Ir ao conteúdo

Phenom x6 1090t rodando cooler no máximo

Sufiaum

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, depois de acho que quase 1 ano sem problemas no computador, resolvei trocar meu x2 2.2 por um x6 *_*.

Minha placa-mãe é uma Asus m4a785td-v evo com a bios mais recente atualizada.

Eis meu problema: coloquei o cooler liguei o pc e puff barulho estrondoso , passo 10min minha mae "nossa q barulho é esse" ai eu "é o processador" ela: "nunca vi isso", ai fui ver o cooler rodando a 7000RPM. O cool'n'quiet ativado, o Q-FAN da bios ativei tb, abaixo pra 6800RPM.

Ai baixei o EPU-4 Engine coloquei em max power save e agora ta a 4500RPM (o que é muito ainda).

Minha cabeça esta até doendo de tanto barulho, a temp esta em 45º , parece que o coolnquiet não ta ajustano certo as rotações. Meu outro processador nao ficava estão assim.

obs: a 45º sem o EPU tb fica a 6800rpm o que é muito sem necessidade né? Tenho certeza que algo esta muito errado, alguem ja passou por isso ?

Postado

45º C em idle é bem alto.

O meu fica em 39º C e o cooler ~ 3500 RPM. Faz um barulho mas é baixinho, e quando uso o PC até esqueço dele... rsrs

Agora quando jogo GTA IV ele sobe pra 55º C e o cooler fica na faixa dos 6800 RPM, mas como estou entretido com o jogo nem percebo (sério) hehe

Postado

Pois é, esse cooler box que vem com os Phenom II é muito ruim. Muito barulho e a temperatura do processador fica elevada. Comprei um Hyper TX3 e matou os dois coelhos, baixou a temperatura e terminou com o barulho infernal, mesmo com a ventoinha em 100%.

Uma vez, jogando call of duty black ops com o cooler box, a temperatura dos Cores passou de 80ºC.

Postado

Nossa thalestr, ai tinha coisa errada. O meu em FULL no teste de estabilidade do Everest, 100% de uso por 10 min. Ficou no max 60º C numa tarde quente... (meu quarto é um pouco abafado também).

Ele realmente faz barulho, mas para um cooler box ele desempenha sua atividade muito bem (alguns tem até heat pipes ^^). Agora depende também da onde seu PC fica, e da refrigeração do seu gabinete.

Postado

Muuuuuuuuito estranho esse cooler, tem heat pipe sim. Mas poxa vou ter que comprar outro cooler mesmo então, quero um BEM silencioso ... esse TX3 é bao memo?

Postado

Verificou se o cooler que você usa é compatível com seu novo processador, ou se você estiver usando um cooler box é melhor trocar ele por um melhor e de sua preferência.

OBS.: A pasta térmica também é fator importante.

• 4 meses depois...
Postado

aqui meu x4 fica a 33 em idle com cooler a 2200rpm isso quando nao ta frio, quando liguei ele pela primeira vez tb ele ia a 6000rpm mas ai configurei o qfan na bios e tal e ficou suave. solução definitiva é a troca de cooler mesmo, se tudo ja tiver configurado e mesmo assim ainda estar mt alto.

Postado

Meu amigo

Coloque uma fan proximo ao cooler do processador, que jogue ar para fora, ou então compre uma turbina (da evercool), sendo essa ultima e mais eficiente. Eu tenho um 1055t e notei que instalando uma fan, o cooler nao passava dos 5000rpm e quando optei pela turbina, jamais passou dos 4000rpm.

O x6 e terrivel e o cooler original da amd (apesar de vir com heatpipes) chega aos 6000rpm, 7000rpm bem rapidinho. O barulho e semelhante aos antigos coolers volcano 11 (mais parece um aspirador de po)

• 3 meses depois...
Postado
Pois é, esse cooler box que vem com os Phenom II é muito ruim. Muito barulho e a temperatura do processador fica elevada. Comprei um Hyper TX3 e matou os dois coelhos, baixou a temperatura e terminou com o barulho infernal, mesmo com a ventoinha em 100%.

Uma vez, jogando call of duty black ops com o cooler box, a temperatura dos Cores passou de 80ºC.

Tenho o mesmo problema, com meu X4 955. Aliás, desconfio que tenha algo errado, pois minha MB não suporta processador com TPD maior que 95W, e o 955 é 125W. Estranho que na bios a temperatura nunca baixa de 70ºC, e no everest em idle 40º e em full até 80º. Porém na bios está ativado o 'shutdown at: 70ºC', e nunca desligou.. Olhem que curiosa essa variação de temperatura..

Ele variava de 94ºC para 60º em 1 segundo, apenas maximizando ou minimizando o jogo (PES 2010). Não posso trocar o cooler...lacre da garantia... porém levei na assistência, onde ele 'estressou' o pc, após, tirou o cooler, e a temperatura estava (por fora), normal. (Sim, ele testou com o dedo direto no processador.)

variao1.jpg:mellow:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...