Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mais de Uma fonte no PC


Incavenuziano

Posts recomendados

Tenho uma boa maquina para edição de video, um i7 940 em uma Asus P6T Deluxe com 6Gb de RAM OCZ e VGA Diamond Radeon HD4780 com 1Gb para dois monitores de 24 em 1920 x 1200, dois gravadores de DVD e agora com dois RAIDs um de 3T - 2 x 1.5T e um de 2T - 2 x 1T, mais um HD de 500G para rodar o OS e quatro ventuinhas - incluindo uma Gelid para a CPU, tudo alimentado por uma Ultra X3 de 1000Watts. Apesar da potencia da fonte, gostaria de colocar uma segunda fonte para alimentar em separado alguns dos HDs liberando mais potencia para a placa mãe e a VGA. Pergunto: como ligar uma fonte ATX sem conectar ela na placa mãe? Nao quero usar velhas fontes AT de 300W, com reais muito abaixo. E qual seria a melhor divisão de potencia, colocando uma segunda fonte de 600Watts? Talvez a de 1000W para a placa mãe a VGA e talvez os gravadores de DVD, deixando a de 600W para alimentar os 5 HDs, ou deixar a VGA sozinha na fonte de 600W?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cidadão.. Um HD, bem como um DVD demanda coisa de 10 Watts no máximo dos máximos.. 7 deles portanto pedirão 70 Watts

Uma CPU i& 940 demanda alguma coisa por perto dos 100 Watts..

Sua placa-mãe com memórias vai demandar menos de 50 Watts..

Quatro ventiladores não ultrapassa os 20 Watts nem que a vaca tussa..

Sua HD4780 não passa de 150 Watts de demanda

Esse somatório atinge 70 + 100 + 50 + 20 + 150 = 390 Watts, que bem e com muita folga poderia ser suprido por uma boa fonte de 550 Watts..

Essa sua preocupação portanto é completamente sem sentido.. Não invente..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção faller, mas a pergunta sobre a possibilidade de utilização de duas fontes permaneceu sem resposta, apesar da boa explicação sobre o consumo.

porém o que me preocupa é que o fabricante da VGA especifica uma fonte de 750Watts para a mesma, e devido o uso de varios HDs considerei que poderia estar precisando de mais potência.

Por isso, mesmo que eu não precise utilizar esse recurso agora, continuo perguntando se é possivel acionar uma fonte ATX sem conectar ela a placa mãe?

Minha preocupação partiu do fato de que as vezes o PC resseta quando assistindo videos, independentemente do tipo de arquivo, seja AVI, VOB etc, tocando através do CDROM ou de HD, caindo primeiro a imagem, mantendo o audio por alguns segundos e finalmente resetando tudo, o que me fez pensar em pane na VGA, que pode ter como causa a alimentação ou software. O estranho é que em tarefas mais complexas como renderização de filmes em HD tudo corre perfeitamente, sugerindo mais uma vez problemas com drivers. programas para passar filmes, do nero vision ao vlc, passando pelo media player classico e o basico foram usados com o mesmo resultado.

A pane ocorre tanto no W7 quanto no XP.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela atenção faller, mas a pergunta sobre a possibilidade de utilização de duas fontes permaneceu sem resposta, apesar da boa explicação sobre o consumo.

porém o que me preocupa é que o fabricante da VGA especifica uma fonte de 750Watts para a mesma, e devido o uso de varios HDs considerei que poderia estar precisando de mais potência.

Por isso, mesmo que eu não precise utilizar esse recurso agora, continuo perguntando se é possivel acionar uma fonte ATX sem conectar ela a placa mãe?

Minha preocupação partiu do fato de que as vezes o PC resseta quando assistindo videos, independentemente do tipo de arquivo, seja AVI, VOB etc, tocando através do CDROM ou de HD, caindo primeiro a imagem, mantendo o audio por alguns segundos e finalmente resetando tudo, o que me fez pensar em pane na VGA, que pode ter como causa a alimentação ou software. O estranho é que em tarefas mais complexas como renderização de filmes em HD tudo corre perfeitamente, sugerindo mais uma vez problemas com drivers. programas para passar filmes, do nero vision ao vlc, passando pelo media player classico e o basico foram usados com o mesmo resultado.

