Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

4GB DDR2 800 + 2 x 1GB DDR2 533 na Intel DG965WH


Leandro Schiavin

Posts recomendados

Olá. Comprei 2 pentes de memória 2 GB DDR2 800 Markvision para uma placa mãe DG965WH.

Sendo que já possuo 2 Pentes de 1GB DDR2 533 Kingston

No manual da placa diz que só posso colocar 4GB DDR2 800

Mas a placa tem 4 slots.

Tem como eu colocar os quatro pentes juntos?

Deixando assim 6GB no total

2 x 2GB DDR2 800 + 2 x 1GB DDR2 533

Outro detalhe: Dos 4 Slots, existe alguma ordem certa para eu colocar os pentes, qualquer que seja a ordem possível, com DDR2 800 ou DDR2 533?

Grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No sistema vai aparecer apenas 4GB com limitação da motherboard então recomendo APENAS por a 2x2GB DDR2 800 e se você for por as duas, uma fica desativada, se você fosse por era a mais lenta primeiro, depois a mais rápida, como são 4 slots vamos chamá-las de S1, S2, S3 e S4

Se for por a de 800Mhz é por no slot S2 e S4 (se não me engano, o primeiro slot é vazio e o terceiro também nesse caso com apenas 2 memórias) e a motherboard operará em 800Mhz

Se for por todas, fica a 533Mhz em S1 seguido de ordem que você quiser mas fica o recado: as memórias vão ficar em 533Mhz e não em 800 (a motherboard não trabalha com 2 frequências ativas de clock) e não sei como a motherboard vai limitar os 4GB, talvez ela desative uma das memórias ou ela não inicie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só vai reconhecer 4GB de qualquer forma ou talvez nem vá inicializar o sistema. Sendo que se misturar com essas memórias de 533MHz, TODAS rodarão a 533MHz, então vale mais a pena usar só so dois pentes de 2GB DDR2 800MHz e tentar vender esses dois pentes de 1GB DDR2 533MHz para alguém. Lembrando que hoje em dia não é necessário ter mais de 4GB de RAM para bom desempenho, pois são raros os programas que aproveitam mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, oficialmente:

• Four 240-pin DDR2 SDRAM Dual Inline Memory Module (DIMM) sockets

• Support for DDR2 800, DDR2 667, or DDR2 533 MHz DIMMs

Support for up to 8 GB of system memory using DDR2 667 or DDR2

533 DIMMs

• Support for up to 4 GB of system memory using DDR2 800 DIMM

Se colocares 6 GB, ele irá funcionar a 667 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então, oficialmente:

Se colocares 6 GB, ele irá funcionar a 667 MHz.

no caso é 533 MHz (limitação do pente dele que é 533 MHz).

Sendo assim é possível que o sistema reconheça os 6 GB a 533MHz (mais provável de acontecer), ou reconheça apenas 4 GB a 533MHz(quisá nos 800MHz), (que é o ideal no caso do autor do tópico).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se eu colocasse 2 x 2GB 667 (E não 2 x 2GB 800) com estas 2 x 1GB 533. Rodam os 6GB, sendo que em 533. Dever ser isto.

Porém está acontecendo algo com o pc. Com as duas de 2GB 800 o pc está bem lento, e o Windows 7 Ultimate 64 nem sequer inicia. Trava no começo.

Tanto nos slots 1 e 3, quanto nos slots 2 e 4. (Claro que só elas duas, não coloquei as 4)

Além do que este pc está com outro problema, se eu não puder juntar as dúvidas neste post me avisem e desconsiderem a dúvida.

Este pc, depois que eu resolvi mudar as memórias, com as novas ou sem elas, ele está ligando e desligando logo em seguida, para então na segunda vez que eu ligo, ele finalmente liga.

Isto tem a ver com as memórias? Pensei que fosse algo com os pinos, que ligam no painel ou a fonte. Mas não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então se eu colocasse 2 x 2GB 667 (E não 2 x 2GB 800) com estas 2 x 1GB 533. Rodam os 6GB, sendo que em 533. Dever ser isto.

Porém está acontecendo algo com o pc. Com as duas de 2GB 800 o pc está bem lento, e o Windows 7 Ultimate 64 nem sequer inicia. Trava no começo.

