Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Laboratório de Informática - Servidor até R$ 5000 e Desktop até R$ 2000


Posts recomendados

- Servidor

A máquina do servidor deverá ter um custo de até R$5000. Ela será utilizada em um laboratório escolar de informática onde terão 14 máquinas clientes. Lembrando que deve possuir RAID3 ou RAID5, gabinete, monitor, teclado e mouse sem fio, estabilizador, no-break e filtro de linha.

- Desktop (máquinas cliente)

A máquina de desktop deverá ter um custo de até R$2000. Essa máquina deve possuir gabinete, monitor, teclado e mouse sem fio, estabilizador e filtro de linha.

- OBS

A quantidade de filtros de linha será de acordo com o número de entradas que cada um possuirá, lembrando que deve possuir no mínino 15 (14 clientes + 1 servidor).

Não é uma LAN HOUSE para jogos, e sim um laboratório escolar para informática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o servidor, não posso ajudar muito pois não manjo, mas sobre os clientes, eles não serão usados para jogos né? Poque se não for, sairá mais barato do que R$2000. Ah e lembrando que não é necessário o estabilizador, que apenas prejudicará o funcionamento dos componentes, apenas um filtro de linha que ofereça uma proteção real aos componentes, como os da upsai e clamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o servidor, não posso ajudar muito pois não manjo, mas sobre os clientes, eles não serão usados para jogos né? Poque se não for, sairá mais barato do que R$2000. Ah e lembrando que não é necessário o estabilizador, que apenas prejudicará o funcionamento dos componentes, apenas um filtro de linha que ofereça uma proteção real aos componentes, como os da upsai e clamper.

Os computadores não serão utilizados para jogos, e sim em um laboratório de informática.

A configuração do computador pode chegar até por volta dos R$2000, se sair menos do que isso, ótimo!

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pentium G620 - R$ 160

Placa Mãe Gigabyte GA-H61M-S2-B3 - R$ 200

Memória Kingston 4GB DDR3 - R$ 58

HD Western Digital/Samsung 320GB - R$ 89

Gabinete Cooler Master Elite 330/331/333/334/335 - R$ 100

Fonte OCZ 400W - R$ 127

Monitor LG E1941S - R$ 262

Mouse USB Microsoft 200 - R$ 22

Teclado USB Microsoft 200 - R$ 31

Mouse PAD Integris MP901 Preto - R$ 14

= R$ 1063

Alguns comentários:

1. Muitos vendedores picaretas podem tentar te passar pra trás: "Tem essa aqui mais barata de 500W e é melhor". Não caia nessa! Se não quer ter dores de cabeça com problemas nas máquinas, compre uma fonte de verdade. Se não achar essa OCZ, volte aqui que indicamos outra.

2. Realmente é necessário teclado e mouse sem fio? Já trabalhei em algumas escolas de informática e penso que uma escola com mouse e teclado sem fio é complicado, pois existem vários tipos de alunos e pode ser que alguem deles facilmente coloque o mouse na mochila enquanto o professor bebe água lá fora. Sem contar o risco de deixar cair no chão e etc.

Se o público da sua escola for de alto nível e o valor da mensalidade for mais alto, aí sim vale o risco, caso contrário use com fio mesmo...Sem contar que muitos podem reclamar: "Ah com esse sem fio eu não consigo mexer direito é ruim" entre outros.

Se quiser então o Kit Wireless, recomendo o Kit abaixo:

Kit Wireless Microsoft 800 - R$ 85

Outra coisa, nada de Mouses e teclados genéricos do tipo Wisecase de 6 reais: Teclados DUROS feito pedra, teclas afundam e os mouses com o tempo você clica uma vez e ele clica duas e o sensor optico apresenta problemas gerais de uso. Ou seja, é uma economia que acaba saindo mais caro, pois cada mês algum deles irá estragar, pode acreditar.

Em relação ao servidor, não sei o que você realmente quer. Sugiro que me responda:

1. O servidor é apenas para rodar o sistema da escola? (caixa, controle de alunos e etc?)

2. Sua escola possui quantos laboratórios? E quantas máquinas possui cada?

3. Irá usar algum sistema de armazenamento dos arquivos dos alunos no servidor? (particularmente acho besteira. Mais fácil você "doar" um pendrive de 512MB no primeiro dia de aula junto com uma prancheta para anotar).

4. Em relação à Nobreak, use apenas no servidor para evitar que o sistema seja encerrado de forma incorreta e evitar também perda de arquivos embora com arranjo RAID isso pode ser aprimorado.

Trabalhei em uma escola que tinha um grande Nobreak no Server e no sistema de alarme, ou seja, em picos de luz o servidor continuava ligado muito tempo, ao alerta de pouca energia, iremos ao mesmo e desligamos.

5. Decida a configuração do servidor e das máquinas, copie tudo, salve no bloco de notas e crie um tópico no setor de energia postando as configurações que o pessoal pode facilmente te indicar um bom Nobreak para o servidor e um bom filtro de linha para as estações.

Já adianto que contrate um eletricista experiente para o montar a rede elétrica, já passei por problemas na duas escolas que trabalhei: Incêndio dos fios, pois os mesmos eram finos demais e causou aquecimento e "explosão" da imenda mais próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pentium G620 - R$ 160

Placa Mãe Gigabyte GA-H61M-S2-B3 - R$ 200

Memória Kingston 4GB DDR3 - R$ 58

HD Western Digital/Samsung 320GB - R$ 89

Gabinete Cooler Master Elite 330/331/333/334/335 - R$ 100

Fonte OCZ 400W - R$ 127

Monitor LG E1941S - R$ 262

Mouse USB Microsoft 200 - R$ 22

Teclado USB Microsoft 200 - R$ 31

Mouse PAD Integris MP901 Preto - R$ 14

= R$ 1063

Alguns comentários:

1. Muitos vendedores picaretas podem tentar te passar pra trás: "Tem essa aqui mais barata de 500W e é melhor". Não caia nessa! Se não quer ter dores de cabeça com problemas nas máquinas, compre uma fonte de verdade. Se não achar essa OCZ, volte aqui que indicamos outra.

