Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida sobre coolers


faustaogo

Posts recomendados

bom galera estou comprando esse Gabinete Cooler Master HAF 912 me disseram que e bom o link c quiser da uma olhada:http://www.pichau.com.br/ecommerce_site/produto_20185_4109_Gabinete-Cooler-Master-HAF-912-RC-912-KKN1-BOX

a duvida e o seguinte quais fans colocar?precisa de controlador?sou muito leigo nesse aspecto, assim meu processador e um Core i5 2500 3,3ghz 6mb o cooler e dissipador dele e bom ou melhor colocar outro?

aguardo resposta abrçs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faustaogo, vamos lá: o HAF 912 é bom, a Pichau é confiável.

Qual é a sua placa-mãe, quantos módulos de memória você possui, qual a sua placa de vídeo (você gosta de jogar?), qual a sua fonte...enfim coloque tudo o que você possuiu na sua máquina.

Com relação aos fans (ou ventoinhas) você gosta das que possuem iluminação (leds) ou não?

O Cooler Box que acompanha o processador é meio que fraco em relação a outros CPU Coolers, que têm uma eficiência melhor. Estou perguntado isso, porque caso você esteja disposto a trocar o CPU Cooler existe um que está barato, foi aprovado pelo CdH (e outros sites) , e está sendo vendido numa loja daqui de SP de excelente reputação aqui.

Lógico que isso dependerá de quanto você pretende gastar, mas como você perguntou, eu estou respondendo.

Como o HAF 912 tem 23cm de largura, esse Cooler que tem 16cm de altura caberá tranquilamente.

Continue...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa Mãe Gigabyte GA-Z68X-UD3-B3

Processador Intel Core i5-2500 3.3GHz

PLACA DE VIDEO GTX 570 1280MB DDR5 320BITS 3800MHZ DUAL DVI/HDMI

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=39546&Promocao=placa_de_video_gtx_570_1280mb_ddr5_320bits_3800mhz_dual_dvi_hdmi__vcggtx570xpb_nvidia

o link dele pra dar uma olhada pois nao tem modelo nao sei se e boa.

Fonte XFX ATX 650W Core Edition

1 modulo apenas

sim gosto de jogar, quanto aos leds nao me importo com isso e sim com a eficencia,e quanto ao CPU cooler se você acha melhor troca então vou troca se possivel me passa um link ou algo do tipo pra dar uma olhada agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa Mãe Gigabyte GA-Z68X-UD3-B3

Processador Intel Core i5-2500 3.3GHz

PLACA DE VIDEO GTX 570 1280MB DDR5 320BITS 3800MHZ DUAL DVI/HDMI

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=39546&Promocao=placa_de_video_gtx_570_1280mb_ddr5_320bits_3800mhz_dual_dvi_hdmi__vcggtx570xpb_nvidia

o link dele pra dar uma olhada pois nao tem modelo nao sei se e boa.

Fonte XFX ATX 650W Core Edition

1 modulo apenas

sim gosto de jogar, quanto aos leds nao me importo com isso e sim com a eficencia,e quanto ao CPU cooler se você acha melhor troca então vou troca se possivel me passa um link ou algo do tipo pra dar uma olhada agradeço desde já

faustaogo, vamos lá então: O HAF 912 tem suporte para 06 fans, sendo que 02 já acompanham o gabinete.

O que eu faria é o seguinte: eu colocaria 03 fans - um na janela lateral do gabinete - no modo de entrada de ar, com a finalidade de refrigeração para a placa de vídeo e também a placa-mãe, que acaba por receber também uma parte dessa ventilação.

02 fans no teto do HAF 912 - no modo de exaustão - retirando o ar quente do gabinete para fora do mesmo, tipo o fan do fundo, que já veio instalado.

Na parte frontal, já tem um fan - não vejo a necessidade de colocar mais um.

Os fans que eu irei te mostrar vem com adaptadores molex que podem ser ligados diretamente e em série na fonte de alimentação. Totalmente seguro e muito eficaz. Assim estão 04 dos meus fans.

Dê uma olhada nesse fan da Akasa, que eu recomendo, pois são eficientes e resistentes, embora se fale pouco sobre eles. Eu já os usei demais e estão novos:

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:30,familia_id:96/fan-de-gabinete-akasa-ak-174cb-4bls-120mm

Quanto ao Cooler para o processador dê uma olhada no Corsair A70, que está bem barato para um Cooler de ótimo desempenho. Como ele cabe num CM Elite 430, que tem 19cm de largura, caberá tranquilamente no HAF 912 que tem 23cm de largura.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:856/cooler-cpu-corsair-a70-cafa70

É isso.

