Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar a net via cabo com o roteador ?


Magno césar

Posts recomendados

Boa Noite

Tenho um probleminha.

Não consigo usar notebook que é xp com o roteador via cabo. Ja uso o pc atraves do roteador e funciona normal

Agora no notebook diz que nao tenho rede local por isso nao consigo, como faço para ativar minha rede local do notebook ?

Só aparece os 2 pc na area de trabalho dizendo que um cabo esta desconectado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça os seguintes testes:

1) Vá em conexões de rede (iniciar>executar>digite ncpa.cpl) e veja o status de sua conexão local!

Verifique se ela não está desabilitada! Se estiver clique com o botão direito e clique em ativar;

2) Verifique as propriedades da conexão de rede! (botão direiro, propriedades)

Veja as configurações da protocolo TCP/IP;

Se o seu roteador estiver com o DHCP ativado, os protocolos e servidores DNS devem estar configurados para obter um endereço de IP automaticamente!

Se o DHCP do seu roteador não estiver habilitado, deverá haver algum endereço de ip configurado no protocolo!

Se tudo nas conexões de rede estiverem corretas...

Tente reinstalar os drivers da placa de rede...

E se tudo der errado...

Está na hora de considerar um problema físico. Tente testar a sua placa de rede em outra rede!

Ou, utilizando um cabo Crossover, se comunicar com um outro PC!

Qualquer dúvida é só falar!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu disse para você utilizar um cabo crossover era para criar uma conexão ponto-a-ponto com outra máquina (outro computador) e ver se existe uma comunicação entre eles, assim podemos eliminar a possibilidade de problema físico ou de drivers da placa de rede.

Não confunda cabo croosover com cabo direto!

Cabo Crossober uma ponta é 568-a e na outra 568-b.

Cabo direto, ambas as pontas possuem a mesma sequência, ambas 568-a ou ambas 568-b.

Se o seu cabo realmente for crossover... NUNCA DARÁ CERTO! E explicaria o erro de conectividade.

E você também confundiu PPPoe com DHCP...

PPPoe é o tipo de conexão de banda larga que é utilizada pelo usuário...

O speedy por exemplo é PPPoe pois exige um usuário e senha para se conectar!

Já a NetVirtua é ip dinâmico é não é necessário usuário e senha...

E finalmente o DHCP é um recurso do roteador que gera IP de LAN para as estações que acessam o roteador, seja via cabo ou via Wifi...

Melhor você chamar um técnico aí na sua casa... Tem coisa que não dá para curioso fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza configurar um router é fácil o bastante para um curioso fazer.

E como eu ja disse se pega internet no desk quer dizer que esta ok, provavelmente o cabo usado é mesmo um cross por isso nao esta funcionando. Magno césar tente tirar o cabo que esta no desk e conecta-lo no notebook e ve se funciona, caso nao funcione coloque um IP fixo no note na mesma rede do router e coloca o router como gateway que mesmo sendo dhcp ele funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi uma rede com ocorrencia semelhante que havia sido montada pelo usuario comum.

No caso havia inicialmente apenas um pc na rede e o rapaz havia espetado o cabo do modem em uma porta lan ao invés da porta wan. dessa maneira o pc conseguia navegar porque o router agia apenas como um repetidor, mas quando uma segunda maquina foi adicionada não navegou porque o modem atribui somente um ip relacionado a um mac adress e então ignora a segunda maquina.

Foi um caso bem raro, mas confirme se o cabo do modem está corretamente instalado na porta wan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é pouco provavel, somente se apesar da wan do router estar configurada pra pppoe o modem estiver configurado com autenticação automática(alguns modems da telefonica vem do almoxarifado assim) e instalado em uma lan, causando este efeito.

Também caso o colega Magno Cesar tivesse verificado o pppoe na configuração da placa de rede do desktop, informando equivocadamente que seria esta uma configuração do router.

De todo modo existe algo muito errado nesta rede, pois em casos normais mesmo que a configuração na wan estivesse errada e a conexão via cabo cross( um di-504 antigo meu já sabia reconhecer conexões cross e compensar pelo auto mdix), o note ao menos iria receber um ip lan do router via dhcp, como o note conectado na lan do router indica conectividade nula, acredito que exista algo em conflito com o dhcp do router nessa rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso estou achando que a porta do router pode estar ruim ou o cabo dele tambem possa estar com defeito, é preciso primeiro verificar a integridade da placa, do router e do cabo. Por esse motivo pedi que ele colocasse o cabo que esta no desk no note assim teremos uma noção do que pode estar acontecendo nessa rede.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A regra e bem simples para conectar dois ou mais Pcs via cabo (croswor) basta configurar os Ips em ordem progressivas . exemplo o 1º 192.168.01 e 2º .02 assim por diante.

Se voce tiver usando a Net via cabo da Virtual, deligue o modem da Net total, faça as configuraçoes , pc e roteador, so ai e que voce liga o modem da NET

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza configurar um router é fácil o bastante para um curioso fazer.

.

Eu não disse que curioso não sabe configurar roteador!

