Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

" Reboot and Select proper boot device "


smartx

Posts recomendados

Ao ligar meu pc , apareceu a seguinte mensagem :

" Reboot and Select proper boot device

or Insert boot media in selected boot device "

aqui a imagem ...

okncdu.jpg

meu primo confessou que tinha mexido nos cabos que estão ligados no hd

ele conectou os dois cabos que estão , "soltos" na imagem abaixo , assim sobrando só um cabo "solto" ... (ou seja ele inverteu os cabos)

10873uh.jpg

(essa imagem mostra a posição original dos cabos)

mesmo eu voltando a "ordem" normal dos cabos , continua aparecendo essa mensagem "reboot and select....."

detalhe : no setup na opção boot device , só aparece DVD/CD e REALTEK... não reconhece o HD

print do boot device -> 2r7r5vp.jpg

o que eu faço? :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigo...

Em informática vale a máxima: Se não está com defeito, não tente consertar!

Mas, vamos ao que interessa:

Desligue o computador e reconecte os cabos ao HD lembrando que em caso de HD IDE (PATA), o primeiro HD (Master ou "Mestre"), deve estar ligado na extremidade do cabo, enquanto que o segundo HD (Slave ou "escravo") deve estar ligado na sessão intermediária.

O canal da placa mãe ao qual deve estar ligado o HD deve ser o "Primary IDE"

Os dispositivos devem configurados por jumpers como sendo MASTER ou SLAVE.

Não pode haver dois MASTERs ou dois SLAVEs em um único cabo. Porém, dois Cable Select podem ser configurados em um único cabo.

Se tiver somente um Hd e um Leitor ótico (gravador/leitor), prefira ligar um em cada canal IDE (primary / secondary).

Para dispositivos SATA, somente um dispositivo poderá ser conectado por canal.

Ligue o computador e, se for o caso, carregue o BIOS e peça a auto-detecção dos dispositivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo....

Ao contrário dos cabos de energia, cabos de dados invertidos não queimam HDs.

O que vai acontecer é que o dispositivo não irá ser reconhecido pelo sistema.

Em cabos de categoria superior vem serigrafado onde deve ser conectado o MASTER e o SLAVE.

A tarja colorida, como é do seu conhecimento, indica o pino 1.

Alguns cabos, ainda, trazem chanfros que evitam a inversão do posicionamento.

Faça os testes e, depois poste aqui os resultados.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigo...

Em informática vale a máxima: Se não está com defeito, não tente consertar!

Mas, vamos ao que interessa:

Desligue o computador e reconecte os cabos ao HD lembrando que em caso de HD IDE (PATA), o primeiro HD (Master ou "Mestre"), deve estar ligado na extremidade do cabo, enquanto que o segundo HD (Slave ou "escravo") deve estar ligado na sessão intermediária.

O canal da placa mãe ao qual deve estar ligado o HD deve ser o "Primary IDE"

Os dispositivos devem configurados por jumpers como sendo MASTER ou SLAVE.

Não pode haver dois MASTERs ou dois SLAVEs em um único cabo. Porém, dois Cable Select podem ser configurados em um único cabo.

Se tiver somente um Hd e um Leitor ótico (gravador/leitor), prefira ligar um em cada canal IDE (primary / secondary).

Para dispositivos SATA, somente um dispositivo poderá ser conectado por canal.

Ligue o computador e, se for o caso, carregue o BIOS e peça a auto-detecção dos dispositivos.

não entendi a parte da "auto-detecção dos dispositivos.."

tem como explicar mais detalhadamente ?

Bom , os cabos estão conectados de maneira correta. o que eu não entendo é porque na opção boot device , "não aparece o HD para ser selecionado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em alguns BIOSes, ao espetar o HD, o mesmo já é identificado corretamente.

Em alguns BIOS da AMI (American Megatrends), no memu Standard CMOS SETUP, é necessária a pressão da tecla F3 para que os dispositivos sejam reconhecidos.

Ainda tem parâmetros relacionados a Boot Sequence, onde ao invés de Hard Disk, o HD aparece como IDE-0.

Se for o caso, envie a marca e o modelo de sua placa mãe para que posssamos ajudá-lo da melhor forma possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

smartx

Você já espetou este HD em outra máquina sabidamente boa?

Faça também o teste com estes cabos IDE em outra máquina.

Se você tiver cabos IDE sobrando, faça o teste com estes cabos.

O BIOS para sua máquina é fácil de conseguir e atualizar, porém, não acho que seja o caso de atualizar o BIOS.

Faça o teste, colocando a unidade ótica no canal IDE onde está conectado o HD e vice-versa.

Por favor, informe também, a marca e modelo deste HD.

:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Olá!

Ontem estive a fazer uma limpeza a motherboard e as ventoinhas do processador, que estavam cheias de pó e quando liguei o pc ocorreu esta mensagem

"Reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and press a key"

Fiquei logo preocupado, coloquei o cd de restauro do sistema e não consegui resolver nada.

Eu tenho o Windows 7. Tentei formatar o dsico e foi-me impossivel dizem que o disco rigido nao estava instalado na BIOS.

1ª pergunta

Como instalo o controlador HD na BIOS?

Depois de verficar isso coloquei o meu cd do windows XP, ele instala e formata, mas depois quando reinicia volta tudo ao mesmo, instalando novamente!

Já testei disco Rigido noutro PC e funcionou correctamente e ja troquei de cabos ide.

Na boot os controladores tem a seguinte hierarquia

1 - HD samsung

2 - CD

3 - Disabled

2ª pergunta

Esta correcta esta hierarquia?

Já nao sei que hei-de fazer mais, alguem me pode dar uma dica?

O HD samsung esta como IDE master e o drive de cd esta como sata1

Se alguem me poder ajudar obrigado ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!