Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com manta e pulseiras anti-estaticas


jpsan

Posts recomendados

Então pessoal,

Estou mais uma vez aqui pedindo uma ajuda.

Estou com alguns problemas aqui em casa:

Depois de muito ler em sites e no próprio fórum sobre os problemas que a eletricidade estática pode causar, resolvi comprar uma pulseira anti-estática.

Cheguei todo alegre aqui em casa pronto para testar a pulseira e me deparei com um probleminha: minha casa não tem nehuma tomada terra, em nenhuma parte da casa (sei que é um risco, mas enfim).

Ai vi que é possivel ligar ela na fonte do computador e ai veio outro problema:

quando eu passo o dedo na fonte eu sinto a estatica no dedo e logo, não é possivel ligar a pulseira na fonte.

Então então falando com a vedendora da loja ela me indicou comprar a manta anti-estática (que não passa de um pedaço de borracha), que acabei comprando.

Cheguei em casa instalei ela tudo bonitinho e ai veio algo que eu não esperava:

Ao passar o dedo nela eu senti a mesma estática que eu percebi na fonte do pc.

Apesar disso eu continuei usando ela, até que veio algo que eu achei meio (meio, não, totalmente) esquisito: eu estava fazendo um projetinho que usava uns leds e sem querer o terminal positivo do led encostou na manta, enquanto o negativo estava ligado na minha fonte variavel, e o led ACENDEU como isso???????

Ai estou aqui mais uma vez pedindo ajuda a vocês, para saber o que está acontecendo aqui e o que pode ser feito

valeu pessoal, é isso e desculpa ai pela carta

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A manta anti estática também precisa ser aterrada, se não ela não adianta de nada. Ela deve até ter um lugar na ponta para ligar o aterramento.

Quem falou pra ligar na fonte do computador deve ter presumido que o computador é ligado ao terra, se o computador não é ligado ao terra, também não adianta ligar na fonte.

Que tipo de trabalhos tu tá fazendo pra usar pulseira anti estática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, mas existe alguma coisa dai que eu possa fazer para aterrar sem ter o terra??

Eu lembro da vendedora falando de um aparelilho que ligava na manta para aterrar, mas como eu não tenho o terra nem comprei, mas então eu vou comprar ele, mas ai eu não sei onde ligar ele para aterrar depois.

Tipo não trabalho com nada específico, é mais hobby.

Seria mas pra quando eu mexo com a memoria RAM, e quando eu usar CIs CMOS tipo o 4081, 4017, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra esses CIs eu nem me preocuparia, os CIs mais sensiveis são os microcontroladores em chips smd, porque possuem uma densidade muito grande. Além de que se tu queimar esses CMOS é barato comprar outro. As memórias já são um problema, mas se tu não usar muito talvez seja mais fácil tu só cuidar para que quando for usar elas encostar em algo metálico para descarregar.

Esse aparelho de terra que tu disse deve ser um desses terras virtuais, mas acho que ele não é muito eficaz.

Se tu mora em casa, pega uma pedaço de ferra, coloca na terra perto da tua janela e puza um fio a´te tua bancada, pra esses problemas de estática j´deve servir

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu viniciushoff, bom saber que com esses CIs é sussi, mas até o 4081???

E a parte da memoria, tocar na fonte vale?? Aquela fonte q eu sinto estatica? Porque é a unica coisa metálica aqui no quarto. Tipo a janela é de alumínio mas não serve né?

Eu morro em ap, mas é téreo, vou fazer essa do ferro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se nao tiver o sistema de terra correcto, para ligar ambas as protecçoes, nao lhe vai adiantar de nada quer a pulseira quer a manta anti-estática , que nao e uma : "que não passa de um pedaço de borracha"

essa manta tem uma superficie condutora e por isso o seu led acendeu

quanto as pecas semiconduroras sao todas sensiveis a esse fenomeno

experimente manusear um simples transistor BS170 e com um pouco de sorte vai estraga-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa manta tem uma superficie condutora e por isso o seu led acendeu

Como assim condutora???

