Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] Samsung SF410-SD1 Core i5 460m, GeForce 310m, 4GB DDR3, 640Gb e tela LED HD


Rafael Claro

Posts recomendados

Atenção: o review ainda não esta completo, conforme for obtendo novos resultados e fazendo videos irei postar aqui.

Introdução

Bom galera, a muito tempo venho admirando esse note, mas o preço estava muito alto se comparado a outros modelos com um hardware semelhante (estava na faixa de R$ 2499,00 com core i3). Quando vi a promoção na americanas não pensei duas vezes, e comprei.

Compra e entrega

Fiz o pedido no dia 21/02 e a entrega estava prevista para o dia 11/03, mas alguns dias depois a data foi alterada para 02/03 e no dia 26/02(um sabádo) eu já estava com ele em mãos, ponto positivo para a entrega da americanas.com.

A caixa veio dentro de uma embalagem plástica não muito grossa, dentro da caixa encontrei apenas a fonte, cabo de alimentação, alguns manuais e o notebook, não havia nenhuma mídia de recuperação ou drivers.

Motivo da compra

Bom, como pretendia cursar engenharia civil precisava de um modelo com uma placa de video básica para o uso de alguns programas e uma boa bateria caso utilizasse o note na faculdade, portanto o que me fez decidir a realizar a compra foi o seguinte:

• o design, achei muito lindo mesmo;

• a autonomia da bateria da bateria, de acordo com o site 7.5 horas, mas duvido muito que seja mesmo;

• o hardware dele que é com certeza mais do que suficiente para meu uso.

• Por ultimo, mas não menos importante, o preço haha :D

Configuração

Esse modelo da Samsung tem como foco a área multimídia, a configuração é a seguinte:

• Processador Intel core i5 460m 2,53 GHz (turbo bost 2.8 GHz), 3mb cachê;

• Chipset Intel HM55;

• Memoria RAM 4gb DDR3 1066 MHz;

• Placa de vídeo geforce 310m, 512mb ddr3;

• HD 640 GB (5400 rpm S-ATA);

• Tela 14.0" LED HD (1366 x 768) 16 : 9;

• HD Áudio, SRS 3D Sound Effect;

• Webcam 1.3 mp e microfone;

• Gravador de DVD/CD ( suporte a Dual Layer);

• Wireless 802.11 bg/n;

• Ethernet Gigabit (10/100/1000) LAN;

• Bluetoth 3.0;

• 3 portas USBs 2.0;

• 1 HDMI;

• 1 VGA;

• 1 entrada para microfone e uma para fone de ouvido;

• Leitor de cartões (SD, SDHC, SDXC, MMC);

• Touchpad com função scroll e multi-touch;

• Teclado PT-BR;

• Peso 2,2 Kg;

• Dimensões (Larg x Prof x Altura mm) 34,67 x 24,6 x 2,69 ~ 3,25 cm;

• Bateria de 6 céluas.

Primeiras impressões

Em geral gostei muito do notebook, uma coisa que achei meio chata, mas que só acontece na primeira vez é o fato dos programas da samsung. Ao ligar o note pela primeira vez acredito que fiquei uns 15 minutos só particionando o hd e fazendo a instalações dos utilitários da samsung. Depois disso o sistema inicializa normalmente e com uma boa velocidade no boot, não cronometrei ainda, mas é por volta de 30 segundos.

#Acabamento:

Possui um acabamento de ótima qualidade e um design inovador. Ele possui um formato meio ondulado nas laterais, isso provoca um efeito interessante. Sua cor é um pouco chamativa, pois é difícil ver outros notebooks com essa coloração. Na tampa predomina a cor marfim com uma espécie de brilho, como nos blacks pianos, mas não fica impregnada de manchas dos dedos. Aparte de baixo da carcaça também é na cor marfim, mas diferente da tampa ela é fosca.

