Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete quente demais em nova configuração de hardware


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!!

Era só para ser um upgrade de performance do sistema operacional, migrando-o para um SSD. Depois, me veio a ideia de trocar a placa de vídeo. Aí, acabou que resolvi trocar o PC inteiro, montando pela primeira vez uma configuração hardcore intermediária.

  • Placa mãe Gigabyte GA 990FXA-UD3
  • Processador AMD FX 4100
  • 4 x 4 GB Kingston 1333 RAM
  • SSD Kingston V+100 96 GB
  • Fonte Corsair GS600
  • Placa de vídeo Sapphire HD6850
  • Drive de DVDRW SATA

Aproveitei apenas o gabinete, além de manter um HD SATA II 1 TB. Aproveitei para instalar, também, um leitor interno de cartões. Fui montando a máquina aos poucos durante a semana passada. Desde segunda-feira estava comprando as peças, de pouco em pouco. Na terça limpei o gabinete, instalei a placa-mãe, processador e 50% de memória. Na quarta peguei os outros 50% e a fonte. Na quinta-feira comprei a placa de vídeo e o leitor de cartões. Na sexta terminei a montagem. Bom, o que ocorre é que estou muito preocupado com a temperatura interna do gabinete. Por mais esforço que eu faça em termos de refrigeração a temperatura está alta, sempre acima de 45° para a temperatura de sistema. O gabinete tinha 4 fans: dois na frente, um na lateral conectado ao túnel de vento e um maior, de 120, na traseira. Esse último não deu para aproveitar porque o cabo não chega em nenhuma das tomadas da placa-mãe. O que fiz? Tirei o fan da lateral, deixando só o túnel de vento, e o transferi para a traseira.

É o fan traseiro que está tirando boa parte do calor do gabinete. Claro que esse calor está sendo gerado pela placa de vídeo. Isso tudo em idle. O fan de 120 não tirava tanto calor assim quando usava a GF 9600. Consegui pouco progresso tirando o túnel de vento. A temperatura baixou um pouco, mas sempre acima dos 45° contra 38° da CPU. Fiz uns testes jogando NFS ProStreet. Bateu 60º no sistema e 65° na CPU (alarme do BIOS), isso com a temperatura ambiente girando entre os 28 - 31°. Não sei mais o que faço. Para dizer a verdade, nem sei quanto que o P II X6 chegava nos jogos, mas a temperatura de sistema nunca ultrapassava os 45°. Será o FX tão quente assim? Em idle no Easy Tuner a CPU baixava para até 27°, fazendo o alarme do fan no Easy Tuner disparar. Eu não estaria tão preocupado se morasse num lugar onde 25° era "forno" como uma amiga de MSN do PR me disse. Esses sulistas... tsc! 42° seria a superfície solar para eles, então!

O que me sugerem? Por enquanto, fiz um downclock da placa de vídeo para 600 MHz, o mínimo permitido. Não sei até que ponto posso reduzir o clock do processador. Se bem que a primeira tentativa foi besteira pura: queria experimentar como uma máquina de quase R$ 2.000 se comportava com todos os clocks referente ao processador e chipset reduzidos. Resultado: a máquina simplesmente não iniciava mais, me forçando a fazer CCMOS. kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por parrrteeess colega.

Bem bacana a configuração, aliás, você deve ser um dos primeiros do fórum a adquirir o Bulldozer, mas isso no fim não importa de fato. :P

Quando estou por aqui no CDH respondendo e principalmente lendo, o que mais vejo e me deixa put* da vida é quando a pessoa monta um pc de configuração parruda e esquece sempre, ao menos de 1 de 3 itens...

1- Fonte... A pessoa monta a máquina foderosa e compra aquela fonte de 1947851235 Wats reais, normalmente com terminologia de "master, ultra, gamer plus, hyper do carai a 4." E no fim a bixinha oferece em geral uns 300 a 350 wats realmente, fora a qualidade de "purificação" da energia que é sempre porca. Não conto também o reluzente estabilizador, sempre recomendado pelos mais "experientes" técnicos e donos de lojas de informática. :mad:.

2- Refrigeração... Seguindo o exemplo acima, a pessoa monta a maquina foderosa (com ou sem fonte boa) e coloca tudo num gabinete porcaria, encaixando as peças quase que por um milagre (malabarismo dos técnicos empurrões). Daí usam o cooler stock e ventoinha que acompanha o gabinete e mais outra de baixa qualidade que tem sobrando em casa, ou na loja de informática. Isso se usar, e também se vier a tal ventoinha no gabinete. (_(

3- Potências de Peças Desproporcionais... Tá lá a máquina "Top" com configuração parruda, e no fim se observa que colocou motor de ferrari em capo de fusca, a exemplo: Core I7 Extreme Edition XXX, Triple Channel Ram Corsair 4x3 GB 2000MHZ... daí... Placa de Vídeo Geforce 8400GS :eek:.

O inverso acontece muitas vezes também: Triple Channel Ram Corsair 4x3 GB 2000 MHZ, 2x HD 1 Tera 64 Buffer, VGA Geforce 480 GTX, Processador Celeron Dual Core G440 :eek:.