Eu disse que está ocorrendo erros na configuração, ou da placa, ou do roteador, ou o cabo não é o correto, onde curioso não vai saber MESMO diagnosticar!

E uma pessoa que não sabe a diferença entre DHCP e PPPOE e tenta utilizar um cabo crossover para conectar-se em um roteador.

Se é que é realmente um cabo crossover, já muito aluno meu chamar par trançado de crossover!

E é muito provável que o problema seja de configuração no notebook ou um erro físico, ou driver e no pior dos casos ele realmente está utilizando um crossover!

Agora não dá para dar passo-a-passo de testes e mais testes para o colega fazer sendo que ele não sabe lhufas dq estamos falando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não disse que curioso não sabe configurar roteador!

Não disse que disse....

Amigo trabalhei com suporte e ja vi usuarios pisarem no mouse achando que tava fazendo o certo e ja vi usuarios usando o mouse como se fosse um controle remoto e chingarem dizendo q o mouse nao funcionava e muitas vezes era preciso fazer testes e testes em coisas que com certeza era difícil para quem nao sabia absolutamente nada. Enfim...

Acho que esse problema não é algo que agente vire e diga que é algo difícil de se resolver so porque ele pode nao saber o que é um cabo crossover. Mas enfim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

Sr lockford e Nef muito obrigados pelas respostas ignorantes, fiquei chateado porque estou pedindo ajuda e as vezes era melhor que nao responder nada se for para responder com ignorância.

Não sou obrigado a saber pois nao trabalho nesta area e nao sou curioso pois ja tinha entrado em contato com o suporte da link sys e levei mais ou menos 6 horas em 2 dias para resolver este problema pelo telefone e chegaram a conclusao que vão trocar meu roteador.

Depois vim aqui pra tentar testar o roteador via cabo para ver se funcionava embora o melhor seja mesmo sem fio.

Bom sem querer gerar mais intrigas e dando continuidade ao caso conectei o notebook direto no speedy e a internet pega normal apesar de a conexão local continuar nula ou limitada.

Então muito provavelmente o problema seja no roteador mesmo

Só completando

Realmente me enganei e peço desculpas o cabo nao é crossover as duas pontas que eu curioso fiz hehe.

sao 568b nas duas pontas

sendo que ele não sabe lhufas dq estamos falando!

então quem nao sabe nao pode aprender ?

Só falei de Dhcp e PPPoe porque o suporte da linksys tinha pedido para troca na configuração do router dhcp para pppoe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Magno nao fui ignorante a seu respeito, me desculpe se isso foi o q transpareceu, apenas entendo usuarios finais. Como eu disse ja trabalhei como suporte e sei que por mais que as pessoas nao saibam de uma maneira tecnica do q se trata basta ela ter boa vontade que tudo pode dar certo. como você disse nao trabalha na area e nao tem mesmo obrigação de saber, cabe a nós tecnicos de suporte, T.I e afins independente do q seja ajudar os usuarios que precisam por mais que isso possa ser difícil. E para ser sincero ja vi tecnicos hj superiores a mim que nao tem estudos e sao os "curiosos" então nao se sinta ofendido pelo q eu disse.

abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este vai ser meu último post neste assunto! Pois o colega Locford simplesmente está perdendo o foco do assunto abordado!

Primeiramente, não estou aqui para dizer que sei de tudo que já trabalhei com isso e aquilo etc...

Não estou aqui para provar nada para ninguém. Eu simplesmente estou aqui porque quero e gosto de ajudar outros colegas em dúvidas e situações com que já tenho experiência!

Assim, eu ajudo o pessoal do CDH e os futuros visitantes e membros a tirar dúvidas e a matar charadas de forma mais rápida, e não fiquem batendo a cabeça como eu já fiquei várias vezes...

Agora, se eu achei que a criador do post o Magno César era inesperiente, foi o que ele me passou durante as conversas! Desculpe, vejo agora que estava errado!

Então, caro colega LocFord, eu realmente indiquei que ele chamasse alguém com uma experiência maior para diagnosticar o problema na rede!

E gostaria de saber, onde eu escrevi que curioso não sabe configurar roteador? Disse que curioso não sabe fazer diagnóstico! E disso eu tenho certeza e confirmo novamente!

Os firmwares estão cada vez mais simples e qualquer pessoa sabe configurá-lo sim!

Não ponha palavras na minha boca e muito menos nos meus posts.

Insisto que usuário final não sabe fazer DIAGNÓSTICO.

Como eu vou falar para um usuário, pegar um RJ-45, fazer um loopback e testar as entradas do roteador e do computador ?

Vou estar falando grego com ele, concorda?

E se você já viu coisa estranha na sua profissão de suporte... 90% das pessoas que compõe este fórum também já viram!

Só disse para o Magno chamar um técnico porque achei que ele não fosse um! Ele mesmo admitiu que confundiu alguns termos (que eu falei que já vi muitos alunos meus confundir) Crossover, DHCP, PPPoe e etc...

você deveria ter pegado para Cristo o NEF que fez a pergunta mais inútil de todas! simplemente querendo saber o provedor! Inútil se, uma vez que o PC funciona via cabo e só o notebook que apresentava problema de conexão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!