Ir ao conteúdo

CPU 1333Mhz FSB não suporta?

Mateus PB

Posts recomendados

Postado

oi amigos, gostaria de tirar outra duvida aqui, tenho um simples PC de internet que montei, confing total:

Megaware GF7050 610i

video+audio onboard

fonte ZALMAN modular 500W

Pentium Dual core E5300 com virtualização

4Gb DDr2 800Mhz (5-4-4-15)

bem, essa minha placa mãe suporta ate a C2D E8500? vi pela internet que sim, pois ele suporta 45Nm e o FSB que tem na minha BIOS chega ate 1333, mas o problema também é, meu E5300 não consigo fazer over acima de 1150Mhz de FSB, o seja, so chega ate 3.7Ghz... onde tenho um cooler box do Q9550 nele por ser bem grande. a CPU ta agora aos 3.7Ghz e temp n passa dos 40° em full.

queria saber porque não consigo chega aos 1333Mhz de FSB na placa mãe alguem pode me dizer?

Postado
oi amigos, gostaria de tirar outra duvida aqui, tenho um simples PC de internet que montei, confing total:

Megaware GF7050 610i

video+audio onboard

bem, essa minha placa mãe suporta ate a C2D E8500? vi pela internet que sim, pois ele suporta 45Nm e o FSB que tem na minha BIOS chega ate 1333, mas o problema também é, meu E5300 não consigo fazer over acima de 1150Mhz de FSB, o seja, so chega ate 3.7Ghz... onde tenho um cooler box do Q9550 nele por ser bem grande. a CPU ta agora aos 3.7Ghz e temp n passa dos 40° em full.

queria saber porque não consigo chega aos 1333Mhz de FSB na placa mãe alguem pode me dizer?

Colega, sinceramente não te recomendo fazer overclock com essa placa-mãe aí. Geralmente a Megaware e a PCware lançam produtos bem fraquinhos e eles não são otimizados para overclock. Você ter conseguido um overclock de 3.7GHz numa placa dessas já é um fato notável. Recomendo deixar como está.

Postado

entendo, se não pode ser feito over.. mas o que fiz ja faz uma boa diferença, consigo rdar videos em 720P no talo, o PC dedicado so pra video é f*** =/ e quando em 2.6 mesmo, nem video roda direit... mas como a GF7050 suporta E8600 ate e não posso fazer over? como isso pode acontecer? se a placa-mãe suporta uma CPU superior e uma inferior que pode ser feito over a MB não conseguir empurrar o FSB de 800 ate 1333? =/ sabe dizer se ela suporta pelo menos o E8500 ? valeu

Postado
entendo, se não pode ser feito over.. mas o que fiz ja faz uma boa diferença, consigo rdar videos em 720P no talo, o PC dedicado so pra video é f*** =/ e quando em 2.6 mesmo, nem video roda direit... mas como a GF7050 suporta E8600 ate e não posso fazer over? como isso pode acontecer? se a placa-mãe suporta uma CPU superior e uma inferior que pode ser feito over a MB não conseguir empurrar o FSB de 800 ate 1333? =/ sabe dizer se ela suporta pelo menos o E8500 ? valeu

É! Realmente se a placa foi feita para suportar os processadores com FSB de 1333MHz, realmente é estranho não conseguir chegar até ele. Talvez seja o próprio processador (que no caso tem FSB nativo de 800MHz) que não esteja "aguentando" o stress de um FSB mais alto. Entretanto, repito que placas-mãe mais simples geralmente não são as melhores para overclock. Há uma ou outra exceção. Se não fosse assim, não faria sentido placas cheias de recursos voltados para overclock.

Colega, uma coisa: qual é a marca REAL da placa-mãe? Geralmente Megaware é uma marca de PCs montados e ela terceiriza (até onde sei) a fabricação das suas peças. Talvez esteja até com a logomarca da Megaware na placa e tal, mas é comum, por exemplo, a POSITIVO usar umas ASUS ou PC-Chips com a logomarca POSITIVO marcada nela.

