Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Separar rede: roteador-switch-roteador wireless-pcs


guardianlord

Posts recomendados

Olá.

Seguinte, em uma pequena empresa, encontrei a seguinte ligação:

Um servidor que recebe a internet de uma empresa contratada (configurado dns, dhcp com o range 192.168.254.xxx) ligado a um switch ligado a varios computadores para compartilhar a rede e internet. Em outro switch ligado ao primeiro (extensão) encontra-se pendurado junto a outros computadores um roteador wireless. Até ai tudo bem.

O detalhe é que esse roteador wireless ta ligado no switch através da antrada WAN e configurado para rotear somente a internet e com dhcp ligado com o range de 192.168.0.xxx. Os micros ligado a esse roteador pegam o range desse ip e conseguem navegar na internet, mas não conseguem enxergar a outra rede (254.xxx).

Esse tipo de ligação para separar a rede está correta? Se eu quiser separar uma terceira rede só para internet, posso pendurar outro routeador nesse switch e configurar da mesma forma com outro ip range? Se estiver incorreto, qual os problemas que pode gerar esse tipo de ligação?

Isso é mais ou menos o esquema:

servidor internet ---- switch 1------switch2-----roteador wireless ------- Pcs (192.168.0.xxx)

dhcp ligado | | dhcp ligado

Pcs Pcs

(192.168.245.xxx)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da marca e modelo do roteador que for adicionar.

Por exemplo, um TP-Link, das séries 5xx até 9xx, voce teria que ligar na porta LAN, pra usá-lo no modo Dynamic IP.

Já um DLink, das séries DIR, será ligado na porta WAN, mesmo que pra Dynamic IP.

Bom, independemente do roteador que possuo, por exemplo vamo supor que vou comprar o roteador ainda.

Para facilitar, vamos supor o seguinte: imagine uma rede em que tenha somente um servidor linux para rotear a internet. Desse servidor é distribuido para um switch e compartilhado com 20 maquinas. Não tenho acesso ao servidor. Os clientes dessa empresa que veem de fora prescisam ter acesso a internet, mas não quero que tenham acesso a rede interna, pastas compartilhadas, etc, só a internet. Se eu colocar um roteador wireless ligado ao switch ligado na porta wan e configurado só para ele rotear a internet e colocar uma outra faixa de ips com dhcp irá gerar algum conflito com a rede que já está configurada com dhcp também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não vai dar conflito, necessariamente. E era disso que eu tava falando, quando falei de marca e modelo.

Só tem que saber um pouco sobre o roteador que vai adquirir. Exatamente pra configurá-lo de maneira a rotear a internet, e gerar IP por DHCP pra quem você disponibilizar a senha daquele SSID, sem acessar o restante da rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!