Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador Wireless + Access Point


rapper_lps

Posts recomendados

Olá!

Não estou conseguindo configurar uma rede onde tem um roteador wireless e um access point. Quem está ligado ao roteador está usando a internet tranquilo, mas que está no access point não funciona a internet.

Queria que todos tivessem acesso a internet e estivessem na mesma rede.

Alguém pode ajudar, vou especificar os aparelhos.

modem Intelbras:

ip: 10.1.1.1

roteador wireless (TL-WR542G):

wan:10.1.1.2

Lan:192.168.1.1

DHCP ativado: 192.168.1.2 à 192.168.1.12

access point (TL-WA601G):

lan: 192.168.1.2

DHCP ativado: 192.168.1.15 à 192.168.1.20

Na teoria (ao meu ver) o acces point precisaria estar dentro da faixa do DHCP do roteador pois ele será ligado por cabo em uma das 4 portas lan que o roteador disponibiliza. Assim funcionaria normal mas na prática não está funcionando.

Em modo repetido (não sei se estou fazendo certo), não consegui fazer funcionar o sinal onde o access point era para ter ótimo, continua com o "sinalzinho" super fraco do roteador apenas.

A dúvida para usar modo repetidor é:

1) Eu devo ligar dhcp?

2) Devo configurar a senha igual ao do roteador? (só habilita modo wep)

3) Em modo repetidor o access point recebe o sinal pelo cabo do roteador?

Caso exista mais alguma configuração, por favor me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No wr542, voce muda o IP de LAN pra 10.1.1.100. E ativa o WDS.

No WA601, voce muda o IP de LAN pra 10.1.1.200. Liga no cabo que vem do WR542 na porta LAN1. (isso é importante). Ativa o modo Acess Point. Desativa o DHCP. E coloca a mesma senha do WR542. O resto ele pega de lá.

Montei uma rede igualzinha a essa, na sexta passada. Só WR542 que era um WR741.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No wr542, voce muda o IP de LAN pra 10.1.1.100. E ativa o WDS.

No WA601, voce muda o IP de LAN pra 10.1.1.200. Liga no cabo que vem do WR542 na porta LAN1. (isso é importante). Ativa o modo Acess Point. Desativa o DHCP. E coloca a mesma senha do WR542. O resto ele pega de lá.

Montei uma rede igualzinha a essa, na sexta passada. Só WR542 que era um WR741.

Olá!

Muito obrigado pela dica, mas o wr542 parece que não tem o WDS (ou eu é que não encontro), mas Eu consegui acertar a rede!!!

A primeira coisa que se tem que fazer, é:

Desligar o DHCP do 2º aparelho, seja access point ou roteador mesmo.

Os passos são este:

Roteador + Access Point

1) Coloque um nome no sinal wireless do roteador;

2) insira senha no sinal (pra mim deu certo na wep, mas parece que outro tipo não funciona);

3) Anote a o canal do sinal do roteador, (ex. canal 1, 2, 3, ...);

4) Ative DHCP para o roteador;

4) No access point, você tema opção de repetidor, você configura esta opção para pegar o MAC do 1º roteador.

5) Mude o IP do access point para um número que esteja na faixa do DHCP do roteador;

6) coloque o nome do sinal wireless do access point igual ao do roteador;

6) coloque a senha do sinal wireless do access point igual ao do roteador;

6) coloque canal do sinal wireless do access point igual ao do roteador;

7) NÃO esqueça de desligar o DHCP do access point!!!

Eu fiz tudo por cabo ligado direto ao computador primeiro, para este access point (TL-WA601G) tive que configurar IP manual na máquina para acessá-lo pelo cabo.

Depois de tudo configurado, coloquei o aparelho no local certo e reiniciei os dois roteadores, aí pronto!! O sinal antes "fraquinho" agora é 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais um detalhe, pro povo que apanha desses AP.

No Brasil, pelas configurações de controles remotos de portões ou mesmo de TVs, e telefones sem fio, que operam na mesma frequencia desses AP, a gente costuma usar canal acima de 10. Porque eles não usam.

Então, canal 1, 2, 3, etc.., funciona, mas pode cair a net a cada vez que abrir o portão da garage.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!