Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, após analisar a comunicação no osciloscópio eu cheguei a conclusão que é possivel realizar esta comunicação, mais não com o meu hardware.

Testei por horas a comunicação serial a 1200bps (Simulação virtual no Proteus, PIC a PIC direto e PIC a PIC com módulos RF) e constatei que o meu transmissor não tem força para irradiar a frequencia(transmissor alimentado a 5V). Com antena de 170mm, o transmissor não aciona a saida receptor a 200mm de distancia entre as antenas enquanto que um controle remoto de alarme para carro consegue fazer isso com facilidade a aproximadamente 5 metros sem antena (apenas no receptor).

Veja o resultado do meu hardware com as antenas bem proximas.

img0655nb.jpg

Excelente? Eu não confiava até ver que o "bixim" é "bão" mesmo!

Comprei um novo transmissor (igual o do Matheus) e espero que sua transmissão seja boa, pois os que eu comprei não servem para nada!

Obrigado pessoal, desculpa a demora na resposta, mais meu dia está muito corrido. Postarei os resultados do novo transmissor assim que chegar, modifiquei bastante meu código fonte, quando terminar eu posto ele completo e funcionando junto com o esquema eletrônico!

• mês depois...
Postado

Amigos, já aproveitando o assunto. É possível fazer a comunicação de 30 módulos transmissores com apenas um receptor, ou seja, esse recepetor poderá receber informações desses 30 módulos transmissores ao mesmo tempo???

Postado

Estava ajudando uma pessoa nesse sentido.

O problema que você terá será a colisão de dados.

você não consegue garantir que os 30 transmissores conseguem enviar as infos ao mesmo tempo.

Será uma salada de dados e você receberá coisas estranhas no receptor.

A única forma que vejo é q os transmissores tenham um receptor junto. Dessa forma o receptor mestre terá também um transmissor e irá pedir em sequencia os dados dos transmissores.

Falou

Postado

Não marcosribeirobr. Ao Mesmo tempo não é possivel. Eles usam a mesma frequencia, e nao tem um sistema de divisão de tempo, então com estes modulos é possivel receber sinal de 30 transmissores, mas 1 de cada vez ... abraços

Postado

Primeiramente parabéns aos membros pela troca de informações.

Muito obrigado Matheus e Vinicius.

Estou inciando os estudos em RF. Programo no MikroC.

Estarei sempre acompanhando o tópico.

Vinícius, você falou que conseguiu fazer a comunicação entre pic->pic.

Ta fazendo com o código do Matheus ou com o seu ?

Tem como disponibilizar o esquema elétrico ?

Estou com os mesmos módulos da foto que Matheus postou + encoder e decoder, 2 pics 16f877a.

OBRIGADO.ABRAÇO.PAZ

:D

Postado

Boa noite Pessoal, desculpa a demora!

Então XARA, eu estou usando o meu código que faz o mesmo que o código do Matheus porém o do Matheus esta feito para ser utilizado no PICC (eu acho) e o meu foi feito para ser utilizado no MikroC, as bibliotecas pode ter alguma diferença mais você pode alterar rapidinho.

Como você deve ter lido ai, a comunicação é serial a 1200bps sendo transmitido pelo modulo RF.

Parei de mexer neste projeto pois estava desenvolvendo um dataloger. Terminei e vendi para a empresa que eu trabalho e agora estou retomando esse projeto.

O meu funcionou corretamente e eu não vou mais usar ele mais continue perguntando que nós o ajudaremos com certeza.

Comprei dois controles de alarme positron (DP45 Rolling Code & Flex Code) e comecei a interpretar o algoritmo para o controle em qualquer projeto, pretendo desenvolver em assembly e utilizar o pic12f683 pois foi o que menos me deu trabalhos em projetos atrás. Caso o algoritmo for muito complexo eu posso programar o controle com o meu cógigo e usar o hardware dele pois o controle contem um pic12cxx nele, mais pelo que eu pude analisar o código segue contem 3 bytes que seguem uma regra(ritmo) matemática e outros bits que representam os botões.

