Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bsod Asrock extreme 4:"clock interrupt"


Zufil

Posts recomendados

Zufil, pelo o que pude entender dos seus posts (tanta na review quanto aqui), a Asrock Z68 Extreme3 Gen3 está livre de todas as complicações que você citou por não ser Etron. Confere?

Pretendo fazer um up no PC com um i5 2500k e me interessei por essa Extreme 3. Gostaria de sua opinião (ou dos demais colegas) sobre a placa. Vou utilizar vídeo off (GTX 560, com intenção de fazer um SLI num futuro não muito distante) e ainda estou na dúvida que memórias comprar (DDR3 1333mhz ou 1600mhz). Sei que o i5 suporta até 1333, mas andei lendo que para over, memórias de 1600mhz+ são a melhor opção.

Não pretendo fazer um over bruto, até porque não sei se o cooler que tenho vai suportar. Pretendo fazer um overzinho de até no máximo 4.0/4.2.

De início pretendia comprar a GA-Z68MA-D2H-B3, mesmo sabendo que ela não possui slots PCI, só Express. Além do que, li que fazer over nela não é tão fácil porque a ferramenta que facilita o procedimento não vem na placa. Propaganda enganosa, ao que parece, pois a função é bem divulgada na caixa/site da placa, mas não existe na BIOS e você é obrigado a setar tudo manualmente.

Na verdade a versão extreme 3 gen3 não possuiu o chip ETRON, mas ela tem outras particularidades que são menos severas que a extreme 4.

Com certeza indico estas placas da asrock, só ter cuidado com overclock e dissipação de calor.

No seu caso somente uma vga vai ser uma grande pedida, elimina o risco do igp mas mesmo assim coloque o offset mode em +0,03V que o resto a placa entende.

Não esquece de não usar o cd que vem com a placa, os drivers estão todos bugados e por culpa da intel não da asrock.

Até hoje melhor opção me preço que pude achar foram esta placas da asrock, deixando bem refrigeradas passam dos 4,8GHZ fácil no 2500k com um cooler de acordo.

recomendo esta loja de acordo com o tópico de recomendações do fórum:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209794897-placa-me-asrock-z68-extreme3-gen3-z68-hdmi-usb-30-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz a migração para a nova BIOS BETA L1,61 , espero que tenha as correções da 1,60B . Até agora está 1 hora ligado mas o problema da temperatura parece não ter sanado.

Acredito que a Asrock está concentrada na plataforma x79 e ainda não querem enviar as novas BIOS para suporte ao sandybridge-E das z68, assim mataria a venda das x79, isso se houver CPU 1155 em 22nm.

Notei que a resposta da UFI quanto ao mouse realmente melhorou, pena foi ter apagado todos os meus profile:mad:

-----------------------

o que me espanta é este cpuint, quando está assim nos 127 é BSOD, mas nada até agora, acredito porque a FAN que coloquei não está de acordo.

testenovabios.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NÃO ATUALIZEM PARA A VERSÃO L1.61 e 1.60B

Pode danificar suas memórias ou processador, a tensão da memória foi para 1,7V e pode danificar a controladora na versão da bios 1,6B.

na versão L1,61 possuí o mesmo problema além de não ter as correções das versões 1,6 e 1,7 deixa o sistema instável e superaquece as memórias.

Repito NÃO INSTALEM ESTAS VERSÕES DE BIOS.

--------------------------------

Novos drivers para solucionar alguns conflitos de hardware, não garanto que resolva todos os problemas pois meu SO foi corrompido durante a ultima atualização de bios, estou puxando a imagem.

