Ir ao conteúdo

Lag e seus motivos

NarutoUsumaki

Posts recomendados

Postado

Como funciona o lag? Qualquer pessoa que tenha jogado games online já enfrentou esse problema: tenta-se num jogo de luta, por exemplo, golpear o oponente, mas este, por estar "lagado", não toma dano algum. Isso porque, para ele, você golpeou um segundo depois, quando ele não mais estava na posição de antes.

Pela minha experiência com jogos online, eu diria que os principais fatores são os seguintes:

1) Conexão (com a internet) de baixa velocidade por parte de um dos jogadores (discada, por exemplo).

2) Downloads (e afins) paralelos ao jogo.

2) Distância (de fato, jogar com alguém da Coreia não é muito interessante quando se está no Brasil).

3) Servidor do jogo com problemas (sobrecarga, etc.).

Agora, o que não entendo é dois jogadores "não-lagados" (entenda-se: com conexões de alta velocidade e que não estão usando a internet para nada além do jogo), do mesmo país (ou até do mesmo estado) enfrentarem lag ao jogar um contra o outro!

Acontece comigo o tempo todo. Sei que a pessoa não é "lagada" porque para os outros ela não fica lag, e sei que não estou "lagado" porque os outros não estão lag para mim. Costumo chamar isso de uma "incompatibilidade", mas, na verdade, não faço a mínima ideia do que seja.

O que será que está causando esse lag?

P.S.: esse lag é permanente. Se ocorre esse problema entre mim e a pessoa X, é porque SEMPRE ocorre. NUNCA consigo jogar uma partida sem lag com tal pessoa, a não ser que ela jogue por outro computador (usando outra conexão com a internet).

Postado

Exemplo simples

duas pessoas com conexão speedy, uma na zona leste e outra na zona sul, conectadas no mesmo servidor, não tem como saber precisamente a rota antes de baterem no servidor, se a infra da central telefônica de uma é melhor que outra não tem como saber.

Isso sem contar estado geral das máquinas envolvidas.

att

Postado

Hmm, mas como funciona a rota de conexão entre os jogadores? Para duas pessoas (X e Y) jogarem, X liga com o servidor, que liga com Y? Porque se for assim, não entendo como numa sala com 6 jogadores (A, B, C, D, E e F), acontece o seguinte: A, B, C, D não enfrentam lag jogando com ninguém, ou seja, para esses jogadores, todos eles e mais E e F ficam sem lag. Para E e F, os 4 primeiros jogadores não ficam lag (como era de se esperar, já que quando existe lag, ele é mútuo), mas entre esses dois jogadores há lag! (E fica lag para F, e F fica lag para E)

Então, se E faz uma rota para chegar no servidor, e o servidor faz uma rota para chegar em F (e vice-versa), e já se sabe que essas rotas não são ruins (uma vez que E não enfrenta lag com A, B, C e D, enquanto F também não enfrenta lag com A, B, C e D), como explicar o lag que E e F têm um para o outro?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!