Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema disco rígido, cada vez pior.


duendemiudo

Posts recomendados

Olá. Tenho um HD de 500GB SATA II Seagate que funciona bem por cerca de 2 anos ou mais. Certo dia começou a apresentar um erro de "O disco rígido apresentou um problema, faça um backup,etc." o famoso erro de disco rígido, o qual não lembro as exatas palavras usadas. Ignorei o erro e depois de 1 dia de uso tudo parou. O Windows 7 ultimate começou a funcionar em uma velocidade incrivelmente devagar, travando quando eu tentava copiar dados para pendrive ou o outro HD Samsung 80GB que tenho.

Continuei tentando diversas vezes ligar e copiar, até começar a aparesentar o erro "BOOTMGR is missing, press ctrl+alt+del to restart", o qual desaparecia se desligado por um tempo. Quando o computador iniciava me notificava de "Bad status" no HD. Tentei trocar os cabos do HDs e nada mudou, agora troquei de volta e o HD não é mais reconhecido, aparecendo o erro BOOTMGR ou o "A disk error occured".

Acho que ele morreu, certo? A pergunta é. Se morreu, posso recuperar algumas coisas de alguma maneira? Se não, o que eu deveria fazer para recupera-lo?

Já contei as notas e estou disposto a comprar um novo HD. Estou pensando em 750 ou 1TB. Fico grato se me derem dicas de marca, pois sou leigo no assunto e quero um HD de boa durabilidade.

Esse meu segundo HD é usado a mais de 5 anos e nunca deu defeito algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro vê se consegue fazer a dica deste vídeo gringo procurando limpar os contatos com borracha escolar e álcool isopropílico:

Depois usa o DVD do Windows 7 no boot para tentar reparar o sistema escolhendo esta opção do menu que te aparecer.

Não deixe de desativar o monitoramento do SMART no setup também dentro do Windows: http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-erro-s/852599

Talvez resolva.

Poderia por esse HD como slave em outro PC e acessar ele salvando as suas coisas também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se conseguir instalar ele como slave em outro PC e usar a versão gratuita do HD Tune para ver como estão os itens do SMART dele pode nos revelar alguma coisa.

Eu recuperei um velho Quantum Fireball 20lct (20GB) com mais de 6 anos de uso seguindo dicas como essas (agora ele já está a dois dias de teste sem defeito).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Tentarei logo agora. (estou usando note). Falando em HD Tune, eu consegui fazer uma verificação antes de ter sido impossibilitado totalmente usando o speed fan e o HD tune, ambos indicaram "reallocated sector count fail".

Responderei aqui logo após os testes. Agradeço a atenção e continuo apto a mais dicas. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"reallocated sector count fail" ?

Então são bad blocks que corromperam o sistema e neste caso a dica do vídeo não se aplica.

Tenta recuperar o sistema com o DVD do seven no boot através das opções de reparo que ele oferece.

Para apreoveitar esse HD você vai ter que saber em que região estão agrupados os setores defeituosos e isolar eles em uma partição não ativa além de desativar o monitoramento do SMART no setup e no windows.

Ou seja, depois de recuperar as suas coisas terá que formatar e fazer as partições a não ser que não hajam mais setores pendentes não precisando formatar.

Tenha sempre backup de seus dados importantes pois não se deve confiar em HD nenhum.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei dar o boot pelo CD mas ocorre um problema. Após a tela de "windows is loading files" como de costume, entra a tela do "Starting Windows" com o logo padrão e, por fim, abre a tela onde deveriam aparecer as configurações. Aquela tela azul com alguns desenhos de traços e flores do Win 7, mas nada acontece, fica somente naquela tela, travado.

Fiz o mesmo procedimento no note agora mesmo para testar se era problema do CD e, incrivelmente, funcionou tudo. Aparece o Starting Setup na tela azul e começa a aparecer as opções de escolha... Refiz no meu PC e nada aconteceu, a tela azul com detalhes coloridos do win 7 fica travada. Não tenho noção do que é, alguma dica?

----

Como eu disse, tenho outro HD de 80GB funcionando perfeitamente, em slave. Ele não possui nenhum sistema operacional instalado, apenas alguns arquivos muito importantes que não gostaria de perder. Se alguém pudesse me dizer se há a possbilidade de instalar o windows nesse HD de 80 sem perder esses arquivos. Eu sei que adicionando o windows 7 em outro PC com windows já instalado o WIn 7 cria a pasta windows.old, mas se não tiver nenhum Sistema Operacional instalado, ele apaga tudo?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Não sei se irei poder fazer isso hoje, mas assim que fizer respondo. Já estou me sentindo até melhor em comprar um novo, mas tentarei ajeitar esse. Se puderem indicar outros já fico feliz. Valeu.