Ah, você já comprou o gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao cooler da lateral, nao vejo necessidade.

Por que ? Ele pode causar um bolsao de ar quente entre a placa de video e a fonte, fazendo com que aqueçam mais.

Os unicos fans que acho necessario sao 1 traseiro - exaustor, 1 superior - exaustor, 1 frontal- jogar ar frio dentro do gabinete.

Nao citei os outros 3 por que nao é necessário.

E, a propósito, esse fan da Akasa que o juanmarkus777 citou, nao sao conhecidos pois existem melhores e baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao cooler da lateral, nao vejo necessidade.

Por que ? Ele pode causar um bolsao de ar quente entre a placa de video e a fonte, fazendo com que aqueçam mais.

Os unicos fans que acho necessario sao 1 traseiro - exaustor, 1 superior - exaustor, 1 frontal- jogar ar frio dentro do gabinete.

Nao citei os outros 3 por que nao é necessário.

E, a propósito, esse fan da Akasa que o juanmarkus777 citou, nao sao conhecidos pois existem melhores e baratos.

Vamos lá guandre: como assim um fan na lateral do case, que tem a finalidade de soprar ar para a placa de vídeo é causar "um bolsão de ar"? De onde você tirou tal ideia? Se os gabinetes tem a opção de colocar 01 ou 02 fans laterais, qual seria a utilidade de não usar essa opção. Pelo que você postou as Fabricantes de Gabinetes estão equivocadas na construção dos seus próprios produtos.

O fan traseiro e o frontal já acompanham o gabinete HAF 912 (pelo que eu saiba), daí não serão necessários.

Por que um fan superior se o HAF 912 tem a opção de colocar 02? Você chegou a pensar que desse modo a exaustão será superior? Um fan a mais só virá a ajudar e não a atrapalhar. Não se esqueça que estamos falando de refrigeração e eu estou seguindo o layout do gabinete.

Esse fan da Akasa pode não ser conhecido por você, mas por mim e outros usuários, o são. Eu além desse pc atual tenho um NZXT Tempest Evo com todos esses fans há anos e estão intactos e funcionando perfeitamente. O case sempre teve uma refrigeração de primeira, como até hoje a tem e não explodiu com nenhum "bolsão de ar quente"... e by the way , R$15 para um fan de 60CFM é muito?

Já que você quer dar o exemplo de fans melhores e baratos, por favor tenha a honra de fazê-lo, desde que não sejam furacões ou tornados, com dB(A)s altíssimos.

Obs: pensei também no CM R4, que também são possantes e são de qualidade. O que postei para o faustaogo foi apenas um exemplo. Outro que pensei seria o Akasa Viper, mas seria complicado a instalação desse fan na Gigabyte do faustaogo (baixei o manual). Lógico que a decisão toda seria dele...é óbvio, pois eu não imponho nada para ninguém, o que sempre será o correto.

Abraço e vamos em frente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

juanmarkus777, nao ha a minima necessidade colocar ventoinha em todos os lugares do gabinete. E o "bolsao de ar quente" existe sim em muitos casos, como por exemplo o meu pc, eu testei sem a ventoinha e com ela, as temperaturas foram exatamente as mesmas.

E sobre ventoinha melhores, está aqui o link http://forum.clubedohardware.com.br/review-fans-120mm/554073

Da proxima vez que for ajudar, se informe melhor, ok ?

E R$15.00 para um 60cfm é muito sim.

faustaogo, as duas ventoinhas sao boas, porém, a segunda é mais silenciosa e tem LED, dai, você escolhe qual achar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais então tipo o Fluxo de Ar dele nao e 90 CFM e sim 69CFM ainda compensa?

o shark apesar de mais caro e 82,6CFM e um pouco mais barulhento mais tá dentro das normas segundo o q eu li aqui no forum.

então to so decidindo isso pra comprar o q achao?

Não, não é 90CFM e sim 69CFM, pois esse foi um erro da CM na época do lançamento do seu fan R4. Que compensa, compensa, pois ele é um ótimo fan.

O Shark é um pouco mais caro, tem um CFM mais elevado e um ruído também mais elevado, mas isso depende do usuário. Que ele é bom? É. Ponto. Não há como contestar isso, e o mais importante de tudo é que você gostou dele.

Ele vem com adaptador, com os pinos anti-vibração para a instalação (o que é ótimo) e com redutor de velocidade...enfim, completo. Demais de bom.

E aí, chegou a uma conclusão?

É com calma que se resolve, enquanto isso você vai conhecendo as diferentes opções do mercado e fazendo as comparações.

