Ir ao conteúdo

Fonte Externa para Placa de Video?

gmpc

Posts recomendados

Postado

Com o progresso, processadores e placas mãe de boa qualidade passaram a ter um preço razoavel (poderia ser melhor..) O "gargalo" passou a ser a placa de vídeo, que ainda está em um preço salgado e os novos jogos estão sempre pedindo mais. A coisa se complica ainda mais porque essas placas de video pedem uma fonte de alimentação absurda, maior que o necessário para todo o resto do micro. E essas fontes "parrudas" (750 W para cima) são também desproporcionalmente caras.

A ideia seria usar uma fonte externa média de boa qualidade (350 a 450W) para alimentar exclusivamente a placa de video. Isso seria possivel?

A placa de video ficaria em seu lugar normal na PCI express. Pelo que entendi, o barramenento da PCI só é usado para comunicação com o restante do sistema, mas não alimenta a energia dessas placas (que receberiam energia da fonte externa e não da interna)

Agradeço algumas ideias que possam baratear o gargalo financeiro de uma placa de video melhor (já cara), sem precisar de uma nova fonte caríssima

• Membro VIP
Postado

Duas considerações:

1) De qualquer modo a placa de vídeo será alimentada pela mesma fonte que alimenta o PC, pois em seu slot na placa mãe passa energia de 12 Volts para essa placa de vídeo. Com a sua sugestão ela, a placa de vídeo, seria alimentada pela fonte do PC e adicionalmente, via seus conectores PCIe receberia alimentação da outra fonte, o que não é assim absolutamente normal nem tampouco recomendável..

2) Certa feita fiz até um tópico que é esse aqui: Demanda das placas de vídeo x Dimensionamento da Fonte de Alimentação

Nesse tópico exploro o errôneo entendimento do usuário em geral acerca da necessidade de energia das disco rígido em geral. Dê uma lida e verás sim que existem placas de vídeo que pedem coisa de 260 Watts, mas são poucas muito poucas e, como são caras, muito caras, se depreende que quem tenha condição de adotar um delas, pode sim comprar uma boa fonte com capacidade de tocar a mesma, sem ter de inventar nenhum "Fontenstein"..

Veja ai por exemplo uma placa que realmente demanda energia, a GTX580. Pede, segundo a xBitLabs, algo como 264 Watts ao jogar Crysis, distribuidos assim

Slot da placa mãe: 3A x 12V = 36 Watts

Conector PCIe de 6 vias: 6,2 A x 12 V = 74 Watts

Conector PCIe de 8 vias: 12,7 A x 12 V = 152 Watts

GTX580Consumo.jpg

Se considerares uma CPU pedindo 100 Watts

Se considerares a mobo + memórias pedindo 40 Watts

Se considerares os drivers + diversos pedindo 30 Watts

A demanda total desse PC, equipado com a GTX580, será de 434 Watts

Para uma folga decente, adotar uma ótima fonte de 600 Watts no valor de R$ 195,00 para quem vai pagar alguma coisa como 1.500 pela placa de vídeo em questão, não me parece nada de mais..

Ref: http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:771,familia_id:105/fonte-antec-620w-neo-eco-620c

Isso tudo sem considerar muitas outras implicações em adotar duas fontes em um PC..

Portanto não invente.. Não existe maneira de comprares, mais barato que essa dai, duas fontes de igual qualidade da mesma..

Postado

Oi Faller

Obrigado pela lição. O seu artigo sobre fontes foi muito útil para dismistificar as demandas de fonte. Além disso, sua orientação para o site da X-bit Labs tamnbem foi muito util.

Esto pensando em comprar uma placa Radeon 6870 e tenho uma fonte Thermaltec 420W (aparentemente reais). Pelo que eu li a respeito da placa, fiquei com a impressão que só ela consumiria mais de 400 W, mas pelo X-bit, o consumo máximo seria de apenas 125 W. Todo o resto do meu sistema consumiria menos de 150 W e portanto minha fonte deve ser mais que suficiente.

Só mais uma perguntinha. Jogos são "pesados" para a placa; renderização de vídeo em HD também é muito pesado?

Muito Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Thermaltake 430 que eu conheço é aquela de código W0070 que é capaz de enregar 18 Amperes na linha de 12 Volts, o que dá 12V x 18A = 216 Watts que agregados de 40 Watts das demais linhas (sua config não vai exigir mais do que isso dessas outras linhas) dá uma potência final de cerca de 216 + 40 = 256 Watts, ou seja, insuficientes para essa sua nova demanda..

Isso se sua fonte for essa dai, pois TT de 420 Watts, como você fala, eu não lembro de nenhuma.. Verifique..

TT430WattsW0070.jpg

Postado

Faller

Abri o micro e realmente voce mais uma vez tem razão.

A etiqueta da fonte vem como TR2 430NP mas a etiqueta repete os mesmos valores da XP 550NP. O código é realmente W0070 e em letras minusculas "liliputianas" vem marcado XP 550NP.

Resumo... fui devidamente enganado. O pior é que comprei essa fonte (na época cara) quando montei esse micro com um E6600 (que na época era top de linha) e se dizia que os "novos" processadores (duo core) consumiam muita energia... Pelo menos ela vem se comportando bem com minha modesta plaquinha de video GForce 8600.

Abusando um pouco mais de sua paciencia, você teria alguma sugestão para uma fonte que aguente uma Radeon 6870 (não pretendo usar duas) e talvez algum up-grade de processador (para i5 ou i7), com um bom perfil de custo/benefício/confiabilidade?

Obrigado

Postado

Faller

Desculpe. Sou novo no forum e ainda tenho um pouco de dificuldade para "navegar" no forum. Estive nas paginas de fontes x config mas acabei insatisfeito com a falta de real objetividade como tenho visto nas suas respostas.

Tem muito pedido de informação para fontes para sistemas semelhantes ao meu, mas as respostas acabam sendo do tipo "tenho uma fonte xxx que funciona bem..." ou "compre uma marca zzz de 450W...". Como médico, comparo tal tipo de informação como "Fulano tomou xxx e sarou" ou "compre zzz porque o laboratorio é bom".

Graças à suas informações sobre potencia, sei que vou precisar de uma fonte de 350 a 450 W reais (ou seja, já tenho o diagnóstico), mas estava procurando uma resposta "qualificada" com custo/beneficio/confiabilidade. ("porque é o indicado para a sua doença, é de um laboratorio confiavel e o preço está adequado para esse tipo de medicamento").

De qualquer maneira, agradeço sua ajuda que foi muito preciosa. Vou voltar a verificar os testes de fontes do Clube para essa faixa de potencia (vou procurar "na lista de medicamentos") e depois ver se acho um preço aceitável no mercado (vou "na farmácia"). Desculpe a "comparação" já que não está no tópico medicamentos x doenças.

Mais uma vez obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!