A pane ocorre tanto no W7 quanto no XP.

Obrigado.

Como você está ligando o pc na energia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pela atenção faller, mas a pergunta sobre a possibilidade de utilização de duas fontes permaneceu sem resposta, apesar da boa explicação sobre o consumo.

porém o que me preocupa é que o fabricante da VGA especifica uma fonte de 750Watts para a mesma, e devido o uso de varios HDs considerei que poderia estar precisando de mais potência.

Por isso, mesmo que eu não precise utilizar esse recurso agora, continuo perguntando se é possivel acionar uma fonte ATX sem conectar ela a placa mãe?

Minha preocupação partiu do fato de que as vezes o PC resseta quando assistindo videos, independentemente do tipo de arquivo, seja AVI, VOB etc, tocando através do CDROM ou de HD, caindo primeiro a imagem, mantendo o audio por alguns segundos e finalmente resetando tudo, o que me fez pensar em pane na VGA, que pode ter como causa a alimentação ou software. O estranho é que em tarefas mais complexas como renderização de filmes em HD tudo corre perfeitamente, sugerindo mais uma vez problemas com drivers. programas para passar filmes, do nero vision ao vlc, passando pelo media player classico e o basico foram usados com o mesmo resultado.

A pane ocorre tanto no W7 quanto no XP.

Obrigado.

Você pode colocar duas fontes em um PC, justapondo os fios verdes dos conector ATX24 de ambas (um deles estará ligado a placa-mãe). Não gosto nem um pouco da solução e não a faria de modo algum. Fontes e placa-mãe tem um protocolo de comunicação, um hand shaking de sinais digitais que pode ser afetado numa dessas gambiarras dai.

Como tu mesmo falaste, esse teu problema dai sugere driver ou algo desse tipo mas não sub alimentação.. A alimentação de seu PC também interessa.. Tens ai algum estabilizador ou no-break???

Cheque o modo de ligar a placa de vídeo, cheque os conecetores de alimentação, veja se não estão aquecendo com uso pesado...

Provoque seu PC com S&M, FurMark, Orthos ou OCCT, se possível juntos. Cheque a tensão da fonte, com multímetro pois com software de leitura a validade é zero..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas dicas.

Entre o pc e a tomada há somente um filtro de linha, estabilizador jamais e já tive um ótimo no break (duas baterias automotivas, mais de 2hs de vida se a luz faltar), mas a vida das baterias acabaram, duraram uns três anos e pouco e sempre deixo pra depois comprar novas baterias, se as especificações do fabricante são corretas a alimentação é pelo circuito de baterias, nunca pela rede, a rede apenas mantem as baterias carregadas, talvez por isso tenham durado só uns três anos.

O PC está bem montado, tudo checado e em ordem, funciona sempre em ambiente refrigerado e nem fecho a tampa para melhorar a ventilação.

testando a placa de video com o "catalizador" ela chegava a esquentar um pouco, mas a ventoinha so fazia barulho no manual acima de 40%, ou seja, no automatico com a GPU beirando os 60° ela ainda mantinha a ventoinha sileciosa.

link da diamond com as especificações, conferindo 160Watts de consumo.

http://www.diamondmm.com/4870PE51G.php

Faller, mâo sou muito ligado em jogos, o que sugere usar são jogos ou benchmarkers?

"Provoque seu PC com S&M, FurMark, Orthos ou OCCT"

A unica vez que vi as CPUs trabalhando proximo de 100% foi ao renderizar efeitos em videos de HDV 1920 x 1080 e mesmo ao passar pela linha de tempo do editor tudo roda normal o problema é só para assistir filmes.

Estou fazendo uma limpeza completa nos HDs e reinstalando tudo (faço isso todo ano) do zero, vamos ver se os drivers mais recentes funcionam melhor, sem os velhos pré instalados.

obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!