Tanto nos slots 1 e 3, quanto nos slots 2 e 4. (Claro que só elas duas, não coloquei as 4)

Além do que este pc está com outro problema, se eu não puder juntar as dúvidas neste post me avisem e desconsiderem a dúvida.

Este pc, depois que eu resolvi mudar as memórias, com as novas ou sem elas, ele está ligando e desligando logo em seguida, para então na segunda vez que eu ligo, ele finalmente liga.

Isto tem a ver com as memórias? Pensei que fosse algo com os pinos, que ligam no painel ou a fonte. Mas não sei.

Há a possibilidade de algum pente de memória estar com defeito ou mesmo haver alguma limitação da sua fonte de alimentação (Está certo! Pentes de memória consomem muito pouco, mas se sua fonte já estiver no limite qualquer coisinha a mais pode pesar). Mas é mais provável ser a primeira possibilidade. Teste os pentes sozinhos (um de cada vez) e venha nos dizer o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou passar toda a rotina que eu estava fazendo. Até mesmo antes de me dizer para testar as memórias sozinhas.

Desconfio de falha de alimentação.

1° Quando eu tiro o cabo de fonte e coloco, invariavelmente o pc liga direto, assim que a placa mãe recebe energia. Não pude reparar ainda a rotina para que isso aconteça, apenas acontece as vezes

2° Eu tenho aqui, 3 x 2GB 800 e 2 x 1GB 533. Testei as memórias da seguintes formas:

Considerando os slots: S1, S2, S3 e S4:

1GB 533 - S1 / 1GB 533 S3 --- Funciona

1GB 533 - S2 / 1GB 533 S4 --- Funciona

Qualquer um dos 3 pentes de 2GB sozinhos --- /Funciona

Combinei os pentes de 2GB 800, todos ( 1 e 2 / 1 e 3 / 2 e 3 ) --- Nâo funciona

Combinei 1 Pente de 2GB com os 2 de 1GB (Posições: 1GB S1 / 2GB S2 / 1GB S3)--- Não funciona

O que significa - O pc não funciona com 4GB, funciona sempre com 2GB

Além disso, um dos pentes de 2GB está neste momento neste PC que estou usando (1 de 1GB 533 e 1 de 2GB 800 - Somando 3 GB)

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vou passar toda a rotina que eu estava fazendo. Até mesmo antes de me dizer para testar as memórias sozinhas.

Desconfio de falha de alimentação.

1° Quando eu tiro o cabo de fonte e coloco, invariavelmente o pc liga direto, assim que a placa mãe recebe energia. Não pude reparar ainda a rotina para que isso aconteça, apenas acontece as vezes

2° Eu tenho aqui, 3 x 2GB 800 e 2 x 1GB 533. Testei as memórias da seguintes formas:

Considerando os slots: S1, S2, S3 e S4:

1GB 533 - S1 / 1GB 533 S3 --- Funciona

1GB 533 - S2 / 1GB 533 S4 --- Funciona

Qualquer um dos 3 pentes de 2GB sozinhos --- /Funciona

Combinei os pentes de 2GB 800, todos ( 1 e 2 / 1 e 3 / 2 e 3 ) --- Nâo funciona

Combinei 1 Pente de 2GB com os 2 de 1GB (Posições: 1GB S1 / 2GB S2 / 1GB S3)--- Não funciona

O que significa - O pc não funciona com 4GB, funciona sempre com 2GB

Além disso, um dos pentes de 2GB está neste momento neste PC que estou usando (1 de 1GB 533 e 1 de 2GB 800 - Somando 3 GB)

O que acham?

Faça o teste com os pentes sozinhos para a gente ver se não tem algum pente com defeito. Há também a possibilidade de um slot de memória na placa-mãe estar com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu já fiz isso e disse:

Qualquer um dos 3 pentes de 2GB sozinhos --- /Funciona

E sobre os slots eu também tirei esta dúvida aqui:

1GB 533 - S1 / 1GB 533 S3 --- Funciona

1GB 533 - S2 / 1GB 533 S4 --- Funciona

Enfim, eu descobri o seguinte, o pc só funciona com no máximo 3 GB, mesmo que seja com DDR 2 533. Ainda não descobri o motivo. Quando eu descobrir eu reporto

Se eu colocar 4GB da forma como for, ele fica mega lerdo e o Windows 7 não inicia direito. Quando chega a hora de ele entrar, após carregar aparecem umas 2 ou 3 linhas coloridas na parte superior do vídeo e é só

Achei isto bem estranho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, se o seu sistema operacional for de 32 bits só vai reconhecer 3 gb no maximo...

valeu...

