Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona o tamanho da memória virtual?


viniciushoff

Posts recomendados

Como o windows gerência o tamanho da memória virtual? Sei que o windows sempre precisa de MV porque alguns programas são feitos para usarem ela, mas não tem como fazer o windows usar o mínimo possível?

Tenho um PC com WinXP e 4GB de RAM, como eu dificilmente usava mais de 2GB de memória, defini para que não usasse arquivo de paginação. Mas depois fui olhar e o windows continuava usando memória virtual.

Decidi então colocar para que o windows usasse pouca memória virtual, defini o mínimo para 2MB e o máximo 256MB. Depois de um tempo fui olhar e só três processos já usavam mais de 400MB de MV, fui então olhar o arquivo de paginação e o pagefile.sys estava com apenas 209MB. O windows não sabe contar a memória ou ele simplesmente mascara o resultado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu achei um link que fala sobre a memória virtual. link não sei se vai ajudar.

Como eu disse, eu já sei como funciona a memória virtual, o que não entendo é porque o windows usa muita memória virtual mesmo tendo muita RAM sobrando e tendo limitado o tamanho dela. Também não entendi porque a soma da memória virtual que aparece no gerenciador de tarefas é muito maior que o pagefile.sys

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Realmente nem os programadores da Microsoft sabem explicar para que serve, eles nem sabem pra que inventaram isso...

Um exemplo, se você formata um PC agora e instala o windows, você pode olhar que ele vai estar usando em torno de 80mb de memória sem paginação, o arquivo de paginação armazena os ultimos arquivos que você usou ou os que você usa com mais frequencia, com a finalidade de agilizar o processo de abertura quando você precisar, na teoria isso faria com que os programas que você usa abram em menos tempo do que o normal, na prática leva o dobro porque são tantos arquivos armazenados que o windows se perde diante de tanta informação, por este motivo que seu Windows vai ficando mais lento com o tempo de uso, porque ele fica carregando parte de programas antigos que as vezes você nem usa mais ele continua carregando toda vez que o Windows inicia.

Quando pego uma maquina com mais de 2gb de memória eu desativo a memória virtual, acho desnecessário o uso dela pois o Windows mesmo não usa nem 100mb de memória, o que passar disso são os programas, e nunca passa de 2gb mesmo com jogos pesados abertos, exceto GTA4, Crysis, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o windows gerência o tamanho da memória virtual?

Tenho um PC com WinXP e 4GB de RAM, como eu dificilmente usava mais de 2GB de memória, defini para que não usasse arquivo de paginação. Mas depois fui olhar e o windows continuava usando memória virtual.

Decidi então colocar para que o windows usasse pouca memória virtual, defini o mínimo para 2MB e o máximo 256MB. Depois de um tempo fui olhar e só três processos já usavam mais de 400MB de MV, fui então olhar o arquivo de paginação e o pagefile.sys estava com apenas 209MB. O windows não sabe contar a memória ou ele simplesmente mascara o resultado?

Como eu disse, eu já sei como funciona a memória virtual

o que não entendo é porque o windows usa muita memória virtual mesmo tendo muita RAM sobrando e tendo limitado o tamanho dela. Também não entendi porque a soma da memória virtual que aparece no gerenciador de tarefas é muito maior que o pagefile.sys

O XP não consegue endereçar os 4gb de ram, no máximo algo em torno de 3,5 e disponível 2,8. A principal finalidade do swap é o armazenamento e a troca de paginação em disco em operações I/O entre ele e a memória ram. Isso é mais uma medida de segurança ao se perder o sistema numa eventual falta de eletricidade por exemplo, onde o sistema e aplicativos conseguem recuperar arquivos; para acesso mais rápido ao subir programas rapidamente onde não requer a leitura inicial constantemente dos aplicativos, pois o swap os mantém em um único espaço contíguo (desfragmentado), muito útil quando você entre e sai várias vezes do navegador, office, msn, etc.

Sobre a memória, o total representa a soma das operações paginadas com as não paginadas. Como você já sabe como funciona um swap, creio que devas ter entendido.

talvez nem os programadores da microsoft saibam explicar por certas coisas do windows.