A overclockabilidade do CPU nada tem a ver com o limite nativo da MB, se a MB for 1333MHz nativos vai suportar sem problemas.

Então me explica para que existem produtos voltados para overclock. E você entrou em contradição: você falou que "A overclockabilidade do CPU nada tem a ver com o limite nativo da MB" e ao mesmo tempo falou "se a MB for 1333MHz nativos vai suportar sem problemas". Explica isso. Se a overclockabilidade não tem a ver com o limite da placa-mãe, então para que a placa-mãe tem que suportar nativamente o tal FSB? Confuso.

Postado
Então me explica para que existem produtos voltados para overclock. E você entrou em contradição: você falou que "A overclockabilidade do CPU nada tem a ver com o limite nativo da MB" e ao mesmo tempo falou "se a MB for 1333MHz nativos vai suportar sem problemas". Explica isso. Se a overclockabilidade não tem a ver com o limite da placa-mãe, então para que a placa-mãe tem que suportar nativamente o tal FSB? Confuso.

Acho que ele diz fazer overclock no Puro mesmo, apenas aumentar o Clock, mas obviamente, não basta apenas aumentar o clock sem que aumente o FSB, Vcore (dependendo do Overclock), e o Multiplicador.

Também não entendi muito bem. :wacko:

Postado

Megaware GF7050 610i

video+audio onboard

Se você não consegue chegar nos 1333MHz certamente é o processador que não está suportando tamanho overclock ou então o problema está nas RAMs. RAM em 800MHz é assíncrono com FSB de 1333MHz. Tente abaixar a frequência das RAMs para 667MHz (que em tese é síncrono com 1333MHz).

Muito estranho isso, pois vídeos dependem apenas de decodificação, muito diferente de jogos. Em jogos o que ocorre não é uma simples decodificação, mas emprego de cálculos complexos envolvendo movimentos, empregando vetores para a formação de polígonos, aplicação de efeitos diversos, tecnologia de preenchimento, sombreamento, transparência, anti-serrilhado etc.

Note que um simples decodificador de DVD player é capaz de processar um vídeo. Em alta resolução, basta um decodificador de BlueRay para dar conta do recado. E observe que esses decodificadores são praticamente nada diante de um processador Pentium Dual Core. Todavia, se não me engano, esse Pentium E5300 não possui vídeo integrado [isto é, nele mesmo]. Podes crer que se há alguma deficiência só pode partir do vídeo onboard de sua mobo, não de seu processador. Compre uma placa de vídeo baratinha, é o suficiente para rodar qualquer vídeo.

Pode ser que você esteja passando por problemas no uso de codecs de vídeo. Quando um codec é mal instalado, ele trava os vídeos. A solução seria desinstalar os codecs e instalar novos codecs ou reinstalar o Windows e depois pegar um decente pacote de codecs.

A overclockabilidade do CPU nada tem a ver com o limite nativo da MB, se a MB for 1333MHz nativos vai suportar sem problemas.

Depende... O FSB da mobo dele pode suportar nativamente os modos 1066 e 1333MHz. Entretanto, o que estiver entre esses dois valores configurará em modo não nativo e assíncrono, onde aí vai valer a qualidade da mobo na estabilização das voltagens e fornecimento de energia adequado, a fim de possibilitar o overclock com sucesso. Logo a mobo pode realmente estar limitando o overclock acima de 1150 (não em 1333MHz, que é modo nativo).

Postado
Acho que ele diz fazer overclock no Puro mesmo, apenas aumentar o Clock, mas obviamente, não basta apenas aumentar o clock sem que aumente o FSB, Vcore (dependendo do Overclock), e o Multiplicador.

