jpg

Segundo:

CPU Frequency: 220MHZ

CPU Overvoltage: 1.45

Memory clock: 400 mhz

O resto ta tudo em auto.

Resultado: O computador reiniciou normalmente a primeira vez e entrou no windows, mas quando mandei reiniciar a segunda vez ele nao deu boot.

Imagem:

sam1616.jpg

O que será que devo fazer para conseguir ficar estável nos 220mhz??

Muito Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi

Faça assim:

CPU Frequency deixe em 210

Em PCIE Overcloking coloque em 110MHz

Abaixe o multiplicador CPU/NB de 10x para 8x em: CPU/NB Frequency

Aumente a tensão para o HT em: HT Over Voltage (somente teste)

Suba também a tensão VDDNB em : VDDNB Over Voltage. (somente teste)

Desça até DRAM Timing Mode e fixe os valores na sequência 9-9-9.

Desça a barra do MENU e vá até Chipset voltage e fixe em 1.4V

Faça essa configuração e teste.

Depois do teste, volte no bios e coloque CPU Frequency em 220 e teste novamente.

Poste o resultado de como estão às configurações usando o CPU-Z

Dificilmente você vai conseguir 40% de over para uso diário e mesmo que for para teste ou somente overclock não é fácil atingir 40% de over com essa placa mãe. Para atingir esse percentual, você deve ter um HD que tolere alta frequência no barramento e placa de vídeo idem.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi

Faça assim:

CPU Frequency deixe em 210

Em PCIE Overcloking coloque em 110MHz

Abaixe o multiplicador CPU/NB de 10x para 8x em: CPU/NB Frequency

Aumente a tensão para o HT em: HT Over Voltage (somente teste)

Suba também a tensão VDDNB em : VDDNB Over Voltage. (somente teste)

Desça até DRAM Timing Mode e fixe os valores na sequência 9-9-9.

Desça a barra do MENU e vá até Chipset voltage e fixe em 1.4V

Faça essa configuração e teste.

Depois do teste, volte no bios e coloque CPU Frequency em 220 e teste novamente.

Poste o resultado de como estão às configurações usando o CPU-Z

Dificilmente você vai conseguir 40% de over para uso diário e mesmo que for para teste ou somente overclock não é fácil atingir 40% de over com essa placa mãe. Para atingir esse percentual, você deve ter um HD que tolere alta frequência no barramento e placa de vídeo idem.

Boa sorte

Obrigado pelas dicas, mas tenho uma duvida antes de fazer essa config.

O Chipset voltage padrão não é de 1.2?? 1.4 nao seria muito??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, mas tem que cuidar da refrigeração. Cuidar não em especial, mas cuidar com atenção.

Os chips NB e SB dessa placa mãe esquentam muito naturalmente e deve ter cuidado maior.

Na minha placa, mesma da sua, eu usei 1.5v para o overclock.

Boa sorte

Pronto, fiz o over que tu falou, me desculpe pela noobice, mas nao entende esses itens:

Aumente a tensão para o HT em: HT Over Voltage (somente teste)

Suba também a tensão VDDNB em : VDDNB Over Voltage. (somente teste)

Qual a tensão padrão para eles e para quanto acha que devo subir???

Obrigado e me desculpe pela falta de conhecimento, estou tentando aprender!!

Foto do CPUZ:

31033879.png

28888059.png

Parece que ficou estavel, mas pela diminuição do CPU/NB, perderei bastante desempenho, nao??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

-A configuração que você não entende, por enquanto, pode deixar em AUTO mesmo. As que foram citadas não fazem diferença nesse patamar de over eu comentei por impulso. Vamos esperar por mais resultados no over para depois alterar.

-A menor frequência em CPU/NB não vai derrubar desempenho algum. Não vai perder nada.

-Você pode tentar over um pouco maior também, não se esquecendo dos testes e de verificar as temperaturas.

-As temperaturas dos chips NB e SB devem ser verificadas com o dedo, caso você não tenha um sensor laser, pois esses chips não têm sensor embutido.

-Aconselho abaixar a frequência da memória que esta acima de 1400MHz caso tente over maior.

-Também aconselho fazer teste com tensão menor que 1.4v no Chipset. Nunca se esqueça dos testes.

Não se esqueça que esse over pode não ter estabilidade para o uso diário, devido à limitação da placa mãe.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá,

Eu não sei exatamente qual a tensão necessária no HT para seu CPU, mas tente a configuração abaixo (na ScreenShot) para ver o resultado. Só não teste com aquela tensão para o processador que ai não vai funcionar.

