Ir ao conteúdo

Velocidade do Modem cai à metade e só volta ao normal resetando o mesmo

chvidro

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal, como vai?

Tenho Velox 2 MB (Upload 576kbps) há mais de 2 anos e ao contrário de muitos clientes da Oi, nunca tive problemas... até hoje.

Meu modem é um D-Link DSL-500B Generation II. Ultimamente tá acontecendo da velocidade de download ficar em torno de 600 kbps e 1 mbps (velocidade lida da interface com o Modem, ou seja, bem próxima da realidade, além dos testes que faço no speedtest). A velocidade de upload continua a mesma. Daí, quando eu reinicio o modem, via comando, aí ele volta à velocidade normal. Nunca vi isto acontecer com ninguém. Os gurus tem alguma ideia? Muito obrigado.

Postado

Amigo, veja no modem os valores Attenuation e SNR Margin e poste aqui pra gente.

Aguardo,

Obrigado.

Postado
Amigo, veja no modem os valores Attenuation e SNR Margin e poste aqui pra gente.

Aguardo,

Obrigado.

Não tenho a menor ideia do que é isto e como se vê, mas tô vendo que no fórum temum tópico falando sobre isto. Vou dar uma olhada e postarei aqui.

Muito obrigado.

Olá Eduardo e demais forenses, aqui estão os valores requisitados. Resolvi colocar mais alguns. Engraçado que sempre me liguei nos logs de possíveis invasões, valores nominais de velocidade, Nat, de tempos limpo as estatísticas, mas nunca havia prestado atenção nas informações abaixo.

SNR Margin (dB): 11.6 19.5 Downstream e Upstream respectivamente

Attenuation (dB): 38.5 20.2 Downstream e Upstream respectivamente

Output Power (dBm):18.0 12.4

Attainable Rate (Kbps):5992 1205

Rate (Kbps):2268 573 MSGc (number of bytes in overhead channel message):71 13 B (number of bytes in Mux Data Frame):14 30 M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame):1 1 T (Mux Data Frames over sync bytes):4 2 R (number of check bytes in FEC Data Frame):16 16 S (ratio of FEC over PMD Data Frame length):0.2081 1.7014 L (number of bits in PMD Data Frame):1192 221 D (interleaver depth):128 8 Delay (msec):6 3

Quando olhei na tabela de valores para SNR Margin e atenuação, fiquei com uma dúvida (lembrando que tudo isso é novo pra mim): por quê há valores tão diferentes no downstream e no upstream? É correto eu chegar à conclusão de que os valores para o upstream estão na faixa do muito bom, enquanto no downstream, os valores são apenas bons ou regulares? Se sim, como se explica isto? Obrigado.

Postado

E aí pessoal, alguém pode comentar um pouco a respeito?

De acordo com a tabela, meus níveis estão ou bons ou razoáveis, mas parece que a tabela foi feita pra conexões mais baixas, tipo 300K ou 600K. Quando se trata de 2 mbps, esses valores estão bons ou ruins? Obrigado.

Postado

Bom, o seu sinal não está muito bom, está razoável, eu faria uma troca de filtros ADSL, colocava uns de qualidade, cuidado, pois tem filtros sendo vendido no mercado que é muito ruim, parece que não tem nada dentro, já tem outros que você pega na mão já percebe que é pesado, tem uma boa capacidade de filtragem, esses sim vale a pena, foi o que resolveu os chiados de telefone aqui na minha residência.

Além de trocar os filtros eu pucharia um cabo de rede direto do poste para o modem ADSL, não vai passar por nenhuma extensão da sua casa, a tendência é só melhorar, aqui fiz isso e melhorou os valores SNR e ATT.

SNR Margin - Relação Sinal ruído:

- 5db ou menos = ruim, impossível sincronia, quedas freqüentes

- 8db-13db = regular - sem problemas com sincronia do modem

- 14db-22db = muito bom

- 23db-28db = excelente

- 29db-35db = raro

Atenuação:

0 - 19dB = excelente,cabeamento excelente, bem próximo do ARD

20-30dB = Muito bom

30-40dB = bom

40-60dB = regular

60-65dB = pobre

65dB ou superior terão problemas

Você pode também, atualizar o firmware do modem, já que o Dlink 500B veio com muitos problemas e muitos deles são resolvidos com atualização de firmware.

