Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medidor de Gás para carro


claudio tadeu

Posts recomendados

olá!!!

gostaria de fazer um circuito q substituice aquele ckt do GNV do carro,porque o do meu quebrou e é quase 200 reais uma chave dakela....eu ja resolvi o problema da troca entre o gas e a gasolina coloquei uma chave de 3 posições..eu ja ta ok....o problema e q eu quero colocar um circuito pra medir a quantidade de GNV q existe no cilindro de gas do carro.....

o sinal analogico q eu recebo é de 13mV com o cilindro(tanque) de GNV vazio e de 90 mV com o cilindro cheio eu gostaria de um circuito com 4 Led's um para o cilindro na reserva q poderia ser ligado com a tensão de 15mV a 90 mV(led vermelho) um segundo led q atuace de 35mV a 90mV(led verde) um terceiro led q atuace de 55mV a 90mV(led verde) e um quarto led q atuce de 75mV a 90mV(led verde)..será q alguem sabe algum circuito q eu possa fazer......se puder postar explicado com a especificação do material e o diagrama do ckt eu agradeceria...

sou novo aqui e n sei como funciona esse forum!

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matheus, você não toma jeito mesmo hein, fez mais um circuito, kkkk explique ao menos para o amigo como funciona pois caso de problema ele ao menos tenha como diagnosticar.

segundo, o circuito vai ficar oscilando muito quando houver variação brusca de volume no cilindro, coloque um resistor de 1K em série com a entrada não inversora do primeiro operacional e um capacitor de 100n em paralelo com essa entrada logo depois do resistor formando um filtro passa baixas para amortecer a resposta brusca do sistema evitando oscilações.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uhauhahu, é que passou um tempinho e como ninguem postou, resolvi fazer....

Ok, vamos lá...

Circuito corrigido sugerido pelo cologa Felipe:

print_3.jpg

Aquele potenciômetro na entrada é apenas para simular o funcionamento do tanque.

O sinal entra pelo filtro passa-baixa formado pelo resistor R15 e C1. Logo depois entra no 1º amplificador para amplificar, :D, o sinal de entrada que é muito baixo. Essa amplificação eleva o sinal para variar de 0 a 5V. Pode usar um potenciômetro no lugar do R1 para ajustar esse ganho.

Logo depois o sinal entra nas portas não inversoras dos outros amplificadores que estão funcioando como comparadores.

Veja que temos 4 resistores de 10K formando divisores resistivos com os outros resistores para formar nosso sinal de referencia.

Nesse ponto, a única forma que vejo de ajustar o sinal de referencia é utilizar 4 potenciômetros no lugar dos resistores R3, R4, R5 e R6 para ajustar. Pode utilizar trimpots que são menores para ficar mais amigável e menor o circuito.

Pegue por exemplo o comparador de baixo, o UD2:D. Toda vez que a referencia for maior que o sinal de entrada, a saída fica em nível baixo e o led apagado. Se o sinal de entrada for maior, a saída fica nível alto e acende o led.

Isso serve para as outras 3 etapas.

Pode parecer confuso o circuito, mas quando você compreendê-lo, vai ver que é bem simples.

Não consegui pensar em nada mais simples que isso aí..... :(

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigosss!!!

mt aobrigado msmm...

ta td mt bm explicadinho..... :)

só faltou alguem fazer essa modificação do lm3914

então esse circuito corresponde ao q eu pedi la na primeira msg, correto?

ficarei esperando alguem fazer essa modificação q faltou ai...e quando estiver td certo eu compro o material e faço esse circuito.....ah!quanto deve custar mais ou menos pra fazer esse circuito?

obrigaodooooo!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!