Teste feito. Consegui material para abri o HD. Fiz exatamente como no vídeo, mas em nada adiantou. O HD não é reconhecido, nem aparece na bios. Como estou com o boot inicial no CD/DVD room, antes de entrar na tela do "loading windows files" aparecer uma tela pedindo para apertar F1, falando bad status.

tentei refazer o processo de boot pelo CD. Aquela tela azul colorida do win 7 apareceu e estava, por uns 10 minutos sem mostrar nada, agora mostrou o "Setup is starting". Acho que o processo está ocorrendo com lentidão absurda mesmo, bem diferente do que ocorre no not. Já não sei mais o que testar.

Valeu pela atenção e desculpa post duplo. Se eu conseguir alguma novidade logo aviso. Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se ele está com lentidão então ainda é detectado pela bios.

Talvez a região responsável pelo boot tenha apresentado os bad blocks e como o item "reallocated sector count" estourou o HD não tem mais como remapear.

Como você fez o procedimento do vídeo então os pontos de contato da placa lógica estão perfeitos.

Se os dados desse HD não são importantes tenta executar um zero fill com o disk manager da Seagate que roda no boot em ambiente DOS. Se houver ainda algo que possa ser remapeado a trilha zero terá outro endereço e o HD voltará a funcionar como antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou olhando para a tela de instalação do windows. Ele reconhece apenas o HD de 80GB e outra partição de 9MB (Unallocated Space). Para fazer esse Zero Fill eu teria que baixar o programa e gravar aqui pelo note em um cd, certo?

Não há risco de acabar fazendo no HD errado, visto que NADA parece reconhecer o HD de 500GB? Você disse que ele ainda é localizado pela bios, mas mexendo nela não aparece o outro HD. Tentou mudar o boot e ele não aparece. Por isso não entendi a lentidão em fazer boot pelo CD do windows.. De qualquer forma, valeu, vou procurar o programa por aqui.

Outra coisa, se eu instalar o windows no HD de 80GB (22GB livres) or arquivos vão para a pasta "Windows.old" ? Já que não tem windows nenhum nele, não existiria um "antigo sistema" para ser movido para "windows.old".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo valeu.

Estou procurando aqui pela internet como faz, mas não estou com total certeza. Baixei um tal de DiskWizard pelo site da seagate, é isso? Conseguirei criar um CD de boot para zero fill com esse programa? Se souber de algum link com uma boa explicação ou puder agradeço, estou procurando pelo fórum e pelo google.

------

Perdão, achei um tutorial http://seagate.custkb.com/seagate/crm/selfservice/search.jsp?DocId=201271

Usando o SeaTools. Irei faze-lo e responde o resultado, como deve demorar, provavelmente respondo só amanhã. Obrigado mesmo.

Fiz a tentativa de dar boot pelo CD do Seatools, mas de nada adiantou. Ele abriu da maneira correta por DOS, mas nenhum HD foi detectado. (No hard drives found). Hoje a bios detectou ele, parcialmente eu acho. Fiz o boot pelo CD do windows, mas na hora de opções de HD nenhum aparecia (Desliguei o menor). Tentei iniciar o windows normalmente e a tela começou a carregar (O logo do windows escrito starting...). Porém, depois de um bom tempo, a tela pisca em azul com algumas letras brancas e o computador reinicia sem nem sequer voltar ao windows. Não da tempo de ler a tela.

O HD foi detectado em umas 5 reinicializações, unicamente na bios, agora já não está sendo mais, nem na bios, nem pelo seatools, nem pelo boot do windows. Estou praticamente desistindo. Amanhã posso ir a cidade (RJ) e comprar outro, apenas gostaria de dicas de marca. Penso em 750GB ou 1TB.

Obrigado pela atenção e tentativas, mas no meu leigo entender acho que é difícil eu mudar alguma coisa. Claro, se ainda tiver alguma ideia ou sugestão, serão bem vindas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reconheceu ambos os HDs. Não sei como funciona o Seatools direito, mas apenas selecionei long test, sem selecionar nenhum HD. Não pude clicar pois o mouse apenas esta se movimentando para cima e para baixo, estranho fato. Não consegui mover pelo teclado para selecionar o outro HD (500GB), mas continuarei tentando.

Edito assim que obtiver resultado no teste.

------------

Realmente estava fazendo teste do HD errado, consegui usar o teclado para selecionar o certo, está fazendo o long test. Porém, diferente do primeiro, ao selecionar long teste apareceu um aviso que dei continuidade, agora o teste travou e apareceu o seguinte.

