Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calcular Caixa para Auto falante 10-15w


Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom dia

Alto falante de 10" com 15WRMS é isso :huh:, uma caixa com uns 35 litro esta bom com um duto de 3" por 20cm.

Exemplo:

Uma caixa quadrada de 32.8cm (medida interna) tem 35 litro.

32.8x32.8x32.8= 35287ml ou "35.2 litros"

1 litro é igual a 1000ml.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frederico,

Na verdade , a informação que consta no alto-falante, é a seguinte

P12600S-08D

8 OHMS

10-15 W.

Preciso desenvolver uma caixa para este autofalante, de acordo com as especificações tecnicas, calcular o tamanho de acordo com o cone.

Não sei se e isto mesmo, mas tenho que criar uma documentação desta caixa de Son, dizendo o porque do tamanho.. etc....

não sei como fazer isso, pois nunca desenvolvi uma caixa, não sei como calcular este tamanho.

tenho q fazer tudo baseado neste autofalante.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Frederico,

Na verdade , a informação que consta no alto-falante, é a seguinte

P12600S-08D

8 OHMS

10-15 W.

Preciso desenvolver uma caixa para este autofalante, de acordo com as especificações tecnicas, calcular o tamanho de acordo com o cone.

Não sei se e isto mesmo, mas tenho que criar uma documentação desta caixa de Son, dizendo o porque do tamanho.. etc....

não sei como fazer isso, pois nunca desenvolvi uma caixa, não sei como calcular este tamanho.

tenho q fazer tudo baseado neste autofalante.

obrigado.

Boa tarde

Deve ser um falante de 8" então, teria como você medir com uma regua o seu diâmentro e qual a finalidade da caixa.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Preciso calcular uma caixa para que o alto-falante de um projeto de Amplificador de audio fique com o melhor audio possivel e sua saída, mas não sei como começar, alguem pode me ajudar?

agradeço desde já.

Luiz Carlos

Luiz.csantos:

Para calcular o tamanho da caixa você vai precisar de mais parâmetros, como um tal de qts, volume equivalente, frequência fundamental do altofalante.

A boa notícia é que você pode fazer o cálculo on line:

http://autosom.net/artigos/box_design.htm

Esse site é ótimo, atente para a segunda tabela do site, onde, com base nos parâmetros Thielle-Small, você descobre se precisa de uma caixa dutada ou selada para cada tipo de altofalante.

Se o altofalante tem baixo rendimento, aproveitamento, caixa dutada, se é dos muitos bons, o melhor resultado é selada.

Lá pelo final do site você verá alguns gráficos exemplificando o que você pode esperar, para cada público. Imagino que você escolhera a opção qualidade, não?

Com o calculo correto da caixa você extrairá os graves mais fiés do seu altofalante, mas eventualemnte precisará de pelo menos um tweeter para garantir também os agudos.

Se for possivel incluir tweeters no seu projeto, você precisará de um divisor de frequências bem equilibrado (deixa passar só médios-graves para o falante maior e só agudos para o tweeter).

O divisor de frequencias mais simples consiste em um indutor para o falante (uma bobina criteriosamente calculada e enrolada, ligado em série ao terminal positivo do falante) e um capacitor bipolar (não tem ---- do lado) de cerca de 3,3microFarah ligado em série ao terminal positivo do tweeter.

Se usar um divisor de frequências, mesmo desses simples como descrevi, de 3dB por oitava de atenuação, será necessário calcular e modelar com a indutância e a capacitância para obter a melhor curva de resposta da caixa.

Infelizmente perdi os links para a calculadora de divisores de frequencia (até 6dB/8ª), mas procura, que existe la nos sites gringos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Edaldo,

ele não precisa de tweeter, na verdade e para um PI da Faculdade.

A dificuldade que encontro, é que não tenho os dados Thielle-Small deste cara.

e não encontro manual e/ou datasheet compatível.

Preciso apenas das medidas ideais para este altofalante

segue os dados que tenho.

Diametro 4,5 pol (1200 mm)

Altura 1,8 pol (45,72 mm)

Impedancia 8 ohms

Potencia 10-15 w

Tenho q me virar com estes dados para contruir a caixa ideal para obter melhor qualidade de son.

Agradeço se puder me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!