Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa pessoal, estou com um trabalho da escola para fazer, queria usar um cooler para ligar um Led.

Pesquisei bastante, vi vídeos no youtube e até achei um tópico aqui no fórum: http://forum.clubedohardware.com.br/cooler-tambem-pode/511794

Mas no final me ficou uma dúvida...

Em um dos vídeos do youtube, o cara disse que era só ligar o fio negativo do cooler no negativo do led e o positivo do cooler no positivo do led, daí só girar e pronto.

Em outro, o cara disse que era pra transformar o cooler num alternador de 3 fases (nem sei o que é isso), ai tem um vídeo que ele mostra a modificação que é feita no cooler, tem que abrir e mover uns fios.

Resumindo tudo: Se eu pegar o cooler, colocar os fios dele no Led (negativo no negativo/positivo no positivo) e girar, o Led liga? É simples assim?

Aceito sugestões de maneiras mais simples de ligar o Led (tem que utilizar energia mecânica para transformar em elétrica, não pode ser energia química nem térmica), mas de preferência queria solucionar essa dúvida

Postado

O Cooler em si é um motor DC, ou seja se você girar o mesmo a uma velocidade "N" aparecera uma tensão DC pulsante na saída dos seus terminais, pois o mesmo possui o que chamamos de "retificador mecânico" ou seja a forma como é construído impede que o sinal resultante seja uma senóide (o que ja não acontece com um alternador) logo se você ligar o LED (via resistor) diretamente em seus terminar e a velocidade de giro do cooler for alta terás o acendimento deste LED.

Faça o teste ;D

Abs.

Postado

Felipe, muito obrigado mesmo pela resposta, então é só ligar o Led direto. Depois irei fazer o teste!

E esse é o vídeo em que ele faz alterações no cooler:

Agora fica a pergunta, porque ele resolveu fazer isso aí e deu certo também? .-.

Postado

Porque, como foi dito no video... o circuito integrado responsavel por inverter as fases e fazer o cooler rodar provavelmente bloquearia qualquer corrente que venha das bobinas... dai ele teve que ser removido...

• Membro VIP
Postado

O motor de um fan desses dai não é um motor reversível, ou seja, não vai poder, como está, gerar energia pela aplicação de rotação em seu eixo.

O motor de um fan é na verdade uma série de eletroímans que só farão rodar se aplicados a esses eletroimans pulsos de corrente em momentos adequados em posições muito bem definidas de seu eixo..

Ele está muito mais para um motor de passo do que para um motor convencional..

Internamente ao motor existe um sensor de posicionamento do eixo, que descobre e informa a um CI, interno também, a hora exata de pulsar cada bobina separadamente e desse modo fazer com que se crie um momento angular sobre esse eixo..

Evidente que isso não é reversível a ponto de se gerar, induzir corrente nas bobinas. Não assim simples, direto nos fios de entrada de energia..

Se aberto o motor e usadas as bobinas como simples captadores, ai sim se terá, sobre essas bobinas, a indução de tensão provocada fisicamente sobre as mesmas..

Finalmente um retificador em ponte produzirá o desejado somatório dessas tensões geradas nas bobinas, bem como a retificação da forma de onda alternada produzida pelas mesmas, podendo desse modo acender o led..

• Curtir 1
  • 7 anos depois...
Postado

Gelera, Minha curiosidade é sobre uma Capsula que é colocada para girar com o Cooler, essa capsula possui algo feito pelo homen que faz dissolver as nuvens e assim evitando o crescimento de nuvens de chuvas e temporais, 

existe um grupo que faz isso expalhados pelo país. Chamam-se de Estação X.

ele disse que os avioes comerciais e outros para área afim, despejam produtos químicos das corrente de vento fazem com isso que as nuvens acumule  e se pontencialize numa grande nuvem de chuva. 

quero ajuda dessa maravilhoso grupo para construir essas capsula, pois o criador vende para fins lucrativos e eu entendo que deveria ser feito e divulgado o projeto livremente.

• Triste 1
Postado

@William_acre ,

Você sabia que a estação das Monções traz um dano considerável para muitos países asiáticos ?

A India, por exemplo, usaria milhares dessas cápsulas e assim a chuva não cairia, o que evitaria um prejuízo ba casa de centenas de milhões de dólares todo ano.

Dito isto, porque que a India não usa essas cápsulas ?

Agora mesmo no Rio de Janeiro a chuva está causando estragos absurdos ... porquê que não usam essas cápsulas por lá para resolver esse problema ?

Aqui mesmo em São Paulo, bastaria usar essas cápsulas para que a chuva não caísse aqui, e assim cairia nos reservatórios, resolvendo esse problema que consome bilhões de reais todo ano !

Porque será que os governos não usam essas cápsulas?

Resposta simples : como diria o Padre  Quevedo, isso non ecxiste !

Paulo

• Curtir 2
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!