Postado
Bom, o seu sinal não está muito bom, está razoável, eu faria uma troca de filtros ADSL, colocava uns de qualidade, cuidado, pois tem filtros sendo vendido no mercado que é muito ruim, parece que não tem nada dentro, já tem outros que você pega na mão já percebe que é pesado, tem uma boa capacidade de filtragem, esses sim vale a pena, foi o que resolveu os chiados de telefone aqui na minha residência.
Eu tenho problemas de chiado no telefone, e sempre fico com um filtro ADSL a mais por segurança. Mas quanto a qualidade, bons mesmo só os 2 que a OI me deu junto com meu primeiro modem. Aqui no Recife, ultimamente só as lojas super ultra ching ling vendem filtros ADSL e aí, já viu né?
Além de trocar os filtros eu pucharia um cabo de rede direto do poste para o modem ADSL, não vai passar por nenhuma extensão da sua casa, a tendência é só melhorar, aqui fiz isso e melhorou os valores SNR e ATT.
Mas como? Um eletricista faria uma emenda lá no começo do poste, puxando um segundo cabo de lá? Ou eu faria uma emenda em algum ponto do cabo já dentro da minha casa? Essa emenda não seria prejudicial?
SNR Margin - Relação Sinal ruído:

- 5db ou menos = ruim, impossível sincronia, quedas freqüentes

- 8db-13db = regular - sem problemas com sincronia do modem

- 14db-22db = muito bom

- 23db-28db = excelente

- 29db-35db = raro

Atenuação:

0 - 19dB = excelente,cabeamento excelente, bem próximo do ARD

20-30dB = Muito bom

30-40dB = bom

40-60dB = regular

60-65dB = pobre

65dB ou superior terão problemas

/

Você poderia explicar porque há diferenças nesses valores entre o downstream e o upstream? Por exemplo: meu atenuation é 38.5 para downstream e 20.2 para upstream.

Você pode também, atualizar o firmware do modem, já que o Dlink 500B veio com muitos problemas e muitos deles são resolvidos com atualização de firmware.

O meu modem já veio atualizado de fábrica (versão 200902...), mas realmente foram muito válidas as suas dicas com relação a infra estrutura: há cabos antigos, tá cheio de junções, e o fio que vem do poste foi aproveitado de uma instalação antiga de telefone, mais ou menos dos anos 80.:eek:

Muitíssimo obrigado Eduardo.

Postado

Pessoal, fiz uma parte das modificações sugeridas por Eduardo (ainda falta puxar um fio direto do poste), trocando os cabos, filtros, eliminando as junções, e o resultado foi esse:

SNR Margin: 20.3 downstream e 20.5 upstream.

Mas a atenuation não melhorou, na verdade aumentou um pouco...

Attenuation: 39.5 downstream e 20.7 upstream

O que eu não entendo é porque essa diferença tão grande entre down e up.

Pessoal, peço que alguém dê uma respondidinha no meu tópico. Valeu.

Postado

Muito bom!

O SNR Margin já está ótimo, falta o Attenuation, acredito que puxando o fio do poste vai lhe ajudar, tomara...

Veja: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5308033&postcount=749

Aí eu comentei como está aqui em casa, um fio para os telefones e outro só para internet.

Infelizmente não sei lhe informar essa diferença entre down e up.

Melhorou o chiado no telefone depois dessas mudanças?

Postado
Pessoal, fiz uma parte das modificações sugeridas por Eduardo (ainda falta puxar um fio direto do poste), trocando os cabos, filtros, eliminando as junções, e o resultado foi esse:

SNR Margin: 20.3 downstream e 20.5 upstream.

Mas a atenuation não melhorou, na verdade aumentou um pouco...

Attenuation: 39.5 downstream e 20.7 upstream

O que eu não entendo é porque essa diferença tão grande entre down e up.

Pessoal, peço que alguém dê uma respondidinha no meu tópico. Valeu.

A diferença entre down e up é pela velocidade. As velocidades mais altas tem atenuação maior e snr menor. Um teste que pode ser feito é ligar o modem na tomada de telefone sem o filtro de linha e ver como ficam os valores. Mas a ideia de trocar o fio telefone é boa e deve melhorar a qualidade da conexão.

Postado
Muito bom!

O SNR Margin já está ótimo, falta o Attenuation, acredito que puxando o fio do poste vai lhe ajudar, tomara...

Veja: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5308033&postcount=749

Vou ver, camarada, valeu.

Melhorou o chiado no telefone depois dessas mudanças?

O chiado sumiu completamente assim que eu troquei a tomada do telefone, antes mesmo de eu mexer nos cabos:o. Ela tinha duas tomadas RJ-11, sendo um com filtro pro telefone e a outra pro ADSL. Como não achei mais dela, comprei uma com 1 tomada simples RJ-11 mais um splitter.

th_208420715_pino_adaptador_telefone_importado_g_122_203lo.jpgth_208856321_adaptador_rj11_122_42lo.jpg

Esse conjunto bizarro ainda fica enfiado numa tomada padrão Telebrás. Quando eu puxar o segundo fio do poste, essa situação se resolverá.

Muito obrigado senhores Eduardo e RicardoV.

Solicito aos moderadores, cumpridas as formalidades regimentais, que possam bloquear o tópico.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!