Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida RAMdisk.


GordoEscroto

Posts recomendados

Olá galera, estou prestes a montar um PC melhorzinho pra jogo (o meu já tá pedindo arrego haha), e queria pegar 16GB de memória pra fazer um RAMdisk básico.

O PC será basicamente pra jogar só um jogo (Lineage II GoD), e o tamanho dele total instalado creio que não deverá passar de 12GB (atualmente está 10GB, sem o futuro update), então irá sobrar 4GB pro sistema.

Pois bem, minha dúvida é a seguinte: será que memórias comuns dão conta de fazer RAMdisk? Tava pensando em pegar aqueles pentes baratos da Kingston, ví por aí pentes DDR3 1333 de 4GB 1.5v por 59 reais. Comprando 4 deles dá 236 reais, bem mais em conta do que comprar aquelas memórias "chiques" que tem por aí, aquelas que vem dissipador e tal, mas chegam a custar mais de 600 reais os 16GB.

Então tipo, será que se eu comprar esses pentes da Kingston seria uma boa? Será que eles irão esquentar muito? Se eu pegar um cooler pra memória ajudaria? Indicam algum bom?

O tópico de uma pergunta acabou virando várias haha, mas espero que alguém possa me dar alguma dica sobre isso :). Quem quiser saber a config do meu futuro PC, segue:

- Mobo: ASUS M4A88T-V EVO/USB3

- CPU: Phenom II X4 965

- Memória: 4x Kingston 4GB KVR1333D3N9/4G (total 16GB)

- HD: 2x Western Digital SATA 2 500GB Caviar Blue WD5000AAKS (1 pro sistema e 1 pra storage, de videos com o Fraps por exemplo)

- VGA: XFX GTS250 Core Edition GS-250X-YSL4

- Fonte: OCZ ATX 550W Fatal1ty Series - OCZ550FTY

- Gabinete ainda não me decidi

PS: essa fonte deve segurar essa config de boa né? Não pretendo fazer overclock.

Obrigado desde já :).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAMDisk, funciona como um dispositivo de armazenagem comum, dentro da RAM, só se deve tomar cuidado para por para iniciar junto com o Windows.

As memórias comuns dão conta sim, porém, quanto mais rápidas melhor o desempenho.

anjoed

Basta ele instala-lo no disco virtual criado pelo aplicativo de RAMdisk, não é mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai rodar essas memorias em over??

Os kits com dissipadores nessa faixa de preço (600) são na maioria para quem faz overclock.

Bacana sua ideia de usar um ramdisk com 12gb, já fiz um com 4gb, ficou normal as temps e funcionou beleza.

Com 12gb voce vai precisar de um sistema de backup bem eficaz, pois o ramdisk e deletado quando o PC reiniciar ou for desligado, eu mesmo não sei o ideal, pois não fiz 4gb ficou pouco para meu uso pratico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
RAMDisk, funciona como um dispositivo de armazenagem comum, dentro da RAM, só se deve tomar cuidado para por para iniciar junto com o Windows.

As memórias comuns dão conta sim, porém, quanto mais rápidas melhor o desempenho.

anjoed

Basta ele instala-lo no disco virtual criado pelo aplicativo de RAMdisk, não é mesmo?

Pois é, eu pensei nisso, todavia, como ocorre em banco de dados, como o mysql, as instâncias são alocadas na memória para um maior desempenho.

Agora, não adianta instalar o jogo L2 numa ramdisk se o jogo não acessa o Disco. Ou seja, a instância do jogo é alocada por completo na memória RAM, sem acesso ao HD.

Agora, ficou a dúvida, estamos falando do jogo L2 ou de servidor para L2 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@anjoed

Como o jonny_br mencionou, obviamente será necessário mover o jogo do HD pra RAM. Um drive virtual criado com o aplicativo de RAMdisk.

Conheço uma pessoa que já tá usando esse sistema e disse que o jogo tá muito mais rápido do que jogando com o jogo pelo HD.

@Nowhere

Não, não irei fazer over, exatamente por isso que presumi que não há necessidade de comprar aquelas memórias chiques com dissipador. Estou ciente de que o conteúdo do RAMdisk será apagado a cada vez que o PC for reiniciado, mas parece que há um aplicativo pra copiar devolta quando isso acontecer. Mas mesmo que não tenha, não é difícil copiar e colar uma pasta de 10GB de um HD legal e desfragmentado pro drive de RAMdisk. Creio que não deverá demorar mais do que 2 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a pasta do jogo no drive virtual, a comunicação entre processador e sistema continua a mesma, exceto que, na ordem enviada pelo processador, a transferência de dados ocorre dentro da RAM, sistema similar ao "Fusion da AMD" o que agiliza e muito a solicitação de um determinado arquivo e tê-lo aberto na RAM (RAMdisk <=> RAM), o HD fica só como hospedeiro do O.S.

