Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queima da fonte OCZ 500W


guardianlord

Posts recomendados

Tenho dois pcs em casa, um da assinatura e outro do meu irmão que é um Intel Core2Duo E7500, 2Gb mem, Hd500Gb, Dvdrw, Geforce 9600GT, ambos possuem a fonte OCZ StealthXStream 500W PFC Ativo e não fazem muito tempo que comprei e estavam funcionando de boa.

Fim de semana passado, a CPFL (fornecedora de energia da cidade) fez uma manutenção na rede eletrica e ficamos sem energia ate as 5 da tarde.

Assim que voltou a energia, houve a queima do estabilizador do meu pc (que eu estava mais usando como regua), filtro de linha do pc do meu irmão (que tambem estava usando como regua) e da fonte do computador do meu irmão. No meu vizinho houve a queima de um aparelho de DVD.

Já acionei a CPFL para troca ou ressarcimento dos equipamentos queimados, mas uma coisa me deixou curioso.

A fonte que queimou estava ligado a um filtro de linha, que havia queimado somente um fuzivel, e apos a troca do mesmo voltou a funcionar normalmente.

No outro pc, houve a queima de um estabilizador SMS 1000VA meio antigo (aqueles com circuito de transistores em vez de reles), mas a fonte e o micro nada houve.

A fonte que queimou houve um estouro, e quando eu ligo na energia, continua dando estouro, indicando curto interno.

Lembrando que possuo duas fontes identicas ligados na mesma rede, o que poderia ter levado uma fonte assim (com proteção de energia, PFC ativo e outras proteções) a ter queimado desse jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dois pcs em casa, um da assinatura e outro do meu irmão que é um Intel Core2Duo E7500, 2Gb mem, Hd500Gb, Dvdrw, Geforce 9600GT, ambos possuem a fonte OCZ StealthXStream 500W PFC Ativo e não fazem muito tempo que comprei e estavam funcionando de boa.

Fim de semana passado, a CPFL (fornecedora de energia da cidade) fez uma manutenção na rede eletrica e ficamos sem energia ate as 5 da tarde.

Assim que voltou a energia, houve a queima do estabilizador do meu pc (que eu estava mais usando como regua), filtro de linha do pc do meu irmão (que tambem estava usando como regua) e da fonte do computador do meu irmão. No meu vizinho houve a queima de um aparelho de DVD.

Já acionei a CPFL para troca ou ressarcimento dos equipamentos queimados, mas uma coisa me deixou curioso.

A fonte que queimou estava ligado a um filtro de linha, que havia queimado somente um fuzivel, e apos a troca do mesmo voltou a funcionar normalmente.

No outro pc, houve a queima de um estabilizador SMS 1000VA meio antigo (aqueles com circuito de transistores em vez de reles), mas a fonte e o micro nada houve.

A fonte que queimou houve um estouro, e quando eu ligo na energia, continua dando estouro, indicando curto interno.

Lembrando que possuo duas fontes identicas ligados na mesma rede, o que poderia ter levado uma fonte assim (com proteção de energia, PFC ativo e outras proteções) a ter queimado desse jeito?

O que te leva a pensar que tais coisas queimaram assim que voltou a energia? É mais viável crer que queimaram quando a energia se foi, provocando um surto na rede elétrica. Pode ser no entanto que a concessionária tenha cometido alguma falha durante a religação da rede, enviando uma tensão acima do padrão.

Filtro do seu irmão deve ser bem ruim. Fosse bom e queimaria o varistor, preservando a fonte. Não é de esperar que um fusível atue antes do varistor, só depois. Fusível por fusível, o do estabilizador deve ter agido mais rápido ou então a sua fonte recebeu uma paulada menor.

A solução para todos, inclusive para o vizinho e seu DVD, é a adoção de um bom filtro com proteção contra surtos.

Por outro lado a OCZ 500SXS é famosa por ter conectores antigos, eficiência baixa e pouca durabilidade. Foi rejeitada no mercado americano e veio toda para o Brasil a preço de banana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No outro pc, houve a queima de um estabilizador SMS 1000VA meio antigo (aqueles com circuito de transistores em vez de reles), mas a fonte e o micro nada houve.

Hehehe, quase me convenceu a voltar usar o estabilizador:confused::confused::confused:.