No interior do notebook a cor predominante é o preto, com exceção do touchpad e a área onde fica os pulsos que é uma espécie de aço escovado na cor chumbo, não tenho certeza quanto ao material desta area, mas causa uma boa impressão.

#Teclado:

De longe o melhor teclado que já mexi até hoje, ele tem um estilo que admiro muito, com as teclas afastadas umas da outras e elas tem um bom tamanho. Apenas senti falta de indicadores para o num lock e scroll lock, que quando acionados aparecem na tela como uma espécie de aviso. Pra quem ta na duvida quanto ao modelo do teclado, ele é do padrão brasileiro, tem os acentos e o “ç”, embora algumas teclas estão em uma posição diferente, como o "?" que fica no w, é preciso pressionar o alt gr + w para digitar um ponto de interrogação.

#Touchpad:

O touchpad também é bom. Suporta movimentos multitouch, como por exemplo, dar zoom afastando a ponta de 2 dedos em um movimento de pinça. Ele não possui nenhuma divisória separando os botões e é composto por uma superfície inteiriça, ou seja, toda sua superfície é sensível, mas tem as linhas indicando a área onde é acionado o clique esquerdo e direito. Embora não possua visivelmente nenhum tipo de botão para acionar o clique direito é necessário pressionar a ares correspondente. Além do multitouch ele também tem a função scroll.

#Tela:

Uma coisa que me decepcionou em relação aos outros componentes foi a tela, a qualidade de imagem até é otima, mas tem um ângulo de visão um pouco ruim, embora apresente cores vivas e uma ótima iluminação, da pra usar ela com o brilho no mínimo tranquilamente. Para uma tela de 14” acredito que full HD seria bobagem, a resolução de 1366x768 já é de bom tamanho.

#Áudio:

Talvez o componente que mais me surpreendeu foi o som, mesmo com as saídas localizadas embaixo do note o som é alto, e não parece estar sendo abafado, nada de distorções também.

Fotos

#Tampa

img0010jtj.jpg

#Frente (fechado)

frentelateral.jpg

#Entrada Microfone e Fone de ouvido (lateral esquerda)

fonen.jpg

#HDMI, USB energizada e USB normal

tampat.jpg

#Alimentação, RJ45 e VGA

vgarj45ac.jpg

#Lateral Esquerda

img0014j.jpg

#Lateral direita e abertura máxima da tela

angulomaximo.jpg

#Touchpad

touchpad.jpg

#Teclado (a cor esta meio estranha por causa do flash)

tecladoc.jpg

Mais fotos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desempenho em jogos

1-) Need for speed Hot Pursuit (Video em HD)

O jogo rodou tranquilamente com uma média de 25 fps na resolução de 1366x768, texturas altas ligadas e sombra no médio. Em nenhum momento houve quedas bruscas em relação ao fps e nenhum tipo de lag. Em um corrida com a pista molhada a quantidade de fps diminuiu um pouco, foi para 20~22. Comfiram o video.

2-) Dirt 2 (Video em HD)

Não tenho uma ideia sobre a quantidade de fps que o jogo estava rodando, pois mesmo com o fraps não apareceu marcando :s O jogo estava totalmente suave, não percebi nenhum tipo de lag ou coisa do tipo. No vídeo mostra a configuração que usei. (:

3-) Bulletstorm (Video em HD)

O jogo rodou bem, embora em algumas partes onde havia fogo, muitos inimigos e muitas explosões em cenários fechados o fps chegou a cair para 19, mas mesmo asssim não chegou a atrapalhar.

4-) Mass Efect 2

Ja ouvi falar muito bem desse jogo, mas nunca tinha jogado. Por enquanto ele e o GTA IV foram os mais pesados que testei aqui. Estou ainda no começo, portanto não teve nenhuma cena com muitos inimigos ou coisa do tipo, até agora rodou bem, manteve uma média de fps boa em um configuração razoável.