Fiz um pequeno exagero no exemplo, mas as vezes não foge muito disso aí não. :P

E claro, a maioria das vezes nem é culpa dos usuários, a culpa é dos técnicos - vendedores - donos de lojas. Essas que eram para ser as pessoas mais experientes se mostram cada vez mais burras, e espalham isso aos 4 ventos em tom de sabedoria, e ai de quem discordar deles, o sujeito será considerado sempre como o "reacionário". :mad:

Outra coisa que posso afirmar com segurança... Sempre, sempre, sempre.. é PRATICAMENTE OBRIGATÓRIO a pessoa que comprar um bom processador não usar cooler stock (o que vem na embalagem junto com o processador), eles são extremamente inefizes em aplicações mais pesadas e jogos, só são considerados eficientes em aplicações básicas, e olhe lá, pois estamos falando de processadores de última linha.

O número de reclamações e pedidos de ajuda com de pessoas sofrendo com altas temperaturas é enorme, você seria mais um grão de areia nessa praia, rs. O cooler horizontal para boas configurações é ruim, pois espalha o ar quente ao redor da Mobo e é ruim para refrigerar o exato local de seu trabalho, o processador.

Compre sempre um cooler torre com heatpipes de cobre, ou mesmo se quiser, um watercooler. No primeiro caso os mais recomendados em questão de custoxbenefícios aqui do fórum são os Cooler Master Hyper TX3, Cooler Master Hyper 212 Plus, Corsair A50, Corsair A70.

Acredito que todos eles servem no encaixa de mobos AM3+ como a sua.

Uma coisa importante que você esqueceu de falar é o modelo de seu gabinete!? O posicionamento das ventoinhas e a direção do ar que é feito no encaixe é muito importante (superiores e traseira sempre como exaustão, lateral, frontal, no piso, sempre como injetores), lembrando que deve haver um equilíbrio no esquema, senão a temperatura pode até piorar ao invés de melhorar.

No seu caso, parece que um bolsão de ar quente esta sendo formado com o excesso de ventoinhas injetoras e poucas (apenas 1 pelo jeito) como exaustoras. Isso fora o cooler horizontal que ajuda a atrapalhar o resto.

Lembre-se de adquirir ventoinhas de qualidade (marcas como Cooler Master, Akasa, Artic Cooling) e privilegiar a exaustão ao invés da injeção de ar, já que esta última ocorre naturalmente quando à entradas para o ar fazer a troca, mesmo em menor velocidade que com uma ventoinha.

Siga estes conselhos e vai ver a grande diferença que vai sentir amigo. ;)

No aguardo do próximo passo. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Fala tu! :)

Então, o gabinete é este aqui. Tenho ele há uns 4 anos. Antes eu tinha nele uma ASUS K8N com A64 3200+ e GF 7300 GT, fonte Thermaltake 430w (380w líquidos). Depois, migrei para uma ASUS M4A78 com Phenom II X4 810, depois X6 1090 com GF 9600 GT e fonte Seventeam 550w PFC. A configuração descrita no tópico é a terceira. Bom, eu achei que a fonte empregada na nova configuração estava adequada. :( Na verdade, nunca tive problemas com nenhuma das duas anteriores e ambas estão funcionando bem até hoje.

A configuração na verdade herdou os dois fans frontais que funcionavam para refrigeração do meu antigo RAID 0. Então, você acha que o ideal é desativar os fans frontais? Vou ver se acho algum fan de 120 cujo com um cabinho de no mínimo 30 cm para substituir o de 80 traseiro. Sobre o cooler, estou usando o stock como você descreveu. Para dizer a verdade, acho que o stock do 1090 parece ser mais eficiente que o do FX. Tenho este da Zalman. Será que ele serve? Ou você se refere àqueles modelos tipo turbina de avião?

Minha maior preocupação é com a saúde dos componentes, sobretudo do HD e SSD. Por hora reduzi o clock para 2 GHz e desativei o Boost. A primeira queda foi o desempenho do SSD. Legal, né? Uma máquina desktop de quase R$ 2.000 funcionando com o desempenho de um note/netbook básico. Bom, pelo menos o alarme do BIOS não está incomodando mais ao jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha, calma aí cara, você tá fazendo uma bela confusão...

Primeiro, sua fonte é muito boa, e seus itens tem o balanceamento adequado! Você se enquadraria no Item 2 do qual eu citei :P.

Outra, seu gabinete é PÉSSIMO, como todo o poder da palavra, definitivamente não combina com sua configuração. E a questão dos fans injetores dos quais citei foi que havia muitos injetores em sua maquina (3) e um tirando ar. Então você deveria fazer um equilíbrio.

De toda sorte seu pc esta funcionando na sua máquina aí, mas chega a ser patético você com uma boa máquina ter de fazer downclock para ela funcionar. Ah, e seu gabinete não suporta fans de 120mm viu, se comprar vai jogar dinheiro fora.

Esse cooler da zalman mais parece de placa de vídeo, mas no entanto acho que nem vale a pena colocá-lo por enquanto. O que você tem de fazer é...