O problema é que o controlador de memórias deste chipset só indexa 32bits de endereços, ou seja, mesmo com mais capacidade de RAM (6MB), só terá acesso a 2^32 bits ou 4GB de RAM, isso que dizer que dependendo da quantidade de Hardwares, destes 4GB ainda terá uma perda de 512MB pelo menos de endereços fixos para Hardwares, independentemente se reservará ou não memória para o IGP. Em outras palavras, nem mesmo com um O.S x64 terás acesso a estes endereços fixos para armazenar dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pera ae, vocês estão confundindo-no.

Não é o sistema operacional, não é a limitação de 4 GB (o chipset dele reconhece mais de 4 GB). Então, para resolvermos isso, teremos:

1) Atualizar a BIOS;

2) Verificar se a BIOS reconhece esse total.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pera ae, vocês estão confundindo-no.

Não é o sistema operacional, não é a limitação de 4 GB (o chipset dele reconhece mais de 4 GB). Então, para resolvermos isso, teremos:

1) Atualizar a BIOS;

2) Verificar se a BIOS reconhece esse total.

Ed, O.S são faz o que o Hardware permite, no caso do chipset dele há a limitação de 32bits de Adress Range, ou seja, mesmo que ele ponha 4x4GB no sistema dele só 4GB será indexado pelo sistema (hardware), ou seja, o O.S só terá acesso a 4GB de RAM, o resto ficará perdido.

Isso não ha atualização de Bios que resolva, pois não há como mudar a estrutura do Hardware via bios, exceto nos que a limitação seja via Bios, como no caso de algumas Mobo com chipset G31, que na verdade é o G33 capado via bios, em placas principalmente da Gigabyte é possível subir o Adress Range para 2^36 (64GB) ativando o Memory Remap.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Bios reconheceu, mas quando eu coloquei 4 Pentes de 1GB 533

Com 2 Pentes de 2GB 800 eu não olhei, vou ver. Mas acho que a BIOS reconheceu

De qualquer forma, nem sempre que o pc faz a leitura de hardwares, significa que estejam funcionando, apenas foram reconhecidos. Realmente a BIOS poderia estar desatualizada. A placa mãe deve ter uns 4 anos ou mais. Será trocada em Breve.

Quando eu tiver outra em mãos eu tentarei atualizar a BIOS.

Amigo, se o seu sistema operacional for de 32 bits só vai reconhecer 3 gb no maximo...

valeu...

Sobre isso, você não leu todos os meus posts, se não teria visto que meu Windows é o 7 Ultimate (64 bits). Mas valeu por tentar ajudar

Para vocês terem uma noção, até para formatar o pc eu não consegui com 4GB. O máximo que cheguei foi a 40%, aí ele trava.

Só consegui formatar com 2GB e só funcionou com 3GB. Sempre com pentes de 1GB 533.

Ed, O.S são faz o que o Hardware permite, no caso do chipset dele há a limitação de 32bits de Adress Range, ou seja, mesmo que ele ponha 4x4GB no sistema dele só 4GB será indexado pelo sistema (hardware), ou seja, o O.S só terá acesso a 4GB de RAM, o resto ficará perdido.

Isso não ha atualização de Bios que resolva, pois não há como mudar a estrutura do Hardware via bios, exceto nos que a limitação seja via Bios, como no caso de algumas Mobo com chipset G31, que na verdade é o G33 capado via bios, em placas principalmente da Gigabyte é possível subir o Adress Range para 2^36 (64GB) ativando o Memory Remap.

O Chipset desta placa mãe é de 32 bits? É isto que está dizendo? Bom, mesmo que seja isso, não é o caso de NÃO RECONHECER. O problema é o desempenho do computador que cai.

Isso é estranho, eu já vi burrices em informática, mas pra que o cara montaria um chipset de 32bit e colocaria um manual da placa dizendo que ela suporta 8GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Chipset desta placa mãe é de 32 bits? É isto que está dizendo? Bom, mesmo que seja isso, não é o caso de NÃO RECONHECER. O problema é o desempenho do computador que cai.

