Ir ao conteúdo

Amplificaçao de 1.6mV para 50mV

cesarlg

Posts recomendados

Postado

ola galera!!! estou precisando amplificar um sinal tensão pequeno, de 1.6 para 50mV. ja tentei usar o lm2904. mas ele nao tem precisao , acho q porque estou amplificando d+, ou porque ele nao pode ter entrada estão baixa assim,,...

se ajusto 1.6 p 50 qd aumento p 3.2 ele amplifica apenas p 53.. deveria ser proporcional (1.6=50/// 3.2=100)

preciso de uma solução simples pois em minha cidade nao possue grande variedade de componentes.

aguardo..

Postado
ola galera!!! estou precisando amplificar um sinal tensão pequeno, de 1.6 para 50mV. ja tentei usar o lm2904. mas ele nao tem precisao , acho q porque estou amplificando d+, ou porque ele nao pode ter entrada estão baixa assim,,...

se ajusto 1.6 p 50 qd aumento p 3.2 ele amplifica apenas p 53.. deveria ser proporcional (1.6=50/// 3.2=100)

preciso de uma solução simples pois em minha cidade nao possue grande variedade de componentes.

aguardo..

talvez sela melhor explicar o que pretende e qual o fim

note que diz que quer amplificaçao de 1.6mV para 50mV

com que tensão pretende alimentar ? maxima tensão de entrada/saida ?

gama de frequencias?

offset ? etc , etc

de outra forma vai ser difícil obter resposta correcta

Postado

na verdade é um projeto bem primitivo de se obter leitura de corrente em relaçao a variaçao/ de tensão em uma bobina de fio de cobre... pela variaçao da tensão nos extremos de L1, eu amplificaria p entrada de um lm3914 e dar uma leitura da corrente aproximada pelo numero de leds acessos.

e como disse preferiria ser opções bem faceis de encontrar no mercado ..

Postado

Eu tive sucesso recentemente amplificando um sinal de 0 a 20mV para 0 a 4,5V utilizando um INA122P. Só que como o sinal é muito baixo, funcionou apenas em ambientes "controlados" (minha casa). Na faculdade como as fontes de interferencia e ruidos é de uma grandeza diversas vezes maior, não funcionou nem por reza. Ainda pretendo regular isso, utilizando algumas técnicas, mas se te ajudar, segue:

bga5g6.png

A diferença desse circuito para a prática é apenas a existencia de uns capacitores na alimentação (da USB), outro na alimentação do INA122P, e um na entrada de sinal do PIC, todos essas entradas tem 1 capacitor de 100uF eletrolitico bipolar em paralelo com um capacitor que acredito ser de tantalo de 100nF. O ganho é regulável pelo valor do resistor RG, então dá pra voce colocar seu ganho tranquilamente. Comprei o INA122P na Farnell.

Segue também um vídeo do sistema funcionando (ele amplifica pra 0 a 4,5V, e no software eu faço a conta inversa, então se mostrar o mesmo valor é porque a amplificação E o calculo no software estão corretos - Olha somente o valor do canto superior esquerdo, ou seja, o primeiro campo de valor).

Postado

Olá,

Eu tb estou com dificuldade pra fazer algo parecido, tentei desse jeito que você está fazendo mas sem sucesso, a onda que saía do secundário da bobina era toda cheia de ruido, sem condição se usar. Então comprei o CI da Alegro ACS712-20, mas também não estou conseguindo usar, fiz as configurações de acordo com o datasheet para enviar o sinal para um AD de um PIC mas não funciona nem a pau.

Meu projeto é um medidor watt/hora com PIC + GLCD para uma feira de ciencias.

Algumas recomendações:

- Tente enrolar mais espiras no secundário do seu trafo de modo a aumentar a tensão de saída;

- Use blindagem na saída da bobina para o sinal de baixa intensidade;

- Procure por amplificador de diferença feito com amplificador operacional para amplificar esse sinal sem amplificar o ruido junto.

Caso eu tenha alguma novidade aqui no meu projeto, eu posto aqui.

Desculpe o tamanho do texto.

Att,

Fernando

Postado

olá pessoal . obrigado pelas respostas que sempre ajuda. Oceano, você simulou dobrando a tensão de entrada? nao fica proporcional...

sobre utilizar o pic, eu descartaria pois nao sei utiliza-los nem tenho equipamento p isso.

sobre aumentar a enrolaçao é impossivel , pelo espaço.

vou utilizar em carro então acho q a questao de ruido esta em jogo.. então precisaria q ficassemos atento a isso.

Postado
olá pessoal . obrigado pelas respostas que sempre ajuda. Oceano, você simulou dobrando a tensão de entrada? nao fica proporcional...

sobre utilizar o pic, eu descartaria pois nao sei utiliza-los nem tenho equipamento p isso.

sobre aumentar a enrolaçao é impossivel , pelo espaço.

vou utilizar em carro então acho q a questao de ruido esta em jogo.. então precisaria q ficassemos atento a isso.

sim

aqui tem os valores obtidos depois de corrigido o offset (R5) e ajustado o ganho (R1)

1,6=> 50,0 mV

3,2=> 99,0 mV

6,4=> 198 mV

estas pequenas diferenças nao me parecem importantes dado que vai ligar a um LM3914

claro que se for montar tera que usar umm montagem cuidada pois os valores de entrada sao muito baixos e qualquer interferencia pode provicar erros

nota : nao temos o circuito total que pretende , mas nao me parece boa ideia medir a corrente directamente nos terminais da bobina

esta vai ser sensivel aos campos eletromagneticos externos

como nao precisa de grande resoluçao poderá pensar usar pequena resistencia em serie com a bobina e usar a tensão sobre a resistencia depois de filtrada

este valor sera proporciomal a corrente

Postado
como nao precisa de grande resoluçao poderá pensar usar pequena resistencia em serie com a bobina e usar a tensão sobre a resistencia depois de filtrada

este valor sera proporciomal a corrente

poderia fazer um esquema p mim. (medidas) nao sei se é viavel pois essa bobina que tenho é fio 1.5mm de 15cm e é p aguentar até 30Amperes.

fiz um circuito simples com o op07, você conhece? o pior q ele precisa de fonte simetrica. vocês conhece um sistema simples q posso transformar a tensão da bateria automotiva em +5v e -5v?

vou ver se acho os componentes do teu circuito, alguns nunca usei , vou ver se na minha cidade tem.. aqui é difícil as coisas

obrigado t+

Postado

pois mas com correntes de 30 A nao se torma practico usar resistencia em serie

o ideal seia talvez um sensor de corrente como este ACS756, mas nao sao faceis de arranjar

----------

quanto ao circuito aqui tem com o OP07 e com fonte simples de 9V

pode usar outos diodos zener cdede que de 4,7V

o potenciometro R3 ajusta o ganho e R8 o offset (saida a zero sem sinal)

note que apenas simulei pois tambem nao tenho esse opamp

.

• mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...