Se alguem quiser me ajudar eu posto o que já consegui!

Abraço.

Tudo de bom!

• 3 meses depois...
Postado

complementando o assunto pessoal..

esses módulos de 433,92Hz funcionam melhor com antenas de 17,3cm que seria 1/4 do comprimento de onda.

fica a dica.

V = L *f

299792458 = L * 433920000

L = 0,69089338m

1/4 de L = 17,272cm

Postado

Bom dia pessoal!

Também estou tentando fazer a comunicação PIC-RF-PIC usando um 16f877a com um TWS-DS-3 e um 16f628a com um RWS-375-6,

fiz alguns códigos que funcionaram no proteus mas na prática não consigo receber o sinal.

Tentei também o cod. do Matheus deste tópico que já está pronto para o 628a mas também não funcionou.

Perguntas

Ligando o TX no RX dos PICs o programa deveria funcionar?

Verifiquei com um multimetro (meu único aparelho de medição xD ) que a saída DATA do RX oscila bastante, isso é normal?

Desde já obrigado

• 3 anos depois...
Postado

Boa noite pessoal, estou tentando fazer a mesma coisa mas estou com o seguinte problema.

Ja tentei usar o codigo postado na pagina 1 porém fiz algumas adaptações para o 16f628A, na simulação no proteus com os modulos RF e na pratica com comunicação direta entre os pinos TX e RX funciona, porém se eu tentar usar os modulos RF na pratica ele nao funciona o receptor. Vou testar agora o codigo que foi postado no 4shared e ver o que consigo, os modulos sao novos, estão a menos de 10cm(na mesma protoboard), porém tem apenas as antenas dos proprio modulos. Logo vou fazer outro teste colocando uma antena maior. Alguma dica?

Coloquei uma antena de 17 cm no receptor e nada tambem.

Em cada um dos dois pics utilizo um cristal de 4mhz com 2 capacitores de 33pf.

O Modulo transmissor alimento com uma bateria de 9V.

Os dois Pic com 4 pilhas AA de 1,5, e o mesmo para o modulo Receptor.

A tensão do pino RX ligado ao DATA do modulo receptor se mantem constantemente alta, porém quando presciono o botao para enviar os dados a tensão cai gradativamente(bem rápido) para 0 e ja volta a subir.

Lembrando novamente que a comunicação Direta entre os pinos TX(do transmissor) e RX(do receptor) faz o projeto funcionar, mas com os mudulos RF ligados não funciona o PIC receptor(apenas acende o led do PIC transmissor apos precionar o botao).

porém se eu manter os PICs ligados diretamente entre os pinos TX e RX e ligar juntamente os modulos RF, o PIC Receptor não funciona também, é como se a ligação com o Modulo Receptor matasse o funcionamento do PIC Receptor.

Estou programando no PIC C Compiler porém tambem tenho um codigo para MikroC que tambem funciona na simulação no proteus, porém nao consegui fazer o PIC usar o Clock esterno(com meu cristal de 4mhz+2 capacitores de 33pF), nem o interno, alguem pode me explicar como programar o Clock no MikroC Compiler?

Detalhe: Para testar se os clocks estão funcionando eu faço um piscaled antes(so para nao perguntarem se o clock realmente esta funcionando).

Obrigado desde já, espero que alguem responda e.e

• 2 meses depois...
Postado

@MatheusLPS

Olá. Ressuscitando o tópico: 

Pelo que entendi, basta eu utilizar a saída serial para fazer a comunicação, certo?

Eu preciso configurar algo além do baud rate? Sou meio leigo ainda em comunicação serial.

E pelo que percebi no seu código, o RX pode ficar sempre ligado, o tx que tem que ser desligado após a comunicação?

Pelo que li neste forum, o pino do RX fica sempre em low, logo, a leitura do start bit não funcione, pois o barramento serial fica sempre em high

http://forum.hobbycomponents.com/viewtopic.php?f=25&t=1324

Alguma dica?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...