Nota: o fan Akasa AK-174 está com CFM errado, pois ele foi testado aqui no BR pelo Dinho Fatal1ty e ele descobriu que o mesmo possui 68CFM e não 59,05CFM, como anunciado pela Akasa. São muito importantes esses testes, pois esclarecem.

Abraço.

Dê uma olhada no Shark Devil Red Edition (Show):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
juanmarkus777, nao ha a minima necessidade colocar ventoinha em todos os lugares do gabinete. E o "bolsao de ar quente" existe sim em muitos casos, como por exemplo o meu pc, eu testei sem a ventoinha e com ela, as temperaturas foram exatamente as mesmas.

E sobre ventoinha melhores, está aqui o link http://forum.clubedohardware.com.br/review-fans-120mm/554073

Da proxima vez que for ajudar, se informe melhor, ok ?

E R$15.00 para um 60cfm é muito sim.

faustaogo, as duas ventoinhas sao boas, porém, a segunda é mais silenciosa e tem LED, dai, você escolhe qual achar melhor.

Esse dito bolsão de ar é gerado por placas de vídeo grandes e gabinetes onde não se tem saida de ar abaixo da mesma, que pode ser resolvido com Espelho p/ Slot de Expansão grelhados, que auxiliam a saida do ar que fica estacionado abaixo da placa de vídeo, e conjugado a um fan lateral (o frontal terá pouca ação ali visto que ele é obstruido pela gaiola de HD (assim como no meu R120-V3). Isso é física, seria normal o ar ficar estacionado ali pois ele tende a subir, mas como a placa de vídeo está obstruindo ele a subir mais, temos então que fazer com que ele saia por ali mesmo, gerando um fluxo de ar naquela área

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom desculpa da pergunta pode ser meio ***** mais nao conheço então esse shark liga direto na fonte? sera q preciso melhorar a fonte c liga ou guenta tranquilo?

Não tem esse lance de pergunta ***** não, pelo contrário, você está tirando as suas dúvidas. É pra isso que serve o Fórum.

A sua fonte é muito boa e não vai sentir nada com a ligação dos fans nela, mas se você desejar ligá-los na sua placa-mãe também não terá problema algum.

Se você ligar os fans na sua XFX você terá que usar o adaptador que vem com o fan no cabo para periféricos da sua fonte. Não tem erro.

Gigabyte5.jpg

FanSharkDevilRedEdition.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse dito bolsão de ar é gerado por placas de vídeo grandes e gabinetes onde não se tem saida de ar abaixo da mesma, que pode ser resolvido com Espelho p/ Slot de Expansão grelhados, que auxiliam a saida do ar que fica estacionado abaixo da placa de vídeo, e conjugado a um fan lateral (o frontal terá pouca ação ali visto que ele é obstruido pela gaiola de HD (assim como no meu R120-V3). Isso é física, seria normal o ar ficar estacionado ali pois ele tende a subir, mas como a placa de vídeo está obstruindo ele a subir mais, temos então que fazer com que ele saia por ali mesmo, gerando um fluxo de ar naquela área

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=91801 achei esses no caso c colocar eles

posso colocar fan do lado, essa grelha fica atras do gabinete ne?ou melhor fazer o que o gruandre falo?

e os fans shark liga direto na fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
http://www.waz.com.br/_produtos/?p=91801 achei esses no caso c colocar eles

posso colocar fan do lado, essa grelha fica atras do gabinete ne?ou melhor fazer o que o gruandre falo?

e os fans shark liga direto na fonte?

Essas grelhas ficam no lugar dos espelho dos slots de expansão do gabinete, que no caso do 912 é totalmente coberto, e retem o ar quente abaixo da placa estacionado, já com esses espelhos o ar tem por onde sair com facilidade, melhorando muito o fluxo de ar.

No seu caso não fez diferença.

Aqui, só de abaixar a rotação do fan lateral já dá uma diferença significativa na temperatura da vga, principalmente.

Aqui se não aumentar a rotação do fan inferior e do lateral (ambos geram fluxo de ar frio para a placa de vídeo) não dá para jogar nem utilizar programa que peça muito da vga.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então se colocar as grelhas resolve o problema e posso colocar o fan lateral tranquilo?

Mesmo sem as grelhas se pode colocar um fan lateral (em 99% dos casos melhora o fluxo de ar para a placa de vídeo) a grelha no caso (espelho de slot de expansão) serve para maximizar o fluxo de ar naquela região abaixo da placa de vídeo (quem tem uma GTX470 vai me entender), onde se é possível baixar horrores das temperaturas internas do gabinete (consegui numa montagem 20~25ºC:D).

Sobre a fonte fique tranquilo que ela segura muitos fans (consumo entre 3~5V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!