Ir ao conteúdo

Existe algum componente eletrônico que funciona como relé?

danielhn1992

Posts recomendados

Postado

Tenho um sistema com leds da seguinte maneira:

Estou usando uma fonte de 6V e ligando os leds de dois em dois em serie.

Uso um cabo p2 que sai do pc: toda vez que a musica toca um tom grave (fiz um filtro passa graves e usei um TIP31) os leds acendem.:D

O problema é que os leds não acedem 100%(muito ou pouco dependendo da batida da musica).:(

Eu queria um sistema em que os leds estariam ou ligados ou desligados.

Já tentei com relé mas não funciona direito pois só está saindo no máximo 2,0V para cada LED(insuficiente para ativar um relé de 5v, que é o menor que encontrei).

Existe algum tipo de dispositivo que funcione tipo um relé? talvez um transistor?:confused:

Já agradeço antecipadamente!^_^

Postado

Não sei te explicar muito bem como funciona, mas sei que os relés são muitas vezes substituidos por transistores e/ou tiristores. Dê uma pesquisada na net por esses termos. Boa sorte!^_^

Postado

Brods, acho que você procura algum VU meter. Um ci que acende uma barra de leds proporcional a tensão de entrada(ou seja, um bargraph de LEDS)

Dá uma olhada pra ver se é isso. Nunca fiz com VU, mas já joguei os graves num 4017, os leds corriam com a batida da música, maneiro também.

Postado

matheus... tô com um circuito parecido com o seu funcionando de maneira semalhante

Mas assim como os seus leds tem hora que eles não acendem 100%...

A ideia do rafael é a boa. Como funcionam esses transisitores que operam como chave?

Ou tiristores como o David falou? existe algo que funcione com 4-5v?

Postado

danielhn1992

O transistor como chave, funciona muito basicamente assim:

Quando tiveres uma tensão (mínima de 0,6V, se não me engano) na base, ele é chaveado e passa a conduzir entre o coletor e emissor.

Como no circuito que o matheus mandou, quando houver uma tensão na base (originária do sinal de audio), ele passa a conduzir entre o coletor e o emissor, "aterrando" o catodo do LED e criando uma diferença de potencial sobre ele, pois existe uma tensão sobre o catodo.

Pesquise no Google por "transistores como chave", existe muito material, e muito melhor explicado que poderia explicar por aqui.

Abraço.

Postado

Olá,

Nunca montei um circuito deste tipo, mas tenho uma noção da coisa...

O circuito abaixo deveria (teoricamente) funcionar, como não testei, não da pra saber, e não se pode confiar no Proteus para essas coisas.

O sinal de entrada de som tem amplitude de +- 1V, então é necessária um amplificação de mais ou menos 10, para que o sinal seja facilmente utilizado.

Então, a entrada do circuito tem um capacitor em série e o resistor ligado à alimentação para fazer o acoplamento e deixar a tensão positiva, que entra na base do transistor e é amplificada e invertida para o resistor R2 (não faz diferença em um VU, senão seria necessário botar mais um transistor para desinverter e ai o circuito ficaria mais complexo). O capacitor C3 desacopla o sinal amplificado, isto é, bloqueia a tensão contínua e deixa passar apenas o áudio. Depois o sinal segue para os transistores, onde os diodos servem para gerar quedas de tensão, isto é, se o sinal médio passar de um certo nivel de tensão ele permite que o transistor sature e acione o LED. Como cada diodo tem uma queda de tensão de +-0.7V, 3 diodos ficam com +-2,1V, ou seja, um led vai acender a cada +-2,1V de amplitude que o sinal chegar.

http://img96.imageshack.us/img96/2911/vuuu.png

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!