Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LCD + PIC = Relógio e temperatura


Posts recomendados

Amigo Matheus,

Como já salvastes tanta gente aqui, me incluindo, gostaria de saber se, ao incrementar esse circuito (PIC 16F877A) com um RTC como o DS1307, os ajustes seriam feitos na PIC ou no RTC?

Como já sabes, estou iniciando nesta área (PICs e afins) então uso muitos códigos "prontos" para estudá-los e mexer para aprender.

Mas neste caso não sei se o ajuste do tempo faria na PIC e ela enviaria ao RTC, ou o ajuste seria no próprio RTC.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja estou com todos os materias aqui , E Pinagem do LCD e a mesma do Esquema eo diodo posso ligar no Pino 15 (LED 1 + ) ?

Isso mesmo, sendo que a faixa branca do diodo fica orientada para o PINO e a outra perna do diodo vai no +5V.

Mas neste caso não sei se o ajuste do tempo faria na PIC e ela enviaria ao RTC, ou o ajuste seria no próprio RTC.

Certo, nesse caso, você faz os ajustes pelo PIC e envia para o RTC. O pic nesse caso serve para acessar o RTC pegando os valores do tempo e colocando no LCD.

A vantagem de usar o RTC é que se a alimentação do PIC for cortada, você nao precisa configurar o relógio........

Tenho um código e circuito pronto aqui.....

Falou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lincon, assim que terminar poste um video para vermos ;)

A além de tudo, poderia nos dizer quanto gastou no total, e quanto pagou por cada coisa?

Opa, o video eu irei postar amanha , mas enquanto ao gasto , segue a lista :

1x LM35 3,99

4x Resistor 10K 0,40

1x Cristal de Oscilação 4Mhz 0,56

2x Capacitores de 15pF 0,18

1x Potenciometro 10k 0,99

1x Capacitor 47uF 0,15

1x LCD Back azul Letras Brancos 19,55

4x Chave Tactil 6x6 0,60

1x Soquete 40 Pinos 8,00

1x Gravador de PIC 26,00

1x PIC 16F877A 15,00

________________

75,42

So com os Materiais mais ainda tem o Frete , eu Gatei na faixa de 125 Reais

Ate mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Bom acompanhei este tópico desde o inicio e fiquei com 1 duvida na pratica pois no Proteus é limitado em alguns pontos na prática.

Como seria esse circuito usando LM35DZ, pois notei aqui no teste prático ele acaba esquentando muito sozinho.

Desculpem minha inexperiencia com eletrônica.

Agora com programação é um pouco minha área, talvez mude o código criando uma variavel byte X e use dias_da_semana[quantidade_dias][tamanho] ao invés de numeros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o LM35 esquenta sozinho é porq você ligou ele ao contrário.

Ele não pode esquentar por conta própria.

Falou

concordo com você que nao pode esquentar sozinho mas eu chequei o datasheet dele (1. gnd - 2. saida - 3. +) e fiz teste invertendo também e continua na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!