Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Organizar distribuição de IP's de uma rede


juliano.s.s

Posts recomendados

Aqui na empresa possuímos uma rede de mais ou menos 45 computadores. Os computadores são divididos por departamento e cada departamento possui mais ou menos 4 computadores.

Atualmente utilizamos a distribuição simples de 172.16.1.1 até 253 para servidores, impressoras e roteadores.

Teria algum problema em dividir essa rede da seguinte forma:

172.16.1.x para os servidores

172.16.2.x para as impressoras

172.16.3.x para os roteadores wireless

172.16.4.x para o departamento de Cobrança

172.16.5.x para o departamento Financeiro

Etc

Seria melhor, teria algum problema, o que acham?

PS.: Estou iniciando em redes agora, então não conheço muito bem as regras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usa essa faixa de IP gerará conflito na net (existe essa faxa na net e poderá perder pacotes de dados) utilize a mais comum 192.168.x.y.

Caso opte por alterar x entre as configurações essas não se comunicarão, pois terão de estar na mesma faixa de IP, no seu caso 172.16.x.y, onde x é igual para todos e y que varia.

voce pode optar por IP fixo, onde desabilitaria o DHCP do seu servidor, e se tiver no servidor opção para QoS avançado melhor ainda, pois assim a segurança seria melhorada.

Por exemplo, supondo que não tenha mais que 10 servidores, 10 impressoras 10 roteadores, e os demais micros (os 45).

Reservaria as faixas de IPs abaixo de 100, para equipamento para configuração(roteadores, servidores e impressoras), na faixa de 100 a 199, os micros, e de 200 a 254 o financeiro, ficando assim:

192.168.254.(1~10) Servidores (internet, arquivos, etc);

192.168.254.(11~20) Impressoras;

192.168.254.(21~30) Roteadores wireless;

192.168.254.(100~199) Estaçoes de trabalho;

192.168.2454.(200~254) Financeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano,

Funcionar a sua separação irá funcionar sim, os computadores vão sim se comunicar.

Aqui onde trabalho, máquinas, impressoras e servidores dividem a rede 192.168.0.x, equipamentos de rede como switchs e afins ficam na rede 192.168.1.x e os nossos telefones que são VoIP usam a rede 192.168.2.x e tudo consegue se comunicar sem o mínimo problema com a máscara 255.255.0.0. Tivemos que fazer esta configuração quando instalamos o VoIP pois para alocar todas as máquinas + telefones uma faixa só não era suficiente.

O único comentário que possuo sobre sua configuração é que no seu caso eu acho que é desnecessário efetuar esta separação que você quer fazer por serem poucos computadores em cada faixa (você vai separar uma faixa de 254 números para menos de 10 computadores), não vejo a necessidade de separar a sua rede em 172.16.x.y... eu pessoalmente separaria por 172.16.0.x, sendo uma faixa do X para cada departamento, mais ou menos como o doidaofox comentou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

juliano.s.s, é tanto tempo afastado da parte de rede que confundi os números, mas ainda acho válido não utilizar uma faixa muito ampla para uma rede pequena (a não ser que tenha já em vista uma futura expansão da rede (acima de 254 equipamentos).

ctpaula obrigado por complementar minha resposta (sou muito ruim para explicar as coisas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pelas respostas.

Acho que eu poderia somente separar os servidores e equipamentos das workstations. Colocar os servidores, roteadores e impressoras em 172.16.1.x e as estações em 172.16.2.x.

Só pra organizar um pouco.

valeu.

Bom dessa forma fica bom também (dá uma boa margem de apliação da rede), agora é voce colocar a "mão na massa né" pois 45 maquinas fora os outros equipamentos deve demandar ai meio dia de trabalho (se tratando de colocar IP fixo em cada uma delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!