5-) GTA IV (Video em HD)

Gosto muito dos games da série Grand Theft Auto, me lembro que na época que lançou o gta IV eu fiquei super decepcionado, pois meu pc não aguentava (haha). No vídeo foi utilizado o patch 1.0.3 para corrigir alguns bugs e também aumentar o desempenho do jogo, que apenas com a instalação simples atrapalharam e muito a diversão, mas depois de atualizar o game ficou ótimo, embora em alguns momentos o fraps indica uma quantidade muito baixa de fps essa sensação é pouco perceptível, acompanhem no video.

6-) Assasins Creed 2

Nossa esse jogo é perfeito, ainda estou no começo, mas já zerei ele no meu antigo xbox 360 duas vezes. O jogo rodou com resolução de 1280x720, entretanto com as opções gráficas no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desempenho em jogos

6-) FIFA 11

Jogo extremamente leve, mas houve uma grande queda de fps em replays e cenas de comemoração. Durante o jogo com a camera estilo TV o jogo rodou liso com tudo ligado no máximo, mas nos momentos que a câmera vai pra perto do jogador dava pra perceber um lag, embora no modo Be a Pro onde você controla apenas um personagem não houve muita perda de qualidade. Fiquem com o clássico Santos x Corinthians! :D

7-) Test Drive Unlimited 2

Esta é minha primeira corrida no jogo, por enquanto o titulo não me agradou e parece ser enjoativo. Pela qualidade gráfica eu achei o jogo meio pesadio, além de ter uma jogabilidade um pouco estranha, mesmo com esses contras o jogo é interessantes, pois o fato de ser um mundo aberto traz muitas possibilidades, como por exemplo, comprar casas, personalizar o avatar, viajar, corridas no estilo rally e um mapa muito grande.

8-) Dead space (em breve)

9-) Starcraft II (em breve)

10-) Call of Duty Black OPS

Não cheguei a zerar ainda, no ps3 estou mais longe, mas jogo mais o multiplayer do que o modo campanha. De toda forma gosto muito da série call of duty. O jogo rodou muito bem, com tudo no máximo e AA off, confiram no vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei ele nas americanas com core i5 por 2099, ia comprar ele aqui em Recife por 2899 em loja física. Estou aguardando chegar. Preferi o modelo com i5 mesmo e o HD maior já que não vou dar upgrades. Fiquei feliz do som ser ótimo já que escuto muita música enquanto trabalho. Você fez algum teste com GF 310m? Vou ajudar você em breve neste review. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei ele nas americanas com core i5 por 2099, ia comprar ele aqui em Recife por 2899 em loja física. Estou aguardando chegar. Preferi o modelo com i5 mesmo e o HD maior já que não vou dar upgrades. Fiquei feliz do som ser ótimo já que escuto muita música enquanto trabalho. Você fez algum teste com GF 310m? Vou ajudar você em breve neste review. Abraços.

haha, parabéns cara, garanto que não vai se arrepender :D Quanto a geforce eu ja testei alguns jogos sim, pretendia fazer videos, mas não sei o que aconteceu com minha camera que ela não carrega, fico o dia todo na tomada e nada :\ Acabei de gravar uma gameplay do need for speed hot pursuit com meu ipod, a imagem não é das melhores em bomra seja em HD, mas da pra voce ter uma ideia de como o jogo roda. Vou começar a upar agora no youtube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha, parabéns cara, garanto que não vai se arrepender :D Quanto a geforce eu ja testei alguns jogos sim, pretendia fazer videos, mas não sei o que aconteceu com minha camera que ela não carrega, fico o dia todo na tomada e nada :\ Acabei de gravar uma gameplay do need for speed hot pursuit com meu ipod, a imagem não é das melhores em bomra seja em HD, mas da pra voce ter uma ideia de como o jogo roda. Vou começar a upar agora no youtube.

Excelente, eu tenho Street 4 e Need for speed shift originais aqui, quando chegar faço os benchs. Espero que rode o shift, pois sei que street 4 deve rodar, pois os outros notes com GF 310 rodam.

