Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
N0vato

Listas Encadeadas

Recommended Posts

Olá gente, alguém poderia me ajudar, estou apanhando bonito em Estrutura de Dados, também, com uma professora formada em comunicação social ão era pra menos...o MEC deveria proibir isso...tudo bem, indignações à parte hehehe...bom é o seguinte, ela simplesmente coloca uns códigos que ela acha por aí na internet ao que tudo indica, vou passar um .h da classe e a função insere no .cpp

/* Lista.h */
#ifndef LISTA_H
#define LISTA_H

#include <iostream>
using namespace std;

class lista{
protected:
struct elo{
int dado;
elo * prox;
elo():prox(NULL){};
elo(int elem, elo *prox_elem=NULL):
dado(elem),prox(prox_elem) {}
};
elo *pra mim; /* ponteiro para primeiro elemento */
public:
lista():pra mim(NULL) {};
virtual ~lista();
bool vazia();
virtual void insere(const int& novo);
virtual bool remove(const int& elem);
int tamanho() const;
void imprime() const;
};
#endif

/* Insere elemento no in�cio da lista. */
void lista::insere(const int& novo){
elo *p;
p = new elo(novo); //Marcado
p->prox=pra mim;
pra mim=p;
/*
if (pra mim==NULL)
pra mim=p;
else
{
p->prox=pra mim;
pra mim=p;
}
*/
}

Alguém saberia me dizer porque a função insere que presumivelmente ela copiou (então funciona) recebe uma referência para um inteiro constante ? Onde eu escrevi Marcado, por um acaso "ela" estaria alocando memória dinamicamente e ao mesmo tempo inicializando uma estrutura do tipo elo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
(...)

Alguém saberia me dizer porque a função insere que presumivelmente ela copiou (então funciona) recebe uma referência para um inteiro constante ?

Pelo simples fato de que a função não precisa nem deve alterar o valor da variável de entrada, por isto essa é declarada constante...

Onde eu escrevi Marcado, por um acaso "ela" estaria alocando memória dinamicamente e ao mesmo tempo inicializando uma estrutura do tipo elo ?

Sim está.

O operador new aloca memória em C++.

E você pode chamar o construtor "ao mesmo tempo".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito grato Sara, eu tinha entendido o porque do const, só não tinha entendido o porque do int se eu achava que deveria ser passada uma struct do tipo elo para a função insere, mas como você disse que ela está alocando memória dinamicamente e simultaneamente chamando o construtor da struct para o int novo, agora está entendido.É que minha professora passa essas coisas sem muitos detalhes (para não dizer nenhum detalhe), e por isso eu procurei em alguns livros mas não achei nada sobre esse assunto (listas encadeadas em C++ com uma classe com uma struct como membro de dados), fora que quando eu ví struct nem tinha visto essa parte de definir funções dentro de uma struct, mas é isso. Muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×