Esse sistema já ta virando febre para armazenar Buffer de aplicativos que exigem muita transmissão de dados para a RAM, principalmente os Navegadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EribertoTorres

No que você se refere como prático? Não precisar copiar o conteúdo do HD pro drive RAMdisk?

Eu acho que mesmo que fossem necessários 10 minutos pra copiar o conteúdo do HD devolta pro RAMdisk a cada vez que o PC for reiniciado (e eu acredito que copiar 12GB de um HD pra RAM, por mais fuleiro que seja, deva demorar coisa de 2-3 minutos) compensaria e muito, pelo desempenho e até mesmo pelo valor investido. Um HD SSD básico custa em torno de 400 reais. 16GB de RAM pra fazer um RAMdisk custa 236 reais, e é mais rápido.

Mas claro, obviamente que estou considerando que um RAMdisk é melhor somente nesse cenário em questão, que é rodar um jogo direto da memória RAM. Pra outras coisas acredito que um RAMdisk não seja muito indicado, a menos que se tenha muita RAM instalada hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, considero mais prático não ter que criar um Ramdisk e copiar os arquivos, salvo se você fizer um script para fazer automático, ai já é outra história. O lado ruim disso é que come 12 GB de memória, o lado bom é que teu jogo funciona mais rápido e quando não estiver jogando, terás 16 GB de memória total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda não montei o PC, mas posso colocar uma experiência de quem já utiliza esse esquema de RAMdisk:

teleport are like 2/3 seconds not like before wich teakes up 5/6/7/8/9 seconds. depends where i was going to...

and now as final bang.. after teleport there are no ''hick ups''

example teleport form oren to aden teakes 2/3 seconds then i see the town and i can walk and do whatever action i want... and there IS NO LOADING LAGS even when i walk abit and move my camera real fast!!! there is no loading lags... so yes it does fix the hick ups u encounter while u are walking in towns.. they are gone now ^_^

Retirado de: http://boards.lineage2.com/showpost.php?p=3085753&postcount=25

E aqui tem uma imagem comparativa de um benchmark no HDTune de um HD normal e de um RAMdisk:

2m62xqf.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha, eu não conheço a estrutura do jogo. Se o jogo faz muita leitura do HD, o RamDisk é uma boa ideia. Todavia, por experiência com outros aplicativos que usam muito HD, a solução mais inteligente e de grande desempenho é usar um servidor para esses casos. Por quê ? Eles são voltados a alto desempenho, usando discos de alta velocidade, arquitetura voltada para desempenho em leitura em memória RAM e sem contar os processadores parrudos (Opteron, Xeon....). Todavia, se preferir um micro montado, a solução SSD é a melhor para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jogo faz uso do HD moderadamente, é mais perceptível nos teleportes por exemplo, onde a cada teleporte de uma cidade pra outra o jogo carrega uma quantidade considerável de arquivos do HD. Usando RAMdisk esses teleportes ficam muito mais suaves, como mencionado pela pessoa que eu quotei anteriormente.

Eu tô torcendo para que a nova atualização não passe de 12GB instalado, assim sobra 4GB pro sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O jogo faz uso do HD moderadamente, é mais perceptível nos teleportes por exemplo, onde a cada teleporte de uma cidade pra outra o jogo carrega uma quantidade considerável de arquivos do HD. Usando RAMdisk esses teleportes ficam muito mais suaves, como mencionado pela pessoa que eu quotei anteriormente.

Eu tô torcendo para que a nova atualização não passe de 12GB instalado, assim sobra 4GB pro sistema.

Bom como L2 pode ser copiado (não precisa instalar o jogo) ele pode ser transferido a cada inicio do sistema.

O jogo será rápido não somente no teleporte, mas também nos eventos onde se tem aglomeração de pessoas (assim como cidades do jogo com aglomeração de pessoas), onde se tem que carregar mais texturas, mas para isso sua placa de vídeo também deve ter poder de fogo para se notar a diferença, pois o jogo tem muitas texturas pequenas que são carregadas aos poucos (diferente de outros jogos onde se tem a textura da cidade inteira em um só arquivo, esse é o diferencial dos jogos da NCsoft, já por exemplo em Requiem mapas de cidade são carregados por completo (tanto é que se precisa de teleporte para entrar dentro da cidade).

Confesso que achei interessante essa ideia, vou testar depois com Prius online (4GB) ja que tenho 8GB e o consumo do jogo não passa de 1,5GB de memória (creio que L2 deva consumir nessa faixa também, mas como mencionei vai depender do local e quantidade de texturas a carregar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!