Referente ao intel

http://downloadcenter.intel.com/Detail_Desc.aspx?ProductID=2101&DwnldID=20624〈=eng&iid=dc_rss

Rede broadcom

ftp://174.142.97.10/drivers/all/Lan/Broadcom_Win7-64_Win7_Vista64_Vista_XP64_XP(v14.8.4.1)X79.zip

Realtek 898 r266

ftp://202.134.71.21/pc/audio/64bit_Vista_Win7_R266.exe

Intel rapid storage

http://downloadmirror.intel.com/20676/a08/Win7Vista_64_152252.exe

Driver de video

http://downloadmirror.intel.com/20624/a08/iata_cd_10.8.0.1003.exe

Se alguem puder corrigir os nomes pois estou sem tempo, ps aqui tá pegando fogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com a versão 1.6 mesmo e continua instável... estou lendo tudo que voce posta, obrigado por ainda se importar..

com certeza muito obrigado por ler também:D:D:D.

Minha fonte acabou de falecer:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5366703&postcount=22525

Verifique se sua saida de 5v está marcando normalmente ou está ocilando para perto dos 4,77V? Pode visualizar isso pelo everest.

VocÊ não tinha trocado a fonte? Continua tendo BSODs ou somente superaquecimento?

-------------------

edit

eu acho que deve ser alguma coisa errada nos conectores da placa, deve ter alguma coisa invertida. Aqui começou a apresentar estes problemas quando liguei uma fan no pin3, uma fan adaptada de 2 pin no 3 pin para controlar a rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com certeza muito obrigado por ler também:D:D:D.

Minha fonte acabou de falecer:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5366703&postcount=22525

Verifique se sua saida de 5v está marcando normalmente ou está ocilando para perto dos 4,77V? Pode visualizar isso pelo everest.

VocÊ não tinha trocado a fonte? Continua tendo BSODs ou somente superaquecimento?

-------------------

edit

eu acho que deve ser alguma coisa errada nos conectores da placa, deve ter alguma coisa invertida. Aqui começou a apresentar estes problemas quando liguei uma fan no pin3, uma fan adaptada de 2 pin no 3 pin para controlar a rotação.

troquei a fonte sim, pois a que eu tinha comprado, tinha vindo com defeito... dai eu fiz a troca e esta tudo normal agora...aquecimento nao tem nao cara, pra mim ta normal agora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

troquei a fonte sim, pois a que eu tinha comprado, tinha vindo com defeito... dai eu fiz a troca e esta tudo normal agora...aquecimento nao tem nao cara, pra mim ta normal agora...

mas quanto aos travamentos eles pararam? porque minha fonte estava marcando 4,77V no 5V, verifique se está marcando normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puxa maravilha então parece que é este mesmo o problema, estas placas são muito sensiveis nos 3.3V principalmente no 5V, se não tiverem estas duas linhas suficientes ou estáveis a controladora realmente apresentará problemas. Acho que esqueceram de algum filtro em aguma parte do circuito de regulação da placa, se é que tem algum.

@bruno92, qual fonte está usando só para saber? Seguiu a recomendação dos colegas do fórum e não está usando estabilizador?;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puxa maravilha então parece que é este mesmo o problema, estas placas são muito sensiveis nos 3.3V principalmente no 5V, se não tiverem estas duas linhas suficientes ou estáveis a controladora realmente apresentará problemas. Acho que esqueceram de algum filtro em aguma parte do circuito de regulação da placa, se é que tem algum.

@bruno92, qual fonte está usando só para saber? Seguiu a recomendação dos colegas do fórum e não está usando estabilizador?;)

Corsair 430w ...e não estou usando estabilizador não..

dessa aqui amigo...http://www.corsair.com/builder-series-cx430.html

meu sistema está normal , GRAÇAS A DEUS , depois de ter colocado a bios 1.6 ^^:wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corsair 430w ...e não estou usando estabilizador não..

dessa aqui amigo...http://www.corsair.com/builder-series-cx430.html

meu sistema está normal , GRAÇAS A DEUS , depois de ter colocado a bios 1.6 ^^:wub:

puxa maravilha, bem as fontes da corsair são moderadas, tive de comprar uma antec 620C visando meu upgrade.