Não deveria ser isolante???

quanto as pecas semiconduroras são todas sensiveis a esse fenomeno

experimente manusar um simples transistor BS170 e com um pouco de sorte vai estraga-lo

Então eu realmente devo cuidar da estática né??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como assim condutora???

Não deveria ser isolante???

Eletricidade estática não se isola, se conduz para o terra...

Eletricidade estática, aliás, é gerada muito bem por elementos isolantes. A natureza da mesma é muito diferente da eletricidade que conhecemos, da tomada..

Seu blusão de lã, por exemplo, é um excelente gerador de eletricidade estática.

Entenda a mesma e entenderás como se livar dela.

Eletricidade estática nasce do atrito entre dois elementos isolantes. Os elétrons das últimas camadas dos átomos que compõem cada uma dessas substâncias, ao se atritarem, migram para uma ou outra dessas substâncias, por arrasto, por atrito, se deslocam no tapa, na força bruta...

Tanto mais elétrons se deslocarem, maior é o potencial negativo(por excesso de elétrons) ou positivo (por falta de elétrons) de cada um dos elementos atritados... Isso é eletricidade estática. Ao caminhares o atrito de seu sapato com sola de borracha sobre o carpete, pode ser excelente gerador de estática.

Sua referência absoluta é a massa do planeta, o terra, e para lá que esses elétrons necessitam migrar, por isso o aterramento...

Uma mesa coberta com uma manta anti-estática longe de ser uma mesa isolada é uma mesa condutiva (imagine a mesma como sendo metálica).

Para proteção ao operador a ligação dessa mesa com o terra é feita através de um resistor de 1 ou 10 Mega ohms. Assim ela fica referenciada ao terra mas sem condições de condução de alta corrente para ao mesmo. Essa ligação ao terra via resistor de alta impedância é mais do que suficiente para dar conta de descarregar a eletricidade estática presente ai..

As pulseiras ou calcanheiras anti-estática são também ligadas ao terra via resistor de alta impedância visando proteger o operador que pode, inadvertidamente, encostar a mão em um elemento fase da rede elétrica, num equipamento alimentado. Sem o resistor o operador poderia nesse caso ser eletrocutado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como assim condutora???

Não deveria ser isolante???

Então eu realmente devo cuidar da estática né??

nao devia ser isolante nem pode mas tem de ter caracteristicas correctas

e se o led acendeu como disse provavelmente essa manta deve ter uma resistividade baixa e como tal nao e apropriada para trabalhos em montagens , pois deve ser do tipo usado para verificaçao de semiconductores em fabricas desses compoentes

imagine que esta a trabalhar com circuito e com a placa pcb encostada a essa manta

ja pensou no que acontece se ligar o circuito a alimentaçao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma ae gente, é muita informação para a minha cabeça :confused:

É bem isso que eu estou vendo na escola, só que o conteudo dado em sala é bem mais basico do que eu encontro aqui

Vamos ver se eu entendi:

Uma mesa coberta com uma manta anti-estática longe de ser uma mesa isolada é uma mesa condutiva (imagine a mesma como sendo metálica).

Para proteção ao operador a ligação dessa mesa com o terra é feita através de um resistor de 1 ou 10 Mega ohms.

Então a eu tornei a minha mesa condutiva,mais suscetível a choques? Mas ligando um resistor de alto valor, eu a torno aterrada, anulando o risco de algum choque, certo??

As pulseiras ou calcanheiras anti-estática são também ligadas ao terra via resistor de alta impedância visando proteger o operador que pode, inadvertidamente, encostar a mão em um elemento fase da rede elétrica, num equipamento alimentado. Sem o resistor o operador poderia nesse caso ser eletrocutado...

Mas ai veio a duvida a pulseira que eu comprei não possui nenhum resistor, porque??

Outra coisa que eu fiquei na duvida, com a pulseira e o resistor de alta impedância, se eu encostar a mão na rede elétrica eu não levarei um choque??? Tipo eu não me tornaria um condutor até o terra??

e se o led acendeu como disse provavelmente essa manta deve ter uma resistividade baixa e como tal nao e apropriada para trabalhos em montagens , pois deve ser do tipo usado para verificaçao de semiconductores em fabricas desses compoentes

Então eu deveria tirar a manta???

imagine que esta a trabalhar com circuito e com a placa pcb encostada a essa manta

ja pensou no que acontece se ligar o circuito a alimentaçao?