2. Realmente é necessário teclado e mouse sem fio? Já trabalhei em algumas escolas de informática e penso que uma escola com mouse e teclado sem fio é complicado, pois existem vários tipos de alunos e pode ser que alguem deles facilmente coloque o mouse na mochila enquanto o professor bebe água lá fora. Sem contar o risco de deixar cair no chão e etc.

Se o público da sua escola for de alto nível e o valor da mensalidade for mais alto, aí sim vale o risco, caso contrário use com fio mesmo...Sem contar que muitos podem reclamar: "Ah com esse sem fio eu não consigo mexer direito é ruim" entre outros.

Se quiser então o Kit Wireless, recomendo o Kit abaixo:

Kit Wireless Microsoft 800 - R$ 85

Outra coisa, nada de Mouses e teclados genéricos do tipo Wisecase de 6 reais: Teclados DUROS feito pedra, teclas afundam e os mouses com o tempo você clica uma vez e ele clica duas e o sensor optico apresenta problemas gerais de uso. Ou seja, é uma economia que acaba saindo mais caro, pois cada mês algum deles irá estragar, pode acreditar.

Em relação ao servidor, não sei o que você realmente quer. Sugiro que me responda:

1. O servidor é apenas para rodar o sistema da escola? (caixa, controle de alunos e etc?)

2. Sua escola possui quantos laboratórios? E quantas máquinas possui cada?

3. Irá usar algum sistema de armazenamento dos arquivos dos alunos no servidor? (particularmente acho besteira. Mais fácil você "doar" um pendrive de 512MB no primeiro dia de aula junto com uma prancheta para anotar).

4. Em relação à Nobreak, use apenas no servidor para evitar que o sistema seja encerrado de forma incorreta e evitar também perda de arquivos embora com arranjo RAID isso pode ser aprimorado.

Trabalhei em uma escola que tinha um grande Nobreak no Server e no sistema de alarme, ou seja, em picos de luz o servidor continuava ligado muito tempo, ao alerta de pouca energia, iremos ao mesmo e desligamos.

5. Decida a configuração do servidor e das máquinas, copie tudo, salve no bloco de notas e crie um tópico no setor de energia postando as configurações que o pessoal pode facilmente te indicar um bom Nobreak para o servidor e um bom filtro de linha para as estações.

Já adianto que contrate um eletricista experiente para o montar a rede elétrica, já passei por problemas na duas escolas que trabalhei: Incêndio dos fios, pois os mesmos eram finos demais e causou aquecimento e "explosão" da imenda mais próxima.

Com essa configuração o computador não vai ficar meio lento?

1. Eu estava pensando em comprar tudo pela internet.

2. Após você falar, pensei melhor e vou utilizar o teclado e mouse com fio.

3. O servidor irá rodar o sistema da escola e guardar os arquivos dos alunos.

Sobre o nobreak, anotado.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Com essa configuração o computador não vai ficar meio lento?

1. Eu estava pensando em comprar tudo pela internet.

2. Após você falar, pensei melhor e vou utilizar o teclado e mouse com fio.

3. O servidor irá rodar o sistema da escola e guardar os arquivos dos alunos.

Sobre o nobreak, anotado.

Obrigado!

Eu solicitei mais detalhes mas você criou outro tópico informando apenas que não é Lan House.

Se o foco é cursos de Windows, Office, Suite Corel, Photoshop, Fireworks e demais aplicações comuns de cursos, é mais que o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu solicitei mais detalhes mas você criou outro tópico informando apenas que não é Lan House.

Se o foco é cursos de Windows, Office, Suite Corel, Photoshop, Fireworks e demais aplicações comuns de cursos, é mais que o suficiente.

Foi meio que sem querer que eu criei o outro tópico, pode deletar. :wacko:

Se roda todos esses programas e por apenas R$1000, então tá perfeito.

E quanto ao servidor? Alguém? Ele irá rodar o sistema da escola e guardar os arquivos dos alunos.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Foi meio que sem querer que eu criei o outro tópico, pode deletar. :wacko:

Se roda todos esses programas e por apenas R$1000, então tá perfeito.

E quanto ao servidor? Alguém? Ele irá rodar o sistema da escola e guardar os arquivos dos alunos.

Obrigado!

Gentileza detalhar mais sobre a sua escola para melhor indicação de um servidor:

1. Quantos laboratórios?

2. Quantas máquinas em cada um?

3. Que tipos de cursos são ofertados? Quais os cursos que oferecem mais turmas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gentileza detalhar mais sobre a sua escola para melhor indicação de um servidor:

1. Quantos laboratórios?

2. Quantas máquinas em cada um?

3. Que tipos de cursos são ofertados? Quais os cursos que oferecem mais turmas?

A escola terá apenas um laboratório, com 14 máquinas e 1 servidor. E ele irá rodar o sistema da escola e guardar os arquivos dos alunos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava conversando aqui com o chefe...

Ele falou que as máquinas dos alunos podem ter um custo por volta de R$1500 e o servidor por volta de R$4500. Que não é para ficar economizando, ele quer a a melhor estrutura possível dentro desse orçamento. Outro detalhe, ele disse que o servidor deve possuir RAID3. Então, o que você recomenda?

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!