Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola estou estudando C++, e gostaria de saber o que faz : using namespace std;

se alguem pudesse me explicar para que serve essa funçao, agradeço.

=]

#include <iostream>

using namespace std;

...

Postado

Não é uma função, é um comando ele diz que no resto do seu código o compilador deve considerar que você está usando o namespace std.

Namespace é uma estrutura do C++ que serve para definir escopos para as estruturas do C++ um exemplo seria dois programadores em um mesmo projeto, digamos que cada um crie uma função void coisa(void) que façam coisas absolutamente diferentes, uma forma de resolver esse conflito é usando um namespace diferente para cada programador.

Se você não usasse esse using namespace std quase todas as funções ou classes da biblioteca padrão que você usasse você teria que colocar um std:: antes, std::cout, std::cin... isso serve para te poupar de ficar digitando tanto e tornar o código mais legível

Postado

como o C++ é uma linguagem que suporta orientação a objetos vários programadores começaram a desenvolver classes que representassem o mundo real em C++, outros autenticaram e distribuiram por todo o mundo. Por exemplo uma classe matemática, podem existir várias todas com funções com nome parecidas como somar(), somar(double arg1, double arg2), somar(int arg1, int arg2);

Para evitar conflitos sobre o uso de cada método usa-se o namespace que é uma espécie de assinatura.

Pesquise sobre namespace e aprenda a faze-lo pois facilita quem utiliza bibliotecas com funções parecidas.

Postado

hmm, deixa ve se entendi :

então como tinha varios programadores criando funçoes(salvas como header.h) surgiram muitas funçoes parecidas e com o mesmo nome, e para que o compilador possa distinguir umas das outras é usado o namespace.

si for isso tendi, valeu ae pela ajuda.

Postado

Você pode chamar os comandos cout <<, cin >>, e suas classes desse modo:

std :: cout << "Exemplo";

std :: cin >> Exe;

Mas se você declarar a linha using namespace std; você ganhará tempo escrevendo apenas assim:

cout << "Exemplo";

cin >> Exe;

Qualquer dúvida poste!

Postado
hmm ok, acho que entendi

mas porque so em C++ tem isso e em C nao?

A melhor resposta pra isso é, porque o criador do C++ quis e as pessoas que mantém o C não. Não dá para dizer que exista um motivo lógico em uma linguagem oferecer um recurso ou não, isso depende só das pessoas que criaram e das que mantém a linguagem com revisões...

Enfim o melhor mesmo é você estudar pois namespaces é um recurso que C++ oferece e tem muitos jeitos de utiliza-lo, e não dá pra ficar explicando técnicas de programação aqui, acho que o espaço não seria suficiente.

• 4 anos depois...
Postado

Bom dia! Pessoal, estou estudando C++, uns amigos meu doaram-me uns livro só que noto que os livros não usam std, nao usam using namespace std; Gostaria de saber se o livro que uso é um tipo novo de linguagem C++ ou é  muito antiga, fico grato pela atenção

de todos!

Postado

Michel, você poderia mencionar os títulos desses livros, e as edições deles? Assim ficaria mais fácil de esclarecer a sua dúvida, mas já adianto que se o livro não usa std:: e nem using namespace std; em lugar algum (especialmente em código), então provavelmente é bem antigo.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...