Trocar o cooler por um dos que citei (tem bons preços e seguram bem seu processador), trocar o seu gabinete, e comprar fans de 120mm e até de 200mm (depende do gabinete que escolher).

Se você não fizer isso, daí não tem jeito, vai ter de ficar sofrendo com altas temperaturas, com limitações para seus jogos, e ainda ter a vida útil dos seus componentes comprometidas, o que seria uma pena.

Conselhos de gabinetes com ótimos custo x benefício ( Thermaltake V3 ou V4, Cooler Master Haf 912), o último suporta ventoinhas até de 200mm na frontal e superior, o restante são de 120mm. O primeiro e segundo ventoinha de 120mm.

Lojas que eu indicaria para você comprar e que tem bom preço:

www.kabum.com.br

www.justshop.com.br

Veja lá se essas peças estão disponíveis para você comprar, se todos os componentes não estiverem disponíveis em uma só, vão estar alguns em uma e outros na outra.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe. a confusão. É a primeira configuração quase hardcore que monto.

Então, apesar da descrição do gabinete mencionar a possibilidade de instalação de um fan de 80 mm, pelo menos acho que tive sorte no meu, que permite a instalação de três tipos de fans traseiros: 80, 100 e 120. Eu usava um fan de 120 nas configurações antigas, só que o cabo dele é curto demais para a tomada mais próxima dele na nova placa. Ontem comprei um outro fan de 120 com o cabo mais logo. Vou instalar até o fim da semana.

Infelizmente vou ter que adiar a compra do novo gabinete e cooler sugeridos por pelo menos um mês. Gostei da possibilidade da instalação de fans de 120 ou 200 mm na nova aquisição. Enquanto isso, o jeito é ir subutilizando a máquina, mas pelo menos vou ter o fan de 120 de volta.

Considerando o fan de 120 mm de volta, o que posso fazer de paliativo? Será que desligando os fans frontais e trazendo de volta o fan do túnel de vento junto com o de 120 poderia melhorar mais um pouco mesmo subutilizando a máquina? Ou, ainda, só o fan lateral junto com o traseiro mas sem o túnel de vento?

Edit.: link do cooler da Zalman.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instale o fan de 120mm na traseira como exaustão, e ligue o frontal para injeção de ar, o lateral só vai atrapalhar no momento, é melhor o frontal ligado que o lateral, se for dois de 80mm frontal, deixe os dois ligados e SÓ. Fora o da traseira, claro.

O funil deve ser uma forma do cooler stock puxar ar mais diretamente para ele certo!? Pode até usar, eu só não colocaria ventoinha lá para evitar o "excesso" de injeção de ar e a poeira, isso poderia formar o tal bolsão de ar quente que eu já tinha dito, sendo que o ar quente sobe e vai ter que ser retirado unicamente pela ventoinha traseira, e da fonte (o que é pior ainda, pois pode superaquecer ela).

Para você ter ideia, os novos gabinetes colocam a fonte embaixo, para sugar ar frio do próprio ambiente, não existe mais gabinetes decentes em que a fonte é instalada em cima. Isso aumenta e muito a durabilidade da fonte, e eu diria mais, até a própria estabilidade do sistema!

Você se encaixa bem nos compradores de pc top, gastam até o último centavo e deixam uma enorme falha e depois pedem socorro e não mais $$ para fazer o que realmente deveria ser feito desde o início.

Minha recomendação é que sempre que alguém compre um pc mais caro, deixe uma grana sobrando para uma eventual "falha" na montagem, defeito, etc...e quase sempre elas se encaixam na descrição de meu primeiro post :P.

Bem, faça isso que te falei e irá sentir uma leve melhora, e quando der arrume os componentes citados o mais rápido possível para você evitar ter dores de cabeça e gastos ainda maiores no futuro! Quando o fizer, volte aqui para relatar as mudanças.

Falou. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto! Já o fiz. Dois fans frontais e o de 120 mm na traseira. Agora, me surgiu uma dúvida: no SpeedFan aparecem duas temperaturas de sistema, uma sempre frenética (a tal que está me assustando e que ultrapassa os 60° nos jogos) e uma que não passa de 47°. A frenética deve estar sendo extraída em algum ponto da placa que fica entre o NB e a placa de vídeo, né?

Bom, à princípio só devo voltar ao tópico para trazer as novidades da instalação no novo gabinete. Por ora quero agradecer ao colega pelas valiosas dicas dadas, aproveitando para desejar Boas Festas e um ótimo 2012!:aplausos:

Obrigado! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, estamos aqui para isso, obrigado pelos votos de felicidade, o mesmo para você! :D

Essa sua temperatura no SpeedFan você teria que postar um printscreen para eu dar uma olhada, depende muito do componente que estamos falando para saber se esses 60° é ou não preocupante.

Quando comprar o novo gabinete e o novo cooler, não deixe de postar aqui então, mesmo que o tópico caia volte e poste as diferenças, vai ser bem interessante deixar registrado para outras pessoas que estiverem tendo problemas semelhantes poderem vir visitar aqui e esclarescer de antemão a dúvida. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!