O processador abaixo é o Sempron 140 com mais um núcleo ativo, portanto, virou um Athlon X2 que é o mais parecido com o seu processador para fins de teste.

Veja (nas SS) que para validar o overclock (processador ocioso) foi necessário 1.3v com 30% de over, mas para rodar o Super-Pi em 32MB(mesmo over) tive que subir para 1.35v a tensão.

Claro que o Sempron é menos exigente que o seu processador, mas as configurações/voltagens que usei, a placa suportou muito bem.

Perceba também que se não subir o PCI-E, alem do limite, o over não acontece.

Para 30% de overclock tive que fixar o PCI-E em 115MHz o que é arriscado para uso diário.

Nos 40% de over que eu fiz no Sempron, tive que fixar 125MHz para o PCI-E, mas não aconselho que você faça isso.

Na verdade essa placa mãe não é para overclock, os overs que eu fiz foi puramente teste, nada para uso no dia-dia.

http://img511.imageshack.us/g/pict0001z.jpg/

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1665077

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ola, adquiri o mesmo que o colega deste tópico:

Asus M4N68T-M LE + AMD Athlon X4 640 + 1x4Gb DDR3 Kingston 1333MHz, exceto a placa de vídeo, a qual tenho a GeForce 9400GT 1Gb DDR2 Hdmi(Sei que a vga é fraca).

Mas, não entendo o "PorquÊ?" do "Overclock" que ele quis fazer.

Este combo é "fraco" ? Ou porque fazer este overclock?

Imaginei que fosse bem bom este combo, mas, acredito que não deve ser as mil maravilhas, já que o colega teve que fazer overclock.

Alguém pode tirar esta minha dúvida:

- Este combo é fraco?

Constumo rodar o microsoft flight simulator x deluxe + expansão e o autocad 2012 já estou usando, para mim, este combo é fraco?

Ou o que não conseguirei rodar nele para que seja necessário fazer overclock?

Ainda não instalei o combo, estou esperando a fonte chegar Antac 400.

Será que devo devolver a loja que comprei este combo e trocar por algum outro combo, se sim, qual placa mãe e processador devo pegar, mantendo este mesmo valor deste combo que deu 500 reais?

Obrigado!

Olá,

Eu não sei exatamente qual a tensão necessária no HT para seu CPU, mas tente a configuração abaixo (na ScreenShot) para ver o resultado. Só não teste com aquela tensão para o processador que ai não vai funcionar.

O processador abaixo é o Sempron 140 com mais um núcleo ativo, portanto, virou um Athlon X2 que é o mais parecido com o seu processador para fins de teste.

Veja (nas SS) que para validar o overclock (processador ocioso) foi necessário 1.3v com 30% de over, mas para rodar o Super-Pi em 32MB(mesmo over) tive que subir para 1.35v a tensão.

Claro que o Sempron é menos exigente que o seu processador, mas as configurações/voltagens que usei, a placa suportou muito bem.

Perceba também que se não subir o PCI-E, alem do limite, o over não acontece.

Para 30% de overclock tive que fixar o PCI-E em 115MHz o que é arriscado para uso diário.

Nos 40% de over que eu fiz no Sempron, tive que fixar 125MHz para o PCI-E, mas não aconselho que você faça isso.

Na verdade essa placa mãe não é para overclock, os overs que eu fiz foi puramente teste, nada para uso no dia-dia.

http://img511.imageshack.us/g/pict0001z.jpg/

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1665077

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Eng.Michels! Bom dia

O ComBo é bom sim, mas o conjunto pode ser insuficiente para determinado aplicativo.

Cada usuário usa, ou pode usar, aplicativos diferentes em todos os sentidos, necessitando de mais processamento ou não; quem usa aplicativo que necessita de mais processamento faz o overclock.

Sem falar que fazer overclock pode ser feito pelo prazer de overclockar ou para saber até onde o conjunto suporta a alta frequência.

Overclock pode ser também um Hobby.

É mais ou menos por ai.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, o overclock não diminui a vida útil do equipamento?

E não perde a garantia?

Olá Eng.Michels! Bom dia

O ComBo é bom sim, mas o conjunto pode ser insuficiente para determinado aplicativo.

Cada usuário usa, ou pode usar, aplicativos diferentes em todos os sentidos, necessitando de mais processamento ou não; quem usa aplicativo que necessita de mais processamento faz o overclock.

Sem falar que fazer overclock pode ser feito pelo prazer de overclockar ou para saber até onde o conjunto suporta a alta frequência.

Overclock pode ser também um Hobby.

É mais ou menos por ai.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...