NOSSA, nem tinha pensado nisso!!!!! Deu medo agora dela! :o

Nossa, valeuzão ai pela ajuda de vocês ;)

Até mais

EDIT:

Outra coisa que eu fiquei na duvida, com a pulseira e o resistor de alta impedância, se eu encostar a mão na rede elétrica eu não levarei um choque??? Tipo eu não me tornaria um condutor até o terra??

Agora entendi essa parte :lol: o resistor vai consumir a carga evitando o choque, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma ae gente, é muita informação para a minha cabeça :confused:

É bem isso que eu estou vendo na escola, só que o conteudo dado em sala é bem mais basico do que eu encontro aqui

Vamos ver se eu entendi:

Então a eu tornei a minha mesa condutiva,mais suscetível a choques? Mas ligando um resistor de alto valor, eu a torno aterrada, anulando o risco de algum choque, certo??

pelos vistos sim e como disse antes essa manta nao deve ser corecta para o fim que deseja

ligando a terra com resistencia apenas vai eliminar a carga electrostatica

se tocar com a fase da rede na manta continua a apanhar choque electrico

Mas ai veio a duvida a pulseira que eu comprei não possui nenhum resistor, porque??

tem a certeza , ja mediu o cabo?

normalmente estão embutidas no cabo

Outra coisa que eu fiquei na duvida, com a pulseira e o resistor de alta impedância, se eu encostar a mão na rede elétrica eu não levarei um choque??? Tipo eu não me tornaria um condutor até o terra??

se a pulseira for de qualidade nao tera problema

no entanto note que a corrente pode atravessar atraves dos pes por exemplo

Então eu deveria tirar a manta???

deve ter cuidado e se realmente a resistencia da manta for baixa np pode ligar circuitos pousadas sobre ela

NOSSA, nem tinha pensado nisso!!!!! Deu medo agora dela! :o

Nossa, valeuzão ai pela ajuda de vocês ;)

Até mais

EDIT:

Agora entendi essa parte :lol: o resistor vai consumir a carga evitando o choque, né?

veja coment. acima

neste post tem mais informaçao sobre protecçoes

http://forum.clubedohardware.com.br/esd-descarga-eletrostatica/424499

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas ai veio a duvida a pulseira que eu comprei não possui nenhum resistor, porque??

Se minimamente decente terá sim um resistor, muitas vezes embutido e você não o vê... Teste a mesma com um multímetro. Teste a resistência desde a pulseira até a garra jacaré..

Veja ai, como exemplo:

http://placalcd.com.br/Produto-FERRAMENTAS-Diversas-PULSEIRA-ANTI-ESTATICA-versao-3962-3962.aspx

http://www.severoroth.com/loja_detalhe.asp?idProduto=3045

Outra coisa que eu fiquei na duvida, com a pulseira e o resistor de alta impedância, se eu encostar a mão na rede elétrica eu não levarei um choque??? Tipo eu não me tornaria um condutor até o terra??

Tomar um choque vais sim mas de uma intensidade tão baixa, devido a limitação de corrente imposta pelo resistor que não vais sentir o mesmo de modo nenhum (lembre-se I=V/R).. Ou seja, na prática não vais tomar choque...

Então eu deveria tirar a manta???

Não!!! A manta tem a função de equipotencializar sua bancada de trabalho e referenciar a mesma com relação ao terra. Mantas anti estaticas são feitas de dois modos. Tem as mantas condutivas e as mantas dissipativas.

Mantas condutivas são as mais adequadas a manipulação de componentes eletonico sensíveis, por exemplo aonde se faz a montagem de uma placa. Mantas dissipativas são mais adequadas às bancadas de montagem de equipamentos que envolve inclusive a alimentação do mesmo..

Abraço......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A é verdade, medi com o multimetro a pulseira e deu 1 mega ohm.

