Ir ao conteúdo

Refrigeração Processador e gabinete.

idema3d

Posts recomendados

Postado

Possuo Um cooler Evercool Buffalo em meu PC (phenom II 955), o problema é que no verão o processador fica muito quente, especialmente em jogos. No site da Evercool diz que o fan do Buffalo tem 62 de CFM mas sinceramente eu duvido que tenha todo esse CFM pois quando ligo o PC com a tampa lateral aberta mal nota-se o deslocamento de ar gerado pelo fan. Então pensei em trocar o cooler do Buffalo, pensei em colocar 2 coolers Zalman ZM-F2 Plus no sistema um tirando o ar e outro injetando ar no Buffalo, tecnicamente eles tem CFM menor (55,90 contra os tais 62) mas acredito que dariam uma solução melhor, alguém já tentou isso? Sabem se funcionaria?

Já possuo um cooler na frente do gabinete empurrando ar para dentro e outro nos fundos retirando o calor e mesmo assim as temperaturas seguem altas. Pensei também em colocar mais um fan de 120mm na frente do gabinete na parte superior injetando ar dentro do gabinete, acreditam que estas medidas melhorariam o problema de temperatura?

Ou deveria aposentar o Buffalo e partir para um cooler melhor?

Obrigado.

Postado

Amigo, apesar de bonito eu pessoalmente não gosto muito do desempenho do búfalo. você pode tentar adicionar uma outra ventoinha atrás dele, esse trampo diminui em até 2 graus a temperatura. Outra saída barata seria a aquisição de um Cooler Master Hyper Tx3 , tem um Heat Pipe á mais que o Búfalo e foi aprovado nos testes aqui do CDH.

Postado

realmente o buffalo nao e muito bom meu 955 penava nos overclock então então eu decidi fazer 3 coisas com ele trocar o fan eu coloquei um spire de 120mm com 99.6 cfm lapidei a base dele e coloquei uma pasta termica que preste (TG-01) e então a temperatura baixou cerca de 4 a 5 graus deu uma ajuda boa porém nos dias muito quentes ( 35 37ambiente)ele penava igual o cooler rementado tx3 e muito bom e barato na minha opiniao vale mais a pena comprar ele do que fazer tudo isso que eu fiz

Postado

Acho que seria interessante aposentar seu buffalo, tem boas opções como o TX3 ou o hyper 212+, se quiser também coloca um fan akasa viper na frente puxando ar pra dentro do gabinete e outro na traseira removendo o ar quente, seria uma boa. Da uma organizada também nos cabos da fonte pra ter uma melhor passagem de AR.

Qual e o seu gabinete?

E nas opções de coolers se quiser algumas opções mais agressivas tem o A70 ou o Thermaltake FRIO.

Postado

idema3d, o Corsair A70 está disponível novamente na JustShop, pois ele havia esgotado.

Se quiser dê uma olhada no teste do CdH e principalmente dê uma analisada no seu gabinete, pois ele tem 16cm de altura. Digamos que ele é grandinho e um ótimo Cooler. Por esse preço, está difícil comprar um Cooler de alta performance.

http://www.justshop.com.br/home/produto/codigo:856/cooler-cpu-corsair-a70-cafa70

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-Cooler-Corsair-A70/2143

Postado

Bem faltaram algumas informações, como falei o processador é o 955, a placa mãe é ASUS M4A78T-E, fonte Corsair 450VX e o gabinete é o Cooler Master Elite 335.

Pesquisando um pouco decidi comprar um cooler novo mesmo até porque trocando o fan não vou ter uma diferença tão grande de temperatura, nem garantia de melhora das temperaturas. Algumas opções que encontrei seriam as abaixo:

**Corsair A50 - R$53,00

**Zalman CNPS5X - R$59,00

** C M Hyper 212 Plus - R$65,00

Pelo que vi em alguns reviews eles são bastante parecidos, outra opção seria uma categoria superior de cooler algo do tipo:

** Corsair A70 - R$74,00 (Obrigado pela dica juanmarkus777)

** C M Hyper N520 - R$90,00

Não sei se com um cooler desses últimos o ganho seria muito grande em relação ao da primeira lista, uma vez que queria um cooler para não me arrepender deposi (como aconteceu com o Buffalo).

Postado

Bom pelos coolers que você citou eu ficaria entre o hyper 212 e o A70, se quiser economizar ao máximo vá de 212, se esse não for o caso, vá de A70.