Também não entendi muito bem. :wacko:

sim fiz o over no puro mesmo (Unlinked) acho que é assim que escreve para que as memorias não subam juntas quando faço over na CPU, apenas aumentado o FSB, na minha BIOS não tenho como mudar o Vcore, e se tiver eu nem sei como faz =/:o

o que pode ser? o Vcore deve ser automatico, na minha Asus P5Q onde eu tambem faço over ela o Vcore em automatico nem preciso mexer que ele sobe na medida certa.mas da para fazer manualmente e é simples....

aqui tem algumas fotos e alem disso na bios, unico lugar onde posso ver o Vcore e a temp =/

a CPu atualmente deixei em 1100 mesmo so pra diminuir um pouco o over mesmo...

as memorias estão em manual 700Mhz onde tenho 2 pentes um de 667Mhz e outro de 800Mhz os dois de 2Gb cada. posso chegar aos 890Mhz maximo que ainda ficam estáveis, ja fiz testes!

fotos : 62303269.png

94875699.png

50183908.pngpict0027dr.jpg valeu a vocês pela força:wub:

Postado
sim fiz o over no puro mesmo (Unlinked) acho que é assim que escreve para que as memorias não subam juntas quando faço over na CPU, apenas aumentado o FSB, na minha BIOS não tenho como mudar o Vcore, e se tiver eu nem sei como faz =/

o que pode ser? o Vcore deve ser automatico, na minha Asus P5Q onde eu também faço over ela o Vcore em automatico nem preciso mexer que ele sobe na medida certa.mas da para fazer manualmente e é simples....

aqui tem algumas fotos e alem disso na bios, unico lugar onde posso ver o Vcore e a temp =/

a CPu atualmente deixei em 1100 mesmo so pra diminuir um pouco o over mesmo...

as memorias estão em manual 700Mhz onde tenho 2 pentes um de 667Mhz e outro de 800Mhz os dois de 2Gb cada. posso chegar aos 890Mhz maximo que ainda ficam estáveis, ja fiz testes!

Hm... Eu tinha uma Placa-mãe antiga, Socket A...

Eu apenas aumentava o Barramento (eu acho), não tinha que aumentar VCore, nem nada, e automaticamente o Clock do Processador subia! (Até porque acho que nem tinha opção pra VCore)

Acho que subindo o Barramento, você automaticamente estaria aumentando os outros (VCore, Clock, etc) (Não tenho 100% de certeza, mas comigo aconteceu isso, só não sei se tinha aumentado o VCore)

Postado

mas eu ainda acho que eu não consigo subir ate os 1333Mhz de FSB pois o Vcore nessa MB sempre está a mesma coisa, ou seja, tanto faz estar em over como esta agora quanto em defaut, que o Vcore sempre fica o mesmo =/ sera que tem uma outra forma de eu alterar?

Postado
mas eu ainda acho que eu não consigo subir ate os 1333Mhz de FSB pois o Vcore nessa MB sempre está a mesma coisa, ou seja, tanto faz estar em over como esta agora quanto em defaut, que o Vcore sempre fica o mesmo =/ sera que tem uma outra forma de eu alterar?

se você utiliza um cooler Box com esse Processador, fica onde esta mesmo!

quer + overclock? compra um Hyper212 que já passa dos 4.0GHZ, mas cuidado com a frequencia do PCI-E e memos......

Postado
se você utiliza um cooler Box com esse Processador, fica onde esta mesmo!

quer + overclock? compra um Hyper212 que já passa dos 4.0GHZ, mas cuidado com a frequencia do PCI-E e memos......

sim eu uso um BOX de um Q9550 ou seja, é bem grande ^^ e o cooler para over é apenas para refrigeração, minha duvida é porque a placa mãe não "empurra" a frequencia da CPU para onde eu queria deixar... 1333Mhz (333 x 4) de FSB onde o original é 800 (200 x 4), minha placa mãe suporta ate s E8600 menos os Q qualquer um... e gostaria de saber porque não consigo chegar aos 1333 se a placa mãe suporta... é esse o problema =/