E a minha e essa aqui mesmo

http://www.severoroth.com/loja_detal...idProduto=3045

Postado Originalmente por oceano

se a pulseira for de qualidade nao tera problema

no entanto note que a corrente pode atravessar atraves dos pes por exemplo

Como assim passar pelos pés? Seria no caso de eu estar descalço?

Não!!! A manta tem a função de equipotencializar sua bancada de trabalho e referenciar a mesma com relação ao terra. Mantas anti estaticas são feitas de dois modos. Tem as mantas condutivas e as mantas dissipativas.

Mantas condutivas são as mais adequadas a manipulação de componentes eletonico sensíveis, por exemplo aonde se faz a montagem de uma placa. Mantas dissipativas são mais adequadas às bancadas de montagem de equipamentos que envolve inclusive a alimentação do mesmo..

E como eu faço para saber qual é a minha???

Não sei se é isso mas a minha manta tem um lado cinza e o outro é preto

Ah, mais uma coisa: vai ser uma pergunta meio ridicula, mas daria para fincar um prego no jardim, para funcionar como um terra???

É isso abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A é verdade, medi com o multimetro a pulseira e deu 1 mega ohm.

E a minha e essa aqui mesmo

http://www.severoroth.com/loja_detal...idProduto=3045

Como assim passar pelos pés? Seria no caso de eu estar descalço?

E como eu faço para saber qual é a minha???

Não sei se é isso mas a minha manta tem um lado cinza e o outro é preto

Ah, mais uma coisa: vai ser uma pergunta meio ridicula, mas daria para fincar um prego no jardim, para funcionar como um terra???

É isso abraço...

Geralmente é o lado preto, e a borracha, se medida no multímetro, deverá apresentar condutibilidade de alguns poucos kohms em uns 10 cm, por ai.. Essa dai seria a manta condutiva.

As mantas dissipativas tem geralmente alguma outra cor, (mas não necessariamente) e não apresentam essa condutibilidade de alguns poucos kohms..

Um terra é mais ou menos isso dai, de um a três pregos fincados no jardim, todos eles de cobre e com uns 2 metros de comprimento...:D

Amigo.. Leia um pouco mais sobre aterramento no padrão TN-S, que tem uma topologia assim:

AterramentoTN-S.jpg

Consiste da passagem de um fio (de secção de 2,5 mm) lá do terra que existe debaixo do contador de energia, aonde também é ligado o fio neutro, até a tomada na qual você quer disponibilizar esse terra. Não necessita fincar prego nenhum nesse caso..

É uma boa topologia de aterramento e tem a vantagem de equipotencializar o terra de proteção com aquele da energia elétrica, o que é ótimo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A é verdade, medi com o multimetro a pulseira e deu 1 mega ohm.

Como assim passar pelos pés? Seria no caso de eu estar descalço?

QUOTE]

nao e preciso estar descalço

quando esta em pe ( mesmo calçado) e toca na conditor de fase nao apanha um choque?

a pulseira neste caso nao sera o problema nem vai evitar o choque electrico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente é o lado preto, e a borracha, se medida no multímetro, deverá apresentar condutibilidade de alguns poucos kohms em uns 10 cm, por ai.. Essa dai seria a manta condutiva.

As mantas dissipativas tem geralmente alguma outra cor, (mas não necessariamente) e não apresentam essa condutibilidade de alguns poucos kohms..

Faller, não entendi muito bem isso :confused:. Tipo eu medi com o multimetro e não deu nada.

Geralmente é o lado preto, e a borracha, se medida no multímetro, deverá apresentar condutibilidade de alguns poucos kohms em uns 10 cm, por ai.. Essa dai seria a manta condutiva.

As mantas dissipativas tem geralmente alguma outra cor, (mas não necessariamente) e não apresentam essa condutibilidade de alguns poucos kohms..

kkkkk 2 metros. E eu pensando eu um prego normal. rsrsrsrs

Amigo.. Leia um pouco mais sobre aterramento no padrão TN-S, que tem uma topologia assim:

Clique aqui para ver no tamanho original.

Consiste da passagem de um fio (de secção de 2,5 mm) lá do terra que existe debaixo do contador de energia, aonde também é ligado o fio neutro, até a tomada na qual você quer disponibilizar esse terra. Não necessita fincar prego nenhum nesse caso..