No entanto, essas fontes OCZ SXS 500 watts, tem um histórico de queima precoce, com poucos meses de uso inclusive. Portanto, podemos considerar que a fonte que queimou já não estivesse tão "boa das pernas" e então bastou esse problema da rede elétrica para exterminá-la de vez.

Só por curiosidade e pra desencargo de consciência, você poderia postar o modelo correto e talvez algumas fotos internas desse filtro de linha que estava ligado na fonte que queimou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que te leva a pensar que tais coisas queimaram assim que voltou a energia? É mais viável crer que queimaram quando a energia se foi, provocando um surto na rede elétrica. Pode ser no entanto que a concessionária tenha cometido alguma falha durante a religação da rede, enviando uma tensão acima do padrão.

Filtro do seu irmão deve ser bem ruim. Fosse bom e queimaria o varistor, preservando a fonte. Não é de esperar que um fusível atue antes do varistor, só depois. Fusível por fusível, o do estabilizador deve ter agido mais rápido ou então a sua fonte recebeu uma paulada menor.

A solução para todos, inclusive para o vizinho e seu DVD, é a adoção de um bom filtro com proteção contra surtos.

Por outro lado a OCZ 500SXS é famosa por ter conectores antigos, eficiência baixa e pouca durabilidade. Foi rejeitada no mercado americano e veio toda para o Brasil a preço de banana.

Bom, de qualquer forma, sendo antes ou depois do religamento, só fiquei curioso pelo fato de ter queimado somente 1 fonte, sendo que estavam as 2 praticamente ligadas na mesma tomada (a parede da tomada do meu quarto se da para tomada da parede do quarto do meu irmão).

A fonte não é tão antiga.. o do meu irmão faz 1 ano que comprou e a minha fazem uns 5 meses. E como eles possuem PFC ativo, não deveria ser qualquer variação de tensão para queimar ela (em casa não queimou nenhum outro aparelho, tv, som, dvd.... que tambem estava ligado na tomada).

É um fato curioso, mas acho q o meu estabilizador deve ter sido o fator de não ter queimado a fonte do meu pc tambem... :P

Acho que se fosse esses estabilizadores mais novos com reles não teria a mesma sorte, hehehe...

Quanto ao filtro de linha, é um Clone, daquele que tem 5 saidas com espaço pra fontes.... como eu disse, tanto o estabilizador quanto o filtro de linha eu estava usando mais como regua (se bem que o estabilizador eu tambem estava usando tambem como item de proteção)

De qualquer forma se tivesse ligado direto na tomada daria no mesmo....

Agora em relação a essa fonte, eu não sabia desse detalhe.... nos testes do site me pareceu boa em relação a custo/beneficio na epoca, em se tratando de ter PFC Ativo, que mais pendeu para minha escolha.

Infelizmente ou temos que pagar um absurdo por uma fonte decente ou temos que nos contentar com esses tipos de fontes, ja que os lixos custam em torno de 50 conto (e com certeza essas fontes mais potentes não vão querer vender perto desse preço, mesmo que valam isso).... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, de qualquer forma, sendo antes ou depois do religamento, só fiquei curioso pelo fato de ter queimado somente 1 fonte, sendo que estavam as 2 praticamente ligadas na mesma tomada (a parede da tomada do meu quarto se da para tomada da parede do quarto do meu irmão).

Compreendo que você está querendo racionalizar a sua fé, no caso a fé no estabilizador. Ainda que seja uma fé pequena. Num evento desses nunca irá queimar tudo em uma casa. Queima o DVD do vizinho, o seu não; queima a fonte do irmão, a sua não; queima o seu estabilizador, o da vizinha, não. Ou vice-versa. Basta que uma das fontes tenha absorvido o maior impacto para que outra talvez se salve.

A fonte não é tão antiga.. o do meu irmão faz 1 ano que comprou e a minha fazem uns 5 meses. E como eles possuem PFC ativo, não deveria ser qualquer variação de tensão para queimar ela (em casa não queimou nenhum outro aparelho, tv, som, dvd.... que também estava ligado na tomada).