Isso é estranho, eu já vi burrices em informática, mas pra que o cara montaria um chipset de 32bit e colocaria um manual da placa dizendo que ela suporta 8GB?

Posso até está desatualizado, mas de meu conhecimento é que apenas depois do 975X e G33 é que a Intel adicionou mais 4bits de endereços a seu chipsets.

O desempenho não cai tanto assim.

Pressiona a tecla windows do seu teclado, segura e tecla a letra "R", no executar digita msinfo32 copia a tela e posta, para vermos a disponibilidade máxima de memória para seu sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ed, O.S são faz o que o Hardware permite, no caso do chipset dele há a limitação de 32bits de Adress Range, ou seja, mesmo que ele ponha 4x4GB no sistema dele só 4GB será indexado pelo sistema (hardware), ou seja, o O.S só terá acesso a 4GB de RAM, o resto ficará perdido.

Isso não ha atualização de Bios que resolva, pois não há como mudar a estrutura do Hardware via bios, exceto nos que a limitação seja via Bios, como no caso de algumas Mobo com chipset G31, que na verdade é o G33 capado via bios, em placas principalmente da Gigabyte é possível subir o Adress Range para 2^36 (64GB) ativando o Memory Remap.

Posso até está desatualizado, mas de meu conhecimento é que apenas depois do 975X e G33 é que a Intel adicionou mais 4bits de endereços a seu chipsets.

O desempenho não cai tanto assim.

Pressiona a tecla windows do seu teclado, segura e tecla a letra "R", no executar digita msinfo32 copia a tela e posta, para vermos a disponibilidade máxima de memória para seu sistema.

Jonny, a não ser que o membro tenha nos dado o modelo errado, na página da Intel deixa bem claro o reconhecimento de 8 GB:

http://www.intel.com/support/pt/motherboards/desktop/dg965wh/sb/cs-026599.htm

O chipset dessa placa mãe é o http://ark.intel.com/products/chipsets/22212"] G965 - Intel® 82G965 Graphics and Memory Controller . Nessa página, dá as características do controlador de memória.

Por isso, acredito que você está enganado.

Sobre o problema, na BIOS é reconhecido, certo ? Para esse tipo de problema é interessante você atualizar a BIOS para corrigir possíveis BUGS.

Leandro Schiavin, dá uma lida nisso aqui: http://www.intel.com/support/pt/motherboards/desktop/dg965wh/sb/cs-026599.htm

Verifica se não está aí a causa do problema (naquela tabelinha de configuração das memórias)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é estranho até a pátina da intel....

Total máximo de 8 GB de memória de sistema usando DIMM DDR2 667 ou DDR2 533

Total máximo de 4 GB de memória de sistema usando DIMM DDR2 800

Mas tudo bem, creio que eu esteja enganado.

O importante é ele ver se a opão "Memory Hole Remap" nas opções de chipset no setup está ativada, caso não, o chipset não consegue mapear os entereços fíxos para a memória virtual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação:Phenom_X4

Amigo, se o seu sistema operacional for de 32 bits só vai reconhecer 3 gb no maximo...

valeu...

Citação:Leandro Schiavin

Sobre isso, você não leu todos os meus posts, se não teria visto que meu Windows é o 7 Ultimate (64 bits). Mas valeu por tentar ajudar

beleza.. pra mim não tinha ficado claro que usavas seven x64...

espero que consigas resolver o seu problema...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, voltei para dizer mais ou menos o que houve com o problema.

Seguinte, cheguei a conclusão que o problema é realmente a placa mãe.

Já não está muito boa. Esta semana, testei uma Geforce 9800Gt com uma fonte Real de 430W e também não funcionou (Testeis os mesmos em outra placa mãe e funcionaram). Aconteceu o mesmo problema das memórias

O pc fica lento e chega no fim do carregamento do Windows, a imagem some

No caso da placa de vídeo fica tudo preto, das memórias ainda apareciam cores, mas o mesmo fim. Como entendo quase nada de eletrônica, vou comprar outra kit, placa mãe, processador e memória. Agradeço a todos a ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!