Assim como windows, linux e outros sistemas operactivos também se utilizam do swap.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O XP não consegue endereçar os 4gb de ram, no máximo algo em torno de 3,5 e disponível 2,8. A principal finalidade do swap é o armazenamento e a troca de paginação em disco em operações I/O entre ele e a memória ram. Isso é mais uma medida de segurança ao se perder o sistema numa eventual falta de eletricidade por exemplo, onde o sistema e aplicativos conseguem recuperar arquivos; para acesso mais rápido ao subir programas rapidamente onde não requer a leitura inicial constantemente dos aplicativos, pois o swap os mantém em um único espaço contíguo (desfragmentado), muito útil quando você entre e sai várias vezes do navegador, office, msn, etc.

Na verdade no Pc que eu estava usando acredito que dificilmente cheguei a usar mais de 2gb, por isso queria desabilitar a memória virtual. Pela sua explicação vejo que realmente ainda tem algum motivo para ainda se usar a MV, mas ainda fico na dúvida se o windows XP sabe gerenciar essa memória e separar bem entre a física e a virtual.

Sobre a memória, o total representa a soma das operações paginadas com as não paginadas. Como você já sabe como funciona um swap, creio que devas ter entendido.

O que eu não entendo é o que o XP mostra no gerênciador de tarefas. Existe a coluna "Uso da memória" e a coluna "Tamanho MV", em muitos processos o "Tamanho MV" é maior que o "Uso da memória". Esse "tamanho MV" é o tamanho de memória do arquivo de paginação que o processo deveria estar usando? ou estou enganado?

O XP também não respeita o limite da MV que é configurado. Além disso a soma do que tem em "Tamanho MV" é maior do que o tamanho real do arquivo de paginação. Eu só queria saber se tem alguma lógica para isso, se estou vendo os tamanho de memórias errados ou o XP realmente não sabe gerênciar.

Fui olhar no meu notebook que também tem Windows 7 e nele parece serem mais coerêntes os dados, não cheguei ver o arquivo de paginação, mas no gerênciador de processos parece estar certo o uso das memórias.

Assim como windows, linux e outros sistemas operactivos também se utilizam do swap.

Sim, mas no linux é possível usar ele sem usar swap, e nunca notei qualquer problema ou perda de desempenho por causa disso, no XP não tem como desabilitar a MV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade no Pc que eu estava usando acredito que dificilmente cheguei a usar mais de 2gb, por isso queria desabilitar a memória virtual. Pela sua explicação vejo que realmente ainda tem algum motivo para ainda se usar a MV, mas ainda fico na dúvida se o windows XP sabe gerenciar essa memória e separar bem entre a física e a virtual.

Sim, independente de você achar que nunca irá utilizar mais do que 2gb, o correcto é manter a swap por questões de segurança e agilidade nos processamentos de I/O em disco e memória. E acredite, ele sabe gerenciar muito bem esse processo.

O que eu não entendo é o que o XP mostra no gerênciador de tarefas. Existe a coluna "Uso da memória" e a coluna "Tamanho MV", em muitos processos o "Tamanho MV" é maior que o "Uso da memória". Esse "tamanho MV" é o tamanho de memória do arquivo de paginação que o processo deveria estar usando? ou estou enganado?

O XP também não respeita o limite da MV que é configurado. Além disso a soma do que tem em "Tamanho MV" é maior do que o tamanho real do arquivo de paginação. Eu só queria saber se tem alguma lógica para isso, se estou vendo os tamanho de memórias errados ou o XP realmente não sabe gerênciar.

Simples,

A somatória que você acha que está errada, referem-se aos totais dos "identificadores" (utilizado para identificar um recurso, arquivo ou chaves de registro), "segmentos" (permitem operações simultaneas dentro de um processo) e os "processos" propriamente dito (programas executáveis).

A carga comprometida (memória alocada para programas e sistema operacional) muita das vezes, o seu valor poderá exceder a memória física máxima por fazer cópias constantes para o arquivo de paginação (mv) devido o explicado acima, mas isso não é um problema, e sim uma solução para agilização dos processos de I/O entre memória ram x disco e como segurança no caso de uma recuperação do sistema ou de dados de aplicativos.

Fui olhar no meu notebook que também tem Windows 7 e nele parece serem mais coerêntes os dados, não cheguei ver o arquivo de paginação, mas no gerênciador de processos parece estar certo o uso das memórias.

Sistema de gerenciamento remodelado, apenas isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!