Estou a nervo puro aqui, espero que seja a fonte, investi pesado nesta mobo para o problema ser ela, meus HDS estavam parando de responder, esperar que o BOM DEUS tenha piedade deste humilde trabalhador desempregado.

Cara to virando até crente apaguei uns 12 GB de XXX;) para ter certeza que não foram os HDS.

O problema são os backups que fiz dos dvds e todos os meus cds antigos que tive de jogar fora, perdi dois drives de dvd copiando os discos.

Sem contar as licenças dos programas que estavam gravadas agora eu choro.

Porcaria de Iceage aaaaaaaaahhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

------------

Então você está usando a final 1.6 ou 1.6B, se não foi a fonte acho que foram as bios que testei, elas faziam modificações na controladora sata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

puxa maravilha, bem as fontes da corsair são moderadas, tive de comprar uma antec 620C visando meu upgrade.

Estou a nervo puro aqui, espero que seja a fonte, investi pesado nesta mobo para o problema ser ela, meus HDS estavam parando de responder, esperar que o BOM DEUS tenha piedade deste humilde trabalhador desempregado.

Cara to virando até crente apaguei uns 12 GB de XXX;) para ter certeza que não foram os HDS.

O problema são os backups que fiz dos dvds e todos os meus cds antigos que tive de jogar fora, perdi dois drives de dvd copiando os discos.

Sem contar as licenças dos programas que estavam gravadas agora eu choro.

Porcaria de Iceage aaaaaaaaahhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

------------

Então você está usando a final 1.6 ou 1.6B, se não foi a fonte acho que foram as bios que testei, elas faziam modificações na controladora sata

sim, as fontes da corsair são muito boas mesmo...

inteligente assim desempregado ??? rs

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa eu ri apagou uns 12 gb de xxx huahuahuahuahuhuaa:o

é tenso perder coisas assim né, sei como é :S

eu li que iceage é fraquinha mesmo..

to com a final 1.6 do dia 17/05/2011 mesmo ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a beleza a 1,7 é pouca coisa melhor e ativa o suporte para as memorias XMP, mas como meu querido amigo antes pupilo e agora mestre ninja " Se tá bom num mexe".

Já não basta-se tudo isso ainda estou com o problema do firmware da seagate, cara juntou tudo.

Deste jeito vou largar tudo e virar profeta, "porque tá feio o treco"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a beleza a 1,7 é pouca coisa melhor e ativa o suporte para as memorias XMP, mas como meu querido amigo antes pupilo e agora mestre ninja " Se tá bom num mexe".

Já não basta-se tudo isso ainda estou com o problema do firmware da seagate, cara juntou tudo.

Deste jeito vou largar tudo e virar profeta, "porque tá feio o treco"

isso ae , eu fiz isso, deu certo nem mexi mais...

meu HD tb é seagate ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

maravilha maravilha maravilha.]

Troquei a fonte por uma antec 520C, assim me livro da preocupação da iceage explodir.

Então com a fonte nova fui testando aos poucos, coloqueias as memórias e rodei um live do ubuntu 9,10 para teste de memórias; com o "triste fim de policarpo e quaresma" não deu nem para um capítulo, em 4 minutos de teste já apresentou defeitos.

Tirei as memórias coloquei em outros bancos e fui testando até descobrir qual dos dois pentes estava ruim, agora estou somente com 4gb single channel :(, rodei por mais duas horas e pouco o memtest e não acusou mais nenhum problema, num total de 5 testes.

Acredito que o que danificou as memórias foi o fato da Bios beta ter alterado os valores das memórias para 1,6V sendo que as que uso o máximo são 1,5V.

Rodei o hd tune e estou livre de defeitos do HD, tudo indica que foi memória, agora resta saber quem foi o causador; fonte, a placa mãe, aquecimento, tensão ou queda de energia.

"Será que ele irá descobrir o problema?"

" não percam o próximo capítulo de :

Usuário persistente de Asrock!

