Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linguangens possiveis para programar o PIC


Posts recomendados

Dá pra programar PIC com Ladder? oO Essa é nova pra mim. Tudo bem que teoricamente, não teria porque ter limitações, é possível criar um compilador para qualquer linguagem existente, mas nunca ouvi falar em Ladder para PIC, só para PLC.

Tem como programar também usando fluxogramas, usando o compilador Flowcode, e pode ter várias outras formas menos populares por aí ou particulares, pois como disse, dá pra fazer um compilador para qualquer linguagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada pelas respostas.

Eu tenho o seguinte conceito, é possivel programar PIC em qualquer linguagem desde que seja possivel gerar o ficheiro HEX. Será que este conceito é correcto?

Digo isso porque todas linguagens são convertidas para codigo maquina para o processador entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o ficheiro hex for em acordo com o PIC em específico sim (um mesmo hex não é compatível entre PICs diferentes).

Não sei se isso te responde a pergunta adequadamente, mas é possível criar um compilador para qualquer linguagem (o que não quer dizer que já existam pra todas as linguagens), basta voce pensar que voce pode fazer um programa que pegue um if por exemplo e substitua por uma instrução em assembly que faça algo semelhante (BTFSC - Bit test file, skip if clear), e assim por diante para cada função/operação de alto nível. E do assembly pode ser gerado o hex...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digo isso porque todas linguagens são convertidas para codigo maquina para o processador entender

Atente que a 'lingaugem' nativa é ASM,os compiladores tentam converter o código gerado de alto nivel no melhor possível em linguagem de máquina(apenas compiladores ASM geram código direto).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive algumas discussões com alguns colegas e um deles disse-me que não é possivel para as linguagens orientadas a objecto, eu continuo não concordando com isso, mas não sei se ele está certo ou não porque não entendo muito de programação em geral.

Atente que a 'lingaugem' nativa é ASM,os compiladores tentam converter o código gerado de alto nivel no melhor possível em linguagem de máquina(apenas compiladores ASM geram código direto).

Sendo assim acho que é correcto afirmar que é possivel programar PIC em qualquer linguagem, especificando o PIC a ser usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...
Em 04/05/2011 às 09:02, caroline cabral disse:

ola LEOPUENA so vou sitar as que conheço

asembrer

c da ccs

mikropascal

mikrobasic

c da c18

c mplab

c da mikroc

lader linguagem grafica

mais gostaria de saber se tem mais ?

então ainda nao esta respondida

Carolina, você saberia me informar por favor , qual destas linguágens que você citou acima 

seria a mais rápida e mais eficiente no quesito programação para microcontroladores ?

 

ENDEL NEIVA 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2011 às 14:29, caroline cabral disse:

claro que da e muito mais fácil do que em c so tem menos recursos

e daria para tá escrevendo um codigo desta forma para um inversor 

senoidal com onda senoide de 60hz ?

ou isso ai não teria como tá implementando com está linguágem 

mais fácil ? me explique isso por favor quem puder 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Samuel Neiva

 

Ladder é uma linguagem utilizada na programação de CLP. É mais simples, mas bem menos poderosa.

 

Para seu inversor, melhor usar C, ou Basic, ou Assembly em último caso.

 

O básico do software eu te passei ...

 

Mas nada te impede também de mudar de Pic para um Avr, como o Atmega328P que é usado no Arduino Uno ... ele tem muito mais recursos do que um Pic 16F878A, custa mais barato, é quase 4 vezes mais rápido , e você acha muito mais código para ele .....

 

E vê se para de pagar mico kkkk essa pessoa que você respondeu a mensagem não está mais aqui no CDH faz tempooo kkkk olha a data do post :2011 !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!