O que conta não é a data da compra, é a criação do projeto. A OCZ 500SXS é um projeto bem antigo da FSP, o mesmo projeto Epsilon da Zalman 460. Bem problemático. Note-se também eu fiz menção ao cabeamento. Nem isso a OCZ atualizou. Onde já se viu uma fonte moderna de 500W sem EATX 12V de 8 pinos? PFC ativo ajuda muito sim e você pode se despreocupar com variações de tensão. Problema aí foi o surto. E o que protege contra surto são os varistores, coisa que a OCZ não tem. Não tem e não faz falta, desde que ele, o varistor, esteja no dispositivo de proteção onde a fonte é ligada.

É um fato curioso, mas acho q o meu estabilizador deve ter sido o fator de não ter queimado a fonte do meu pc também... :P

Acho que se fosse esses estabilizadores mais novos com reles não teria a mesma sorte, hehehe...

Está aí a racionalização da fé. Pelo contrário, o estabilizador mais novo tem a vantagem de trazer obrigatoriamente pelo menos um varistor, o que poderia sim salvar uma fonte num caso como este. O mais antigo dificilmente terá o varistor, nada representando em termos de proteção. Não significa que o estabilizador novo, dentro da norma atual, deva ser utilizado. O benefício do varistor é quase nulo diante dos aspectos negativos que o uso do estabilizador representa. Se ainda não conhece tais aspectos, consultar aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

http://forum.clubedohardware.com.br/voce-ja-viu/482317

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2007/05/estabilizador-de-computador-no.html

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/

Quanto ao filtro de linha, é um Clone, daquele que tem 5 saidas com espaço pra fontes.... como eu disse, tanto o estabilizador quanto o filtro de linha eu estava usando mais como regua (se bem que o estabilizador eu também estava usando também como item de proteção)

Modelos atuais da Clone trazem pelo menos um varistor, podendo dar uma proteção marginal, eventual. Modelos antigos nem isso, eram simples extensões. Proteção adequada só o modelo F8 atual.

De qualquer forma se tivesse ligado direto na tomada daria no mesmo....

Daria mesmo.

Agora em relação a essa fonte, eu não sabia desse detalhe.... nos testes do site me pareceu boa em relação a custo/beneficio na epoca, em se tratando de ter PFC Ativo, que mais pendeu para minha escolha.

Infelizmente ou temos que pagar um absurdo por uma fonte decente ou temos que nos contentar com esses tipos de fontes, ja que os lixos custam em torno de 50 conto (e com certeza essas fontes mais potentes não vão querer vender perto desse preço, mesmo que valam isso)....

Custo/benefício na época era o modelo de 400W, fabricado pela CWT. Este sim, era ótimo, e equivalente à Corsair 430 atual. Veja que para configuração como a sua, com uma HD 4650, fonte de 350W já dá potência de sobra, muita sobra. Temos fontes ótimas para essa configuração custando de 100 a 150 reais no mercado. Não era exatamente o caso de 1 ano atrás quando seu irmão comprou a dele. Mas cabia ali o modelo de 400W da própria OCZ na época. Hoje cabem os modelos de 350 a 430W da Antec, Cougar, Corsair e Seasonic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Custo/benefício na época era o modelo de 400W, fabricado pela CWT. Este sim, era ótimo, e equivalente à Corsair 430 atual. Veja que para configuração como a sua, com uma HD 4650, fonte de 350W já dá potência de sobra, muita sobra. Temos fontes ótimas para essa configuração custando de 100 a 150 reais no mercado. Não era exatamente o caso de 1 ano atrás quando seu irmão comprou a dele. Mas cabia ali o modelo de 400W da própria OCZ na época. Hoje cabem os modelos de 350 a 430W da Antec, Cougar, Corsair e Seasonic.

Bom saber dessas informações... vou dar uma pesquisada melhor antes de comprar de novo outra fonte. O grande problema é que fonte boa por um preço bom realmente não é fácil de se encontrar, ainda mais quando você precisa com uma certa urgência....

Em relação a fonte de 350W, antes de trocar a placa de video eu já usava uma fonte da seventeam 350W reais com uma placa de video geforce 8500. Apos a troca da placa de video minha fonte começou a demonstrar sinais de fraqueza, chegando a estufar os capacitores de saida, isso que me levou a trocar a fonte por um de potencia maior. Como meu gabinete é cheio de trecos (02 coolers de refrigeração, luzes, medidor....) acho que isso eleva um pouco o consumo tambem.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!