Procure saber se o A70 vai caber no seu gabinete direitinho, pois ele e um pouco grande ;)

Postado

idema3d, é como bem disse o rodrigolimaa, agora nesse caso tem que entrar o tamanho disponível dentro do gabinete, no caso o CM Elite 335.

A distância do processador até a janela lateral é fácil: meça para saber quantos centímetros estão disponíveis, pois do contrário a janela lateral não fechará.

Quanto ao restante (largura e profundidade - do gabinete e do Cooler) , a mesma coisa, só que essa parte é a mais fácil.

CM Hyper 212 Plus - 12cm (L) x 15,8cm (A) 7,97cm (P)

Corsair A70 - 12,5cm (L) x 16cm (A) x 13,5cm(P)

E vamos em frente...

Abraço.

Postado

Pesquisei um pouco e acabei descobrindo que o A70 tem uma inconveniência para as placas mãe AMD, os fans não ficam apontados para a parte da frente e para a parte de trás mas sim para cima e para baixo, assim sendo vão acabar jogando ar quente na VGA ou to topo do gabinete (que não é perfurado para ventilação), acredito que o A50 seja a mesma coisa, estou pesquisando o CM 212 Plus para ver como ele fica instalado, acredito que seja a única boa opção que me restou.

Postado

Resolvi que vou mesmo pegar o Hyper 212 Plus, estava vendo o cooler que vem com ele e o mesmo possui CFM máximo de 76,8 estava pensando em trocar ele e colocar dois destes coolers Spire Blue Star SP12025S3H3/4 que possuem CFM de 99,6, eu colocaria 2 desses fans num esuqema de push-pull. Estes coolers são bons e confiáveis?

Postado
Resolvi que vou mesmo pegar o Hyper 212 Plus, estava vendo o cooler que vem com ele e o mesmo possui CFM máximo de 76,8 estava pensando em trocar ele e colocar dois destes coolers Spire Blue Star SP12025S3H3/4 que possuem CFM de 99,6, eu colocaria 2 desses fans num esuqema de push-pull. Estes coolers são bons e confiáveis?

Cara esse fan nunca utilizei, mas deve ser muito barulho p/ atingir esse CFM 99,6 né? ;D

Em um tópico não me lembro qual e nem quem foi, mas tem um cara utilizando um N620 com as fans akasa viper, e diz que diminui uns 6C se não me engano.

Coloque os fans do hyper 212+ no gabinete e coloque os akasa viper no hyper 212+

• Membro VIP
Postado

idema3d

O fan Spire Blue Star 120mm utiliza mancal de bucha (sleeve bearing) e são

ruidosos quando usados na rotação máxima (2000rpm) gerando 34 dBA, mas

como a rotação pode ser regulada por um controlador você pode reduzi-la

reduzindo também o ruído, só que o CFM vai cair ficando praticamente igual

ao do fan que vem no CM 212 Plus, então vai trocar 6 por meia duzia, salvo

se o barulho de dois fan produzindo 34 dBA cada não o incomodam.

Experimente usar o CM 212 Plus como ele é, se sentir necessidade instale o

push-pull, mas com outro fan na faixa de 66CFM.

Boa sorte.

adcarvalho

Postado

Obrigado pela dica do ruído rodrigolimaa e adcarvalho.

Como não entendo muito sobre isso gostaria de uma dica, o que é considerado um ruído alto para fans? 30 db já é alto?

Talvez uma opção seria utilizar um destes coolers abaixo:

Cooler Master Excalibur -- 85,6 CFM -- 30 dB

Cooler Master SickleFlow -- 69,69 CFM -- 19 dB

Cooler Master Blade Master -- 76,8 CFM -- 32 dB

AeroCool Shark -- 82,6 CFM -- 26,5 dB

Akasa Viper -- 83,63 CFM -- 28,9 dB

• Membro VIP
Postado

idema3d

O nível de ruído começa a ser notado num pc a partir dos 26 dBD, quanto mais

vai subindo mais incomoda.

Dos fans que você sugeriu, em termos de ruído x desempenho, sem controlador

de fan,os melhores seriam o AeroCool e o CM SickleFlow,pois oferecem 82.6 CFM

a 26.5 dBA e 69.6 CFM a 19 dBA respectivamente.

Boa sorte.

adcarvalho

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!