Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LG IPS236V backlight bleeding


guilherme083

Posts recomendados

Os drives existem, vêm no CD que acompanha o monitor (IPS235.CAT,IPS235.INF e IPS235.ICM), porém não funcionam no XP_S2.

Acho isso estranho, porque embora finalmente o Windows 7 tenha passado o XP em base instalada, a diferença é pequena e eles devem contar que haja ainda muitos sistemas usando o XP. Agora, o fato de você ainda estar no SP2 pode ter alguma coisa a ver com isso.

Acreditava que para a calibração do monitor seria necessário os drives instalados.

Desculpe minha grosseria ao corrigi-lo, mas vamos estabelecer uma terminologia. Drive (sem "r" no final) é uma unidade de armazenamento de dados, como um disco rígido, uma unidade de CD ou DVD, um SSD ou uma partição dentro de uma unidade física dessas. Você fala em drive de disco, no drive C: do sistema, no drive de DVD e assim por diante. A palavra tem só uma sílaba: é pronunciada "dráiv", o "e" final não é pronunciado.

Driver (com "r" no final) é um software distribuído pelo fabricante de um dispositivo periférico qualquer (ou, em certos casos, como é comum no ambiente Linux, desenvolvido extraoficialmente por terceiros) para permitir a correta comunicação entre o sistema operacional e esse dispositivo de hardware e, portanto, a correta operação desse dispositivo. A palavra driver tem duas sílabas e a pronúncia ("DRÁI-vâr") soa muito diferente de drive ("dráiv") para um falante de inglês.

Estou falando isto porque neste contexto, deu para sacar que você estava querendo dizer driver quando falou em drive, mas pode haver outras situações (especialmente se você olhar ou recorrer a fóruns estrangeiros) em que pode haver confusão se as coisas não ficarem muito claras e bem diferenciadas, já que além da pronúncia, são coisas muito diferentes (um drive é hardware, um driver é software).

---

Dito isto, não é necessário ter o driver específico para calibrar o monitor. O arquivo .ICM que veio junto é um perfil de cor que você pode instalar e aplicar separadamente, mas ele pode melhorar ou piorar as coisas. Como você está no XP, recomendo uma calibração manual usando o Calibrize. Você o encontra em http://www.calibrize.com/ e também nos principais repositórios de software, desde a Softpedia até o Baixaki.

O Calibrize inclusive tem uma opção para fazer a calibração automática a cada novo boot. Isso é ideal justamente para quem usa o XP, já que o Windows 7 já faz isso automaticamente após se fazer uma calibração com o utilitário do sistema.

Eu tive um L1760TQ, também - aliás, ainda o tenho aqui, mas está fora de uso e encostado. O "Morcegão" era bom (ele parece um morcego, especialmente visto de trás)... O melhor da sua época, com uma nitidez de cores excelente, e um design muito arrojado. Mas tive que encostá-lo porque o catodo frio (nome pomposo para a lâmpada fluorescente metida a besta que ilumina o painel por trás) pifou e a substituição ficava quase do mesmo preço de um monitor novo - que foi o que eu comprei. Por isto eu quis um monitor de LED agora, para não me arriscar a ter o mesmo problema e encostar um monitor perfeitamente bom por causa de uma mísera lâmpada cara... :angry:

Ele vinha com o mesmo trio de arquivos: um .CAT (catálogo de componentes), um .INF (instruções para instalação do driver) e um .ICM (perfil de cores). No caso do L1760TQ, eu me lembro que instalá-los dava uma diferença perceptível e era para melhor. No IPS236V, tentei usar o perfil .ICM do IPS226V, que se encontrava para download e em alguns fóruns diziam que podia e devia ser aplicado nele também, mas desregulou totalmente a calibração, deixando-a ainda mais vermelha que a de fábrica (que já é bem avermelhada). Acabei deixando sem perfil de cores especial e fazendo a calibração manual. Recomendo o mesmo para você, que tem um monitor ainda mais novo.

Independentemente dos seus problemas com o monitor (se é que se pode chamar isso de problemas), isso é algo que você precisa fazer. É inconcebível você estar ainda com o SP2, quatro anos depois de ter saído o SP3. Isto significa que seu PC está sem nenhuma atualização de segurança que saiu nos últimos anos e vulnerável a uma série de ataques e vírus - além de a arquitetura do XP já ser inerentemente menos segura que a do Windows 7.

Todos os programas que tinham alguma incompatibilidade com o SP3 (e mesmo no início, já eram muito poucos, a maioria no ambiente corporativo e muito especializados) já tiveram tempo de se atualizarem, de modo que não há mais desculpa nenhuma para não se instalar o SP3 - juntamente com todas as atualizações de segurança do Windows Update, que você deveria estar instalando toda santa segunda terça-feira do mês, quando elas saem.

Mas o melhor mesmo é atualizar para o Windows 7. Não se esqueça que o XP é um sistema operacional de 11 anos de idade. Há certas coisas mais modernas que nem funcionam direito nele: por exemplo, você até pode botar um SSD no XP, mas ele vai ter desempenho muito ruim e vida útil menor. Se seu PC for antigo, isso não é desculpa: eu já rodava o Windows 7 sem problemas (e com mais desempenho que no XP) no meu PC anterior, um Athlon 64 single-core de 2005, e há gente que o executa em PCs ainda mais antigos. De modo geral, contanto que haja pelo menos 1 GB de RAM, se um PC roda o XP, ele vai rodar o Windows 7 sem problemas, também, mesmo que seja o de 32 bits e ainda que sem o Windows Aero (isso só se a placa de vídeo for muito fraquinha).

Por favor, pense nisso.

.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá pessoal, desculpem por ressuscitar o tópico, mas será que alguém pode me dizer se o LG IPS234V (que é o modelo sucessor do IPS236V) tem esse problema de backlight? procurei pelo IPS234V no fórum mas nada encontrei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!