"Your Seatools Test Code: 6ADBCF5C

Please save this code if you...

...Unfortunately, your Seagate hard drive has failed an importante diagnostic test, possibly caused by problem sectors which are difficult to read. Now is a good time to make sure you have a current backup of your important data.

Seagate recommends that you consider repairing the problem sectors. SeaTools for DOS may be able to save you from the inconvenience and down time of exchanging the drive. For more information on this subject see our help topic "bad sector found"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma droga esse SeaTools ...

O pago HDD Regenerator (tem na versão antiga do Hiren's) é bem capaz de reparar pelo menos os setores de boot o que já libera o HD para uso.

Tenta com o gratuito "botável" MHDD mas acho que vai falhar também.

Estamos tentando recuperar seu disco para uso normal ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Farei o teste. Reiniciei o PC após a falha do SeaTools e deixei ele abrir de novo, mas dessa vez o HD não esta lá. É estranho, hora o HD é localizado, hora não é.

Aqui no SeaTools há a opção FULL ERASE, a qual andei pesquisando e descobri que faria o mesmo que Zero Fill. Talvez, se localizado o HD na próxima tentativa, possa ser uma opção válida?

De qualquer forma irei baixar o MHDD antes.

Valeu, respondo assim que fizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o procedimento correto para o diagnostico e depois de mais ou menos 1 minuto de "scan" começaram a aparecer uma série de "errors" no scan até que terminou em uma tela azul:

"***Catastrophic Failure***"

Cannot write log file, disk is full.

Catastrophic foi de mais! (O disco não estava cheio)

Agradeço mesmo a atenção e as dicas, se ainda tiver algo em mente, estou apto a tentar.

Do mais, uma indicação de um bom HD maior que 500GB, chegando no máximo a 200 reais já me deixa feliz.

----------------

Tentei refazer o teste, mas na segunda fez em que dei boot pelo CD o HD não foi localizado. Novamente, como das outras vezes. O HD parece ser localizado nas primeiras inicializações do PC, depois para. Não está na bios, não está no MHDD, nem no seatools. É algo que já previa, mas talvez seja válido informar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me parece que o HD já está nas últimas

vocês estão tentando levantar morto com desfibrilador, se nosso companheiro já conseguiu salvar os arquivos, na minha opinião, o melhor a se fazer é adquirir outro HD e descartar este atual de 500GB.

infelizmente é uma peça sensível que qualquer impacto mecânico ou variação elétrica mais acentuada pode danificar.

sem dúvida os HD's Seagate Barracuda 7200.xx (onde xx é a versão, pode ser 11 ou 12) são os melhores em questão de desempenho, se não são os melhores de sua categoria, certamente estão entre os melhores e eu lhe recomendo estes modelos.

outra dica é, entrar no setup da sua placa mãe, na parte avançada de chipset e buscar a opção "SATA MODE" ou coisa parecida, ajusta-lo para o modo AHCI ao invés de IDE, pois em dispositivos SATA-300 e superiores ele habilita uma série de comandos avançados que melhoram muito o desempenho dos discos, é realmente notável a mudança no desempenho.

o único problema é que se o seu sistema operacional estiver instalado, você terá de reinstala-lo, mas como aparentemente você irá comprar um disco rígido novo, esta questão não lhe atrapalhará! :D

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo detalhe. Estou aqui fazendo os testes e de tempo em tempo ele preenche um espaço entre os pontos de exclamação. Se ele for fazer isso em todos que apareceram na primeira vez, vai demorar mais de um dia! Sem exagero nenhum, creio eu.

Quanto ao novo HD. Já que tocou no assunto. Estou conversando por outros meios e pensando em adquirir um Seagate ou WD de 1TB, particiona-lo em 3. Uma para o SO, otura para jogos e outra para software. Ficaria bom? Se puder me dar uma noção de tamanho.

Deixarei o remapeamento rolar até certo ponto, chegará uma hora que não poderei simplesmente deixar ligado, ainda mais com algumas chuvas e quedas de luz recentes na minha região. Ainda não desisti, mas parece que o Henrique está mais disposto que eu a ajeitar esse HD, obrigado mesmo.:D

Respondo quando obtiver novidades.

--------------

Continua fazendo... Foram marcados 62 blocos com ponto de exclamação. Observando visualmente a quantidade de pontos que apareceream e pensando no que apareceu anterioremente, eu diria que isso vai levar mais de DIAS fazendo. Infelizmente não disponho desse tempo e nem sei se está corrigindo de fato algo. Pois tudo que aparece são novos pontos de exclamação e ao lado inferior direito erros iguais: "Error: 3276957".

Irei esperar mais um pouco e respondo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!