É uma boa topologia de aterramento e tem a vantagem de equipotencializar o terra de proteção com aquele da energia elétrica, o que é ótimo..

O problema é que teria que quebrar a parede para fazer isso.

E pelo que eu sei, acho que nem tem o terra embaixo da caixa de luz. Porque o predio aqui é meio velho sabe, acho que nem existia aterramento na época :o. Mas enfim.

Abrss, amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda acho que tu não precisa se preocupar tanto com isso. Compra uma luva anti-estática pra quando for usar memórias e chips mais caros que já tá bom.

Quanto a manta, ela tem duas camadas, uma isolante que fica virada para cima, onde tu trabalha, e uma condutiva, que tira a eletrostática, e fica virada para baixo. A condutiva deve ser a preta, se medir a condutiva com o multimetro deve dar uma resistência na ordem de kilo ohms.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ainda acho que tu não precisa se preocupar tanto com isso. Compra uma luva anti-estática pra quando for usar memórias e chips mais caros que já tá bom.

Luvas anti estáticas não eliminam nem isolam a eletricidade estática como muitos pensam e sim simplesmente são luvas que não geram estática, para ser usadas em algum cenário em que se faça necessário uso de luvas, como etletromecânica fina, por exemplo.. Ao invés de usar luvas de algodão por exemplo, sem tratamento anti estático nenhum, e portanto geradoras de estática, se usa essas luvas que são tratadas para não gerar eletricidade estática, mas não evitam nem dissipam a mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra uma luva anti-estática pra quando for usar memórias e chips mais caros que já tá bom.

viniciushoff, tipo o problema não é nem o preço, mas sim ter ir de novo na loja comprar mais e não ver o circuito funcionar. E depois ter de procurar o que está errado.
Quanto a manta, ela tem duas camadas, uma isolante que fica virada para cima, onde tu trabalha, e uma condutiva, que tira a eletrostática, e fica virada para baixo. A condutiva deve ser a preta, se medir a condutiva com o multimetro deve dar uma resistência na ordem de kilo ohms.

Então, ai é que está o problema, eu meço com o multimetro e não da nada.

Luvas anti estáticas não eliminam nem isolam a eletricidade estática como muitos pensam e sim simplesmente são luvas que não geram estática, para ser usadas em algum cenário em que se faça necessário uso de luvas, como etletromecânica fina, por exemplo.. Ao invés de usar luvas de algodão por exemplo, sem tratamento anti estático nenhum, e portanto geradoras de estática, se usa essas luvas que são tratadas para não gerar eletricidade estática, mas não evitam nem dissipam a mesma...

Bom, saber que não é o caso das luvas, porque assim eu nem as compro :)

E a parte do aterramento existe algo que não envolva ferros de 2 metros e nem quebrar a parede???

Falou pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Não recomendo. Uma coisa é funcionar, outra é segurança. Vejamos:

- Neutro nunca é zero volt. A norma permite até 4V, frequentemente passa disso.

- Se o fio do neutro abrir na caixa elétrica, qualquer coisa que esteja ligada (ferro de solda, por exemplo) vai te levar aos 127V. Conseguir tirar a pulseira quando se está levando um tranco desses vai ser bem difícil.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@armando estevao , uma curiosidade (nunca pensei na luva de algodão antes para isso): sendo inverno e estando a pessoa com agasalho acrílico (terrível gerador de estática) a luva vai prover boa isolação entre a pessoa e o componente? Ainda considero mais seguro fazer a eliminação do que tentar a convivência com a estática. É sangue nos olhos! 😈

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, armando estevao disse:

Tópico parado ha muito tempo mas precisa de um esclarecimento: luvas de algodão também são antiestáticas e não geram estática. Quem gera estática são os tecidos sintéticos. 

Cuidado com essa observação que acho estar errada visto que no setor das cardas de uma fiação, o atrito do algodão com a máquina gera muita eletricidade estática. Algodão gerando estática.

Quem sabe melhor seria dizer que algodão gera menor quantidade de eletricidade estática se comparado com tecidos sintéticos..

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!