Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade Am2, AM2+, AM3 -> DDR2 & DDR3


Iago Reis

Posts recomendados

Olá gente,

Estou com uma duvida na questao de compatibilidade de processadores em algumas placas mae.

O que aconteceu foi o seguinte, tenho um pc mais "fuleirinho" que tem uma placa-mãe ECS a740 com processador Sempron LE1200, creio que ele seja AM2. só que a placa-mãe queimou, e gostaria de saber se posso usalo numa placa mãe ECS A780GM-A, Que esta rodando atualmente com um processador Atlon x2 7450, ou algo parecido.

Como terei que comprar uma placa-mãe, gostaria de comprar uma que seja AM3.

Só que nao sei se posso utilizar o processador Atlon x2 7450, que é am2+, numa placa-mãe am3.

Outra coisa... Sendo possivel a utilizacao do atlon, eu somente poderia usar memorias ddr2 né?

Resumindo São 3 perguntas.

1 - Processador AM2 funciona numa placa AM2+?

2 - Processador AM2+ funciona numa placa AM3?

3 - Processador AM2+ consegue rodar com memoria ddr3, numa placa am3?

Não estou com muita grana sobrando e por enquanto so iria comprar a placa-mãe am3, e ir usando-a, para depois fazer o upgrade do processador e memorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente,

Estou com uma duvida na questao de compatibilidade de processadores em algumas placas mae.

O que aconteceu foi o seguinte, tenho um pc mais "fuleirinho" que tem uma placa-mãe ECS a740 com processador Sempron LE1200, creio que ele seja AM2. só que a placa-mãe queimou, e gostaria de saber se posso usalo numa placa mãe ECS A780GM-A, Que esta rodando atualmente com um processador Atlon x2 7450, ou algo parecido.

Como terei que comprar uma placa-mãe, gostaria de comprar uma que seja AM3.

Só que nao sei se posso utilizar o processador Atlon x2 7450, que é am2+, numa placa-mãe am3.

Outra coisa... Sendo possivel a utilizacao do atlon, eu somente poderia usar memorias ddr2 né?

Resumindo São 3 perguntas.

1 - Processador AM2 funciona numa placa AM2+?

2 - Processador AM2+ funciona numa placa AM3?

3 - Processador AM2+ consegue rodar com memoria ddr3, numa placa am3?

Não estou com muita grana sobrando e por enquanto so iria comprar a placa-mãe am3, e ir usando-a, para depois fazer o upgrade do processador e memorias.

Respondendo em ordem:

1- Sim.

2- Não.

3- Não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os processadores AM2 suportam memorias DDR2 800MHZ.

os processadores AM2+ suportam DDR2 até 1066MHz , 667 - 800 e 1066.

os processadores AM3, suportam apenas DDR3. 1066MHz , 1333MHz e 1600 em modo O.C.

qualquer placa-mãe que tenha soquet AM2+ suporta os processadores com soquet AM2

mais ou menos assim: X2 4800 , X2 5000 , X2 5200 , X2 5400 , X2 5600 , X2 6000 , X2 7450 , X2 7750.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os processadores AM2 suportam memorias DDR2 800MHZ.

os processadores AM2+ suportam DDR2 até 1066MHz , 667 - 800 e 1066.

os processadores AM3, suportam apenas DDR3. 1066MHz , 1333MHz e 1600 em modo O.C.

qualquer placa-mãe que tenha soquet AM2+ suporta os processadores com soquet AM2

mais ou menos assim: X2 4800 , X2 5000 , X2 5200 , X2 5400 , X2 5600 , X2 6000 , X2 7450 , X2 7750.

Processador AM3 na verdade é híbrido, tanto faz pra ele trabalha com DDR2 ou DDR3, porém nunca as duas juntas.

Placas puramente AM3 não suportam processadores AM2[K8] e AM2+[K10] pelo fato desses processadores não suportar DDR3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo tenho uma ASUS M2N68-AM SE, ela suporta até 4gb DDR2 1066mhz, soquete AM2+, e estou usando um Phenom II X2 550BE AM3 junto com memorias DDR2 800mhz

Ou seja, tem uma certa compatibilidade, mas os AM3 só suporta AM3, já os AM2+ suporta AM3 com atualização de bios e AM2 normlamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo tenho uma ASUS M2N68-AM SE, ela suporta até 4gb DDR2 1066mhz, soquete AM2+, e estou usando um Phenom II X2 550BE AM3 junto com memorias DDR2 800mhz

Velocidade das memórias depende do Processador, Processador AM2(K8) suportam no máximo 800MHz sem over, já os K10(AM2+) e K10,5 que nestas condições funciona com se fosse um K10, ganham um múltiplo a mais para as memórias, x5,33 tornando possível Overclocar as DDR2 800MHz (1066MHz ou superior vide EPP), ou se conseguir as raríssimas DDR2 1066MHz elas trabalharão no clock nativo.

Toda ASUS M2N68(alguma coisa) é soquet AM2, seim o " + ", Placas com soquet AM2+ possuem Dual Dinamic Power (Dois sistemas de alimentação ou se preferir, sistema independente para alimentar o IMC vulgo NB) e HT-Link 3.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi (vide post do Wencell) placa-mãe AM2+ suporta processadores AM3 com atualizaçãoo de BIOS e memória DDR2 normalmente.

Contudo, a plataforma AM2+ não deve ser suportar upgrade de memória para DDR3, até mesmo pela ausência dos slots. Ou seja, mesmo com o processador AM3 sendo híbrido, conforme jonny_br comentou, a placa-mãe não possui o suporte físico necessário para o aludido upgrade.

É o que eu entendi (corrijam-me se eu estiver errado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!