Postado
sim eu uso um BOX de um Q9550 ou seja, é bem grande ^^ e o cooler para over é apenas para refrigeração, minha duvida é porque a placa mãe não "empurra" a frequencia da CPU para onde eu queria deixar... 1333Mhz (333 x 4) de FSB onde o original é 800 (200 x 4), minha placa mãe suporta ate s E8600 menos os Q qualquer um... e gostaria de saber porque não consigo chegar aos 1333 se a placa mãe suporta... é esse o problema =/

esse cooler "box" do 9550 não é feito para colocar processadores com dissipação Termica + extrema, é apenas um cooler box de referencia da intel, entende?

como dito, um cooler Hyper212 já ajudaria a colocar o processador a uma frequência superior já que o mesmo utiliza refrigeração diferenciada "Heatpipes", esse Cooler box do 9550 e Apenas um dissipador de aluminio com um cooler e tal...

Heatpipes na cabeça Rapaz!

Postado
esse cooler "box" do 9550 não é feito para colocar processadores com dissipação Termica + extrema, é apenas um cooler box de referencia da intel, entende?

como dito, um cooler Hyper212 já ajudaria a colocar o processador a uma frequência superior já que o mesmo utiliza refrigeração diferenciada "Heatpipes", esse Cooler box do 9550 e Apenas um dissipador de aluminio com um cooler e tal...

Heatpipes na cabeça Rapaz!

xD da uma olhada nesse meu outro PC também... http://forum.clubedohardware.com.br/core-2-duo/955755

mas tipo, ele tem cobre na parte do meio, um circulo bem grande dai vai para a parte de aluminio.. sei que com dissipador eu aguente mais over, mas a CPU em 100% onde ja deixei cerca de 1 hora sem parar, max foi 40°c que ela ja chegou, ou seja, ta bom né? =) o que acho é so o Vcore que nao e suficiente, apenas queria saber onde aumentar na GF7050 !

Postado
xD da uma olhada nesse meu outro PC também... http://forum.clubedohardware.com.br/core-2-duo/955755

mas tipo, ele tem cobre na parte do meio, um circulo bem grande dai vai para a parte de aluminio.. sei que com dissipador eu aguente mais over, mas a CPU em 100% onde ja deixei cerca de 1 hora sem parar, max foi 40°c que ela ja chegou, ou seja, ta bom né? =) o que acho é so o Vcore que nao e suficiente, apenas queria saber onde aumentar na GF7050 !

vou esclarecer como é as coisas!

cooler box da Intel tem uma refrigeração tradicional que é apenas 1 fan + Dissipador, esse Dissipador faz contato com o processador tão somente para ter transferencia de Calor.

mas esse Cooler é + limitado a determinadas "TDP" ou Dissipação de calor da C.P.U.

agora o cooler que tem os "Heatpipes" são bem melhores já que internamente nos Cilindros do Heatpipe tem um Liquido que refrigera o processador "Indiretamente" é claro.

veja as diferenças:

Heatpipes:

img9138d.jpg

3964_08_auras_shagon_arc_118_cpu_cooler_review_full.jpg

Cooler padrão:

12.jpg

Cooler-big.jpg

como você pode ver, o cooler padrão não foi construído com o proposito de fazer esse overclock que você pretende fazer.

Postado

Cooler-big.jpg

o meu ainda é maior do que esse, mesmo assim eu sei que um cooler box não foi feito para over, mas o original do E5300 é igual ao do meio so que redondo, ai sim daria errado fazer over nele por causa do aquecimento. e ainda repito, eu sei para que serve um cooler do que você citou e um BOX, o meu problema é porque a placamãe não chega ao limite. conheço os riscos e tudo mais, menos de como fazer ela chegar lá. tanto faz ter o cooler box original quanto os melhores "Heatpipes" que o overclock é feito, mas o problema é apenas a refrigeração, onde isso não é o problema!

EDIT : aqui é uma foto da parte debaixo do meu box images?q=tbn:ANd9GcT9i8352OrJrd0I2ucKsoYh_HK2UcsOwmbyu5KmDILTn9O4RgjO lembrando, ainda é maior do que o da foto...