"

--------------

PS: Aé a lâmpada do quarto queimou hj........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

maravilha maravilha maravilha.]

Troquei a fonte por uma antec 520C, assim me livro da preocupação da iceage explodir.

Então com a fonte nova fui testando aos poucos, coloqueias as memórias e rodei um live do ubuntu 9,10 para teste de memórias; com o "triste fim de policarpo e quaresma" não deu nem para um capítulo, em 4 minutos de teste já apresentou defeitos.

Tirei as memórias coloquei em outros bancos e fui testando até descobrir qual dos dois pentes estava ruim, agora estou somente com 4gb single channel :(, rodei por mais duas horas e pouco o memtest e não acusou mais nenhum problema, num total de 5 testes.

Acredito que o que danificou as memórias foi o fato da Bios beta ter alterado os valores das memórias para 1,6V sendo que as que uso o máximo são 1,5V.

Rodei o hd tune e estou livre de defeitos do HD, tudo indica que foi memória, agora resta saber quem foi o causador; fonte, a placa mãe, aquecimento, tensão ou queda de energia.

"Será que ele irá descobrir o problema?"

" não percam o próximo capítulo de :

Usuário persistente de Asrock!

"

--------------

PS: Aé a lâmpada do quarto queimou hj........

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

eu deixei a 1.6 mesmo, nem me arrisquei a atualizar pra nenhuma versão beta nao...

pior né, somos persistentes uhahuahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o sistema parou de ter alguns lags que eu achava ser do firefox, porém perdi o o dual channel e opero somente com 4GB ram.

Agora a odisseia de encontrar memórias com excelente custo benefício.

Infelizmente o FF8.01 piorou tanto em outras maquinas que nem desconfiei que fosse memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zufil, comprei um cooler pra ajudar na ventilação.. é um cooler normal mesmo, que tem os conectores tanto macho quanto femea...voce acha melhor instalá-lo atrás do gabinete ou na lateral ? valeu

Todo gabinete precisa de exaustor, ao menos deste porte de PC, pode ser fans mais simples com menos CFM apenas para direcionar o fluxo do ar quente para fora do gabinete. Já no caso da asrock z68 a fan lateral se torna obrigatória se não quiser substituir seu dissipador.

Uma ventoinha de 140mm ligada no 5V já fica silenciosa e ótimo fluxo de ar o mesmo para uma de 120mm porém esta depende da quantidade de CFM, se for uma de 90 CFM em 5V vai ser o suficiente.

Aqui aproveitei a fan de 140mm da minha antiga Iceage; mas antes usava o "rabicho" de uma antiga fan de 3pin numa ventoinha mais poderosa que eu tinha diretamente na mobo controlando sua rotação pelo software speedfan ou o Asrock tunner, recomendo usar o speedfan pois o Asrock Tunner está bugado.

Eu colei a ventoinha no "chão" do gabinete (em pé) com fita dupla face (da mais barata que encontrei) pois o N620 não permite ventoinha na lateral maior que 120mm.

Estou triste de ter perdido um módulo de 4gb nesta estória, agora com fonte nova e apenas 4gb de ram em single channel tenho esperanças que o problema da perda do módulo não tenha tido haver com a mobo.

Quem estiver sofrendo com superaquecimento no Z68 com certeza o problema é a fonte, troquei a minha e a temperatura caiu de 70°C para 55~60°C sem ventoinha além dos problemas de ejeção de drives e HDs terem sumido.

Só estranhei o fato dos 12V estarem marcando 12,4V hoje mas isso deve ser outro assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zufil improvisei o cooler na tampa do gabinete, embaxio, porque em cima ( onde tem os parafusos pra um cooler adicional mesmo) jogaria ar pra cima do processador, onde ja tem um cooler :wacko:, e com o cooler improvisado , a temperatura da MoBo que chegava aos 42º de acordo com o cpu monitor e o aida64, agora nao passa de 35º, ficou massa, ajuda bastante ^^:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...