Eu vi esse note pessoalmente, adorei o teclado dele e touch pad, achei excelentes, fora isso o visual é fora de série.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que rode o shift sim, pois aqui rodou o hot pursuit na resolução nativa, com texturas altas ligadas e apenas as sombras no médio, rodou com uma média de 25 fps e sem quedas drásticas. O upload tá em 48%, gravei mostrando o fps, ai da pra você ter uma noção de como é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, o que você achou sobre a velocidade de acesso ao HD, boot/desligamento do Windows?

Eu tava afim de comprar um Momentus XT de 500 GB que além de ser 7200 RPM tem a vantagem de acelerar os arquivos que mais usa, logo melhora o desempenho do Windows.

PS: Atualiza a sua assinatura :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, o que você achou sobre a velocidade de acesso ao HD, boot/desligamento do Windows?

Eu tava afim de comprar um Momentus XT de 500 GB que além de ser 7200 RPM tem a vantagem de acelerar os arquivos que mais usa, logo melhora o desempenho do Windows.

PS: Atualiza a sua assinatura :P

KKKK valeu por lembrar :") Então cara ainda não cronometrei o boot, e pra falar a verdade só desligo quando pede pra reinicia :D acredito que seja uns 40 segundos pra ligar, e pra desligar é menos que isso. Ele tem um recursso chamado samsung fast start se não me engano, isso faz que quando eu feche a tampa ele desligue, mas salve tudo do sistema, ai quando eu abro a tampa é só aguardar uns 6 segundos que ele liga e fica na tela de Usuário do windows, apenas coloco a senha e aparece meu desktop do jeito que eu deixei ao fechar a tampa, com todas as tarefas e processos intactos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei esse note tb..chegou hoje..queria destacar a entrega da americanas..excelente! Fiz a comprar no dia 26/02 e note chegou hoje..show!

@Rafael Claro,

As atualizações você fez por onde? Pelo site da intel?

A unica atualização foi do driver de vídeo pelo próprio software da samsung.

Galera acabei de fazer outro vídeo, agora do dirt 2, mas acho que só vou upar amanhã mesmo. Rodou em 1366x768 com algumas coisas em high e AA 2x. Não sei o que aconteceu, mas o fraps não indicou o fps no jogo :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa de video deste notebook da pra ser trocada ??

ela não usa memoria do note não né??

Acredito que não tem como fazer upgrade da placa. Ele possui 2 placas, uma é integrada e é utlizada em tarefas básicas, e a outra é a dedicada (geforce 310m), a dedicada geralmente é acionada em programas mais pesados ou em jogos. Ela é acionada automaticamente por causa do nvidia optimus, e não compartilha memória com o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sobre a placa é a mesma coisa com processador i3 ??

Sobre o processador eu não sei te informar, mas a diferença do samsung com core i3 para o core i5 é muito pouca em relação ao processador, talvez o core i5 só fique na frente mesmo por causa do turbo bost.

Pra quem quiser ver o video do nfs hot pursuit esta >YouTube - Gameplay NFS hot pursuit - Samsung sf410< Não vou adicionar ele ao tópico pois estou upando outra pra ver se melhora a qualidade :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKK valeu por lembrar :") Então cara ainda não cronometrei o boot, e pra falar a verdade só desligo quando pede pra reinicia :D acredito que seja uns 40 segundos pra ligar, e pra desligar é menos que isso. Ele tem um recursso chamado samsung fast start se não me engano, isso faz que quando eu feche a tampa ele desligue, mas salve tudo do sistema, ai quando eu abro a tampa é só aguardar uns 6 segundos que ele liga e fica na tela de Usuário do windows, apenas coloco a senha e aparece meu desktop do jeito que eu deixei ao fechar a tampa, com todas as tarefas e processos intactos.

Esse Samsung Fast Start ta parecendo a hibernação do Windows com um nome diferente...

Pelo menos ele volta rápido quando esta nesse modo, é interessante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!