E o meu original Box do E5300 é esse

images?q=tbn:ANd9GcRXvfadHoB7pyXSFIegEm-gjl7sKZGeeto6vHvaLz_J--FdR4PY

Postado

bem, o problema eram minhas memorias, elas são 667... botei uma 1066 mesmo sem a placa mãe suportar, mas ela chega aos 800, ai o overclock foi :) depois disso eu vendi a placa mãe. af esse problema era o tempo todo as memorias ? nem acredit que não sabia disso. valeu ai a todos.

Postado

to voltando aqui pra dizer uma coisa que fiz, eu peguei esse dualcore e botei em outra placamãe, que é Gigabyte EP43-DS3L.... onde o limite dela de O.C é 1600... onde o maximo que consegui chegar tambem foi de 1150 =/ temperaturas são as mesmas.. cpu em 100% 40°c~42°... porque sera? minhas memorias podem trabalhar ate 800 em O.C sem problemas, mas quando boto FSB 333 em 667 ou 800 não vai de forma alguma! sera q é a fonte? alguem tem ideia =/ ? ai a prova

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1933717

Postado

Sinceramente, a maior besteira é querer rodar em overclock mesmo tendo um super VENTILIÇÃO ou um ar condicinado :eek: no pc n adianta. overclock vai desgastar o processador mais rápido. suponho comprar um processador mais rápido.

Postado
to voltando aqui pra dizer uma coisa que fiz, eu peguei esse dualcore e botei em outra placamãe, que é Gigabyte EP43-DS3L.... onde o limite dela de O.C é 1600... onde o maximo que consegui chegar tambem foi de 1150 =/ temperaturas são as mesmas.. cpu em 100% 40°c~42°... porque sera? minhas memorias podem trabalhar ate 800 em O.C sem problemas, mas quando boto FSB 333 em 667 ou 800 não vai de forma alguma! sera q é a fonte? alguem tem ideia =/ ? ai a prova

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1933717

Realmente essa GIGABYTE é bem melhor que aquela MEGAWARE, inclusive para overclock. Se seu over não está melhor, realmente pode ser limitação do seu processador ou mesmo dessas memórias. tente abaixar a velocidade delas para que o over cresça mais. De qualquer forma, acho muito perigoso fazer overclock extremo como você deseja, pois isso pode diminuir drasticamente a vida útil do seu PC. Quando o overclock é leve, muitas vezes nem afeta ou afeta pouco esse quesito, mas overclock extremo da forma como você está tentando é realmente um baita risco. E concordo com o colega acima: o cooler box da Intel não é adequado para overclock extremo. Com certeza estar usando o do Core2Quad Q9550 ajuda, pois ele já é mais "parrudo" que do Pentium dual core, mas mesmo assim não é ideal para overclocks muito violentos. De qualquer foram o custo x benefício de se comprar um cooler especial nessa configuração não é ideal (apesar de já ter melhorado trocando de placa-mãe, pois a outra era realmente bem ruinzinha), então se fosse comigo deixaria dessa forma mesmo. Ah! As fontes da Zalman não são as melhores do mercado, mas estão muito longe de serem ruins. O problema provavelmente não é com a fonte.

Boa sorte.

Postado

pelo jeito é mesmo vou deixar ele queto em 3.7Ghz mesmo, e ta bom demais o desempenho.... e a megaware também apenas chegara ao mesmo over mesmo chegando ate 1400Mhz d FSB estáveis... valeu ai a vocês. mas se alguem souber algum motivo desse limite, me mandem mensagem particular que peço para reabrir o topico! abraç

Postado

galera alguem tem ideia do que será? por favor alguem ajuda =/

atualizando EDIT > ora eu subi o Vcore ao limite que diz no site que é de 1.3625Vcore, mas n sei porque o EASYTUNE so mostra ate 1.32, eu posso aumentar mais do que o limite de fabrica para que o Vcore suba mais que 1.32? olha ate onde consegui chegar! http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1955802

=/ alguem experiente?

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!