Ir ao conteúdo

Tv Philips 20pt4331/78r com imagem reduzida

gfalmeida

Posts recomendados

Postado

caros colegas, recebi essa tv com com uma faixa de aproximadamente tres dedos sem imagem, como se estivesse reduzido. movimentei um pouco o screen para analisar e a tv desligou. agora ela liga, aparece a imagem e em seguida desliga, como se estivesse aumentado o screen. estou pensando em trocar os comp. cap 2460 / 2461 / 2464 / trans. 7461 verificado no esquema, mas gostaria de mais opiniões, tks.

• Coordenador
Postado

Nenhum desses capacitores que você mencionou costuma dar defeito!...

Verifique os eletrolíticos c2465 e C2446, e além de todos transistores desse setor, verifique também os resistores R373 e R374 (3,3R) se eles estiverem ruim o vertical fica fechado...

Depois sobrou o modo de serviço...

Postado

caro BC, troquei os cap. citados e resolveu a questão da imagem, valeu mesmo, mas o screen está no mínimo e quando liga demora alguns segundos e depois entra em proteção, será necessário a troca do fly ou teria algum componente a ser trocado. como foi dito anteriormente, movimentei muito pouco o screen e depois ficou assim e não consigo ajustar mais.

• Coordenador
Postado

Tem umas philips que são chatas mesmo para ajustar o screen..., mas ele não deve ficar no minimo, deixe-o a um quarto de volta...

Não acredito que seja necessário a troca do flyback por conta disso, o capacitor de filtro da tensão de RGB (C2447 10uF/250V), quando fraco deixa o screen difícil de ser ajustado, talvez seja seu caso ai, troque ele também...

Postado

já troquei o cap. e continua, não posso deixar fora do mínimo, pois o pouco que movimento ela já acusa e as vezes entra logo em proteção, estou achando estranho, pois no começo movimentei muito pouco e depois do ocorrido tentei retornar e nada

era como se estivesse no limite, mas era próximo de um quarto de volta, mas tive que reduzir para tentar ajustar

• Coordenador
Postado

Pois é, ele não pode ficar mo mínimo, com o tv desligado deixe-o a um quarto de volta, depois você liga o tv... as vezes é necessário aumentar um pouco mais...

Postado

não consigo, e me esqueci de um detalhe, coloquei na posição indicada e não funcionou, abri um pouco e nada, abri mais um pouquinho e nem ligou, emitindo uns pequenos tick que tenho que tirar da tomada e deixar um tempo para depois ligar com a redução do screen

na dicas e avarias que vem com esquema, indica Verificar possibilidade dos resistores 3443/3444 alterados, pelo motivo de estar o ajuste G2 acima do especificado pode atuar a proteção.mas medindo-os chega ser um resistor de proteção ?

pois medi e chega ser um curto

• Coordenador
Postado

Colega gfalmeida, o capacitor de largura é sempre aquele que se encontra na mesma trilha do coletor do transistor de saita horizontal, e é geralmente de isolação de 1600V ou 1800V!.... no caso deste TV ai, é o capacitor C2423 (10nF/1600V)

Verifique se você não desligou nenhum cabo da placa do tubo..., você pode ter desligado a referência de terra do tubo!...

Postado

Mesmo com o screen no mínimo ela fica com a tela "estourada no branco"?

Ou, quando liga a imagem é normal e logo entra em proteção, independente de como esta o ajuste do screen?

Tem que medir a tensão sobre o bd 135 (7464) 20,6volts.

Essa tv parece que ainda tem defeito no vertical.

Postado

o screen está no mínimo e ao ligá-la fica por volta de 5 segundos e depois entra em proteção, sendo obrigado a deixar fora da tomada por um tempo para depois tentar ligar. ela funcionava, só era a tela com uma diminuição na parte superior, ]e não sei de onde veio a ideia de movimentar

• Coordenador
Postado

Eu não queria dar o braço a trorcer!, mas provavelmente o ajuste do screen se danificou ao ser movimentado! (Muito difícil de acontecer).

Experimente trocar esse flyback ai...

Postado

um detalhe, na troca do fly, não verifiquei a posição do screen e fui logo ligando, e estava no máximo e demorei um pouco para retornar , mas ela chegou a escurecer, só q entrou em proteção.

quando entra em proteção fica uns tic-tac, como algo tentando armar, chaveando... sendo obrigado deixar um tempo fora da tomada para depois ligar.

é normal em proteção ??

Postado

e então, é mesmo difícil reg. pois movimento um pouco e não dá certo,

estou tentando várias vezes, teria o fly danificado outra vez ?

e sobre o componente q executa a proteção não estaria danificado

me ajudem aí, por favor!!

• Coordenador
Postado

Não é provável ter danificado o novo flyback não!, é mais fácil ainda ter algum componente na linha dos pinos 8 ou 10 do flyback ruim...

Postado

troquei os bd's e agora a imagem reduziu ficando apenas uma pequena faixa de três dedos, continua a desligar. retornei os bds e agora a imagem manteve com a faixa de três dedos.

teria danificado outro componente ?

ao ligar, fica apenas um traço na parte inferior, depois se abre com o tamanho especificado.

quanto a linha dos pinos, não percebi defeito.

• Coordenador
Postado

Sim, os componentes que podem ter sido danificados são os: R3446 e R3445 ambos de 1R...

Já vi relatos que os transisores 7461 e 7462 ambos SMD, também provocavam o desarme do TV!

Como eles são muito baratos, saia trocando todos eles... (Circuito vertical)

Postado

troquei 2640, 2405, 2465, 2446, 2447, 3445, 3446, 7493, 7464, 7465, 7466, 7461, 7462, 7451, 7491.não houve evolução, a imagem ficou reduzida na parte inferior com aproximadamente tres dedos e continua a desligar. como foi dito, na troca dos bds que a imagem reduziu .

• Coordenador
Postado

Será que você não inverteu esses transistores BD's?

Verifique se você tem -12V no coletor do BD136 e 20V no coletor do BD135, e também verifique se não tem soldas escorridas provocando curtos...

Postado

no lugar de -12 tem 72v e no outro 6.22, após entrar em proteção o 72 vai caindo e o outro 0,5

verifiquei tmb o coletor dos 7461 e 7462, com tensões de 6,0

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...